Países Emergentes Tomam a Liderança na Corrida Espacial

Por Ângela Joenck Pinto
Depois de a nave russa Soyuz TMA-22 ter levado três tripulantes – um deles americano – até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na primeira quinzena do mês, agora são os Estados Unidos que se preparam para um lançamento. Neste sábado, a NASA colocará em órbita o foguete Atlas V 541, que levará o robô Curiosity até Marte para a mais moderna missão já enviada ao planeta. Contudo, quem tem se destacado na corrida espacial não são russos ou americanos, mas os chineses, que lideram o grupo de países emergentes que estão investindo na exploração do espaço.
“É a vez dos emergentes terem uma maior participação nos programas espaciais. A China desponta como a nação que está mais engajada politicamente na conquista do espaço. A Rússia ainda é capaz de levar astronautas para o espaço, mas é muito criticada por usar uma tecnologia considerada ultrapassada. E a NASA aposentou o programa de ônibus espacial e ainda não conseguiu substituí-lo”, afirma a coordenadora do Centro de Microgravidade da PUCRS, Thais Russomano.
Para Russomano, as sucessivas crises financeiras mundiais e o surgimento de diversas guerras, que consumiram as economias dos países mais ricos, são as principais causas da nova fase da ciência espacial, algo bem distante da disputa travada por Estados Unidos e Rússia no passado.
Planos Ambiciosos
Segundo a professora, a falta de tradição de certos países é superada pelo grande interesse na área. “A China está adiantada, enviando missões tripuladas ao espaço e investindo em planos ambiciosos, como o de possuir uma estação espacial própria e colonizar outros mundos. A Agência Espacial Européia também tem seu mérito e sempre integra grandes projetos internacionais, bem como faz o Japão. Ambos, porém, ainda não despontaram como líderes nessa área do conhecimento. Não podemos esquecer a Índia, que tem um programa espacial audacioso, mas que não vejo despontando como a China”, diz Russomano.
Com US$ 2 trilhões de reservas estrangeiras, a China é o principal credor da dívida pública americana. O país mandou seu primeiro astronauta ao espaço em 2003, tornando-se a terceira nação do mundo a fazer isso. E mais: eles prometem o primeiro chinês na Lua entre os anos de 2020 e 2030. Já a Índia colocou uma sonda na superfície lunar em novembro de 2008, e uma segunda missão poderá ser lançada no ano que vem, com satélites para Marte também sendo considerados. Para Russomano, o momento é propício para o Brasil investir também.
“O Brasil deve aproveitar, investindo política, científica e economicamente na ciência espacial. Certamente, houve uma nova mudança no contexto internacional e o domínio da tecnologia espacial está mudando de mão. Americanos e russos não serão, nos anos por vir, os detentores da vanguarda nessa área. A China já deu sinais claros que quer uma fatia deste bolo. Cabe a nós decidirmos pelo futuro da ciência espacial brasileira”, conclui.

22 Comentários

  1. Não creio que exista outros mundos iguais a terra,se existir esta alem da mão do homen,o espaço pode cer uma estrategia militar e mais nada,o melhor é o uso dos satelites este é real,ou no maximo algum mineral valioso em algum planeta morto,digo morto pois não creio em vida tipo humanoide em outros mundos,não acredito em ovnis,ets acho que é uma fantasia humana muito grande,o dinheiro gasto em procura de vida alem da nossa deveria ser gasto para o bem da humanidade aqui.

