Exército iraniano derruba avião não tripulado dos EUA, diz TV

O Exército iraniano afirmou neste domingo ter derrubado um avião-espião não tripulado dos Estados Unidos que violou o espaço aéreo do Irã, segundo informou uma fonte militar à televisão estatal do país Al Alam.

“O Exército iraniano derrubou um avião não tripulado norte-americano RQ-170 intruso no leste do Irã”, informou a fonte, segundo a televisão estatal.

O RQ-170 Sentinel é um “drone” de reconhecimento de alta altitude cuja existência, revelada em 2009 pela mídia especializada, só foi reconhecida em 2010 pela força aérea americana.

A fonte militar acrescentou que a resposta do Irã à violação de seu espaço aéreo não se limitará às suas fronteiras.

“A resposta das Forças Armadas do Irã à violação de nosso espaço aéreo por um avião-espião não tripulado dos EUA não se limitará mais às fronteiras do Irã”, disse uma fonte militar segundo a TV Al Alam.

A TV estatal Al Alam não diz onde nem quando o aparelho foi derrubado, mas indica que o “drone” sofreu alguns danos.

A agência de notícias semioficial Fars confirmou a informação e disse que a aeronave, que teria violado o espaço aéreo iraniano pela fronteira leste, agora está sob poder das forças armadas do Irã.

“As unidades de guerra eletrônicas e antiaéreas conseguiram abater um “drone” americano do tipo RQ-170, que violou as zonas fronteiriças do leste do país”, informou a agência.

Em julho, o Irã informou que derrubou um avião-espião não tripulado dos Estados Unidos perto da cidade sagrada de Qom, nas proximidades da instalação nuclear de Fordu.

O Irã tem travado uma disputa com os Estados Unidos e seus aliados devido ao programa nuclear, suspeito pelas nações ocidentais de ter fins bélicos, o que o país persa nega.

RELAÇÕES ABALADAS

Depois de o Reino Unido, os Estados Unidos e o Canadá imporem em 21 de novembro novas sanções financeiras ao Irã pelo seu programa nuclear, o Parlamento de Teerã aprovou em 27 de novembro uma lei para diminuir suas relações com Londres ao nível de negócios, o que significa a expulsão do embaixador britânico.

Organizações estudantis radicais islâmicas convocaram em 29 de novembro uma concentração em frente à embaixada do Reino Unido para protestar pelas sanções, que terminou com o ataque aos dois escritórios diplomáticos britânicos.

Os manifestantes queimaram a bandeira do Reino Unido, destruíram os dois escritórios e mantiveram retidos diplomatas e funcionários da embaixada britânica durante horas, o que só terminou com a intervenção da polícia iraniana para libertar os reféns e retirar os jovens envolvidos no protesto.

No dia seguinte, o Reino Unido retirou sua equipe diplomática do Irã e fechou sua representação. O governo de Londres ainda deu 48h aos diplomatas iranianos para deixarem seu território e fecharem sua sede.

O incidente aumentou a tensão entre o Irã e a União Europeia, cujos ministros das Relações Exteriores aprovaram na quinta-feira, em Bruxelas, novas sanções financeiras a entidades e pessoas que façam parte ou apoiem o regime de Teerã, além de planejarem eventual embargo petroleiro ao país.

Após a retirada dos diplomatas britânicos, a França, a Alemanha, a Noruega e a Holanda chamaram seus embaixadores no Irã para tratar o assunto e outros países da UE convocaram os representantes iranianos em seus territórios para protestarem pelos acontecimentos.

Fonte: Folha de S. Paulo

20 Comentários

  1. O PIOR CACHORRO NÃO É O QUE LADRA E SIM É O QUE TEM DENTES
    .
    .
    Diferentemente de uns “especialistas” de plantão,que na sua vã “sapiência”,acredita que um ataque ao Irã,para os EUA seria um parceio à Disney……bem isso deve mostrá-lo que nem é bem assim.
    .
    Como todos aqueles que são acometidos do mal da plenicitude,deveriam sabem que:
    .
    .
    Toda ação tem uma reação;
    para todos fins,os meios tem um preço;
    Querer não é poder.

