Caso Chevron obriga Brasil a pensar como potência

Apesar de o Brasil ter razões óbvias para estar aborrecido com a petroleira americana Chevron, o vazamento que a cada vez mais evidente imperícia da empresa causou motiva reflexão sobre quanto o país progrediu, pois o episódio insinua superioridade técnica e financeira da Petrobrás e revela postura soberana das instituições brasileiras em relação a uma poderosa transnacional que há uma década talvez nem fosse incomodada.

De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, a Chevron está sendo punida devido à falta de equipamento adequado para estancar o vazamento, tendo sido obrigada a pedi-lo emprestado à Petrobrás, e por esconder informações, o que, mais do que desrespeito pelas leis brasileiras, pode ter relação com problemas econômicos que afetam o país-sede da empresa, sem falar em sua incapacidade técnica e falta de transparência.

Mas não é só isso. Vai ficando cada vez mais claro que chegou o momento de o Brasil começar a agir como potência não só do ponto de vista econômico, mas, também, do ponto de vista estratégico, pois lhe faltam os meios de patrulhar as suas cobiçadas águas territoriais e isso tira do país as condições de fazer valer a sua soberania por meios não-diplomáticos, o que toda grande nação precisa ter como fazer, se for o caso.

Recentemente, a imprensa noticiou o progressivo sucateamento do poderio bélico do país, se é que se pode chamá-lo assim. A defesa do território nacional seco também está ameaçada pela incapacidade da Força Aérea Brasileira de patrulhar e até de chegar rapidamente a eventuais zonas de conflito fronteiriças devido à obsolescência de suas aeronaves de caça. Enquanto isso, a compra das novas aeronaves empaca sem que se tenha notícia de quando será efetuada.

Nesse aspecto, a politização do assunto compra de novos caças pela imprensa, ano passado, terminou por fazer o governo congelar as tratativas. Devido à mesma imprensa querer determinar de que nacionalidade seriam as armas – que, obviamente, queria que fossem as fabricadas pelos Estados Unidos – o governo retrocedeu e a situação de fragilidade estratégico-militar foi se agravando.

O país tem recursos para se armar. É, atualmente, um dos mais desarmados da América Latina apesar de seus recursos financeiros serem muito maiores do que os de seus vizinhos. E é a política que o mantém inferiorizado belicamente, o que lhe retira também as condições estratégico-militares de seguir pleiteando o tão ambicionado assento definitivo no Conselho de Segurança da ONU.

Está faltando coragem ao governo de pôr o tema em pauta.

O episódio Chevron mostrou a importância e o peso do Brasil hoje no mundo. A poderosa transnacional foi devidamente enquadrada, teve suas atividades suspensas e, preocupada, manifestou-se no sentido de se submeter plenamente às determinações e demandas nacionais. O mundo leva o Brasil cada vez mais a sério, entende cada vez mais a sua importância. É preciso que o país também se leve a sério.

Fonte: Blog da Cidadania

Nota do Editor:

Não me canso de postar esta imagem, pois creio que esta foto demonstra o real estado do Brasil no mundo, um gigante financeiro e um anão militar !!!

Abs, Lucasu.

35 Comentários

  1. Brasil a pensar como potência
    .
    SO SE FOR NA (( agropecuaria))
    .
    AE EU CONCORDO
    .
    O BRASIL JA E ((sucateamento do poderio bélico do país, se é que se pode chamá-lo assim.))

    E QUER assento definitivo no Conselho de Segurança da ONU.
    .
    E PRA RIRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR OU PRA CHORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  2. Como um país como o nosso que não esta tendo armamento adequado pra se defender de possíveis invasores quer ter um assento na ONU.
    Isso é piada.. kkkkk // rindo mesmo pra não chorar.
    E nós brasileiros só fazemos reclamar e não fazemos nada para mudar isso. 🙁
    Deviamos fazer um baixo assinado, tenho certeza que não seria difícil e mostraria para o governo que os brasileiros querem um pais armado e em paz.

