Síria ignora novo ultimato árabe; deserções atingem a polícia secreta

Os dirigentes do regime sírio perderam outra oportunidade de evitar novas sanções vizinhas ao ignorar o último prazo dado pela Liga Árabe para que assine um protocolo que permita o envio de observadores ao país.

Sábado à noite, um comitê ministerial árabe tinha anunciado que a Síria tinha até domingo para assinar o protocolo. “Damasco pediu novos esclarecimentos sobre o protocolo de acordo proposto”, informou uma autoridade do Qatar que pediu anonimato. Um analista em Damasco avaliou que havia “muito poucas possibilidades” de que o regime aceite a vinda de observadores segundo as condições propostas pela Liga Árabe.

Damasco reclama que a sua soberania seria comprometida pelo acordo, que exigiria admitir monitores árabes para garantir que a Síria retire suas tropas das cidades.

Depois das sanções ocidentais para conter a repressão, que segundo a ONU deixou 4 mil mortos desde março, a Liga Árabe aumentou o isolamento do regime de Bashar al-Assad adotando sanções que começaram a ter efeito dia 27 de novembro. Trata-se em particular de um congelamento das transações comerciais com o governo sírio e de suas contas bancárias nos países árabes.

“Ainda há cartas sendo trocadas entre a Liga Árabe e Damasco para chegar a um consenso para o protocolo… Essas comunicações e correspondências estão sendo estudadas por Damasco”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Jihad al-Makdesi, na capital síria.

Assad ainda não deu sinais de que irá acabar com a repressão aos protestos contra seu governo.

Deserções
Mais de uma dezena de policiais secretos sírios já se afastaram dos serviços de inteligência, segundo militantes no domingo, em aparentemente a primeira grande deserção do serviço que tem atuado como um pilar do governo do presidente Bashar al-Assad.

Um tiroteio eclodiu durante a noite após desertores fugirem do complexo de Inteligência da Força Aérea no centro da cidade de Idlib, a 280 quilômetros a noroeste de Damasco, e dez pessoas em ambos os lados foram mortas ou feridas, disseram ativistas.

No distrito sunita de Bab Amro, no domingo, milhares de pessoas cercaram o caixão de Khaled al-Sheikh, um manifestante de 19 anos de idade, que segundo moradores foi morto em um tiroteio aleatório do Exército no bairro nesta semana.

Abdelbassel Sarout, um jogador de futebol de 21 anos, beijou a cabeça ensanguentada de Sheikh enquanto uma multidão de jovens cantava ao ritmo de tambores: “Descanse em paz, vamos continuar a luta… mães choram pela juventude da Síria.”

“Quando nós filmamos os protestos para colocar no YouTube, a maioria dos manifestantes tenta esconder o rosto para não ser identificado pela polícia de segurança”, disse Wael, um jovem ativista na cidade. “Khaled sempre ficou com o rosto descoberto, cantando mais alto.”

Forças de segurança leais a Assad mataram seis civis no domingo, incluindo um pai e suas duas crianças, com tiros disparados de veículos em movimento, e também uma professora universitária em Homs, segundo ativistas.

As autoridades sírias afirmam estar combatendo “grupos terroristas” apoiados por estrangeiros que tentam impulsionar uma guerra civil, que já matou cerca de 1.100 soldados e policiais desde março.

Fonte: O Globo

17 Comentários

  1. Deve ter saido uns 4 do serviço secreto que na midia acaba virando deserção em MASSA.

    Só dou legitimidade ao movimento a partir do momento em que metade do pais parar para protestar do contrário é minoria e minoria não deve comandar um pais.

  2. CABRA TEIMOSOS SOFRE DENTRO DO BURACO!
    .
    .

    Esta com todo jeito de uma Líbia,o Bashar al-Assad;deveria observar como foi o fim do seu amicíssimo Kadaf,como foi que este terminou os seus últimos dias,em um bueiro dividindo espaços com os ratos,alás se não me fale a memória o Sadam terminou também em um buraco,onde foi morar….coitado das ratazanas!-Rsrsrs…..
    .
    Para Bashar,o buraco é mais em baixo…literalmente ele irá entrar pelo esgoto_Hahaha…..

