América Latina desenvolve produção de tanques

O Ministério da Defesa da Argentina está negociando com o Ministério da Defesa do Brasil a participação da Argentina do programa de produção de veículos blindados VBTP-MR Guarani, que deverá começar no fim de 2011 – início de 2012, anunciou o ministro da Defesa argentino.

O projeto brasileiro é o primeiro passo na modernização da indústria de carros de combate, cujo principal objetivo é projetar e produzir os seus próprios veículos militares.

Além do Brasil e Argentina, alguns outros países latino-americanos também têm planos de desenvolver a sua indústria de tanques. Os peritos acham que, tal como a Argentina, eles também poderiam aderir o programa brasileiro.

Fonte: Voz da Rússia

42 Comentários

  1. A próxima etapa da integração da américa do sul.. é o desenvolvimento dessas parcerias militares… tornar o equipamento das forças o mais parelha e parecida possivel… dentro das possibilidades de cada pais claro..

  2. isso não e um tanque, e um blindado de trasporte de tropas, lugar de tanque e na area de serviço, o autor da materia deve ser daqueles jornalistecos que chamam calibre 12 de escopeta, alias não so la, os jornalistas dos meios de comunicação brasileiros vivem falando essas barbaridades, pó.. custa pesquisar um pouquinho para fazer uma materia??

  3. Esses argentinos, Sao uns Chupa Cabras, Gostam de um 0-800, Pegam tudo feito, de Graca, Pare com isso! o Projeto e Nosso e nosso sera! Se eles quiserem que comprem!!!!!!

  4. Guarani, Uma producao Iveco Brasileira. Querendo ser Roubada pelos Argentinos…. Uma Grande Maquina Lind@. Nada de passar Tecnologia, ou deixar os Hermanos mexer com o Tanque. Nao sao confiaveis. Qualquer brecha eles nos ferram! Nao merecem nosso Apoio. E nao o Brasil forte nao e a America do Sul Forte e Sim Internamente unidos
    (O Brasil)Pro-Brasil Sozinho, sem hermanos…. E temos de Voltar com o Projeto Osorio…. Tenho O projeto do Osorio F2 que inventei e um Mais Avancado, o F3…. O F2 Vendemos externamente, o F3 nacional apenas….

  5. Seria mesmo muito bom se mais países aderissem ao programa Guarani, além de garantir grandes encomendas logo após a conclusão do projeto também seria uma ótima propaganda. Um blindado que é usado por muitos países com certeza atrairia a curiosidade de boa parte do mundo.
    sds

  6. Seria muito bom para o nosso continente produzir seu próprio equipamento. Inclusive os que andam sobre lagartas e seus vários tipos. Esse Guarani tem futuro!!

  7. Perfeito tanques para a Unasul. Faltam outras areas a exemplo: submarinos, navios, tanques de esteira, sistemas de defesa area e de costa., etc.

  8. a demora dos argentinos em aderir logo ao programa de blindados brasileiro nao reflete somente as dureas negociacoes,ja que eles sempre querem tudo e mais um pouco(mas so exigem isso do Brasil)mas tambem mostra o tamanho do ego dos argentinos.

    no uruguais,existe uma piada muito boa:

    “somente os argentinos sabem que a argentina e uma grande potencia”

  9. É por aí, UNASUL.
    E já existe uma liderança no assunto – Brasil.
    A fábrica de Sete Lagoas – para o Guarani – e a de Santa Maria, para os carros de lagarta, vão trabalhar muito.
    E a fonte da informação é de fora – Voz da Rússia.

  10. Pelo menos por emquanto nenhum pais sul americano representa perigo um para o outro e ja que equipamento militar esta ficando cada vez mais caro nada melhor do que a união no projeto que vai baratiar para todos.

  11. É vamos produzir esse veiculo pois as forças armadas precisam se modernizar, se a parceria for boa para BRASIL e Argentina melhor ainda !
    Só tenho que dizer que o VBTP-MR Guarani,não é um projeto brasileiro,fiquei sabendo disso por uma pessoa que comenta aqui,e era verdade mesmo,mas é melhor do que temos hoje !

