F 22, ao vivo, a cores e em infravermelho…

Na tela de um HUD do rafale, a situação “complicada” de um F-22,  que Segundo a Flight Global está sendo usada pela Dassaultcomo Markeitng de promoção do seu caça. entre as imagens do “encontro entre amigos” ocorrido em 2009 sobre a Base Aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos, nota-se o enquadramento do caça Norte americano destacando-se o sensor sensor infravermelho do Rafale, fornecido pela Thales, bem como as imagens multicolores obtidas pelo novo sistema HUD recentemente anunciado pela empresa francesa no evento de Lebourget.

Fonte: RafaleNews

36 Comentários

  1. Alguem sabe a distancia máxima do reconhecimento do sonsor IR? Pois de nada adiantaria se o f-22 “spota” antes o Rafale.

  2. Esses F-22 e F-35 só são invisíveis nos orçamentos mesmo, pois em combate esta sendo visível para muitas aeronaveis, nos preços gigantescos de desenvolvimento que jamais serão revelados ao todo.

  3. RL disse:
    09/12/2011 às 09:46
    Ah, vá.
    O Raptor permitiu que isso acontecesse pra testar as capacidades do RAfael…
    Só pode.

    EXATAMENTE ISSO RL

  4. Rsrsrsrs é a situação do F-22 ficou bem constrangedora,foi pego de calças curtas rsrsrs.O Rafale brincou e tirou onda rsrsrsrsrs.

  5. ViniciusSH disse:
    09/12/2011 às 10:27
    hahahahahahahaha’
    e FATO
    ENGULA
    .
    O DINO DO F 18 JA TINHA FEITO SCORE .
    .
    http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2009/02/growler-power-ea-18g-boasts-f-.html
    .
    NO IRON EAGLE O RAFALE BRINCO DE TIRO AO ALVO
    .
    CANSEI DE DIZER AQUI
    .
    YANKES SO SAO PROPAGANDA
    .
    RAFALE ALVEJA UM DESE UM SU 35 B JOGA NO CHAO
    .
    .NAO ME ASUSTARIA VER UM DESE CAINDO TBM NO IRAN KKKK . EM OUTRAS PALAVRAS ATE O IRAN TEM A CAPACIDADE DE DERRUBAR
    .
    🙂
    .

  6. F22…o jato trapalhão, asfixia pilotos, corroe qndo chove e deixa o Rafale abate-lo fácil..fácil….
    rssssssssssss 😆

  7. Tem gente que confunde tecnologia setalth com invisibilidade. O que o F22 faz é reduzir a assinatura no radar. Ele é plenamente visível, do ponto de vista ótico, e pode sim ser identificado pelo radar.



  8. o F-22 nao precisa se engajar em um combate ‘olho no olho’ a 100km de distancia ja despacha o frances .. Fato !!!

  9. Isso foi só um exercicio! O “Dogfighting” e uma situação que seria bastante rara no caso do F-22. Nessa situação vale mais a capacidade do piloto. Numa situação real, o F-22 certamente abateria o Rafale com misseis BVR antes de ser detectado pelo radar.

  10. Sinceramente eu sempre duvidei da total invisibilidade deste caça, potente,armas escondidas,estetico,isso ele é mais invisivel éra ate aparecer o radar aésa,é mais propaganda e preço na hora do b a ba ,deu rafale.

  11. TREINO E TREINO, JOGO E JOGO
    eu tambem não acredito que a tecnologia furtiva seja a ultima bolacha do pacote, mas desprezar um caça como o raptor e um erro,

  12. hahah achei engraçado o povo falando “tem gente que confunde stealth com invisibilidade”….
    hahaha
    claro amigo.. o caça não fica transparente, e concerteza esse rafale não topou de frente com esse F-22.. sem dúvida os radares do Rafale identificaram, rastrearam e localizaram o F-22, que teóricamente deveria identificar, rastrear e visualizar o Rafale antes de ser percebido…
    .
    Alguém sabe da qualidade do radar do F-22? imagino que os do rafale(AESA), por serem mais novos devem ser muuuuuuito mais sensíveis.. o que adianta ser impossivel de ser rastreado se você é míope?

