
“O Exército iraniano derrubou um avião não-tripulado norte-americano RQ 170 intruso no leste do Irã”, teria dito a fonte à emissora estatal iraniana Al Alam.
“A aeronave foi derrubada com poucos danos e capturada pelas Forças Armadas iranianas.”
A ação acontece em um momento em que o Irã está buscando conter a reação externa ao ataque à embaixada britânica em Teerã por jovens extremistas, na terça-feira, ocorrida após o anúncio em Londres de que seriam impostas novas sanções ao banco central iraniano por conta das controvérsias em relação ao programa nuclear do país.
Em retaliação, o Reino Unido fechou sua representação na capital iraniana e determinou que todos os diplomatas iranianos deixassem Londres, medida que foi acompanhada por outros países da União Europeia, que chamaram seus embaixadores de volta.
“A resposta militar do Irã à violação do espaço aéreo promovida pela aeronave intrusa americana não se limitará às fronteiras iranianas”, afirmou uma fonte militar, sem dar detalhes.
Estados Unidos e Israel não descartam uma ação militar nas instalações nucleares iranianas se a diplomacia não conseguir resolver a disputa.
O Irã rejeitou relatórios de Israel e Estados Unidos, com planos de ataque ao país, e advertiu que poderá revidar qualquer tentativa de invasão, atacando os interesses dos EUA no Golfo Pérsico e em Israel.
Analistas afirmam que Teerã poderá retaliar com ataques relâmpago ao Golfo e o bloqueio do estreito de Hormuz. Cerca de 40 por cento do petróleo comercializado passa pelo canal, local estratégico de transporte marítimo.
O Irã afirmou em julho que havia derrubado um avião norte-americano não identificado que sobrevoava a cidade sagrada de Qom, próxima à usina nuclear de Fordu.
Fonte: Reuters via Hangar do Vinna
Nota
Já havíamos divulgado esta matéria, porém não havia a certeza do modelo de aeronave abatida, segundo a Reuters este seia um RQ 170 enão um Rapier como acreditávamos anteriormente.
E.M.Pinto
“A aeronave foi derrubada com poucos danos e capturada pelas Forças Armadas iranianas.”
Se essas notícias forem verdadeiras o Irã esta de posse de novas tecnologias,que lhe poderão ser muito uteis nesse momento!
Mas Teerã deveria divulgar imagens desses VANTS para o mundo ver a veracidade dessas notícias !
“Fars reported that the drone had been brought down through a combined effort by Iran’s armed forces, air defence forces and its electronic warfare…”
Achei interressante essa parte(sobre os drones abatidos anteriormente):
“Russian experts requested to see these drones and they looked at both the downed drones and the models made by the Guards through reverse engineering…”
Fonte: http://www.aljazeera.com/news/asia/2011/12/20111241599102532.html
Mais um factóido do regime de Teerã para tentar mostrar “superioridade e prontidão” ou mesmo justificar eventuais atos terroristas. Ademais não mostraram nenhuma foto do mesmo.
Entregaram uma tecnologia bastante furtil para o irã =) Não vai demorar muito para que a embaixada da china entre em contato com o governo iraniano .. Já estou até vendo esse UAV ser produzido em massa
INVISIVELMENTE RISÍVEL
.
.
.
VEM CÁ!….o bicho não era invisível!….que coisa…!-Hahaha…..
.
.
Esse passeio a Disney esta com cara de ser o estilo Dante (Divina comédia).
.
.
Deve ser por isso que os F-22 não foram ainda por lá…imaginem se fosse?
.
Se foi para testar o poderio do Irã…esta ai a resposta!
.
Hahahaha……essas tecnologia de hoje hein!…..Hahaha….
.
Com certeza já viram dizer que o avião caio por alguma falha,e que não fora abatido,ou então dirão que não passa de uma mentira….pode até ser más ultimamente se tratando dos EUA todo é possível,em especial nas mentes fantásticas dos sem-noções….hahahah…!