  2. pois é parece que os Eua esta querendo uma guerra contra o Irã mas tenho certeza não vai ser a mesma coisa como o iraque e afeganistão

  3. Gostaria de saber como eles detectaram e com qual armamento derrubaram o Drone.Concordo com o colega acima eles estão calibrando suas armas,ou seja estão arrumando alguma forma de vazar o sistema defensivo.Só partirão contudo se tiverem absoluta certeza que suas perdas forem mínimas.Ninguém entra numa guerra para perder.

  4. Se fosse um drone iraniano em alguma possessão dos EUA,a “”opinião pública mundial”” estaria indignada com o ato vil e perverso do governo de Teerã!
    Esse vant não foi o 1º a ser derrubado por forças iranianas sobre o Irã,isso por si só já é um ato de guerra !

  5. CARA eu morro de vontade de ver um treino qualquer de invasão do nosso espaço aéreo, quanto tempo será que a aeronáutica ia perceber?? ahahahha
    Um vulcan, hercules é fácil pegar, quero ver um caça ou UAV/UCAV

  6. Sr.Galileu,
    .
    .
    O nosso espaço aéreo é invadido todo o santo dia nas regiões fronteiriças,em especial com o Paraguai,Bolívia,Peru,Colômbia;e não é por esses aviões citados pelo senhor más por pequeninos teco-teco,alás aqui no PB já houvera matéria sobre este assunto.
    .
    Diga de passagem,que a FAB está até aqui,neste assunto,bem graças a Deus…não sei se for os de 4°geração para cima,ai sim;compartilho com o senhor as minhas dúvidas sobre a eficiência da nossa sofrida FAB!
    .
    .
    abraços

  7. Excelente, agr, engenharia reversa nele…foi um baita presentão. Os Persas estão desenvolvendo um missil de cruzeiros q voa mt baixo e é mt moderno, os judeus(sem oSS 2 eSSeSS maiúSSculoSS ) estão mt preocupados.Enquanto isso no sul maravilha , a mesmice de sempre no reequipamento das n sucateadas FAs.P Ontem.Sds.

  8. Lucena,
    Aceitarei suas desculpas se a notícia do abate do drone se mostrar falsa.
    Quanta à sua interpretação do que eu disse sobre uma hipotética incursão ao Irã, temo que seja menos inteligente do que imaginava, ou então usa mesmo de má fé, pura e simplesmente.
    Típico, devo confessar.
    Se alguém se interessar em conferir onde foi que o Sr. Lucena achou um comentário meu dizendo que um ataque americano ao Irã seria um PASSEIO, disponibilizo a página:
    http://planobrasil.com/2011/11/27/ira-revisou-sua-doutrina-de-defesa/
    Quanto a ser “especialista”, embora a contragosto, tenho que aceitar o adjetivo tendo em vista o nível de conhecimento sobre o tema que o senhor teima em nos mostrar.

    Passe bem!

  9. Quando ou se os americanos e israelenses atacarem o Irã, com certeza estarei lendo os comentários dos colegas acerca do desenrolar dos acontecimentos e com certeza recorrerei ao tão prático recurso de “recortar e colar” e aí poderemos ter uma visão clara acerca do que seja o tal “mal da plenitude”.

  10. Pode vir bando de grinlada, que aqui tem missel para abater qualquer porcária aerea americana, nossos guerreiros são muito diferente de sua política democrática deprimente que engana o mundo e extorce as verdades. Por isso avançamos em tecnologia, militar para dar o troco aos traidores do grande Ahlá.

  11. Como foi dito em reportagens anteriores..O irã tem uns “”Brinquedinhos”” guardados que pouco gente sabe quais são e com certeza estes não são divulgados pela imprensa irariana.

Comentários não permitidos.