    ” Se quer paz, prepare-se para a guerra. “

  3. Ésta materia é de suma importancia,bem colocada,e é uma tecla que tenho batido tambem nos meus comentarios,e tados sabemos que o Brasil PARA TER VÓZ tem que melhorar a sua estrutura belica,vamos diser que a chevron repita mais uma catastrofe por descuido incopetencia ou mesmo ganancia de furar rapdamente,e o brasil tome medidas drasticas,proibindo a chevron de perfurar poços no Brasil,ai vem os americanos com sua força politica militar e ameaça o brasil ,e ai temos que abaixar a cabeça e deixar a chevron faser o que quiser,tomara que não aconteça,mas se temos força militar temos vóz,ou temos que infiar a cola no meio das pernas igual um cão sarnento e calar-se,os bandidos estão tomando conta do pais,porque?porque sabem que o sidadão de bem esta desarmado e a merce dos bandidos,lei do desarmamento seria uma lei boa mas se tivesemos leis duras e severas policia seria onesta e atuante,assim brevemente pode acontecer com o pais sabem que esta desarmado e o povo tambem sem poder de reação,irão entrando e nos roubando como quiserem.

  4. Quero ver o que o governo vai fazer com os funcionarios
    americanos ilegais que a policia federal encontrou trabalhando na plataforma e que nem entrada no pais tem !!! a PF tem que fiscalisar esses gringos que pensam que aqui e casa da mae Joana .

  5. Quando é que esse governo vai acordar pra realidade? Á situação das FFAAs não são das melhores e se não mudarem isso tende á piorar e não teremos como se defeder de agreções externas isso é lamentável.

  6. foi essa mesma empresa que financiou a campanha de jose serra,e essa empresa,caso esse traidor da patria tivesse sido eleito,seria hoje dona de todo o pre-sal.

    Brasil potencia economica ja e uma realidade,e como diz o texto,so falta coragem e visao de futuro para os nossos governantes,creio que isso so ira ocorrer a partir de 2020,a esperanca e a ultima que morre.

  7. O texto começou bem e terminou mal. Que somos um anão e temos que gastar mais com as forças armadas, não há dúvida. Mas dizer que isso tem alguma coisa a ver com o desatre da Chevron, não faz sentido. O problema lá foi de fiscalização, ineficiência burocrática. Não há poder bélico que solucione isso. Nem com PAK50 ou F22 fiscalizariamos melhor e faríamos o IBAMA e a ANP funcionar. O problema lá é outro!

  8. Bem sensato o comentario e nao e de hoje que o governo ai eleito, nao tem forcas politicas ou sensatez comun ou ate forca de vontade de armar o pais, de pelo ao menos evitar conflitos. Do jeito que a coisa esta, no desleixo, e convidar problemas, uma vez que chegarmos a completa producao de petroleo do pre-sal.Hoje, por enquanto, esta tudo na expectativa, mas uma vez confirmada uma producao de 4.5 a 5 milhoes de barris diarios, ai sim os olhos mundiais vao se esbugalhar pro lado do Brasil. Isso vai ocorrer em poucos anos e estrategia militar e rearmamento so ocorrera em 15 anos ou mais se assim continuar.
    Dilma, Amorin,MAG, e tantos mais no poder estao deixando o pais sem defesa alguma, praticamente pronto a ser colonizado para ser ‘protegido’. O absurdo chegara a tal ponto que sera adimitido ao pais ser ‘protegido’ pela IV frota americana contra imaginarios inimigos do Brasil (china).Os EUA declaram unilateralmente que forcas estranhas querem nosso petroleo e envian a IV Frota pra “proteger”. Sera que e isso o legado de Lula e Dilma ou qualquer que seja o governante brasileiro no futuro proximo.

