Presidente da Colômbia pede que países ‘não façam nada’ sobre conflito

Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos

Claudia Jardim

De Caracas para a BBC Brasil

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, reagiu aos comunicados das duas principais guerrilhas colombianas enviados à CELAC (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos), no qual pedem ajuda aos países para estabelecer um diálogo que abra caminho para um processo de paz.

“Por enquanto a melhor maneira de ajudar é não fazer nada”, disse o presidente.

Dilma
Reféns

Santos, que discursou na sexta-feira, durante abertura da Cúpula, pediu direito de palavra adicional para enviar o recado a seus colegas. “As FARC são um assunto interno colombiano, e nós os colombianos vamos resolvê-lo”, acrescentou.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) enviaram comunicados dirigidos aos presidentes da CELAC nos quais afirmam que um processo de paz na Colômbia será positivo para toda a região.

O ELN solicitou “com urgência” um encontro “direto” e de “alto nível” com a CELAC para que “supervisionem um caminho certo para a paz na Colômbia e evitem que suas consequências continuem gerando tensões na região”, diz o comunicado.

As FARC, maior guerrilha colombiana, disseram, também por meio de um comunicado, que a paz na Colômbia deve ser assunto de interesse continental.

“Quantos revolucionários que optaram pela via democrática e hoje estão no poder? Como a Dilma (Rousseff) ou o presidente do Uruguai (José Mujica)?”

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia

Em resposta, Santos, disse que a luta armada é algo anacrônico e usou como exemplo a presidente Dilma Rousseff – que participou da luta armada nos anos 70.

“Quantos revolucionários que optaram pela via democrática e hoje estão no poder? Como a Dilma (Rousseff) ou o presidente do Uruguai (José Mujica)”, disse Santos.

O presidente colombiano disse que em seu governo “há total disposição” para alcançar a paz, porém reiterou que somente se sentará em uma mesa de negociações com as guerrilhas quando os rebeldes mostrarem “vontade real” de chegar a um acordo definitivo.

“Estamos mais que dispostos a encontrar essa solução pacífica”, disse.

Estas declarações, no entanto, destoam do tom utilizado por Santos há algumas semanas.

Ao confirmar o assassinato do líder das FARC Alfonso Cano, morto em uma operação militar, Santos disse que a única saída para os grupos armados seria a rendição.

“Ou então vocês vão acabar em uma prisão ou em um túmulo”, afirmou Santos, ao reiterar a via armada como caminho para enfrentar o conflito.

Além do recado às guerrilhas, Santos conseguiu emplacar um documento entre os 22 que foram referendados pelos presidentes da CELAC, no qual os países se comprometem a lutar contra o “terrorismo”.

Entre os documentos elaborados e debatidos na Cúpula CELAC, obtido pela BBC Brasil, os países se comprometem em combater com uso de prisão e processos judiciais “quem apóie ou facilite o financiamento, planificação, financiamento, preparação ou organização de atos de terrorismo” ou quem “dê refúgio (a terroristas) ou participe desses atos”, diz o documento.

As FARC são consideradas grupos terroristas pela Colômbia, Estados Unidos e parte da União Européia.

Santos pediu ainda a seus colegas latino-americanos que condenem as práticas utilizadas pela guerrilha.

“A melhor maneira de ajudar-nos, neste momento, é condenando certas táticas como o recrutamento de crianças (…) ou execuções a queima-roupa como fizeram contra quatro militares”, afirmou.

Há uma semana, quatro militares que eram mantidos como prisioneiros da guerrilha foram executados durante uma tentativa de resgate forçado do Exército. Um quinto refém conseguiu escapar e foi resgatado por soldados colombianos.

Fonte: BBC Brasil

16 Comentários

  1. Muito justa a posição do Presidente da Colombia.
    Lamento que a autora da matéria – Claudia Jardim, chame de “assassinato” a eliminação, liquidação, execução ou que seja mais, do líder guerrilheiro Alfonso Cano.
    A lei contra o bandido não é assassinato.