  12. Muita gente aqui esta confundindo futebol com politica,eu quero dizer que uma coisa não tem nada ha ver com a outra,temos que parar de dizer que todo pais da America Do Sul vai atacar o Brasil, falam isso da Argentina da Venezuela etc etc!!
    Temos sim que nos unir não só militar mais também no campo Espacial.

  13. Qual o beneficio de equivaler as forças armadas Sulamericanas?Estaria ai formado o instranspunivel cinturão anti-imperialistas,anti-coalizões de lobos rsrs rsrs rsrs rsrs Façam-me rir rsrs rsrs Os caras so querem se nutrirem de nós em tudo que lhes for possivel.Não gostam de nós,não teem nosso DNA,invejam nosso potencial e nossas reservas.Quem engorda cobras é otario que mais a frente por elas sera picado ainda mais com o historico prostituido entreguista sulamericano rsrs rsrs AOS BRASILEIRIS O QUE É DOS BRASILEIROS E PARA AS RATAZANAS CHUMBINHO.Escrevão o que vou lhes dizer se os Americanos não conseguirem enganarem o Brasil se achegarão a Argentina fomentando-os contra nós como eles sempre fizeram e a Argentina lhes abrira as pernas como sempre abriram.Ate mesmo o Curumim Desbotado Hugo Chavez não passa de um agente duplo que rosna aos Americanos para iludir o eleitorado e depende deles como uma putinha depende de um velho meia bomba.O que seria da Venezuela se os EUA não refinassem e não beneficiassem e comprassem o XISTO SUJO Venezuelano.Acordem os Vampiros querem as nossas gigulares.

  14. não se deve compartilha nenhum tipo de tecnologia militar para os outros países da América latina,principalmente para os invejosos argentinos q poderiam usar esse tipo de arma contra o próprio brasil,(…ai poderíamos ver o guarani contra guarani)pense nisso autoridades brasileiras

  15. Mas calma aê maluquinho… é ingenuidade que eles estarão “roubando” nosso projeto… eles também podem contribuir… com novas vendas, propaganda, aperfeiçoamento… logo os dois paises produzem juntos, e exportam para os paises parceiros, que muito necessitam desse tipo de veículo…
    COmo a produção é conjunta, o custo cai para todos não só para o Brasil…
    Nao podemos cometer o mesmo erro de EUA e Europa, a soberba só causa mau estar e atrai inimigos… Vamos sorrir para todos, apertar as mãos, e encher o bolso(as vezes perdendo e as vezes ganhando) sem se preocupar com um vizinho querendo botar fogo em tudo…

  16. “É isso aew….. unidos seremos a resistencia da dominação e do subjulgamento de povos gananciosos que, com a ajuda de brasileiros que gostam de baixar a cabeça, querem dominar e nos manter atados…..”
    .
    Desculpe meu caro e dedicado leitor de “conversa fiada”mas seu discuro me lembrou minha época de militância no movimento estudantil, nos anos 90, quando bradávamos “fora FHC”, “Fora FMI” “Yankees go home”. Inclusive lembro de ter queimado uma bandeira norteamericana quando da visita de Bill Clinton ao Brasil. Hoje em dia, ao ver as “lideranças estudantis” totalmente cooptadas tomando cerveja importada e vinho francês,e se tornando uma tropa de choque do ParTido, dou risadas da minha ingenuidade à época, quando acreditava em um grande revolução socialista.

  17. Unasul aposta no comércio regional para enfrentar crise econômica global.
    .
    .
    Decisão foi tomada na reunião das autoridades econômicas da União de Nações Sulamericanas, em Buenos Aires.
    .
    “Nós (da Unasul), longe de sermos o vagão do fim da fila que tem que se ajustar à velocidade dessas locomotivas velhas e desgastadas, pretendemos ser uma nova locomotiva na economia mundial”, disse o ministro da Economia argentino, Amaro Boudou.
    .
    O comércio intra-regional entre os 12 países da Unasul alcança atualmente cerca de 120 bilhões de dólares.