Não deixa de ser curioso o fato de não haver até agora uma nota desmentindo o acontecido por parte dos americanos.
Sds
E.M.Pinto
HMS TIRELESS tem razão, deveriam mostrar imagens comprovando! E até imagens do tipo é d se duvidar se são maquetes.
O amigo me respondeu no ultimo post, que a assinatura de radar deste drone stealth é muito maior que a do f-22, mas também gostaria de saber a opinião dos demais frequentadores do blog. Pois a resposta para isto se for verdade o ocorrido, é um fator decisivo para medirmos a capacidade de detecção, mas nem quais radares ou quais armas utilizadas no abate o governo iraniano informou, portanto, realmente é de se duvidar sim.
O diferencial do Iran é que eles tem satélites próprios…
Há várias notas na internet informando que foi por meio de guerra eletrônica que derrubaram o drone.
Talvez seja por isso que os EUA afirmem que apenas perderam o controle da aeronave kkkkkkkkkkkk.
E.M.Pinto
Eles disseram que o RQ 170 se perdeu “sózinho”, o que acho uma desculpa ridícula, coisa só pra ocidental acreditar mesmo rsrsrsrsr
Assim ouvi em notícia da Gobo News, que só passou o que os EUA disseram.
Como um drone de grande altitude é abatido e sofre “poucos danos”?
Estranho mas plenamente possível, mesmo porque eles devem ter fotos caso contrário não alegariam que o dito cujo sofreu pouco danos.
Este é mesmo o papel dos VANTs, atuar em zonas perigosas que colocaria em risco a vida de tripulantes.
Em sendo verdade, e eu acredito que seja, não podemos desprezar nem a tecnologia stealth e nem a tecnologia de veículos aéreos não tripulados, já que pelo que podemos imaginar vôos de reconhecimento sobre o território iraniano devem ser frequentes e eventualmente serão interceptados.
E.M.Pinto,
Os americanos já disseram que perderam contato com o VANT. Quem tem que provar que foi abatido são os iranianos já que não há como os americanos saberem o que houve com o drone.
Cadê a foto do Drone abatido? Se fosse verdade, o avião imediatamente seria exposto para os iranianos para servir como propaganda do governo.
EUA começa a mapiar os alvos para Israel .O ataque se aproxima ,vamos ver se o Irã é quem diz ser .
também pensei a mesma coisa E.M.Pinto, se fosse falso concerteza os EUA correriam para desmentir, só quero saber como detectaram ela, se foi na sorte, avistaram no “manual”, ou seja um avião passou la e viu, ou se foi com algum radar. Se foi com radar, concerteza se trata de um novo tipo, ou então a aeronava não é tão stealth como se diz.
E.M.Pinto é natural vc chegou a tomar conhecimento do caso em que os insurgentes iraqueanos conseguiram ter acesso aos sistemas de um vant americano,pois os americanos achando que os iraqueanos eram ignorantes não implantaram um sistema de segurança criptografado,e os iraquenos conseguiam ver as fotos que esse vant tiravam,não duvido nada que seja verdade esse abate,esse mito de super equipamentos americanos é balela,são excelentes mas passiveis de serem interceptados,agora se for verdade pode apostar que os russos e chineses logo vão fazer uma visita aos irianianos.
Eu procurei e achei uma reportagem do fato que te falei,eu li isso a muito tempo num Blog americano,mas achei uma versão nacional da matéria.
http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=262383
Não subestimem esse povo,a guerra e a luta está no DNA deles,assim como uma inteligencia fabulosa e uma cultura fascinante,em certos aspectos extremamente avançada.
OBS: A versão americana do Neuron já tomou bomba,mal muito mal isso.
.
.
Essa noticia deve ser uma falsidade, ja que os super-mega-ultra-stealth não podem ser detectados e nem tào pouco abatidos… a Reuters é uma instituição francesa anti americana, amiga de ditadores e regimes comunistas, financiada por terroristas…
.