  3. Assim como Kadafi, Assad nunca deixara o poder. Só sairá de lá morto. Mas ao contrário de Kadafi ( que Nao teve tempo de se preparar ) Assad vem fortalecendo suas FA e com certeza se tivermos uma intervenção por lá o Oriente Medi vai pegar fogo.

  4. Esse assad tem que se movimentar logo… dar algum sinal de mudança… pelo menos eu não tive contato nenhum a respeito de qualquer notícia de reforma democrática por lá…
    Será que eles mesmo não estão se movimentando, ou será que nós nao estamos vendo progressos e os entendimentos que vem ocorrendo por lá….
    .
    “eu sou um ditador, tenho muitas reservas de dinheiro assim como a minha familia, tem gente descontente com o meu governo, tem ditador perdendo a cabeça por alí, já estão me colocando na mídia internacional como um destruidor de lares, mas tem uma minoria muito raivosa do meu lado.. me dando certo apoio, mas quando o pal quebrar o primeiro a ser varrido do mapa serei eu… então… o que eu faço?”
    .
    Pega sua mala. sua cuia e VAZA… vc vai viver o resto da vida nas suas propriedades na europa e ganhando dinheiro com suas ações em petrolíferas. Pra mim seria o mais racional a se fazer… De lambuja, arma uma eleição e talz, e saia de fininho… no final você vai se tornar um heroi popular.. um martir, que pode resurgir a qualquer momento…

  5. Claro Charles, então quando uma minoria denem 1% da população vai as ruas protestar contra a corrupção, isso significa que não devem ser ouvidos e que o povo aprova a corrupção né? Então as minorias, gays, seguidores de religiões afros, devem ser ignorados porque são minoria, e por tanto não tem direitos. Ideiazinha mais tosca essa ein…

  6. perai!kadafi nao teve tempo de se preparar?

    meu,o cara teve 8 anos e meio para criar um dos exercitos mais poderosos do mundo,com o dinheiro do petroleo,so nao o fez porque preferiu mandar grana pras potencias ocidentais “cuidarem” e gastar mais no social,inclusive construindo escolas em paises vizinhos da libia (eu mesmo conheci um tunisiano que estudou em uma escola contruida pela libia de kadafi).

  7. Caro Rorcharch, não estamos falando de corrupção estamos falando da DERRUBADA de governo.

    Ser humano é tudo igual, pode ser branco, negro, amarelo, homo ou hétero…todos tem seu mesmo valor e devem ter o mesmo direito.

    Infelizmente a raça humana é uma praga.

    Mas fica tranquilo que concordo com você no direito ao protesto pacifico.

    Abraço.

  8. Tem um video do Kadaffi na liga arabe, onde ele diz que os arabes nao sao unidos, e diz que apesar das divergencias com o Sadam Husein eles nao deveriam ter se virado contra outro muc,ulmano, varios riram..na sala estava o Kadafi, o Mubarak, o presidente da Tunisia, do Yemen entre outros..to chegando na conclusao de esses arabes sunitas sao burro pra caramba..um a um estao virando churrasquinho de americano..

  9. Heber,
    O Brasil é atualmente o que? Setima, oitava economia do mundo? o plano de modernização de nossas FA é de quanto tempo? 15, 20 anos? Isso pra deixar em condições “favoráveis” a nossa defesa.
    Nenhum país consegue montar um exercito “poderoso” em 8 anos. Provavelmente entre seus vizinhos somente o Egito tem um exercito mais bem equipado. Alem do mais nunca deve ter imaginado ser apunhalado pelas costas pelos mesmos que o chamavam de “amigo”.