    **********
    .
    (*)Por:Francisco Luque; Correspondente da Carta Maior em Buenos Aires.
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19067

  18. Acho que essa parceria poderia ir além.

    AMX modernizado e com motor mais potente para cumprir o papel de Treinador avançado;

    Super Tucano para cumprir missões de treinador básico avançado e contra insurgência;

    KC-390 para as FA do continente;

    FXII com parceria junto aos paises da Unasul o que garantiria linha de produção em quantidades interessantes;

    Blindados Guarani, Gladiador, Guará, Marruá, TAM e seus derivados;

    Enfim. Muita coisa daria pra ser feita.

  19. 1malucão, tá cada vez mais doido.
    Compare os tamanhos dos países, as forças armadas serão proporcionais.
    Mesmo que usem equipamentos semelhantes – porque iguais não serão – tem outras coisas que são necessárias, como doutrina, apoio logístico (olha só o que aconteceu na Venezuela, onde a logística não acompanhou as compras de equipamentos).
    Take it easy.

  20. A única pessoa capaz de desenvolver um CC moderno no Brasil sou eu. Quem vai adquirir esses blindados brasileiros,que sairão do combate no primeiro tiroteio com .50 e 30 mm ?

  21. Uma parceria e muito importante. Se mais paises se unirem aqui na AMerica do Sul melhor. Podemos vender mais blindados Guarani e, quem sabe, partir para um projeto de um MBT comum para todas as FA envolvidas. Quanto mais paises se aderirem mais viável se tornaria a idéia. Já Nao temos mais o Know-how para isso por isso entao talvez uma parceria com os argentinos seria uma vantagem já que eles tem experiência com seu blindado TAM.

  22. Rafael:
    O mesmo para seu discurso de esquerdopata raivoso. Melhor sossegar senão seus vizinhos irão chamar o CCZ. E por favor, não desconte toda essa raiva e frustração em seu pobre cachorro..rs!

  23. Defesa e estrategia militar é o que pode garantir a sobrevida de um povo e não se barganha amiguinhos.Nós por algumas decadas ralamos o furingo nas pedras para termos o pouco que temos e para chegarmos aonde chegamos.Quem se ajunta com fracotes e vendidos é otario.Voces misturam tudo,comercio,economia de mercado e patati patatá desenvolvermos com todos que quiserem nos vender e de nós comprarem mas BRAEK AE ENTUSIASTAS quem fortalece seu vizinho militarmente com historico de inveja e recalque cava a propria sepultura.Muitos de voces estão embebedados nesta filosofia vendilhã nutrida por privados gananciosos e politicos Bandidos.Argumentos são muitos e o resultado final um so BANCARMOS COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO A FESTANÇA DAS RATAZANAS e ja não chega os mamadores que temos aqui.Este pais esta dominado por um banditismo desenfreado,poder bandido,serviço publico bandido,iniciativa privada bandida.Não devemos generalizarmos mas essas minorias bandidas que mamam neste pais estão presentes ate em uma minoria de nossas forças armadas.São a minoria dentre nosso povo mas são eles que dão as cartas e que mandam no otario Brasileiro que so serve para ser escravo barato e ainda pagar para ser roubado.A maioria das noticias vem pigadas e manipuladas.Tudo hoje é choradeira para o sucateamento das forças armadas e quando falamos nisso sobrevem mais reivindicações de saude,educação e etc.Existe uma elite roubando e uma elite roubando menos mas se tiver oportunidade roubara mais ainda e com a conivencia da midia e ate da inteligencia Americana.Na materia da CHevron ja queriam culpar a midia pela culpa do favorecimento a Boeing quando quem reverteu o caldo para a Boeing foi A DUPLA DINAMICA JOHNBIM E JASPION ou seja o Ex-MD X9 Yankee e seu fiel escudeiro Saito.Alguns botam lenha na fogueira incentivando a instalação do caos para posarem de bons moços e abocanharem a Cabritinha e nela mamarem por longo tempo.Estejam alerta pois este pais esta entregue ao Banditismo e deixem de serem otarios pavimentaremos estradas dos outros e as nossas são matadouros de Brasileiros.Desenvolveremos belicamente esta cambada de invejosos recalcados para amanhã ou depois vermos as estradas que pavimentamos serem usadas por adversos para nos invadirem e os vizinhos que juraram lealdade ou se omitirem ou se venderem.E juntesse a tudo isso um bando de safados no poder que acham que arregimentando e patrocinando safados correligionarios latinos implementarão perpetuação regional.Estamos na merda e sozinhos e os inimigos do Brasil estão por todos os lados dentro e fora desta nação.Não existe outra forma de acabar com isso que não seja O CEROL FININHO.A policia prende e a justiça deficitaria e ate conivente solta.Nossos presidios estão abarrotados de presos muitos injustiçados e muitos sem recuperação.Nossas ruas cada vez mais inseguras.Quem é do bem?E quem é do mal?A pior de todas as guerras é aquela em que seu real inimigo não tem face e esta sorrindo a seu lado.