  9. A pergunta de um bilhão de dólares é:

    Este “acidente” da Chevron foi só um evento de descaso e ganância capitalista de uma empresa americana ou faz parte de uma estretégia cada vez mais ampla e agressiva de “SEGURAR” as opções de desenvolvimento brasileiro ao criar dúvidas na exploração do pré-sal, opor-se a construção de grandes hidrelétricas como Belo Monte através de ONGs internacionais e fomentar o sentimento anti brasileiro na mídia latino americana controlada por grupos de mídia americana.

  10. É por essas e outras que eu sempre digo: Na era da internet, aqueles que sempre mentiram com objetivos obscuros estão lascados. Não adianta mentir! Logo a verdade aparece e de forma nua e crua.
    Essa notícia veiculada pelo tal Estadão é uma dessa coisas descaradas, mas vindo daquela fonte eu espero tudo, menos a verdade. Vejá essa listinha dos vários programas de aquisições parta as nossas FFAAs extraídas de um site, imagino confiável.

    Novos equipamentos para as Forças Armadas do Brasil

    Apresentamos um estudo sobre os principais projetos para aquisição, desenvolvimento ou modernização dos equipamentos de nossas forças armadas. O quadro abaixo será atualizado periodicamente refletindo a real situação de cada um deles até aquela data:

    Forças Armadas…………..

