Comandante americano visita o Brasil para amenizar

O oficial encarregado do Comando Sul (divisão do Departamento de Defesa dos EUA para operações na América do Sul, Central e Caribe), Douglas Fraser, chegou para uma visita ao Brasil neste domingo (4), em meio a polêmica sobre a reativação da missão marítima dos EUA na região. O comandante vai se reunir até a quinta-feira (8) com militares brasileiros para discutir acordos de cooperação entre os dois países.

Fraser também irá condecorar o general Juniti Saito, comandante da Força Aérea Brasileira, em Brasília, como reconhecimento ao papel do Brasil nos esforços internacionais após o terremoto que devastou o Haiti em 2010. Além disso, o general da Força Aérea americana também vai prestar homenagens, em Natal (RN), aos soldados brasileiros que participaram da 2ª Guerra Mundial. O ato marca o 70º aniversário do ataque japonês a base de Pearl Harbor, no Havaí, incidente que levou os EUA a entrarem no conflito.

A visita de Fraser desperta polêmica por causa da Quarta Frota – comando marítimo americano reativado num momento em que o Brasil se consolida como uma posição de liderança na região.

A frota marítima, desativada desde 1950, foi reacionada a partir de 2008 e gerou inquietação entre os governos sul-americanos. De acordo com o livro Dissenso de Washington, do ex-embaixador brasileiro nos EUA, Rubens Barbosa, o comando (sediado em Miami, no sul dos EUA) é responsável por “alimentar boatos de terrorismo na Tríplice Fronteira [Brasil, Argentina e Paraguai]” e “treinar militares paraguaios propondo cenários em que os ‘brasiguaios’ provocavam a partição do país vizinho”.

Sob o argumento de combater o narcotráfico na região, o Comando Sul já chegou a sugerir a “eliminação de restrições legais” para os soldados americanos na região, diz Barbosa no livro. Brasil e Argentina entraram com representações contra a reativação da Quarta Frota, enquanto o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou utilizar aviões militares para afundar navios que eventualmente invadissem as águas venezuelanas.

Reservas de pré-sal estimulam Brasil a defender suas fronteiras marítimas

Brasil e Estados Unidos têm se estranhado quanto a presença de navios americanos em parte da costa brasileira e do Atlântico Sul desde a descoberta de grandes reservas de petróleo nas regiões de pré-sal no litoral do sudeste. Recentemente, o Brasil conseguiu ampliar suas fronteiras marítimas com o apoio da ONU. O país também comprou cinco novos submarinos franceses, nove fragatas britânicas e, além disso, vem demonstrando interesse em acelerar o desenvolvimento de submarinos com tecnologia nuclear.

Em um discurso ao comando da Marinha em junho, a presidente Dilma Rousseff ressaltou que esse desenvolvimento, incluindo a aquisição do primeiro submarino do país de propulsão nuclear, representa um importante “instrumento de dissuasão”.

Como parte da Estratégia de Defesa Nacional apresentada em 2008, a Marinha ficou encarregada de desenvolver uma força para proteger as enormes reservas de petróleo do pré-sal, a bacia do Rio Amazonas e seus 7.491 quilômetros de costa. Os campos de petróleo, localizados no sudeste da costa do país podem conter mais de 100 bilhões de barris de petróleo de alta qualidade, de acordo com estimativas oficiais.

No começo de novembro, o almirante Luiz Umberto de Mendonça afirmou que cerca de R$ 208 bilhões seriam necessários em 2030 para financiar o projeto, incluindo a aquisição de 20 submarinos convencionais, seis de energia nuclear e a criação de uma segunda frota que ficará em uma base no Nordeste.

Exceto pelo primeiro submarino nuclear, que deve estar pronto por volta de 2016, todos os demais estão sendo construídos, com transferência de tecnologia francesa, na base naval de Itaguaí e em um estaleiro próximo ao Rio.

