Após bombardeio, Paquistão revisará relações com EUA e Otan

O Paquistão decidiu neste sábado revisar suas relações diplomáticas e militares com os Estados Unidos e a Otan, após o bombardeio da Aliança Atlântica que matou por engano 28 soldados paquistaneses na fronteira com o Afeganistão, informou o governo em Islamabad.

A decisão, que afetará todos os acordos diplomáticos, políticos, militares e de inteligência, foi adotada em reunião extraordinária dos ministros e chefes militares presidida pelo primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, destaca o comunicado.

O governo do Paquistão acusa a Otan de matar 28 soldados paquistaneses neste sábado na zona de fronteira com o Afeganistão, no pior incidente deste tipo em 10 anos.

O porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan no Afeganistão, o general alemão Carsten Jacobson, admitiu que aparelhos da força “muito provavelmente causaram as baixas” paquistanesas.

O ataque da Otan ocorreu de madrugada em uma zona tribal da fronteira entre Paquistão e Afeganistão, um tradicional reduto de talibãs e da rede Al-Qaeda, que realizam operações constantes contra tropas da Otan em território afegão.

Segundo o general Jacobson, as tropas regulares afegãs e as da Isaf que operavam na província afegã de Kunar (leste) pediram apoio aéreo e “é muito provável que esse apoio aéreo tenha causado as baixas”.

De acordo com Islamabad, helicópteros da Otan bombardearam durante a madrugada um posto militar paquistanês em Baizai, no distrito tribal de Khyber, na fronteira com o Afeganistão.

O premier Yusuf Raza Gilani protestou “nos termos mais enérgicos” com a Otan e os Estados Unidos, país que dirige a coalizão internacional no Afeganistão, enquanto oficiais paquistaneses afirmavam que o ataque foi “deliberado”.

Em Cabul, a Isaf confirmou que um “incidente ocorreu” e garantiu que realizará uma “investigação profunda”, já que soldados paquistaneses “podem ter sido mortos ou feridos”.

Após o incidente, o Paquistão ordenou o bloqueio dos comboios de abastecimento da Otan no Afeganistão que passam por seu território. Uma caravana de caminhões que se encontrava perto de cruzar a fronteira em Khyber “foi reenviada a Peshawar”, principal cidade do nordeste do país, disse Muthair Hussein, responsável pela administração de Khyber, por onde pasam as cargas de provisões da Otan.

Nos últimos anos, o Paquistão denunciou por diversas vezes a violação do espaço aéreo nacional por parte da Isaf. A última crise ocorreu em setembro, quando Islamabad acusou a força internacional de matar dois soldados paquistaneses.

Já nesta oportunidade Islamabad ordenou o bloqueio dos comboios de abastecimento da Otan. A fronteira ficou fechada por duas semanas, e só foi reaberta depois que o governo dos Estados Unidos pediu desculpas formalmente.

A grande maioria das provisões da Otan no Afeganistão chega por barco até Karachi, porto do sul do Paquistão, e depois transita por terra através de Peshawar e pela fronteira de Khyber, ou através de Quetta e da cidade fronteiriça de Chaman.

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. se tem uma posibilidade no mundo de guerra com proporções mundiais, esse lugar se chama paquistão x india, potencias nucleares geopoliticamente enclavados entre china, russia, e proximos do oriente medio, japão, coreias e para ajudar tem o seviço porco que otan e eua fazem la.
    irã, siria, israel, somalia, chechenia, iraque, etc. e tudo paiseco do qual ninguem ta nem ai que fim terão,so servem para manter o mercado de armas aquecido para as puuutencias, agora paquistão e india… ae e um vespeiro que o mundo tera que ter cuidado, pois se sair do controle sera uma vez so

  2. engraçado e que a OTAN/EUA fazem um mer.. dessas e não dão satisfaçõs para ninguem, e depois querem ser os suvadores da patria na libia, siria e sei la mais onde

  3. Se eu fosse o presidente do Pakistão já teria abrido guerra com essa tal de Isaf (OTAN) e proibido qualquer transito pelo territória por eles.

  4. Fizeram de proposito podem apostar não tem como errar ataques desta natureza pois os mesmos helicopetros possuem sistemas de ataques avançados de visão noturna e RST.