    Equipamento / Programa
    Força Armada
    Especificação
    Origem
    Quantidade
    Período
    Status
    A – 29 Super Tucano
    Força Aérea
    Aeronave leve de ataque
    e treinamento
    Brasil
    99
    2009 – 2011
    Em produção
    (90% entregue)
    A-1 AMX
    Força Aérea
    Caça-bombardeiro leve
    (Embraer)
    Brasil
    43
    2010 – 2014
    Modernização na Embraer
    (em andamento)
    A-Darter
    Força Aérea
    Míssil ar-ar de curto
    alcance de 5ª geração
    Brasil /
    África do Sul
    n.d.
    2009 – 2015
    Em desenvolvimento
    com a África do Sul
    AF-1 Skyhawk
    Marinha
    Aeronave leve de ataque
    EUA
    12
    2009 – 2012
    Modernização na Embraer
    (contrato assinado)
    ALAC
    Exército
    Arma leve anti-tanque
    Brasil
    n.d.
    2009
    Produção de
    lote inicial
    AS 365K Pantera
    Exército
    Helicóptero utilitário
    França
    32
    2011 – 2021
    Modernização na Helibrás
    (contrato assinado)
    AS 550 A2 Fennec
    Exército
    Helicóptero leve
    França
    18
    2011 – 2018
    Modernização na
    Helibrás
    (contrato assinado)
    Blindados M-113
    Exército
    Veículo blindado transporte
    de tropas, sobre lagartas
    EUA
    376
    n.d.
    Modernização no país
    (contrato assinado)
    C – 95 Bandeirante
    Força Aérea
    Aeronave leve de transporte
    (Embraer)
    Brasil
    54
    2010 – 2014
    Modernização na Embraer
    (em andamento)
    C – 105 Amazonas
    Força Aérea
    Aeronave média de transporte
    Espanha
    8
    2010 – 2012
    Em estudo
    COBRA
    Exército
    Equipamentos e armas para o
    Combatente Brasileiro do futuro
    Brasil /
    França
    n.d.
    n.d.
    Em desenvolvimento
    EC 725 Cougar
    EB / FAB / Marinha
    Helicóptero de transporte/utilitário
    (Helibrás)
    Brasil /
    França
    50
    2010 – 2016
    Encomendados
    (03 já entregues)
    F- 5EM Tiger II
    Força Aérea
    Caça de ataque e interceptação
    EUA
    57
    2009 – 2012
    Modernização na Embraer
    (em andamento)
    Fragatas
    Marinha
    Navios escolta de 6.000 toneladas
    n.d.
    5
    2014 – 2020
    Em estudo de
    projetos internacionais
    Fuzil de assalto
    Exército
    Novo armamento individual
    n.d.
    200.000
    n.d.
    Em análise
    Gaucho
    Exército
    Veículo leve de reconhecimento
    Brasil /
    Argentina
    n.d.
    2009
    Produção de
    lote inicial
    Grumman
    S-2 Tracker / C-1 Trader
    Marinha
    Avião de transporte / AEW
    EUA
    8
    2011 – 2014
    Em modernização
    HB 350 L1 Esquilo
    Exército
    Helicóptero leve
    França
    15
    2011 – 2018
    Modernização na
    Helibrás
    (contrato assinado)
    KC – 390
    Força Aérea
    Nova aeronave de transporte
    (Embraer)
    Brasil
    28
    2012 – 2020
    Em desenvolvimento
    KC-X
    Força Aérea
    Aquisição de nova aeronave para
    REVO e transporte de tropas
    n.d.
    2
    2010 – 2016
    Em análise
    Leopard 1A5
    Exército
    Carro de combate de 42 ton.
    com canhão de 105 mm
    Alemanha
    239
    2009 – 2012
    Encomendados
    (144 já entregues)
    MAA-1B Piranha
    Força Aérea
    Míssil ar-ar de curto alcance
    (Mectron)
    Brasil
    n.d.
    2009 – 2012
    Em desenvolvimento
    MAN-1
    Marinha
    Míssil superfície-superfície
    (Mectron)
    Brasil
    n.d.
    2009 – 2015
    Em desenvolvimento
    MAR-1
    Força Aérea
    Míssil anti-radiação (Mectron)
    Brasil
    n.d.
    2009 – 2011
    Produção de
    lote inicial
    Marruá
    Exército
    Veículo 4×4 leve para patrulha e
    reconhecimento (Agrale)
    Brasil
    120
    2009
    Encomendados
    Mi-35M
    Força Aérea
    Helicóptero de ataque
    Rússia
    12
    2009 – 2012
    Encomendados
    (06 já entregues)
    MSS 1.2 AC
    Exército
    Míssil anti-tanque (Mectron)
    Brasil
    n.d.
    2009
    Produção de
    lote inicial
    Napa 500
    Marinha
    Navios patrulha de 500 ton.
    Brasil
    6
    2009 – 2012
    Encomendados
    (02 já entregues)
    Navio Patrulha
    Oceânico (OPV)
    Marinha
    Navios patrulha de 1.800 ton.
    n.d.
    5
    n.d.
    Em estudo de
    projetos internacionais
    P- 3AM Orion
    Força Aérea
    Avião de patrulha marítima
    EUA
    9
    2010 – 2012
    Em modernização
    Piranha IIIC
    Fuzileiros Navais
    Veículo blindado 8×8 de
    transporte de tropas
    Suíça
    30
    2009 – 2013
    Encomendados
    (12 já entregues)
    Projeto FX-2
    Força Aérea
    Aquisição de novos caças
    de superioridade aérea
    n.d.
    36
    2011 – 2014
    Licitação suspensa
    temporariamente
    SABER 60
    Exército
    Radar anti-aéreo de
    médio alcance
    Brasil
    40
    2009 – 2014
    Produção de
    lote inicial
    Scorpene
    Marinha
    Submarino de propulsão
    convencional
    França
    4
    2015 – 2021
    Encomendados
    SGB
    EB / FAB / Marinha
    Satélite Geoestacionário
    Brasileiro
    n.d.
    1
    n.d.
    Em análise
    SH-60B Seahawk
    Marinha
    Helicóptero de ataque / ASW
    EUA
    6
    2009 – 2012
    Encomendados
    Submarino nuclear
    Marinha
    Submarino de propulsão nuclear,
    sem armas atômicas
    Brasil /
    França
    1
    2015 – 2025
    Em desenvolvimento
    Super Lynx
    Marinha
    Helicóptero de ataque / ASW
    Grã-Bretanha
    12
    2009 – 2015
    Modernização
    em estudo
    T- 27 Tucano
    Força Aérea
    Avião leve de treinamento
    (Embraer)
    Brasil
    60
    2010 – 2014
    Modernização
    em estudo
    UH-60L Black Hawk
    FAB
    Helicóptero utilitário
    EUA
    16
    2009 – 2011
    Encomendados
    (08 já entregues)
    VANT
    Força Aérea
    Veículos aéreos não tripulados
    n.d.
    n.d.
    2009 – 2012
    Em testes
    operacionais
    VBTP Guarani
    Exército
    Veículo 6×6 de transporte
    de tropas (várias versões)
    Brasil
    2.044
    2011 – 2030
    Início de produção
    do primeiro lote
    © http://www.militarypower.com.br