Pois é, mas ao quanto parece os fatos são outros… o radar iraniano achou o Stealth de pequenas dimensões, com RCS mais baixo que o dos F-22 e F-35… míssil travou o alvo invisível, coisa que muita gente por ai dizia não ser possível… e foi abatido igual ao velho F-117 da Sérvia… a sim, ali nos balcas o radar era dos anos 60…
.
E imagina o que farão os novos sistemas contra as aeronaves de 5° Geração… será mesmo que o custo elevado valerá os benefícios dessa tecnologia aérea??
.
Sempre foi assim, uma aeronave avança e os sistemas avançam também para neutralizar a vantagem… e tem que ser assim, toda vantagem de uma nação deve mesmo ser anulada por alguém, pra manter o equilíbrio!
.
Valeu!!
Realmente o ouro foi entregue. Se forem espertos vão reverter o conhecimento embarcado no aparelho em benefício próprio. Acredito que eles irão por este caminho.
[ ]s
Eu tenho uma visão muito pessoal sobre esses novos sistemas de detecção de aeronaves e etc….. a tecnologia de satélites e radares ta andando muito mais rápido do que a tecnologia stealth….
jajá grande parte dos radares em um futuro próximo poderão detectar qualquer objeto maior que um pombo, em qualquer parte do seu território por exemplo….
Com o tempo a tecnologia stealth pode se tornar obsoleta… posso estar falando uma completa bobagem…. mas, acho que tenho um pouco de razão.
A tecnologia stealth vem desde a guerra fria, geralmente os aviões são bonitos, imponentes, mas vale o investimento?
Mesmo se os Americanos falarem que é verdade muitos vão dizer que tem coisa errada é que o Irã esta mentindo!!
Que pena!!
Agora eles vão poder fazer engenharia reversa é criar UAVs mais avançados.
Argentina flerta com o Irã e preocupa os EUA
.
A Argentina está discretamente se aproximando do Irã, o
.
que preocupa os EUA e seus aliados, envolvidos num.
.
esforço para isolar o governo iraniano por causa do seu programa nuclear, disseram à Reuters diplomatas na ONU.
As relações da Argentina com o Irã estavam praticamente congeladas desde 2007, quando o país conseguiu que a Interpol (a polícia internacional) emitisse mandados de prisão de cinco iranianos e um libanês acusados de participação num atentado que matou 85 pessoas, em 1994, num centro judaico de Buenos Aires.
O Irã negou envolvimento no incidente, mas em julho se ofereceu para conversar com o governo argentino e “lançar luz” sobre o caso.
Dois anos antes do atentado a bomba na entidade judaica Amia, um grupo chamado Organização da Jihad Islâmica, supostamente ligado ao Irã e ao grupo xiita libanês Hezbollah, assumiu a autoria de um ataque que deixou 29 mortos na embaixada de Israel em Buenos Aires.
Durante mais de uma década, a Argentina pareceu ter pouco empenho na investigação. Isso mudou em 2003, quando Néstor Kirchner tomou posse como presidente e prometeu reabrir os processos, qualificando a negligência dos anos anteriores como uma “desgraça nacional”.
Anos depois, o ex-presidente iraniano Ali Rafsanjani estaria na lista de pessoas indiciadas por promotores argentinos e procuradas pela Interpol.
Mas agora há sinais de uma reaproximação. As exportações argentinas para o Irã, que haviam despencado durante o afastamento, cresceram 70 por cento no ano passado, chegando a 1,5 bilhão de dólares. O Irã é o maior comprador do trigo argentino, cultivo essencial para a economia do país sul-americano, que luta para aumentar seu superávit comercial.
“Enquanto o resto de nós trabalha para pressionar o Irã a acabar com seu programa de armas nucleares e parar de apoiar o terrorismo, o governo da Argentina tem considerado avançar na direção contrária”, disse um diplomata europeu, pedindo anonimato.