  5. PAQUISTÃO NA ETERNA CORDA BAMBA E A HIPOCRISIA OCIDENTAL
    .
    .
    .

    Se o Paquistão bancar o besta mais do que já faz com essa ISAF,os EUA e a OTAN irão encorajar qualquer sectarismo paquistanês para um desmembramento do País,isso é que já não esteja acontecendo.
    .
    O governo Paquistanês tem mais que se deixar de ser tão submisso e permissivista para com esses chantagistas e criminosos da ISAF.
    .
    No Paquistão todo o dia e o dia da Síria ou da Líbia tudo junto;onde o população civil é massacrada e a ONU não se manifesta pois os algozes dessa matança são os mesmos que denunciaram e denunciam os massacres da Líbia e a Síria….a OTAN e os EUA.

  6. Estou interessado em saber como as próximas gerações irão aprender na escola sobre este capitulo da história…
    Assim como aprendemos que Hitler foi mal e matou milhões de inocentes para dominar o mundo acredito que os EUA serão vistos como o heroi(da 2GM) que acabou viciado em guerra e tentou dominar o mundo politicamente/economicamente.

  7. Ai pessoal que defende os Estados unidos e suas ações ao redor do mundo,vcs poderiam deixar o seu ponto de vista sobre esse ataque “acidental” que a OTAN realizou,quero ver vcs inventarem uma desculpa para uma ação como essa,serio eu pensava que as forças ocidentais fossem as mais treinadas do mundo,se elas são as mais treinada e realizada esses ataque nem quero imaginar a de países como o Coreia do Norte,Irã….ETC .

  8. Desculpem o ” pitaco”, mas…
    A OTAN reconhece, respeita e defende somente a fronteira que eles acham que conhecem: as fronteiras da Europa e América do Norte. O “resto”, são simples limites que atrapalham seus interesses e necessitam ser superados. A qualquer custo.
    Saudações.

  9. de novo sem “querer”??? Essa piada já perdeu a graça, e não cola mais. Demorou muito para o Paquistão botar o pau na mesa!!
    .
    O Paquistão deveria enxotar a Isaf/OTAN de seu território em 48hs!!
    .
    O Irã agradece aos boçais que comandam Isaf… Acho que temos mais um candidato para a União Euroasiática. Rsrs..

  10. Não sei qual é a intenção dos USA em empurrar o Paquistão a fazer acordo com o IRÃ…….seria conseguir um motivo para atacar o IRÃ????…..é, deve ser…..afinal Paquistão e Irã são vizinhos…..

  11. Uh Xama u Bilalden rsrs rsrs Uns otarios estes Paquistaneses rsrs Americanos lhes sorriem quando servem e lhes matam quando não tem mais serventia.Eu ja vi esse filme!O Paquistão ja tende a China e ja ate havia solicitado instalação de base Chinesa.Os EUA tão nem ai e ainda acham que se indisporem-se com eles atraem a India rsrs So que a India é comprometida ate o talo com a Russia.O inimigo Ocidental hoje é a China por invejarem a ascenção deles e seu dominio economico e de mercado.A Russia por sua vez embora se afine com a China em muitos aspectos tambem a temem.A unica saida do Paquistão é mesmo tornar-se aliado militar Chines,não tem outra alternativa.Se fossem sabios deveriam buscar aproximação com a India ja que são o mesmo povo.Olhem para o Iraque e o Irã,o Iraque pode mudar seu posicionmento com os Americanos caso o Irã venha a ser atacado.Irã e Iraque tambem são o mesmo povo.Por mais que voce tenha discordancia ninguem gosta de ver aquele que tem seu sangue,seu DNA sendo destruido……PS:A OTAN e seus desesperados e falidos governos estão querendo arma uma guerra generalisada no Oriente-Medio e Asia.A cartada dos desesperados ou se dão bem ou se afundam de vez e apesar da alta probabilidade de se ferrarem todos o desespero lhes leva a acreditar em milagres.O Camelo bebera agua no Sena e o Urso,o Tigre,o Cougar e o Puma se banharão no Mississipi.

Comentários não permitidos.