  11. Não me canso de postar esta imagem, pois creio que esta foto demonstra o real estado do Brasil no mundo, um gigante financeiro e um anão militar !!!

    Abs, Lucasu
    brilhante, hoje o brasil e um pit bull desdentado, desrespeitar nossa soberania hoje, seria como como bater em cachorro amarrado com corda curta.
    e a culpa e de todos nos mesmos, que fazemos protestos inflamados em frente de clubes de futebol e não em frete de camaras de deputados e vereadores, que fazemos protestos so no feriadão, quando não tem ninguem la para ouvir, estudantes hoje protestam por maconha e contra a policia e não por melhores condições de ensino.

  12. a grande massa do povo brasileiro ta se lixando para defesa e soberania, ainda tem a cultura colonizada difundida pela midia prostituida que e alinhada com parte da elite que lucra para que esteja tudo como esta,politica do manda de fora que eu administro da nessas merda da chevrom !!

  13. Somos um país pacifico, mais não podemos ficar desarmados, palavras ditas pela nossa presidente, mais infelizmente estamos, num eventual conflito com um pais vizinho que possui caças su30 e outros armamentos, nossas forças enfrentariam grande dificuldades. Como quer vaga no CS se não temos condições de cuidar nem aqui no nosso quintal.

  14. NAO É SÓ CORAGEM FALTA TUDO O GOVERNO TEM ESCOLHER UM VENCEDOR E PRONTO NAO PODE SEDE AS PRESSOES DE QUEM SEJA A ESCOLHA TEM QUE SER A MELHOR PROPOSTA PARA O BRASIL INDEPENDENTE DE QUE PAIS SEJA

  15. INCAPACIDADE TECNICA O KCT, e desleixo mesmo, o pais não e deles, não dão a minima se der m…, para que gastar com prevenção e diminuir os lucros não e mesmo,agora vão tomar multa e choramingar para matris, que por sua vez vai mandar lobystas fazerem presão no congreso de la, para sermos prejudicados em futuros acordos bilaterais,lamentavel.

  16. Obrigar a que?,o Brasil nunca será uma potencia com os politicos que tem na atualidade governando o Brasil,Eu sou Brasileiro mais estou vivendo fora do pais,mais quando eu vou ao Brasil de férias isso é a cada 2 anos eu fico assustado com o que eu vejo,qüase me atropelam duas vezes na faixa de pedreste,acostumado a que parem para os pedreste cruzar,entre outras coisas que eu vi e vivi.Que DEUS nos ajude na Copa 2014 e Olimpiadas 2016.

  17. A multa cobrada tinha um teto de + ou – 40 milhões… Isso é uma piada!!!

    E se fosse um incidente com as proporções da B&P lá nos EUA… Lá eles tiveram que pagar mais de 1 bilhão!!!