  2. A melhoria de vida da humanidade não depende da exploração espacial no Deep Space, investir nisso é total sadismo e insensibilidade moral com a classes humanas pobres da Terra.
    #
    E nossa atual tecnologia é totalmente incompatível com exploração espacial lucrativa, chega a ser irracional investir nisso.
    #
    Satélites são necessários na órbita da Terra e apenas isso. Já trilhões de dólares gastos com homens em Marte, Urano e o escambau, afinal para quê??
    #
    No fundo, exploração espacial fora da nossa órbita terrestre é desperdício de dinheiro, enquanto crianças e adultos ainda morrem por fome e subnutrição aos milhôes em n países.
    #
    Caso fosse descoberto um mar de pura gasolina em marte ou uma montanha de puro ouro ou nióbio etc, não nos serviria de nada. O preço do transporte de apenas um grama destes materiais seria uma loucura.
    #
    Pelo menos o USA quando se lançaram na corrida espacial contra a URSS tinha um elevado padrão de vida em seu país, bem diferente dos milhões e milhões de pobres carregados por China e Índia.
    #
    Sou a favor do Brasil deter tecnologia espacial própria para ações em toda nossa órbita terrestre. Mas quanto ao resto, viagens tripuladas a outros planetas, não passa de vaidade, sadismo, desperdício e estupidez.
    #
    Quero ver primeiro meu país sem pobresa e marginalizações no seio de nosso povo. Todas as nossas cidades ricas e bonitas.
    #
    E ainda têm mais, viagens espaciais a velocidades sub-luz, só na região de órbita de um planeta. No resto é como transformar os homens em lesmas e asnos espaciais.
    #
    Esses objetivos espaciais indianos e chineses, com massas de miseráveis em seus países, são patéticos, porém… São factíveis pois: Governo chinês é ditatorial, e na Índia o povo miserável sofre lavagem cerebral a milênios de que ser miserável e antimaterialista é um rumo mais rápido para o Édem. Coitados, não sabem o que fazem!!!

  3. “”A Rússia ainda é capaz de levar astronautas para o espaço, mas é muito criticada por usar uma tecnologia considerada ultrapassada.E a NASA aposentou o programa de ônibus espacial e ainda não conseguiu substituí-lo”, afirma a coordenadora do Centro de Microgravidade da PUCRS, Thais Russomano.””
    Sinceramente eu não sei onde as pessoas do meio acadêmico brasileiro andam com a cabeça,a tecnologia russa é barata e confiável, há anos não há vítimas fatais no programa espacial russo,tanto que o programa espacial chinês é quase uma cópia do russo!
    Se o BRASIL quiser cortar caminho,deve fazer como a China e o Irã,e se basear no programa espacial russo,quanto a Nasa os ônibus espaciais eram caros demais,tanto que a Rússia abandonou o seu ônibus espacial Buran,por ser caro e perigoso.
    Sim há avanços na área espacial por parte de alguns países emergentes no caso China,Índia e Irã,mas dai a dizer que estão tomando a liderança da corrida espacial é exagero !
    Quanto ao BRASIL lamento dizer mas o nosso programa espacial apesar de ser um dos mais antigos do mundo ,pouco evoluiu,além de contar com poucos recursos que são gastos de forma errada, como foi a viagem de Marcos Pontes a estação espacial,que em nada somou ao nosso programa espacial!

  4. Estao falando da China , dos Índianos e dos Rússos; o BRASIL e outra mlerda, o VLS vai levar + 2 anos p sair do chão e existe a possibilidade de outro grande fracasso, espero errar feio , ficarei mt feliz. Quem viver verá.

  5. O Programa Espacial russo inda sofre os efeitos do fim da URSS, a grande evasão de engenheiros aeroespaciais vem dificultando o desenvolvimento de um programa de maior dimensão. Percebe-se isso com as sucessivas falhas no lançamento de satélites e de sondas espaciais. Quem mais se beneficiou dessa evasão de mão-de-obra russa foram os chineses.
    A pior situação de todas é a brasileira, que corre o risco de abortar seu Programa Espacial, sem que esse sequer tenha saído do chão, a situação é alarmante, muitas das pessoas ou já se aposentarão ou estão perto da aposentadoria e não há previsões de “recompletamento”. Se analisarmos nosso PE veremos que é muito simplório, com metas que é o mínimo que o país tem que fazer para ter uma independência relativa no setor espacial.

  6. Espaço a fronteira final, indo audaciosamente … Jornadas nas Estrelas, nunca duvide do futuro, sinto pena não estarmos aqui para vivenciarmos isto. Mas quem sabe.

