Paquistão promete retaliar ações da Otan

O Exército do Paquistão anunciou ontem que vai revidar qualquer ataque da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a seu território. O anúncio foi feito após um ataque de helicópteros da aliança à zona fronteiriça entre o país e o Afeganistão, no sábado, deixar 24 soldados paquistaneses mortos.

Sob pressão por não ter revidado ao bombardeio de duas horas, o comandante das Forças Armadas paquistanesas, general Ashfaq Kayani, enviou uma carta a seus subalternos com a nova determinação, que deve tornar ainda mais tensas as relações do país com seus aliados ocidentais, enfraquecidas desde a operação especial americana que matou o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, em território paquistanês, em maio.

“Quero enfatizar e não deixar ambiguidades: sob ataque, vocês têm toda liberdade de ação para reagir”, escreveu o comandante, segundo o jornal britânico The Guardian. “Qualquer ato de agressão será respondido com toda força, independentemente dos custos e consequências.”

Segundo a ministra da Informação, Firdous Awan, a decisão de Kayani teve respaldo do governo. Em reunião com o Conselho de Segurança Nacional, o premiê Yussuf Raza Gilani obteve apoio unânime de seu gabinete.

Fonte: Estadão

20 Comentários

  1. Paquistão não é Afeganistão. Lá a coisa é diferente, o buraco é bem mais embaixo, e com armas nucleares, basta detonar uma em uma cidade europeia ou americana que não importa como a OTAN revide, o estrago ja vai tar feito. EUA acabaram de perder um fundamental aliado na região que se aproxima cada vez mais da China e da Russia. E também tem a questão da India e Paquistão, se a OTAN entra em guerra com o Paquistão, a coisa ia ficar muito feia.

  2. Pessoal o Paquistão tem a bomba….lembram….a booomba!
    .
    O chineses na retaguarda e os russo pé da vida com a OTAN….o que eles querem mais?
    .
    A 1º GM,começou assim,um ambiente saturado(políticas de trincheiras),e uma morte de um “João-ninguém” em um lugarzinho escondidos nos fundos da Europa e pronto…começou toda a “fuleiragem”.

  3. Palavras duras de um general, sim são serias, a Otan vai ter mais cuidado antes de abrir fogo em território Paquistanês, eles tem condições de revidar sim, parem de achar que os caras EUA e NATO são mais homens que os outros, … não bater de frente mas uma guerrilha bem organizada , mina a resistência de qualquer atacante…

  4. não entendo a politica externa dos eua, estão dando um tiro no pé atras do outro, o paquistão era um importante aliado e cliente armamentista, agora tocaram o samba do criolo doido la, e o caldo periga entornar de vez, o que pretende o pentagono com essas ..agadas ? será que a casa branca ainda tem o controle do seu exercito ? isto esta cheirando muito mal, esta cheirando a golpe by tea part

  5. Querem apostar como agora a OTAN não mata nem mais uma mosca no Paquistão??? Nem pernilongo eles matam mais! As tropas vão passar a fazer figuração nos quarteis… Não se brinca com quem tem a Bomba + ICBM !
    .
    E ainda perderam a aliança com o Paquistão. ( Depois dessa não resta mais dúvida alguma: O Paquistão já está aliado e apoiando a Rússia, Síria e Irã contra OTAN/EUA/Israel).

    ——————————–
    Cara; ainda não acredito como podem ser tão BURROS!!!! Quem foi o imbecil que autorizou esse ataque ao quartel paquistanês?? Inacreditável!!! Os responsáveis tem que ser rebaixados a ajudante de faxineiro!!!

  6. O grande problema de uma guerra é a logística,ou seja tem que fazer a máquina de guerra funcionar alimento para a tropa,combustível para os veículos,remédios,etc…..
    E os EUA perderam sua principal rota de logística que é o Paquistão.Agora suas posições no Afeganistão ficam comprometidas.

  7. ahahahah então vocês nãoa creditam no que o Paquistão fala?

    Pra mim tem mais culhões o Paquistão do que a Russia que só fala fala e não faz….

  8. Se a OTAN entra em guerra contra o Pakistão, vai ter de combater o Irã antecipadamente e depois vai enfrentar a China sustentados todos pela indústria bélica russa e chinesas.
    A OTAN não é onipotente, eles sabem disso, o perigo é que aqueles idiotas radicais no senado do EUA não sabem.
    Esta certo o Pakistão.

  9. O Paquistão não está brincando.
    Na minha opinião,Irã e Paquistão estão unidos,e quiçá,outras repúblicas islâmicas. A OTAN + Rússia + China + Índia neutralizam a dupla Islâmica já, ou o mundo irá conviver com países islâmicos nucleares.

  10. Prosopopéia flacida para acalentar bovinos. Traduzindo: “Conversa mole para boi dormir”. Esta é uma atitude mínima para colocar panos quentes e dizer a OTAN tomar mais cuidado. A OTAN também não é boba e vai dar um tempo… depois a poeira levanta de novo.

Comentários não permitidos.