O Brasil já tem a tecnologia de enriquecimento de urânio necessária para produzir combustíveis nucleares e quer usá-la para alimentar o submarino. Entretanto, o submarino nuclear de R$ 4,74 bilhões não deve ficar pronto antes de 2025.

No ano passado, o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim causou surpresa ao descrever que qualquer presença expandida da Otan (aliança militar do Ocidente) no Atlântico Sul como inapropriada e alguns legisladores expressaram preocupação quando os Estados Unidos decidiram reativar sua Quarta Frota.

Fonte: R7

50 Comentários

  1. Sob o argumento de combater o narcotráfico na região, o Comando Sul já chegou a sugerir a “eliminação de restrições legais” para os soldados americanos na região,
    .
    E CADA UMA

  2. O primeiro sub-nuclear, pronto para 2016, puxa esse R7 ta bem informado, do jeito que esta as nossas FAAs, é entregar tudo o que for pedido, “pré sal, amazônia”. Pelo menos tem um lado pitoresco, os mamadores de plantão vão ficar na miséria, e viva os nossos políticos espertos sempre no poder, o futuro deles vai ser na Nigéria.

  3. Jakson, acho q confundiram as informações. As nove fragatas atuais são de origem britânica, não compraram nenhuma a mais (q eu saiba).

  4. Vai condecorar o Junite Saito é ???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q patético…… mas tem gente que gosta de ser feito de besta…

  5. Esta materia esta meio conturbada,não entendi:Exeto pelo submarino nuclear que ficara pronto por volta de 2016 depois só em 2025 ,e não estava sabendo destas novas 9 fragatas inglesas,que eu sei tem 9 mas antigas e a materia fala como se é uma nova aquisição,este negocio de pucha no saco do sayto,condecoração,omenagem,porque não fizeram antes do pré sal e só agora lembraram dos eis combatentes,desde 1958 tava tudo bem brasilzão gigante adormecido,eliminaram getulio vargas,pai da petrobras que estava dando um novo rumo ao pais leis trabalhistas voto para a mulher novas industrias,depois more num acidente mal explicado JK que é o pai de brasilia e homen de vizão que estava dando impulso ao pais,e o gigante volta a dormir um sono profundo e agora que começa a acordar vem os americanos com 4ªfrota e querendo dar uma de puxa saco,estes camaradas não pregam prego sem estopa,se dizem preocupados com eleições na russia,estão preocupados com argentina e irã,nunca ouvi nem vi declaração de governos russos e nem argentinos preocupados com eleiões norte americanas,e os caras ficam metendo o bedelho na vida de todos os paises ,e o pior de tudo é que o brasil não tem como se defender,logo logo eles inventam um meio de atacar a AMERICA DO SUL num ou em outro fuxicaram na colombia,venezuéla,dis-se que assasinaram presidentes do equador, ja estão escostando os argentinos na parede e podem ter certeza que esta união caribe america do sul não vai agradalos de geito nenhum,E AGORA JOSÉ!

  6. .
    .
    “Fraser também irá condecorar o general Juniti Saito, comandante da Força Aérea Brasileira, em Brasília, como reconhecimento ao papel do Brasil nos esforços internacionais após o terremoto que devastou o Haiti em 2010.”
    .
    Prefiro que seja o Brasil a condecorar um Militar de alta patente brasileiro… essa coisa de militar estrangeiro condecorar um militar brasileiro não me agrada nem um pouco!!
    .
    Ja os pracinhas da 2° Guerra mundial é outra coisa, eramos aliados no campo de batalha, mas hoje não!
    .
    Esses 208 bi são para até 2030, e não para o ano de 2030… e sim, a presença da OTAN no atlântico sul é inapropriada mesmo!
    .
    Valeu!!

  7. O que eu observei é que é o seguinte de acordo com a notícia: O Submarino Nuclear estará pronto em 2016, porém o combustível nuclear, ajustes do reator, etc. só 2023…2025…é isso ?

  8. Amenizar o c…te!! Eles junto dos britanicos tem um monte de bases em ilhotas pelo o atlântico formando uma meia-lua encima do pré-sal aí vem com esse papinho.