  2. NÃO apoio terrorismo,mas asveses é a forma de se livrar de um tirano,se for assim todos os que participaram do golpe na libia são terroristas e guerrilheiros,pois estão em oposição armada contra o governo,ciria,egito,e etc e no intanto teve apoio total da onu e dos paises ricos,o negocio é interece se intereçar as grandes impresas aos monopolios,cai ou não cai quem manda é o poder economico,e até mesmo esta celac podem crer tem grandes impresas por tras e este documento que JUAN MANUÉL SANTOS fez todos assinarem vai favorecer o governo unico que eles querem implantar,e ai quem não gostar! os americanos ja enviaram ao congresso americano pedido de votação para dar autorização ao ceu exercito para prender cidadões americanos ou não sem autorização judicial,sem condenação é o principio do que eu falei anteriormente,que os paises serão divididos em 10 supernações,EX= NA AMERICA LATINA CERA ELEITO UM PRESIDENTE UNICO,AMERICA DO NORTE E POR AI VAI DESTES DEZ SERA ELEITO UM UNICO MUNDIAL,E TUDO CAMINHA PARA ISTO,E É UM CAMINHO SEM VOLTA,e quem não concordar prizão,ou morte,e esta lei vai facilitar para ninguem apoiar,guerrilhas,terroristas,que não vão concordar,estão enfiando de vagarinho na nossa go~ela abaixo e simplesmente temos que engolir.

  3. PULSO FIRME CONTRA O TRÁFICO,SANTOS!
    .
    .
    .
    Se não houver politicagem por trás como acontecia no governo do aloprado extremista da direita Uribe, e sim clareza em combater todos os bandidos do narcotráfico,quer das FARCS ou das milícias da direita colombiano;os governos tem mais que apoiar Santos.
    .
    Traficante de drogas e armas bom é o traficante morto debaixo de 7 quilômetros de terra em cima dele!
    .
    Esse papo dos americanos de resolver colocando bases por lá,todos nós sabemos que é maior mentira,como sempre eles utilizam as mazelas aleias para se promoverem!

  4. A questão é que as FARC ultimamente não tem sido problema só da Colômbia, e a entrega das armas pelas FARC não iriam retirar a criminalidade de lá, pois já foi provado até pela Polícia Federal do Brasil a presença de cartéis mexicanos na região fronteiriça.
    Já faz algum tempo que isto não é problema só deles, e creio que o Brasil não poderia relaxar quanto isto, e deixar bem claro, que quando isto ultrapassar as fronteiras colombianas (se já não ultrapassou) e adentrar nas nossas, irá se tornar problema também para nós, e dessa forma, serão tomadas as devidas ações para reestabelecer a ordem, seja a Colômbia querendo ou não que interfiremos nos seus “problemas internos”.

    Abs, Lucasu.

  5. “Um problema que só a gente deve resolver”
    .
    Você fala isso depois que teu antecessor colocou 5 bases dos eua pra atuar contra o tráfico ali…
    Vocês já viram alguma ação AMERICANA, coibindo o tráfico na colômbia? ou esse negócio de tráfico foi só um pretexto pra colocar essas 5 bases aqui…
    tenho certeza que nem no afeganistão tem 5 bases americanas…. acredito que se elas estivessem realmente em favor do combate ao tráfico de drogas, as FARC ja teriam pedido arrego a muito tempo….

  6. Vez por outra aparece na mídia nacional o comentário que o PT tem ligações com as Farcs.Devemos analizar as denúncias de Olavo de Carvalho sobre o foro de São Paulo e se comprovadas botar os responsáveis na cadeia.Não concordo com entreguistas seja ele de direita ou esquerda.

  7. Isso é assunto interno da Colômbia,mas achava prudente a CELAC com o consentimento colombiano ouvir as propostas de paz desses grupos,quem sabe não se poderia chegar a um consenso ?
    Não podemos fechar as portas para nenhuma solução de paz!