  24. Hohohohoho Papai Noel chegou rsrs rsrs Pelo menos enquanto paises Latino-Americanos não representarem perigo eminente um pros outros vale a pena né rsrs rsrs E depois que ficarem fortinhos com caças,misseis,blindados heim ainda continuarão inofensivos e amistosos.Olhem a Argentina que sempre se beneficiou na balança comercial conosco e bastou que passassemos a levar vantagem sobre eles para logo botarem as garrinhas de fora ameaçando retaliação rsrs Retaliar porque não consegue competir a altura rsrs rsrs LOS HERMANOS rsrs So se forem hermanos de voces de mim não alias não tenho DNA Tupyniquim que é DNA vendido e frouxo TENHO DNA TUPYNANBÁ e com muita honra e orgulho.O Tupynambá aceita apenas a vitoria e conhece apenas a gloria da morte a subjugação.Diga não aos Caraveleiros descendentes do Grande Traira Bóia que vivem a espera da primeira Caravela para a elas se ajuntarem rsrs rsrs esperançosos por oportunidades rsrs rsrs Quem sabe se lhes dermos tudo o que eles quiserem eles nos poupem rsrs rsrs O Brasil precisa de machos e não de frangas rsrs rsrs É BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA LARGA O AÇO GERAL SEM DÓ E NEM PIEDADE EM TODO AQUELE QUE NÃO ASSOBIA O HINO NACIONAL NA NOTA CORRETA.É DIABO OLUBI NA VEIA rsrs rsrs

  25. A Venezuela esta ultrapassando a Arabia Saudita em potencial petrolifero,a Bolivia tem reservas invejaveis de gaz.O Brasil surge como potencial produtor de petroleo e varios recursos minerais.E a Argentina?Na America do Sul é justamente a Argentina que pode desestabilizar o equilibrio.Eles são diferentes dos demais latinos.São altamente protecionistas,segregacionais e intolerantes.Por estarem em situação desfavoravel economicamente e sem perspectivas sorriem para nós.O que nos garante que se eles se desenvolverem belicamente e se armarem não venham a por as garrinhas de fora.Nenhum de seus vizinhos gostam deles apenas o tolo Brasil insiste em chama-los de hermanos e eles não gostam de serem chamados de hermanos por nós pois sentem-se humilhados porque para eles somos macacos,negros,o estrume do continente.Então é sabia a decisão de desenvolve-los belicamente???

  26. StadeuR, nós precisamos de um treinador a jato.
    Já mencionei aqui umas 2 ou 3 vezes, poderia ser o Pampa IA-63, com melhor motorização e avionicos do Super Tucanos / AMX /F5-M BR.
    Esse avião – IA-63 – foi desenhado na Europa, pelo mesmo escritório que desenhou o Alpha Jet.
    O que realmente falta nele é “acabamento”, avionicos e motor.
    Já teve piloto brasileiro fazendo teste nele há no máximo 2 anos.
    Projeto pronto, é colocar na linha de produção.
    Nós produzimos os nossos, eles produzem os deles.
    Ganha-se tempo e dinheiro.

  27. Sinceramente, mas o que ganhamos com a adesão de outros países ao programa VBTP Guarani??
    .
    Pergunto isso porque o projeto é da Fiat/Iveco, o EB participou do projeto afim de aprender como faz, dar pitacos e etc….
    .
    Se comprarmos 1000 viaturas ou outros países aderirem e comprarmos 5000, o EB não vai ganhar 1 centavo com isso.
    A Fiat é multinacional, ganha muito como todas montadoras aqui, NOS ENTUBANDO porcaria popular a preço de mercedes!!

