Avião perdido no Irã era usado pela CIA para espionagem, diz jornal

Um avião não-tripulado perdido pelos Estados Unidos no Irã era usado pela CIA (agência de inteligência americana) para missões secretas, informou nesta terça-feira o jornal “The Washington Post”, que cita fontes governamentais.

No domingo, o governo do Irã afirmou que suas defesas aéreas tinham derrubado um avião RQ170, um dos aparatos mais avançados da pequena frota aérea da CIA, na região fronteiriça com o Afeganistão.

Os Estados Unidos e a Otan admitiram que tinham perdido contato com um de seus aviões não tripulados, mas não deram mais detalhes sobre o modelo e a região onde ele teria se perdido.

“Os informantes disseram que aparentemente os militares do Irã têm agora em suas mãos um dos aparatos de espionagem mais avançados na pequena frota da CIA, um avião desenhado para evadir as defesas inimigas”, publicou o jornal.



A CIA utilizou os aviões não tripulados RQ170 para missões clandestinas no espaço aéreo de outros países, inclusive a observação durante meses de um prédio no Paquistão onde estava escondido o chefe da Al Qaeda, Osama bin Laden.

Em maio, uma incursão de forças especiais americanas no Paquistão matou Bin Laden.

O jornal afirmou que uma porta-voz da CIA e um porta-voz do Pentágono evitaram responder se o aparelho perdido no Irã cumpria missões da CIA no momento.

Os aviões RQ170 têm um revestimento especial e estão moldados como um morcego, com uma forma desenhada para penetrar as defesas aéreas de outros países sem serem detectados. EFE

Fonte: EFE via UOL

20 Comentários

  1. .
    .
    Então esta confirmado aquilo que falávamos no outro tópico… nada de mentira do Irã como muitos Xenófobos propagandistas apátridas amantes dos Yankees(HEHE, não resisti!) disseram, tentando desviar o assunto de que o super mega hiper máximo drone dos Deuses Yankees nunca seria abatido por uma nação atrasada como o Irã…

  2. Os caras conseguiram um feito em tanto,resta saber quais foram o percentual de sorte e competência.
    China,Rússia e o própio Irã devem estar se debruçando em cima da carcaça do bichano.

  3. só pra lembrar….
    O IRÃ TEM UMA DAS MELHORES FORÇAS AÉREAS DO MUNDO !
    http://www.youtube.com/watch?v=gyd8FnFf_aM

    %%%%%%%%%%%
    Caio, esta informação não é correta, a força aérea iraniana sequer se configura entre as mais poderosas do Oriente médio, está abaixo de Israel Arábia Saudita, Turquia e emirados árabes.
    O que o Irã possui é a capacidade de manter e integrar novos sistemas em aeronaves antigas, nacionalizando e reinventando sistemas, mas todos defasados.
    A grande arma do Irã está na terra e na capacidade de lutar aproveitando o relevo e condições ambientais muito semelhantes a determinadas regiões do afeganistão, o que tornam a logisitica adversária ineficazes e débeis.
    mas a força aérea no estágio atual, levaria pouco mais de uma semana para ser aniquilada por uma força de coalizão equivalente a que atacou o iraq na 1ª Guerra do golfo.
    Sds
    E.M.Pinto

  4. Talvez isso esfrie,pelo menos por enquanto,o ímpeto de invasão.Veremos a mídia esfriar o tom contra o Irã e os EUA engolirem em seco esta perda.Assim o Irã ganha um certo tempo,ninguém quer perder seus preciosos brinquedos de guerra.
    Mais uma vez dou meus parabéns pelo feito dos Persas.

  5. O Iran tem muitos misseis balisticos que podem atingir bases americanas incluindo bases tão longes como na Alemanhã. O Irã tambem tem uma posisão geografica impar, pois na primeira agração que eles tiverem, eles vão fechar o Estreito de Ormuz por onde passa 1/3 do petroleo do mundo.

  6. Os aviões RQ170 têm um revestimento especial e estão moldados como um morcego, com uma forma desenhada para penetrar as defesas aéreas de outros países sem serem detectados SEM COMENTÁRIOS, Tá aí mais um motivo pelo o qual eu não temeria uma guerra contra os EUA o primeiro foram os drones nas mãos dos Chineses

  7. So uma gracinha.. se o tal drone foi abatido pk foi apresentado td direito? aquilo nao era destroço nenhum estava inteiro sem arranhoes pk?s4e calhar so confirma a outra versao de avaria.. lembram se do f-117 abatido na servia? esta aos pedaços ..este “drone” é abatido e esta inteiro? rsrsrs parecia apresentaçao de uma banda de carnaval. muitos mais drones vao ser abatidos ou cairam no iran quem diz que nao é uma forma de teste de como actuam as forças de defesa do iran?
    caiozin disse:
    06/12/2011 às 20:02
    só pra lembrar….
    O IRÃ TEM UMA DAS MELHORES FORÇAS AÉREAS DO MUNDO! caiozin és o tiririca dos blogs?

  8. Certa vez eu disse aqui: Tenho uma maneira de impedir a invasão da internet pelos hackers. Esse sistema serviria também para impedir a invasão de sistemas de defesa, tais como satélites e aviões controlados por microondas digitalizadas.

Comentários não permitidos.