  9. Marinha ficou encarregada de desenvolver uma força para
    ,
    proteger as enormes reservas de petróleo do pré-sal,
    .
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    .
    proteger COM QUE ?????? DILMA

    .
    SO SE FOR COM CABO DE vassoura,,.
    .
    Excelentíssima Senhora Dilma Vana Rousseff, Presidenta

  10. SABE AQUELA MULHER MAL AMADA E COM BAIXA AUTOESTIMA QUE FALA MAL DOS HOMENS E DIZ QUE TODOS ELES SÃO IGUAIS MAS NO FUNDO QUER SER BEM COMIDA POR UM CAFAJESTE,CANALHA E MALANDRO ???

    ESSA MULHER É O BRASIL !!!

  11. Que ridículo… Ora é em 2016 ora é em 2025 que o subnuc ficará pronto.
    #
    Em quanto tempo, na Segunda Grande Guerra, com ferramentas toscas e régua de cálculo, um submarino alemão transoceânico era projetado e construido?!!! Seriam em algumas semanas, mêses ou anos e anos?!!!!
    #
    Pelo jeito, só tem um jeito… desses políticos entreguistas do Brasil tomarem um susto e vergonha na cara…
    É sofrermos uma real afronta a nossa soberania por uma das atuais potências militares.
    #
    Que venha a quarta frota ou seus submarinos nucleares passearem costumeiramente no Atlântico Sul, quem sabe assim se dará um fim nesse planejamento militar brasileiro medíocre, e que não é capaz de dissuadir ninguém, a não ser uma frotilha de jangadas da República do Congo, e olhe lá ( pois quem sabe se o Congo não tem melhor armamento que nós).
    #
    E os USA se fazendo de bonzinhos… que piada. Condecoração para o Saito… que vergonha (não engulo o seu comportamento no acidente do voo 3054 da TAM, e nem esse seu mudismo vergonhoso sobre o aniquilamento, em terra mesmo e em tempo de paz, da Força Aérea que ele comanda). Fico até com medo de imaginar o que esse rídiculo e incompetente comandante varia em tempo de guerra. Os militares estão nessa carreira para defenderem seu país, e se está claro que eles não poderão fazer isso, então que gritem e esperneiem a esse respeito democraticamente nas ruas e mídia, senão que entreguem a farda, e vão tentar exercer outra profissão.
    E aqui fica uma dúvida, com esses comandantes omissos que estão aí, que tipo de tropa comprometida com o país está sendo formada (fora as exceções é claro)??

  12. É óbvio que há muitos equívocos na matéria.
    Fatos e causos mais que comentados pelos leitores.
    Jackson, que eu saiba as fragatas não foram decididas e não serão 9 e sim 5, como dito pelo Juca, o autor deve estar confundindo com as Niterói e as Greenhalgh.
    O SUb 2016 também é o SBR e não o SNBR.
    No mais fica o interessante da visita, a visita do comandante do comando do sul, quem sabe vêm algo a mais ai desta cortesia…

  13. isso é ridículo, nesse país são poucos os patriotas.
    o brasil deveria se preocupar em se armas, pois tem muitas nações de olho aqui. há algum tempo se dizia que o brasil não tinha inimigo, agora já não se pode dizer o mesmo.
    Ainda hoje entrei no site IMPOSTOMETRO.COM.BR, O Brasil demorou 25 segundos para arrecadar 1 milhão de reais. e até hoje as 3 horas da tarde batia na casa dos 1,3 trilhões de reais pago por nós.
    Bom, com apenas 2 meses de nossos imposto seria o suficiente para revolucionar nossas forças armadas colocando-á de acordo com as característica de nosso país

  14. Isso e Otimo, assim deixa o Gov. Brasileiro em Alerta!!!

    Assim fazemos melhor…. Mas cuidado senhores…. Rafale F3 e FREEM + Subs Nucleares e Convencionais Para ontem…. ter uns Su-35 Para a MB e Rafale ou Su-35 Para o EB nao seria Mal. Inveztir nos Astros… E muito bom. E desenvolver misseis de cruzeiro, e baterias anti-aereas…

  15. Onipresente e onipotente… pessoas que tem fé acreditam que só um alguém pode ser assim…
    Os EUA estão tentando cumprir esse papel desde o fim da guerra fria…. até quando sua economia irá conseguir sustentar suas frotas por todo o globo….