  7. a tecnologia espacial e primordial para a evoluçao humana na maioria das vezes e de uso dual e nao so para o uso espacial é investimento e não custos, voceis parecem aquelas velhas ignorantes e faladeiras so saben criticar ,alias e so o que sabem,vão pesquisar seus manessss…..

  8. A começar pelo título, a autora da matéria está viajando no espaço sideral.
    A notícia que não é notícia.
    Fala dos planos da China,que é incipiente, minimiza os dos EUA e da Rússia, que realmente lideram,parece que tá naquela “oncotô, oncovô”.
    Lixo.

  9. O homem primeiro conquistou o mar, depois veio os céus. O espaço e apenas mais uma barreira no desenvolvimento natural do ser humano. Acredito sim que possa haver algo lá fora e que possamos aos poucos aumentar nossas fronteiras. So chegamos no ponto de evolução em que nos encontramos porque tem pessoas que conseguem enxergar possibilidades alem da imaginação dos ” meros mortais “. Se Nao fosse a curiosidade humana estaríamos estagnados no tempo. Afinal, toda descoberta, todo avanço cientifico começa com uma simples hipótese, uma probalidade, uma teoria.
    Existe vida inteligente fora da Terra? Certamente que sim. Por que nunca entraram em contato? Justamente por isso: sao seres inteligentes. Afinal, somos apenas humanos. Sds.

  10. Marte possui muito mais ferro na superficie que a Terra tem na sua, as nossas reservas de ferro estão acabando e vai chegar uma hora que teremos que ir buscar em outro lugar. O cinturão de asteroides é uma mina de recursos minerais, e está extremamente proximo de Marte. Além do que Marte é um planeta terraformavel, ou seja pode abrigar vida igual a da Terra, só precisa ser “concertado”. Possui aguá solida em suas calotas, juntamente com gás carbonico, que pode ser usado para tornar a atmosfera mais densa e produzir efeito estufa, esquentando o planeta a temperaturas mais agradaveis. E apesar de nossa tecnologia atual nos impedirmos de trazermos recursos de la, se nimguém investir nisso jamais alcançaremos.



  11. nossa gente…como o PB tem vários especialistas no programa espacial russo…….rsrsrsrsrs

    ainda caso com um russa de olhos claros…e…Phd.

  12. O BRASIL TEM MUITA VONTADE POLITICA!! QUE FALTA ALOCAR RECURSOS E FOCAR NO PROGRAMA ESPACIAL!!TEM AUMENTAR RECURSOS E MUITO!!CHEGA DE POLITICAGEM!!MÃOS A OBRA!!TEM QUE RESTRUTURAR TODO PROGRAMA!!AEB COM INPE E CONTRATAR MAIS ENGENHEIROS,AUMENTAR RECURSOS!!

  13. Nao entendi o porque^ de se criticar a Russia por usar meios ditos ultrapassados, estes meios sao competentes o suficiente para colocar satelites e homens no espaço,os emergentes estao tirando e´o atraso,a nao ser que que algum emergente possua uma maquina de teletransporte,so dessa maneira irao criar algo novo ,a materia esta meio que doidona,eu nao sabia que Japao e uniao europeia sao emergentes,o Titulo,Paises emergentes tomam a liderança na corrida espacial ,ficou inapropriado !

  14. NobruRJ
    A China é e ainda continuará a ser um país emergente por muito tempo, mesmo que se torne a maior economia do mundo, pois para ser considerado desenvolvido é necessário muito mais que o fator PIB, passa pelo IDH, GINI, alfabetização, mortalidade infantil, percepção de corrupção…
    Não adianta o país ser rico e o povo pobre.

  15. matheus, excelente. A China pode ser considerada quase Terceiro Mundo no quesito desenvolvimento humano e politicamente sao ditadores comunistas freneticos.
    O Brasil pode ate ser a 7a economia mas a corrupcao, sistema juridico fajuto,saude, distribuicao de renda, educacao, sao provincias Indianas.

  16. O momento será propício quando a Aeronáutica sair fora!
    Aí a coisa vai andar.

    Os militares acham que enganam quem?
    Tão atrapalhando!

Comentários não permitidos.