  13. Em combates de curta distancia o F-22 e igual a outro qualquer caça ,o que o distingue dos outros é que antes de chegar a esse ponto já abateu o outro caça

  14. Ingenuos esses Anti-Americanos ridiculos, ainda nao sabem nada e ficam a dizer. Mas e claro que foi um “teste”, nada mais que um exercicio aff!
    .

    E sim R22 o que contaria e a capacidade do piloto nessas horas…. Quando se tem Olho no Olho, como tinham os pilotos da 2 guerra mundial, se conta a habilidade do Piloto
    .
    E e claro que o F-22 abateria o rafale sem mesmo ver, hoje os combates de caças não! são em olho nu, pelo menos a maioria e sim com misseis. Não tentem Trar os Meritos do F-22, sim, ele tem problemas, porque nenhum e perfeito, mas não tirem o metiro dele. E o melhor caça do Mundo na Atualidade

  15. Muita “cara-de-pau” dos franceses em usar um combate DOGFIGHT Simulado, onde NÃO houve vitória do Rafale, (4 DRAWs e 2 Empates). Não há como provar se o momento da “foto” os caças estavam engajados ou já haviam desengajado. Mas pelos resultados, eu diria que as fotos foram feitas em um momento de descontração 🙂

    []’s

  16. Qual é a relação custo X benefício da nova safra de aeronaves steath dos EUA incluindo aí os UAVs.Com certesa o Rafale não achou o F-22 por pura sorte teve sim sua parcela de competência para tal.Numa situação real talvez o F-22 tivesse ainda mais dificuldade contra o Rafale,tendo em vista que este contaria com todo o aparato de defesa da armada francesa(haja vista que o Irã conseguiu localizar e “derrubar” o UAV sentinel ) que certamente tem equipamentos plenamente capazes de localizar e guiar o Rafale até o alvo,sem trocadilhos rsrsrsrs.Por tanto amigos não chorem porque o F-22 foi em tese abatido pelo Rafale, e isso, pelo valor estratosférico da aeronave não deveria ter acontecido.

  17. O Rafale poderia até detectar o Raptor ao mesmo tempo que é detectado, porém o raio de ataque do Raptor pelo que me lembro é de 20 km, contra 7-10 km do Rafale. Radar pra detectar o F22 é fácil, inclusive ouvi falar que o F35 pode detectar o F22. Não adianta nada achar o inimigo se você não pode ataca-lo. Além do que o F22 e o Rafale pelo que ta parecendo tavam numa demostração, ou seja deliberadamente se mostrou, detecta-lo no combate é outra coisa. O F22 tem thrust vectoring, o Rafale não chega nem aos pes dele numa dogfight. Mas apesar de tudo isso continuo achando o F22 um desperdicio de dinheiro. O Rafale faz muita coisa que o Raptor faz (o rafale tem detecção reduzida, meio caminho pro stealth) por muito menos, e o fundamental, pode ser levado num porta-aviões, enquanto o F22 pareçe que é de açucar. Ter um vetor que so da problema e manutenção é arriscar não poder contar com ele na hora do pega pra capar.

  18. .
    .
    RL disse:
    09/12/2011 às 09:46
    Ah, vá.
    O Raptor permitiu que isso acontecesse pra testar as capacidades do RAfael…
    Só pode.”
    —————
    .
    Claro que sim, queria aparecer bonito na foto, afinal a propaganda é a alma do negocio, tem estar BUNITUUU!!!
    .
    KKK, Valeu !!

  19. Amigos,
    em dog fight nada é superior a familia sukhoi flanker com seu empuxo vetorado.Entretanto como ja citaram, hoje essa é uma caracteristicas secundaria. O que vale mesmo é a suíte de equipamentos.
    Voltando ao Rafale x Raptor, a capacidade stealth tem sido muito discutida devido ao seu custo x beneficio duvidoso, e ainda vai levar anos até que a tecnologia seja operavel/viavel em uma guerra (total ou nao). Portanto por mais que o Raptor seja superior ao Rafale ainda é mais caça em varios aspectos. lembrem-se, tiger vs t-34.
    Um abraço a todos.BRASIL!!