  16. Acho que essas Fragatas Inglesas Nao seriam as “Niteroi”…..

    Podiamos a F125 acho que ja lancou nao me lembro lol. Alema.

  17. ACORDA BRASIL
    O congresso Brasileiro deveria buscar realmente ser patriotico em relação a nossa soberania.
    Deveriamos agir no sentido de nos tornarmos autonomos em relação a construção de armamentos, tais como VANTs, JATOS, PORTA AVIÕES, etc….
    Como o Brasil não tem tecnologia para construir sua própria frota de jatos? Isso é uma mentira…. Vejam o caso do próprio Irã, onde bem ou mal dominam o ciclo de construção de jatos e…. os constroem…. Como o Brasil não detem esta tecnologia/conhecimento? Essa é uma grande invenção ou simplesmente não querem um Brasil soberano.
    Acorda Brasil…

  18. Essa reportagem foi feita por um desinformado,que faz várias afirmações errôneas mostrando total desconhecimento do assunto!
    O Sr. Douglas Fraser vai condecorar o Brasil nos esforços internacionais após o terremoto que devastou o Haiti em 2010.
    Condecorar-nos agora?,lembro até hoje os EUA nos humilhando,passando por cima do comando do BRASIL,negando pouso a aeronaves brasileiras,desrespeitando totalmente o comando que nos fora dado pela ONU .
    Deveríamos recusar tal condecoração !

  19. Uma vez, em uma conversa de bar… com o irmão de um grande amigo meu ( aqui no ES ), q é da marinha no Rio… ele me contava mais ou menos uma estória,em q uma embarcação militar brasileira deu de cara com uma Frota, Esquadra, Força tarefa… enfim, uma quantidade de navios militares americanos… na costa ou perto da costa brasileira… e tiveram q acompanhar eles até sairem da área… alguma coisa mais ou menos assim… Alguém saberia dizer se tem fundo de verdade ou é folclore, conto de marinheiro ( Isso à 3 ou 4 anos + ou – )… sds.

  20. Hummmm….Saito Jaspion da Silva Sauro contemplado com honraria de que?So se for de favoravel a BOEING rsrs rsrs Calma ae galerinha numa mirabolante e oportuna compra pacotão quem sabe vem ai dois porta-aviões sucatões Americanos recheados de F18 carecas,banguelas e condicionados,mais destroyers sucatas Ingleses e algumas fragatas e assim saindo em conta esse governo MANGUAÇA completaria com NPOs construidos aqui e de lambuja equipadinhos com radares Suecos.Que pacotão DU BOM heim lhes garanto que a milicada ficaria felizinha e tudo caminharia COMO ANTES NO PAIS DE ABRANTES.

  21. Compramos 5 submarinos Franceses e nove fragatas Britanicas,onde estão,são estealth,transparentes rsrs rsrs O Brasil na sua covardia perde a oportunidade de fechar com a Russia na area aeroespacial e de aviação militar sem falar de outros equipamentos de defesa aerea e anti-misseis.Vivemos uma ilusão de não desagradar-mos fulaninho e beltraninho tanto comercialmente como diplomaticamente.Os Lobos estão famintos e o inverno se aproxima e eles dependem de garantirem sustento a suas matilhas.Esse pensamento de bom moço certinho e exemplo espiritual de igualdade que pregamos todo mundo acha bonitinho mas fica so nisso ai.Ou assumimos logo o capachismo que sempre tivemos ou tomemos um posicionamento inteligente.Precisamos de muito armamento e tecnologias para anteontem e so quem tem e podera nos repassar CHAMASSE RUSSIA e ninguem mais.Eles aceitam conversarem conosco sobre tudo e bem a pouco tempo nosso MRE foi la pedir a eles SEGURO DE FURINGO e eles disseram ao mundo que não adimitiriam que se metessem com seus aliados.Essa declaração Russa foi direcionada a OTAN e aos EUA para demonstrar-lhes a disposição de defender o Brasil.Os caras a muito tempo nos oferecem de tudo so faltam abaixarem as calças para nós e nos pedirem POR FAVOR ME ENTONHE e continuamos com orgulho Frances de queixo e nariz empinadinho.