Em público, a posição argentina parece ter mudado pouco. Em maio, o procurador Alberto Nisman, chefe de uma unidade especial dedicada exclusivamente à investigação do atentado de 1994, conseguiu a renovação dos mandados de prisão da Interpol.
No mês passado, a Argentina votou com a maioria dos países participantes do comitê de direitos humanos da Assembleia Geral da ONU numa resolução que condenava a situação dos direitos humanos no Irã.
Por outro lado, a presidente Cristina Kirchner disse em setembro na Assembleia Geral que seu país está disposto a dialogar com o Irã, desde que a República Islâmica cumpra sua promessa de colaborar nas investigações do atentado. “Essa é uma oferta de diálogo que a Argentina não pode e não deve rejeitar”, disse a presidente em seu discurso.
Diplomatas ocidentais disseram que o embaixador argentino na ONU, Jorge Arguello, causou perplexidade entre seus colegas ao permanecer sentado durante o discurso do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, na Assembleia Geral.
Ahmadinejad é conhecido por fazer ataques a Israel, Europa e Estados Unidos nos seus discursos. Em anos anteriores, o representante argentino boicotou o discurso, a exemplo de diplomatas de outros países ocidentais.
O Irã tem todas as razões para querer se reaproximar da Argentina. Enfrentando sanções e um crescente isolamento devido ao seu programa nuclear, o país tem poucos aliados e precisa de amigos. A Argentina é um dos 35 países que compõem a direção da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU), onde o programa nuclear iraniano é exaustivamente discutido.
Diplomatas dizem que a motivação argentina é menos clara. Alguns diplomatas dizem que, além de ampliar o comércio, os argentinos querem adotar uma política externa mais afinada com a do Brasil, que enfatiza as relações com nações não-alinhadas.
“Em geral, vemos um terceiro mundismo na política externa da Argentina – afirmando a independência em relação às grandes potências, e buscando novas relações com países como o Irã”, disse uma autoridade israelense à Reuters, em Jerusalém.
Vários diplomatas europeus observaram que Cristina é aliada de líderes esquerdistas sul-americanos como o venezuelano Hugo Chávez e o boliviano Evo Morales, que mantêm estreitas relações com o Irã.
A chancelaria argentina não respondeu aos pedidos da Reuters para comentar o assunto
Bosco, acha que é possível simplesmente o irã ter roubado! o controle do vant?.. Entrado dentro do sistema de comunicação do vant, como acontece algumas vezes em competições de aeromodelismo?.. Porque não sobraria muita coisa se simplesmente fosse abatido, até porque como mencionou.. voa em grandes altitudes.. =0
Se realmente fosse verdade. Iriam Mostrar fotos…
Pra mim, a melhor possibiidade de abate veio na forma de Electronic War, interferência, distúrbio, saturação e tudo mais.
Aproveito para falar sobre o causo com o Tal Minutman, que creio não tenha sido o tal Minutman, mas sim o míssil hipersônico que falhou no primeiro teste e foi dado como perdido.
Não acho improvável a “sabotagem”dos russos naquele caso, pois dispositivos ambos tem, quem viu a sonda Russa Fobus ser desorientada por uam provável irradiação de radares americanos, pode imaginar como isto seria possível.
Não foi uma PEM, ou EMP ( que não é Edilson M. Pinto este que vos escreve).
Acho provável que radares, lasers e sistema de interferência possam cortar as comunicações ainda que por frações de segundos, lembro que estas armas são orientadas por GPS e poucos segundos de sombra podem ser catastróficos especialemnte para as mais velozes, deslocando-as de suas rotas.
Mas aposto que no caso do sentinel, pode ter sido intereferência contínua, saturação, coisa que a USAF jamais irá admitir.
Quem poderia ter feito? o Irã ou outro parceiro que dispõe desta tecnologia que por sinal já foi usada em guerra, lembram do Tomohawk que desviou 40 km e acertou a embaixada da China?