  8. LUCASU meu amigo a muito tempo ja é tambem problema nosso.Durante o Gov.FHC embora não fosse noticiado a FAB realizou alguns bombardeios com Napal a acampamentos das FARCs em territorio Colombiano e houveram tambem ações por terra.Quando Lula assumiu esse intercambio cessou e se hoje temos os EUA com bases la na Colombia é justamente causado pela ausencia de ajuda do Brasil.Lula queria que Uribe viesse e se humilhasse a ele para ele tomar as redeas e fazer um armisticio MANGUAÇA onde o trafico de armas e drogas para o Brasil não diminuiria.A questão guerrilha é sim problema interno Colombiano mas o narcotrafico é transfronteiriço.Assim como penso que deviamos jogarmos duro com Paraguai,Bolivia,Peru e Colombia tambem.O Brasil deveria ja a tempos ter assumido a condição de potencia regional e nessas questões se não se joga com austeridade e energia tentando com papinhos demagogos cheios de hipocrisia não se resolve nada.Não é o caso da Colombia mas paises como Paraguai e Bolivia o estado nutre o contrabando,trafico de armas e drogas.Ninguem pode acusar a Colombia que estava dominada pela guerrilha e carteis de ter trazido os Americanos para nossas fronteiras.O Brasil é que foi omisso e covarde governado por antigos guerrilheiros que passaram a passar a mão nas cabeças dos probresinhos vizinhos e se tornou conivente.Depois querem acusar os meios de segurança que mal remunerados,mal aparelhados,dessistimulados e sem perspectivas acabam sendo atraidos pelas facilidades dos ilicitos.Assim como ninguem tem de se meter no problema interno da Colombia ninguem tambem tem que pitacar ou tentar interferir nos nossos.Estamos criando e nutrindo foruns de cobras e dando poder as mesmas.

  9. A OTAN e a Colômbia têm que apurar, se há brasileiros radicais de esquerda ajudando as FARCs. Para aonde está indo o dinheiro da corrupção política ? Por que os políticos corruptos brasileiros do PT,PMDB, PDT, etc, não foram presos ? O que fazem as ONGs brasileiras com tantos recursos que recebem do Gov Federal ? Ninguém sabe …

  10. Dandolo disse:
    04/12/2011 às 17:41
    dandolo a otan não tem nada o que cheirar aqui não, eles que vão fazer pirataria noutro lugar, ate acho legais seus posts, mas essa besteira entreguista que vc disse não tem o menor cabimento, quem deve resolver nossos problemas somos nos, e as farc, des-de que não cruzem a fronteira são problema da colombia,SE TEM UMA COISA QUE ME ENOJA, SÃO COVARDES QUE QUEREM QUE OUTROS LUTEM SUAS LUTAS POR ELES
    lembrando que quem arma as farc, e outros lixos na america do sul, SÃO OS VICIADOS INUTEIS, uma nação, deve ter suas revoltas, e revoluções tocadas por seu povo, para que tenha legitimidade, se acham que o brail e corrupito, parem de choramigar e se esforcem mais para torna-lo melhor

  11. Muitos jovens que dedicam 10,12,15 anos de suas vidas em unidades especiais das forças armadas principalmente do EB de uma hora para outra são desligados e teem dificuldade para ingressarem no mercado de trabalho e lutarem por suas sobrevivencias.Pessoas que aprenderam somente taticas de guerra.Muitos acabam sendo aliciados pelo narcotrafico e guerrilha.Porque essas pessoas não são aproveitadas nas forças de segurança?Ja a muito tempo muitos Brasileiros se enganjam em guerrilhas latino-americanas seduzidos por ideologias ou pelo dinheiro facil do narcotrafico.Nos anos 80 um capitão do EB instrutor especialista de guerra na selva desertou abidicando de sua carreira e deixando para traz sua familia para ingressar nas FARCs levando consigo toda a sua espertiase em guerra na selva.Não temos somente o problema do sucateamento e a falta de infraestrutura e investimentos,vivemos tambem uma desestimulação que se agrava com o descaso e os baixos salarios.Aquele que tem boa indole apesar de tudo prima pelo correto mas todos somos seres humanos e temos limites e muitos por puro desespero de sobreviver acabam sendo aliciados.Neste pais nem todos que se prostituem ou praticam ilicitos o fazem simplesmente por mera delinquencia ou falta de moral.A pouco um simples trabalhador se endividou com traficantes para custear tratamento de uma filha e como não teve como pagar acabou no narcotrafico e em pouco tempo se transformou no inimigo publico numero um da policia do estado do RJ.NEMs da vida este pais esta cheio.

  12. Escorregou com relação a Otan. No tocante as relações marginais do PT e demais partidos, cabe ao MPF investigar, apurar e tomar as devidas providências. Isso se chama fortalecimento das Instituições leva tempo e só se dá acabando com o rabo preso. Ou seja vai demorar muito!!!

Comentários não permitidos.