  22. Sub 2016? Fragatas com os Ingleses e outras novidades, ai tem, ou será que plantaram esta informação para ver a nossa reação?

  23. Enquanto isso, o congresso nacional, a mando do executivo esta preocupadissimo em votar a LEI DA PALMADA… o que interessa para esse governo esquerdista é se meter na vida privada do cidadão brasileiro para poder manipula-lo e extorqui-lo politicamente… qnto a defesa nacional, ficam as promessas e projetos ETERNOS… é o governo esquerdista manipulador em ação… em ação no controle totalitario da população… é o chamado totalitarismo de mansinho… saudações…

  24. Acorda Brasil,vamos acelerar esse reaparelhamento de nossas FFAAs.Eles estão se aproximando.Se cochilar o cachimbo cai.

  25. Esses americanos. O Brasil e seus militares devem ter cuidado com estes agrados. Os gringos não são nada confiáveis. Que o digam os Russos, que após assinarem com eles um tratado, para manutenção de informações sobre movimentação de tropas, viram unilateralmente o acordo ser rasgado, ao mesmo tempo em que procuram cerca-los por todos os lados com misseis e equipamentos “defensivos” para “proteger seus interesses do Irã”. Até parece que a Russia corre risco com o Irã.
    O Brasil que se cuide, se não quiser ver algum “patriot amigo” invadindo seu território.

  26. Pra quê se preocupar gente?!.. Toda a nossa força militar é estealty! heuehhe, nem nós conseguimos enchergar!! =b
    Essa do estelth ficou gravada! 1maluquinho =D

  27. Gringo no Brasil, sempre é com segundas intenções, quando não é para fazer “acordo” com os apátridas, é para espionar; desta vez imagino que é para tentar vender alguma sucata, ou tudo junto de uma vez só.

  28. Certo, eles reativaram a quarta frota para “proteger” o “perigoso” e “instável” Atlântico Sul..rsrsr. Vamos comprar centenas de sistemas de mísseis anti-navio Russo e Chines e terminar o VLS-(versão ICBM + “bomba suja” + W87) para ajudá-los nessa honrada tarefa de proteger o Atlântico, podem contar conosco amigos estadunidenses nessa empreitada!! Rsrsrs..