Partindo do princípio de que o irã realmente abateu o avião, eu diria que a Aeronave é furtiva, mas como já disse aqui em outra oportunidade, cerca de 10 países dispõe de sistemas capazes de acompanhar aeronaves furtivas e isto não é ficção, é fato, a posição da aeronave pode ter sido fornecida por alguém se o abate foi por mísseis, a coisa se complica, pois achoq ue ninguém suspeita ou defende que o irã domine estas tecnologias.
aposto mais na guerra eletrônica.
Na outra hipótese, algum nerd derramou café no controle da aeronave, ou digitou Teerã capital do afeganistão e a aeronave caiu sem combustível, ou ainda, os Iranianos são os caras mais sem noção deste planeta.
Abraços
E.M.Pinto
Heueheh, EMP = Edilson M. Pinto! heueheh
Pois é! E.M.Pinto, mas então como que sobraria alguma coisa se voa em grandes altitudes? Entende.. Só se tomassem o controle do vant.. não?..
Aviões tripulados.. tem o ser-humano dentro para controlar.. e quanto aos vant’s?!.. É complicado. Tem que ter uma super segurança na área de troca de informações à distância.
Por que eles não mostram as fotos então? simples é que o drone derrubado ou que caiu com algum defeito deve ser um predador ou um reaper e não o ultrassofisticado SENTINEL.se realmente fosse o RQ-170,eles teriam tapado a internet de fotos como fizeram os sérvios em 1999 na guerra do Kossovo ,quando derrubaram um F-117.
Ahh! Pode as enormes cadeias de montanhas iranianas ter auxiliado!.. diminuindo a distância entre o teto de vôo e o impacto.
Isso é mais um tijolinho para os açodados que acham a tecnologia stealth e os UAVs o futuro da aviação relegando aeronaves tripuladas convencionais para o museu.
A tecnologia tem limitações e pode ser batida por um inimigo capaz…
.
.
Muito bem lembrado EMP( Edilson M. Pinto), vai pegar esse apelido agora, hehe… lembrou do fato de seguir aeronaves furtivas, ja vimos isso com a colocação em rede de radares seguindo as 5° geração em sua rota de voo… pode ter sido assim mesmo com uma combinação de fatores, identificando e seguindo a aeronave com radares em rede, fazendo guerra eletrônica para que perdesse o sinal com o satélite, e ainda entrando em seus sistemas tomando o controle do Drone… e no fim o cara dentro do contêiner nos USA derramando o café no teclado de raiva por ter perdido um UAV caríssimo e de ultima geração entregando a tecnologia ao inimigo ou futuros inimigos como a Russia e a China!!
.
Quanto ao Minutemam mesmo que não tenha sido um EMP, e se foi mesmo um Minutemam ou não, resta o fato que algo caiu por alguma interferência, e os USA nunca vão admitir alguma coisa, mas no fim sabem o que foi de verdade a abater ou desviar seu míssil em teste secreto!
.
lembrando que sabotagens em testes militares são normais, e até corriqueiras mesmo em tempos de paz! Não existem Deuses em terra…
.
Valeu!!
para variar,os baba ovo dos eua viajando na maionese ao dizerem que os unicos seres humanos que dizem a verdade no planeta sao os americanos,mas acabo de ver uma noticia na presstv que os eua admitiram que um de seus sistemas aereos nao tripulados foi realmente abatido dentro do espaco aereo iraniano.
Quando li essa matéria eu pensei cadê as fotos do VANT?
Passado um tempo eu me perguntei cadê as fotos do BIN LADEN MORTO?
Que credibilidade os EUA tem que o Irã não tem?
Espero que o Irã se prepare bem para a guerra e que outros países se aliem a ele pois, do contrário, os aliados ocidentais vão tomar-lhe tudo, assim como fizeram com o Iraque. A OTAN já mostrou que sua ganância é infinita e vai querer tomar o petróleo do Irã também. Força Irã! Um dia os EUA e Israel terão o que merecem, esse dia está chegando.