  18. Todos bateram na mesma tecla da nossa incapacidade de se defender..
    eu não vi ninguém falando sobre o fato de NOSSO PETROLEO ESTAR SENDO EXPLORADO POR EMPRESAS GRINGAS, que não tem o menor compromisso com a nossa população e muito menos com o nosso meio ambiente..
    Oque vejo é uma invasão de empresas petroliferas estrangeiras instalando seus poços sem o menor preparo e da forma mais barata possivel, totalmente descompromissadas com alguns eventuais acidentes como esse….
    O PETROLEO E NOSSO E DEVERIA SER VOLTADO AO MERCADO INTERNO COMO NA VENEZUELA….

  19. É meus colégas cabras da pesti…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E depois… melancolicamente…
    Snif, snif, snif… Buá, buá, buá!!!!!!!!!!
    #
    Já passei dos quarentinha, pertenço ao clube dos entas, mas com aparência de trinta, heheheh!!
    Porém já estou com um pé na cova, faltando um simples piripaque para colocar os dois.
    #
    A única coisa que pode manter os lobos internacionais em seus devidos covis é ICBMs, só que vou morrer e não vou ver nossas FAs de posse deles. A única coisa que vou assistir é nosso governo brincando patéticamente de ser sexta ou quinta economia.
    #
    Esses planos de reequipamento das FAs para quinze, vinte ou mais de trinta anos no futuro é piada total. Isso tem que ser para no máximo um prazo de cinco anos. Do contrário o jeito é mesmo rir e chorar. E morrer sem ver meu país verdadeiramente forte e independente, enquanto que empresas e governos estrangeiros, cheios de razão, fazem o que querem aqui dentro.
    #
    PS: Uma racha no solo marinho… que força foi necessária para isso ocorrer… afinal que reserva é essa, que está sendo explorada, para provocar um efeito desses?? Porém , nada se fala sobre esses detalhes.

  20. O BRASIL tem de agir como uma potencia , um país soberano, e ñ como putencia, ficando de joelhos p esses corsários , verddaeiros representantes de seus governos aki, em águas Braucas.Que paguem por td os danos causados…isso e um prévia do q poderá acorrer no futuro, se ñ os vigiar-mos. Cuidado c ele, Sds.

  21. A coisa é muito fácil de entender e funciona assim: se você tem meios de se defender com eficiência, você é respeitado, se não tem, primeiro te boicotam, depois tentam corromper lideranças a entrar no “jogo”, se falhar, te intimidam, e se falhar novamente, invadem e tomam pela força.
    E não faltando cerveja, carnaval e futebol, “podem explodir tudo e ainda ganham um mico de presente”.

  22. O comentarista Bolinha de Papel apresentou uma lista de merrecas, para quê??
    Para cairmos mais uma vez no riso…
    kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!
    #
    Caso a sua intenção fosse outra, ex: que déscemos um tiro, por nojo dessa enorme pilha de sucata (que preste quase nada), em nossas próprias cabeças é muita maldade do Bolinha conosco. Snif!!!

  23. Modernizar ferro velho,ALGUNS porque a maioria cai no contigenciamento de 50 milhões, resolveram liberar 2 milhões que pouca coisa resolve,nosso pais é imenso estas arminhas ai mostradas pelo nosso amigo BOLINHA DE PAPEL se fosse todas encomendadas e modernizadas seria um pingo de agua no oceano se fossem encomendados os 36 caças pouco resolve ou praticamente nada contra uma potencia militar tipo inglaterra,frança,eua e russia nem pensar.

  24. Estou de acordo. O Brasil é um país importante demais para ficar desprotegido. Temos recursos minerais, água etc., um território enorme para ser protegido, em um mundo cada vez em busca de armas. Não podemos parar no tempo. Tudo se move muito rápido e o Brasil precisa investir pesado em tecnologia militar. Infelizmente é uma realidade. Para termos paz, precisamos estarmos prontos para a guerra. Essa é a filosofia do mundo, com a qual não concordo, mas me rendo a realidade.