  29. Nos anos 80 uma equipe de engenheiros e tecnicos navais da MB foi para a Inglaterra e por la ficou um tempo.Pagamos os serviços dos Ingleses e nosso estagio la e adiquirimos espertiase.Um dos engenheiros projetistas era um jovem Tenente que morava na Tijuca RJ.As duas primeiras foram construidas la e as restantes aqui no Arsenal de Marinha do RJ.Sou a favor das FREEMs,Scorpenes e Destroyers Sulcoreanos.Mas nós temos aqui no Brasil estaleiro naval militar e uma excelente equipe tecnica e de engenharia naval alem de dominarmos projeto,desenvolvimento e construção de corvetas,fragatas e submarinos convencionais.Porque então independente do programa naval em execução e apreciação não construimos com o nosso know how mais submarinos convencionais,fragatas,corvetas e NPOs?O que não entendo e não aceito é a disposição politica e tambem militar em sempre priorizar o que é extrangeiro.Ao mesmo tempo que matamos nossa industria de defesa ainda atestamos que o que fazemos não tem importancia ou qualidade.Tentaram matar a AVIBRAS esperando o ultimo suspiro da mesma para abocanha-la.O que vemos hoje no Brasil é um entreguismo total das industrias de defesa nacionais e dos armamentos que as mesmas tem capacidade de fazer nas mãos de empresas privadas nacionais fora do ramo de defesa e com historicos de praticarem preços abaixo do mercado para vencerem licitações e executarem as mesmas com material de baixa qualidade…O MAIOR INIMIGO DO BRASIL É O PROPRIO BRASILEIRO…Mercado consumidor atrativo,mão de obra barata,povo omisso e facilmente aliciavel,politicos,militares e iniciativa privada BARGANHEIROS.Esta maravilhosa e abençoada Nação esta entregue NAS MÃOS DE DEMONIOS VENDIDOS E TRAIRAS….CARAVELEIROS ISSO SIM É O QUE TODOS SÃO.Neste pais culpar somente politicos é a filosofia capachista da maquina reacionaria PRÓ-YANKEE para insuflar a indignação e gerar propiciado momento golpista.Neste pais oportunistas,barganheiros,embusteiros…CARAVELEIROS OPORTUNISTAS A ESPERA DE FAVORECIMENTOS…Sr.Saito a mais de dois anos eu digo QUE NEM JOBIM E NEM VOCE JAMAIS ME ENGANARAM.Da USAF recebeste uma jaqueta de piloto e do Cmd da Quarta Frota?Um Sobretudo da USNAVY?…….ONDE ESTÃO REALMENTE OS BRASILEIROS POIS EMBUSTEIROS OS VEMOS FACILMENTE.Aqueles que realmente meteram a mão na massa no Haiti é que deveriam ser reconhecidos NOSSOS PARAQUEDISTAS E NOSSOS FUZILEIROS e não uma pessoa que não estava la,que não comandava nada la.Nota-se que a tatica do adestramento Yankee é a mesma dar petiscos para os cães executarem comandos e abanarem os rabinhos com as linguas de fora.

  30. .
    .
    “Que pacotão DU BOM heim lhes garanto que a milicada ficaria felizinha e tudo caminharia COMO ANTES NO PAIS DE ABRANTES.”

    .
    KKKK Mais uma verdade fortíssima do 1Maluquinho.. INCRÍVEL que é assim mesmo, tudo usado, banguelo e condicionado… e os Militares ficariam felizes como durante a ditadura… SOMOS AMIGUINHOS DAS POTENCIAS, RECEBEMOS ATE PA COMPLETO!!!
    .
    HAHAHA seria triste se não fosse trágico!!
    .
    Pra mim Potencia hegemônica está mais pra potencial inimiga do que pra aliada… nosso país não é um paisinho agrícola sem condições de crescer, nós podemos competir com todos eles basta ter vontade!!

  31. a culpa mesmo sao dos militares pois eles foram domesticados pelos gringos e nao fazem pressao em cima dos politicos que tanto de esquerda ou direita sao um bando de covardes que merecem a forca .os gringos nao tem essa força de bater de frente como mundo inteiro tambem eles precisao de trouxas como aliados ou covardes do seu lado e vão cair como a alemanha nazista muitas frentes acaba perdendo todas

  32. Eu acho legítimo os americanos virem combater a narco-guerrilha na América do Sul, já que o Brasil não o faz (uma vergonha o nosso país não combater o mal). O Governo Brasileiro gosta de apoiar as FARCs, né ? Isso jamais deveria ter acontecido. Vamos mudar … O Brasil também resolveu apoiar Hugo Chávez, que é inimigo dos americanos. Os americanos estão nos vendo como inimigos, na minha opinião. Bem, se os EUA são nossos inimigos, vamos ter que nos aproximar da Rússia e China, e passar a fabricar armas nucleares. Uma perguntinha: Os nossos submarinos terão tubos lançadores de mísseis nucleares à 3 km de distância ? Se não tiverem, de que adianta ter submarinos ?
    O Brasil tem que se definir: É amigo ou inimigo dos EUA ? não dá para ficar em cima do muro. Sugiro que fabriquemos 1000 armas nucleares.
    Os EUA são imperialistas econômicos e militares, e querem dominar o mundo juntamente com os ingleses, israelenses, canadenses e australianos. Vamos nos alinhar e aliar aos americanos ? Essa decisão é política. Só tem um detalhe, com os políticos corruptos e populistas que nós temos no Brasil, como podemos confiar neles ? Os políticos brasileiros se deram aumentos salarias e para o judiciário, e deixaram os militares de fora, que estão passando fome. Acho melhor os militares das FFAA se unirem aos EUA, para o que der e vier.