    “si vis pacem, para bellum“

  20. Nem de brincadeira o F22 ia deixar o Rafale trackear ele!!! Se foi trackeado, foi porque perdeu!! Os americanos são orgulhosos. O Spectra funciona bem, como dizem os gauleses.

  21. Uma abordagem de mau gosto da atual administração da Dassault, quase tão ruim como as declarações pós Suiça.

    Usar foto de evento amistoso entre aliados, sem especificar em que condições as mesmas foram feitas, para sofismar de forma tão descarada é algo inaceitável.

    Uma medida desta pode servir como instrumento de desinformação para o público em geral, mas não engana ninguém que acompanhe a aviação militar ou mesmo os aviadores e comandantes das forças aéreas melhor informados.

    Em jogos de guerra são criados cenários para exercitar armas e táticas. Em combate aéreo fazem exercícios de curto alcance, até mesmo para o tiro (simulado) dos canhões. Os ‘competidores’ são guiados para uma arena WVR, com regras acertadas entre eles, como por exemplo não usar radar ou só engajar após identificação visual.

    Em situação real, QUALQUER caça de geração inferior à 5ª será consistentemente abatido em combate contra o Raptor. Apenas o novo Super Flanker Su-35BM poderia ter alguma chance, mas apenas levando o combate para o curto alcance, quando o Global Eye Mk1 passa a ser usado.

    Porém, mesmo no curto alcance, o F-22 é um adversário letal, tendo em vista levar um par de Sidewinder, excelente consciência situacional e TVC bidimensional.

    Para o WVR (Within Visual Range), ainda falta ao Raptor instalar um Helmet Mounted Display System, como no F-35, combinado com os mísseis de 5ª geração Sidewinder AIM-9X.

    O Rafale, pelo que sei, ainda não possue um conjunto HMD/HMS e mísseis WVR de 5ª geração. Até mesmo o Typhoon está implantando agora algo assim, com mísseis Iris-T e um Helmet Mounted Symbology System (HMSS).
    Então nem esta vantagem teria.

    Acredito que no curto alcance leva vantagem o caça que dispor de um sistema como o Joint Helmet Mounted Cueing System (JHMCS) combinado com Sidewinder AIM-9X (ou similar) que equipa os mais novos F-16 Fighter Falcon e Desert Falcon, os F-18E/F Super Hornet e havia previsão para o F-22 Raptor.
    http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/hmd4jhmcs.html

    No caso dos Flankers, mesmo os mais antigos, combinam HMS – Head Mounted Sight com ágeis mísseis ar=ar IR Vympel R-73 (codinome AA-11 Archer na OTAN). Os mais novos MiG-35, Su-30, Su-33 e Su-35BM podem usar o mais novo R-74M.

    Mas querer mostrar fotos de exercício e dar a enteder que se tira foto ‘na brinca’ pode vencer ‘na vera’ é inapropriado para uma empresa da tradição da Dassault.

    Sds,
    Ivan.