  25. Eu acho que essa divulgação de “documento sigiloso” é mais uma barbaridade da imprensa porca e anti-nacional!

    A mesma mídia que apoia o movimento GOTA D’ÁGUA que busca impedir a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, um golpe brutal no futuro do Brasil!!! Engraçado que as ONGs internacionais batem palmas… por que será??

  26. Sr. Mauricio Comentou :

    Quero ver o que o governo vai fazer com os funcionarios
    americanos ilegais que a policia federal encontrou trabalhando na plataforma e que nem entrada no pais tem !!! a PF tem que fiscalisar esses gringos que pensam que aqui e casa da mae Joana .

    Sr. Mauricio,
    Isto que o Sr. comentou é verdade ?
    Sabe de uma coisa, isso aqui não é a casa de Joana não, é na verdade um puteiro.

  27. Hummm sei…Sempre procuram alguem para culparem não é no caso FX.Primeiro foi uma desculpa esfarrapada imposta por detrminação Americana pois a FAB preferia o SU30.Depois quiseram que a propria FAB assumisse a desclassificação do SU30.Depois assume a Presidente Dilma com intuito de mudar o MD e fazer uma escolha propria e o resultado todos viram,as pressões que fizeram com ela ate mesmo seu tutor ingerindo diretamente.O caça que ela veio determinada a comprar era o SU35BM.Agora estão querendo culparem a imprensa.A imprensa é culpada pelo lobby da Dessault e pelas pressões da Boeing né.Politico e a cupula militar Brasileira sempre foram viaralatas mesmo e sempre abrem as pernas para os EUA e não se espantem se a certificação do Super T e promessas de compra a Embraer incluindo o KC for embutido um pacotão de armamentos usados Americanos e mais o SH e politicos lavarão suas mãos e os aristocratas milicos ficarão satisfeitos.O sonho de um Brasil autosuficiente é somente um sonho para se cumprir quando não tivermos mais reservas nenhuma e os cofres da união se esvaziarem por pilhagens…Quanto ao vazamento de petroleo esse é o momento de nos mostrarmos soberanos e exigirmos segurança e qualidade.A Chevron deveria ser proibida de explorar petroleo em todo o territorio Nacional e isso serviria de exemplo para todas as demais.Palavras de austeridade não se traduzem satisfatoriamente pois as multinacionais se acostumaram a complascencia Brasileira….O sonho Americano é o Brasil ser policinha deles regionalmente e mercenario Internacional pois eles tem o filme queimado e usar um pais e um povo que gozam de adimiração e respeito no cenario Internacional é uma forma de persuadir os outros.

  28. Armando Rozario
    ‎”Paquerando pré-sal” – carta de Wilson Gordon Parker – O GLOBO – 26 de novembro de 2011 – “DOS LEITORES” – Afinal, o que estava Chevron fazendo na porta do pré-sal? Quais eram as reais intenções desta paquera? Por que não avisaram que iriam até lá? Pretendiam arrombar a porta? Estas são algumas perguntas que não querem calar na cabeça de muita gente. Todas as pessoas que sabem ler as entrelinhas do noticiário aguardam ansiosamente uma resposta. A sociedade agradece. – WILSON GORDON PARKER – Nova Friburgo, RJ
    Like · · Unfollow Post · 13 hours ago

    Elisa Ramos Fotógrafa likes this.
    Joao Canali
    Alguém já ouviu falar dos Rockfellers? A Chevron nasceu da primeira porrada anti-trust da história americana com outro nome, Standard Oil da California, a outra, que ficou com o chefão e se tornou depois a Exxon que ainda é controlada pelos…See More
    5 hours ago · Like · 3
    Ana Cruz Eu cada vez tenho mais a certeza que aqueles realizadores que nos propunham as imagens das cidades a arder e os gangs meio zoombies são visionários.
    4 hours ago · Like · 1

  29. A materia em si é boa mas tem uma PIGadinha AE né hoje estão embutindo tudo no sucateamento das Forças Armadas.Então a saude e educação deficitaria tambem são causadas pela falta da bomba atomica rsrs rsrs

  30. Os homens que nos governam,devem ser mais resposáveis com nossa defesa.São nossas riquezas,nossas vidas e nossa liberdade que estão em jogo.