  33. Os políticos brasileiros (muitos deles corruptos), não aumentaram os salários (soldos) dos militares das FFAA. Como podemos confiar neles ? O Brasil apoia as FARCs ou não ?
    Por que nenhum político ou ministro corruptos não foram para a cadeia até hoje ? Na China, eles são executados com tiro na nuca, mas no Brasil nada acontece. Nos EUA,eles pegam 20 anos de prisão e devolvem o que furtaram, e no Irã, são enforcados. Como podemos confiar nos políticos brasileiros ?

  34. Do jeito que o andor esta caminhando no Brasil vamos necessitar da IV Frota para protecao. Neste caso seria o lobo ecarregado do galinheiro, mas ja que o Brasil ao tem material bom, o que podemos fazer…

  35. Enquanto isso, o congresso nacional, a mando do executivo esta preocupadissimo em votar a LEI DA PALMADA… o que interessa para esse governo esquerdista é se meter na vida privada do cidadão brasileiro para poder manipula-lo e extorqui-lo politicamente… qnto a defesa nacional, ficam as promessas e projetos ETERNOS… é o governo esquerdista manipulador em ação… em ação no controle totalitario da população… é o chamado totalitarismo de mansinho… saudações….. falou tudo !!!

  36. Que falta de realismo do autor da matéria, fica até chato opinar sobre um assunto que nitidamente não conhece. A única coisa evidente é que tanto jornalistas como políticos estão a navegar em berço esplêndido, sem observar os Tubarões Brancos nos rodeando. Vamos dispertar, sites como esse aqui e pessoas como nós que temos mostrar as pessoas comuns da sociedade Brasileira e principalmente a esses aliendos políticos do poder que o bixo vai pegar. Vamos nos preparar Brasil.

  37. Se o Brasil nao proteger seu cofre vem um mais esperto e arromba se nossos politicos e governantes nao ficarem espertos e deixar a aquela riqueza toda entregue a sorte os americanos passa a mao em tudo. A sociedade tem que começar a interessa pelo setor de defesa no pais tem que parar de ficar assistindo novela , futebol , carnaval etc e começar pençar nesse assunto aquela riqueza que esta ali é futuro dos nossos filhos e netos.

  38. Operantion Red Dog Flag, alguém sabe oque é, Brigadeiro Saito, cuidado com o que vém por ae primeiro uma falsa amizada para conquistar confiança é agora sub-vicionar as operações brasileiras na base de natal, um pouco estranho me parece que a história se repete previnir é o melhor remedio olhem essa materia, http://www.youtube.com/watch?v=jKyBk3jrkCA Saito é bom vc abrir os olhos eles estão muito preocupados com a divida internacional é para quitar essa divida so com a conquista do pre-sal quem duvida é so ver as ações dos EUA, de 2008 ate hoje é vera que eles planejam uma guerra global.

  39. Exatamente Rafael… infelizmente só vão sobrar alienados como vc… é por isso que eles estão tão apressados… qnto menos pessoas civilizadas tiverem mais facil será tomar conta de idiotas… meus parabéns… o mundo esta caminhando para a planificação mental inferior… vc deve estar feliz… vai fazer parte dele com eloquencia…

  40. Se abrir as pernas agora, não fecha mais. Esse joguinho americano já é conhecido, ou o Brasil se posiciona ou fica de quatro.

Comentários não permitidos.