E quantas vezes e que eles ja devem ter posto la os UAV a espiar o Irão?
Meu amigo… o iran não é papagaio de pirata igual alguns pensam…
Se eles fabricam em seu proprio solo um avião inteiro(não lembro o nome), com sistemas de radar, aviônica, armas e desempenho comparável ao do f-15. TOTALMENTE NACIONAL
Fora uma infinidade de foguetes e sistemas de misseis
Um desses na mão, mesmo que todo estraçalhado, é uma jóia na mão dos brilhantes engenheiros e cientistas da industria belica iraniana
Deveríamos ficar atentos como eles…
Nas nossas fronteiras… a cada 15 minutos um avião chega ao brasil e joga a sua carga de droga e contrabando.. uns inclusive fazem pistas em nosso território…
Vocês se doem por pouco, haja paciência.
Eu não tenho culpa se quem coloca a reportagem deixa margem à dúvidas.
Quando leio que “um Minuteman foi DERRUBADO por um míssil SLBM lançado do Polo Norte com uma arma de PEM” eu entendo exatamente que “um Minuteman foi DERRUBADO por um míssil SLBM russo lançado do Polo Norte com uma arma de PEM”.
Aí meu intelecto trabalha encima desse hipotético fato relatado baseado no que eu conheço sobre o tema. Disso tiro minhas conclusões se há ou não possibilidade da notícia ser verdadeira, se é meia verdade ou se foi completamente forjada, independente de ter vindo da Rússia, de Washington ou do Vaticano.
Se leio que “um drone de espionagem americano RQ170 foi ABATIDO pelos iranianos com poucos danos” eu infelizmente, como não tenho contado mediúnico com o Dr. Fritz e nem com a Mãe Diná, eu entendo exatamente que “um drone de espionagem americano RQ170 foi ABATIDO pelos iranianos com poucos danos”.
Independente de ser iraniano ou russo ou marciano, mesmo porque não tenho nada contra os iranianos, eu analiso o teor do que entendi ao invés de acreditar cegamente no que leio só porque o suposto fato satisfaz meu ego e está de acordo com meu cérebro inferior, aquele localizado entre minhas pernas.
Em relação ao abate do drone, só me questionei como um drone abatido e que sei opera a partir de grandes altitudes, pode sofrer poucos danos caindo de alguns milhares de metros e se chocando violentamente com o solo.
Agora, se ele foi controlado porque assumiram o controle do sistema, se ele foi abaixado por um raio trator russo, se foi uma ogiva EMP, aí eu não sei e não posso dizer nada porque não foi isso que escreveram na notícia.
Em relação ao que importa em torno da notícia, que é o fato de um drone ter sido abatido, eu considero plenamente normal e plausível, mesmo porque o Irã tem uma defesa aérea é antiaérea muito consistente e que está em prontidão 24 horas por dia e nenhum sistema de armas é 100% eficaz.
Pelo pouco que entendo do assunto, acho que uma coalizão americana/israelense tem tudo para sair vencedor de um embate contra os iranianos, mas não sairão impunes e haverá perdas substanciais do lado do atacante.
Se isso incomoda os sensíveis participantes do blog, só lamento.
Agora, tem muita gente que não sabe o que é um “drone”, não sabe nada sobre a defesa antiaérea iraniana, não sabe nada sobre a força aérea iraniana, não sabe o que é um RQ170, não sabe o que é a tecnologia stealth, não sabe o que é um Minuteman, não sabe o que é um SLBM, não sabe o que é uma arma geradora de PEM, não sabe o que o tal PEM (e não é o E.M. Pinto) faz, não sabe qual a trajetória de um míssil balístico intercontinental, etc, mas acredita ou deixa de acreditar em tudo, de acordo única e exclusivamente com suas afinidades.
Aí fica difícil.