  22. O FOLCLORISMO NA LENDA DO F-22
    .
    .
    .

    A unica coisa fantástica do F-22 é o seu peço,essa por enquanto é insuperável,uma coisa que nenhuma outra concorrente quer,perguntem a dassautl…rsrsss…
    .
    Já a tecnologia de detectá-lo,a despeito de alguns apaixonados inveterados do F-22,sim existe como detectá-los já está mais do que comprovado,e sim atualmente dentre todos os caças do5º geração éle é um dos melhores,eu disse de 5º,esta categoria até o momento,pois os outros concorrentes,ainda são na fase experimental;creio que também tenham problemas,.
    .
    Mais uma coisa eu sei,se em um caso de combate e determinação de superioridade aérea com um oponente do tipo da Russia,os americanos não iriam usá-lo como se fosse o imbatível e nem os russos e assim como os chineses os desconsideraria,más chamá-lo como um caça imbatível claro que não,em qualquer situação seja em um engajamento só por instrumento(só por radar) ou a olho-nú.
    .
    O F-22 tem mais folclore e lendas embutidos nele,do que aniônicos ultra-sofisticados,além do preço extraordinário,concordo com muitos aqui,ele não é o avião más com certeza é um dos que estão por ai que dará muita dor de cabeça para países desvalidos de uma estrutura de defesa que não seja as russas ou quem sabe as chinesas .
    .
    Os F-22 são só “raptos” em galinheiro onde não tem galo,caso tenha um esse f-22 com certeza vai dançar bem miudinho e se duvidá vai botá até ovo!
    .
    o F-22 na história como o primeiro caça de geração e com certeza no gunes book,como o mais cara lenda que teve uma carreira meteórica bem curta,pois o seu propósito de manter uma superioridade da força aérea americana sobre as demais esta mitigando com o passar dos tempos;enquanto estiver no chão sem uma solução aos seus problemas técnicos que provavelmente são grandes.
    .
    O que é mais interessante nesta história toda,é que o governo americano comprou muitos desses protótipos,centenas sem realmente ter certeza das suas limitações,os comprou a preço de ouro,neste quesito a lenda virará um grande folclores que será lembrado em salões de festas de confraternização entre aviadores e amentes da aviação ou em eventos aeronáuticos do tipo como ocorrerá na matéria;quando alguém quiser puxar uma conversa com outras só para distraí-las e quebrar a formalidade e o tédio-Hehehe….

  23. O FOLCLORISMO NA LENDA DO F-22
    corrigindo algumas falhas
    .
    .
    .
    A única coisa fantástica do F-22 é o seu peço, essa por enquanto é insuperável,uma coisa que nenhuma outra concorrente quer,perguntem a dassaut… rsrsss…
    .
    Já a tecnologia de detectá-lo, a despeito de alguns apaixonados inveterados do F-22, sim existe como detectá-los já está mais do que comprovado, e sim atualmente dentre todos os caças do5º geração ele é um dos melhores, eu disse de 5º, esta categoria até o momento, pois os outros concorrentes, ainda são na fase experimental; creio que também tenham problemas.
    .
    Mais uma coisa eu sei, se em um caso de combate e determinação de superioridade aérea com um oponente do tipo da Rússia, os americanos não iriam usá-lo como se fosse o imbatível e nem os russos e assim como os chineses os desconsideraria, más chamá-lo como um caça imbatível claro que não, em qualquer situação seja em um engajamento só por instrumento (só por radar) ou a olho-nu.
    .
    O F-22 tem mais folclore e lendas embutidos nele,do que aniônicos ultra-sofisticados,além do preço extraordinário,concordo com muitos aqui,ele não é “o avião” más com certeza é um dos que estão por ai que dará muita dor de cabeça para países desvalidos de uma estrutura de defesa que não seja as russas ou quem sabe as chinesas,esta ai a prova do caso do drone no Irã .
    .
    Os F-22 são só “raptos” em galinheiro onde não tem galo,caso tenha um esse F-22 com certeza vai dançar bem miudinho e se duvidar vai pôr!
    .
    O F-22 irá para a história, como o primeiro caça de 5º geração e com certeza no
    “guines book” ,como a mais cara lenda que teve uma carreira meteórica bem curta, diferente da sua velocidade supersônica.
    O seu propósito de manter uma superioridade da força aérea americana sobre as demais esta mitigando com o passar dos tempos; enquanto estiver no chão sem uma solução aos seus problemas técnicos que provavelmente são grandes.
    .
    O que é mais interessante nesta história toda,é que o governo americano comprou muitos desses protótipos,centenas sem realmente ter certeza das suas limitações,os comprou a preço de ouro,neste quesito a lenda virará um grande folclores que será lembrado em salões de festas de confraternização entre aviadores e amantes da aviação ou em eventos aeronáuticos do tipo como ocorrerá na matéria;quando alguém quiser puxar uma conversa com outras só para distrai-las e quebrar a formalidade e o tédio-Hehehe….