  10. Se o Brasil estiver apoiando ditadores, reis e oligarquias corruptas em outros países, certamente há indivíduos aqui pensando em implantar ditaduras de esquerda ou fascistas corruptas, pois praticamente nenhum político corrupto brasileiro foi para a cadeia até hoje (raríssimos casos)(Fato 1). Na raiz do problema, está o domínio de grupos de bandidos corruptos, que não querem ceder o poder (Fato 2). O populismo corrupto brasileiro é igual ao regime de Assad na prática (Fato 3). Na Europa e Japão, e principalmente no Reino Unido, famílias reais ainda influenciam no poder (Fato 4). Que mau exemplo os ingleses e japoneses deram ao mundo civilizado, mantendo as suas famílias reais (Fato 5). A solução para o mundo está no Parlamentarismo, a prisão de políticos corruptos, a escolha de políticos de altíssimo padrão intelectual e moral, e fim dos partidos políticos, pois eles acabam de transformando em oligarquias corruptas. Cada sindicado de trabalhadores escolheria os seus representantes políticos, pelo critério da competência, ética e patriotismo.
    Esse é o caminho para o fim do populismo corrupto.

  11. Se o Brasil estiver apoiando ditadores, reis e oligarquias corruptas em outros países, certamente há indivíduos aqui pensando em implantar ditaduras de esquerda ou fascistas corruptas, pois praticamente nenhum político corrupto brasileiro foi para a cadeia até hoje (raríssimos casos)- Fato 1. Na raiz do problema, está o domínio de grupos de bandidos corruptos, que não querem ceder o poder – Fato 2. O populismo corrupto brasileiro é igual ao regime de Assad na prática – Fato 3. Na Europa e Japão, e principalmente no Reino Unido, famílias reais ainda influenciam no poder – Fato 4. Que mau exemplo os ingleses e japoneses deram ao mundo civilizado, mantendo as suas famílias reais – Fato 5. A solução para a política mundial está no Parlamentarismo Ético, a prisão de políticos corruptos + generais, policiais e juízes coniventes, a escolha de políticos de altíssimo padrão intelectual e moral, e o fim de partidos políticos, pois eles acabam de transformando em oligarquias corruptas. Cada sindicado de trabalhador (órgãos de classes) escolheria os seus representantes políticos, pelo critério da competência, ética e patriotismo. Esse é o caminho para o fim do populismo corrupto. O melhor regime político atualmente no mundo é o chinês, pois eles, por princípios, eliminam o mal da nação. Assassinos contumazes e políticos corruptos são devidamente eliminados com um tiro na nuca, e o povo aplaude. Os políticos chineses são de altíssimo nível moral e intelectual, e sistema parlamentarista. A China melhorou muito de 25 anos para cá. Os americanos insistem no populismo + plutocracia (governo dos endinheirados). Não estou vendo futuro no regime político dos EUA, que se baseia, em parte, na hipocrisia, tal como foi na Roma Antiga. Não há também futuro para os regimes teocráticos do Oriente Médio.

  12. Dandolo, os paises que estão indo contra a intervenção na Siria o fazem devido ao MEDO de que isso acabe virando comum.
    Desta forma qualquer desculpa esfarrapada na ONU(mas dita muitas vezes) acabaria dando apoio a intervenção em qualquer lugar.

    A ONU tem a melhor camuflagem do mundo:
    Um papel dando aval para a invasão.

    Mas agora nem a camuflagem os gringos querem mais usar.

  13. Charles,eu sei disso,mas, por outro lado, não dá para aceitarmos em hipótese alguma, reis e ditadores em qualquer país do mundo. Mubarak acumulou uma fortuna equivalente a de Bill Gates, em 30 anos de ditadura.EUA e Israel apoiavam esse safado por motivos políticos. Assad é o mesmo caso. Claro que os países imperialistas querem a Amazônia para eles, e a desculpa são os índios. Temos 500 mil índios e 199.500.000 não-índios. A Amazônia possui 20 milhões de habitantes, porém pessimamente distribuidos. As nossas fronteiras estão vazias e abandonadas, por culpa única dos políticos brasileiros, que são os piores do planeta Terra, e quiçá de toda a Via Láctea. Quer dizer, fomos incompetentes na ocupação do território pátrio. A Zona Franca não era para ser em Manaus, mas distribuida pelas fronteiras amazônicas, a fim de povoá-las. Ainda há tempo de se fazer isso, mas as nossas Forças Armadas vão ter que trabalhar duro, abrindo estradas nas fronteiras e criando vilas com fazendeiros. Se não for dessa maneira, a OTAN + Rússia + China + Índia + Japão + Paquistão + Indonésia, irão invadir e tomar conta da metade do território nacional.

Comentários não permitidos.