Se naquela estória do Minuteman e do PEM tivessem noticiado que “um Minuteman foi influenciado por uma suposta arma de energia direta baseada em radiofrequência lançada de um suposto navio secreto russo situado no Pacífico” ou de “um suposto satélite russo”, eu me calaria, já que não teria como aferir se o fato é ou não real, mas querer que eu acredite na sandice de que “um Minuteman foi DERRUBADO por um SLBM russo lançado do Polo Norte dotado de uma arma geradora de PEM” aí é achar que eu sou burro demais e mesmo sabendo que serei torpedeado pela turma do Grêmio Che Guevara de plantão, tenho que dar pitaco e ser voz dissonante, que diga-se de passagem, são raros os meus comentários. Só dou pitaco em pouquíssimos posts dado ao nível da discussão que geralmente encontro em temas mais apimentados. Na verdade, procuro pular alguns posts e em muitos que leio, procuro pular alguns comentários.
Em geral só participo dos que citam algum sistema de armas, já que sou incapaz de fazer juízo de valor sobre povos, sistemas econômicos, sistemas de governos, ideologias, religiões, e não é sentado na minha confortável poltrona que vou ficar a favor ou contra americanos, russos, afegãos, israelenses, palestinos, etc, mesmo porque eles não estão nem aí pra minha opinião e pro meu país, e como já disse várias vezes, quanto mais gente eu conheço, mais gosto da minha lhasa apso e muito provavelmente, assim como temos os políticos que merecemos, os povos têm o destino que merecem.
Para o pessoal que não acredito no Irã, segue o link na Folha.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1016774-eua-admitem-terem-perdido-controle-de-aeronave-no-ira-diz-jornal.shtml
O Persas receberam um presentão do tio sam, aliás, Chineses e Rússos…engenharia reversa em andamento.Sds.
Eles não precisam publicar nada de fotos do VANT, eles só querem provar para o exército americano que no caso já sabe se derrubaram ou não, nada mais óbvio…a jogana Iraniana é outra…mesmo eu querendo ver as fotos só por curiosidade.
Acho que invisivel mesmo é só os orçamentos desses projetos, pois ninguem sabe o quanto se gasta nisso, principalmente o povo do EUA rsrsrsr
Como não somos Dr. Fritz e nem com a Mãe Diná, ficamos com as dúvidas pertinentes a matéria ( que pouco esclarece ), pois tantos iranianos como americanos continuam mantendo seus segredos.
Os americanos perderam contato. Pergunto – por interferencia de terceiro ou defeito no sistema.
Mas próximo da verdade esta os iranianos que estão de posse do troféu.
Em uma Sala subterranea os destroços devem estar sendo agora analisados por engenheiros reversos (he, he) chineses em parcerias com seus pares iranianos.
SDS
Pinto o tomahawk ,que atingiu a embaixada chinesa ,foi lançado para atacar um radar de baixa frequência,o que os americanos não sabiam e que esse radar estava dentro da embaixada do chineses.
Se esse abate/captura for verdade ele coloca por água abaixo a tão propalada furtividade e os aviões sem tripulantes.
César Pereira disse:
05/12/2011 às 16:20
rsrsrs pefeito, falou e disse
Correção 18:28
“encima” = “em cima”
Eu me pergunto se realmente seria interessante sair por aí gritando na imprensa que se tem em mãos uma tecnologia dessas…O Irã devia era ter se calado sobre o fato, se é que realmente aconteceu. Talvez essa até fosse vontade, mas tem sempre uma “fonte” no meio do caminho. Fizesse lá sua engenharia reversa, negociasse com russo ou chineses como o pessoal falou aqui, mas deixar vazar uma informação dessas foi burrice. Se foram capazes de derrubar um, porque não poderiam derrubar mais? Duvido que alguma equipe SAR fosse se aventurar pelo território iraniano em busca de informações sobre a perda de sinal…kkk…Até pra negociar o treco agora fica ruim, quem vai querer aparecer comum drone similar pra gerar suspeita dos E.U.A.?
Os americanos só estão testando as defesas do Irã,nada mais.
Os americanos só estão testando as defesas do Irã,nada mais.