  24. Uma abordagem de mau gosto da atual administração da Dassault, quase tão ruim como as declarações pós Tiger-Teilersatz da Suíça.
    Usar foto de evento amistoso entre aliados, sem especificar em que condições as mesmas foram feitas, para sofismar de forma tão descarada é algo inaceitável.
    .
    Uma medida desta pode servir como instrumento de desinformação para o público em geral, mas não engana ninguém que acompanhe a aviação militar ou menos ainda os aviadores e comandantes melhor informados das forças aéreas pelo mundo.
    .
    Em jogos de guerra são criados cenários para exercitar armas e táticas. Em combate aéreo fazem exercícios de curto alcance, até mesmo para o tiro (simulado) dos canhões. Os ‘competidores’ são guiados para uma arena WVR, com regras acertadas entre eles, como por exemplo não usar radar ou só engajar após identificação visual.
    .
    Em situação real, QUALQUER caça de geração inferior à 5ª será consistentemente abatido em combate contra o Raptor. Apenas o novo Super Flanker Su-35BM poderia ter alguma chance, mas apenas levando o combate para o curto alcance, quando o Global Eye Mk1 passa a ser usado.
    Porém, mesmo no curto alcance, o F-22 é um adversário letal, tendo em vista levar um par de Sidewinder, excelente consciência situacional e TVC bidimensional.
    .
    Para o WVR (Within Visual Range), ainda falta ao Raptor instalar um Helmet Mounted Display System, como no F-35, combinado com os mísseis de 5ª geração Sidewinder AIM-9X.
    .
    O Rafale, pelo que sei, também não possui (ainda) um conjunto HMD/HMS e mísseis WVR de 5ª geração. Até mesmo o Typhoon está implantando agora algo assim, com o Helmet Mounted Symbology System (HMSS) e mísseis Iris-T.
    Então nem esta vantagem teria.
    .
    Acredito que no curto alcance leva vantagem o caça que dispor de um sistema como o Joint Helmet Mounted Cueing System – JHMCS (ou similar) combinado com Sidewinder AIM-9X (ou similar) que equipa os mais novos F-16 Fighter Falcon e Desert Falcon, os F-18E/F Super Hornet e havia previsão para o um MLU do F-22 Raptor.
    .
    No caso dos Flankers, mesmo os mais antigos, combinam HMS – Head Mounted Sight com ágeis mísseis ar=ar IR Vympel R-73 (codinome AA-11 Archer na OTAN). Os mais novos MiG-35, Su-30, Su-33 e Su-35BM podem usar o mais novo R-74M.
    Salvo engano foram eles, os russos, que introduziram as miras montadas no capacete do piloto.

    Mas querer mostrar fotos de exercício e dar a entender que se tira foto ‘na brinca’ pode vencer ‘na vera’ é inapropriado para uma empresa da tradição da Dassault.
    .
    Respeitosamente,
    Ivan, do Recife.
    _____
    P.s.:
    Sr.Editor, no texto anterior anexei um link que deve ter bloqueado o comentário. Se for inapropriado peço desculpas por isso e corrigi nesta versão.
    _____

  25. depende do radar dudu, o radar é quem vai determinar se um extermina o outro a dezenas de quilometros, ou ambos não se detectam e passam perto um do outro começando uma dogfight.

  26. AGUIA DE ATAQUE

    Quem realmente inventou o primeiro, aviao, do mundo, o primeiro helicoptero do mundo, primeiro missel na primeira guerra mundial, o paraquedas, o carro que todo o mundo usa ate uns pias pelo mundo afora, fora as vovozinhas, o Camion(cminhão) foram eles os Franceses. e gostem ou não gostem eles saão como oa Alemaes dizem a locomotiva da Europa. Os Gauleses , eles saõ a locmotiva não da Europa mas do mundo.E não estou aqui falando de Santos Dumont, como o inventor do avião mas ao sr: Clement Adler ele vou com o Avion (nome que ele deu ao Aviao). Ele Voou na França antes do ano de 1900, na França em Paris no Museu da Aviaçao esta o Avion do sr Clement Adler o verdadeiro pai da Aviaçao. pt Saudaçoes

    Pt Saudaçoes, tchau fui

Comentários não permitidos.