  31. Calma, calma, talvez esse incidente com a Chevron tenha dado a oportunidade de:
    – revisão das normas burocráticas e técnicas que regem o assunto
    – revisão do teto de multas
    – alertar, de vez, nossos dirigentes, da necessidade de reequipar nossas F. Armadas, notadamente Marinha
    *****
    Gustavo G, o petróleo da Venezuela é voltado para o mercado externo e seu principal cliente é o EUA.
    Se fosse para ficar só para o mercado interno, não precisaríamos de produção do pré-sal.
    O petróleo do pré-sal vai financiar o Brasil por uns 30 ou 40 anos.
    *****
    Nelore, muito bom seu alerta – vai que os EUA declaram que forças estranhas querem nosso petróleo e manda a IV Frota para “nos proteger”. E aí, como fica o Pit Bull desdentado do Capa Preta?

  32. Voces tão por fora e multinacionais off-shore não so Americanas mas nas demais tambem tem pessoas sem visto de entrada pois desembarcam diretamente nas embarcações e plataformas operadas por elas.Em empresas Americanas tem ate pessoal Israelense com experiencia militar.O Brasil é um pais otario.Nos preparemos para as possibilidades vindouras que acarretam um ascenção economica e politica.Possibilidades de sabotagem são muitas e elas não são contidas somente com aumento de armamentos.O Brasil precisa urgentemente de submarinos,geoestacionario,embarcações menores,modernas e rapidas.Sistema de defesa antimisseis e antiaereos disponibilizado litoraneamente em posicionamentos estrategico,caças para a MB de superioridade e especialização anti-submarinos.Patrulhamento efetivo e constante.Não existe so a possibilidade de sabotagem mas tambem a de roubo de petroleo aja visto que algumas plataformas são e serão móveis ou seja navios ligados a dutos flexiveis.Seria interessante tambem a criação da Guarda Costeira desafogando um pouco a MB que tambem faz esse serviço.As lanchinhas Iranianas botarião moral e nossa Amazonia azul.O Brasil precisa ser mais efetivo prendendo,deportando todos os que aqui estiverem de forma ilegal e julgar empresas extrangeiras e aplicar-lhes nossas leis ao pé da letra e sem regalias.

  33. Para falar a verdade acho que o problema do brasil vem desde a ápoca da ditadura,nossas forças armadas vem sendo sucateadas,mais no brasil o que não é sucateado? não temos infra estrutura em outros setores,transportes,estradas,saúde,aeroportos,impostos batem recordes,mais para onde vai todo esse dinheiro?em menos de um ano de mandato da nossa querida Presidente Dilma,5 ministros já sairão com suspeitas de problemas a corrupção etc.Falta na verde é ser pensado mais em um todo não em si,Para mostrar que somos mesmo uma potencia temos que agir e nos estruturar,para sermos considerados uma.

  34. GUSTAVO G voce sabia que alem de todas regalias que multinacionais off-shore tem no Brasil que o nosso petroleo é comercializado 40% abaixo do valor de mercado?Procure dados desta informação e percebera o quanto ela é blindada.Lula no começo pensou formar uma nova estatal do petroleo para desatrelar o pré-sal disso e o que vimos foi o acionamento da quarta frota e ele botando o rabinhos entre as pernas e desistindo de criar a nova estatal que se fosse criada daria um controle realmente total do Brasil no pré-sal.Ah e não se esqueça amiguinho que a Petrobras é estatal so na fachada porque hoje ela é uma empresa de capital aberto 49% quase que totalmente extrangeiro e os 51% restantes divididos entre o governo federal e investidores Brasileiros.

Comentários não permitidos.