  28. Concretizando essa ” parceria ” , temos que tira das mãos da IVECO o projeto e construção dos GUARANIS , e transferir para uma empresa 100% nacional , quem sabe ( AGRALE , TECTRAN ,COLUMBUS , INBRAF-ILTRO etc..).
    Também temos que re adiquiri o projeto da REMAX & TORC-30 , transferindo-ô para uma empresa nacional, pois como todos sabem a ARES , que tocava o projeto , foi adiquirida pelos Israelenses.
    E esses projetos ( REMAX & TORC-30 ) , foram desenvolvidos com dinheiro do povo Brasileiro , portanto pertencem ao povo Brasileiro.
    Deveria-mos transferi-los também para ( AVIBRAS , IMBEL,TAURUS , CBC etc..) , mantendo assim o domínio tecnológico em mãos nacionais .

  29. AJ meu amiguinho se a prostituida e mamadora do contribuinte Brasileiro Embraer quissesse ja teria feito um treinador leve ou caça leve com o melhor que ela sabe fazer recheando-o com o que ela não domina de fornecedores extrangeiros como ela faz na aviação civil e não faz porque não quer,não se interessa e para mamar no que o Brasil vier a adiquirir.Então meu amiguinho isso é papinhoa pra boi dormir.Nesse pais hoje assuntos de estado são geridos por politicos bandidos e iniciativa privada gananciosa e uma filosofia entreguista…..FOXTROT correto meu amigo a filosofia nacional de defesa deveria ser essa mesmo alicerçada no pensamento précursor que tivemos de pagarmos os serviços dos gringos e encima disso criarmos os programas como era antes de instalarem o puteiro no Brasil.Desenvolvimento de blindados,misseis,artilharia nós temos seletos engenheiros e tecnicos para isso tanto na area militar e civil.O processo de desestatização do vendilão FHC foi de entregar de mão beijada e agora com essa QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS a desestatização é mais profunda matando de vez a industria belica nacional.Os gringos so visam lucros,mão de obra barata e vantagens e hoje o Brasil é o melhor mercado atrativo então não se empolguem muito com os alardes sensacionalistas de Eldorização porque isso é perene e eles não vão ensinar pulo do gato nenhum e quando não formos mais tão rentaveis e lucrativos desmontam tudo e vão pra outro lugra.Quando iniciou-se o FX1 Ozires Silva com toda sabedoria disse “DEVERIA-SE DAR A INCUBENCIA DO FX A FAB E A EMBRAER QUE LICITARIAM CONSORCIO PARA EXECUÇÃO DO MESMO”.Se tivessem ouvido o velhinho a coisa ja estava voando e o mesmo ser para tudo em defesa.Armamentos do EB para o EB com as empresas genuinamente nacionais ex. Avibras a licitarem consorcio e executarem e assim vai.Nós não estamos pedindo favor a Puto nenhum nós queremos compra tecnologia,material e serviços.Ao mesmo tempo que se desenvolve se capacita e se cria encima disso.Assim fizemos na area atomica e na aeroespacial ate antes de surgir o consorcio EMBUSTEIRO com a Ucrania que faz o jogo dos EUA e que ja se instalou na florida a muito tempo e não tera problema algum de repassar o cyclone todinho para eles.O Brasil e os Brasileiros precisam deixarem de serem otarios e de alimentarem Cobras.Industria belica nacional,segurança e defesa nacional é assunto de segurança nacional e não de papinho de iniciativa privada gananciosa e politicos bandidos.Nós é que temos de fazermos as régras e darmos as cartas….É BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA LARGA CURARI….Agora me chamem de nacionalista Xiita,Bin Laden Brasileiro o que voces quiserem mais to nem ai rsrs rsrs Esse pais precisa de machos e não de frangas condicionadas por o amor ao Brasil e aos interesses dos Brasileiros e a nossa soberania é incondicional e esta ate mesmo acima de Deus porque se ele vier em um OVINI,nuvem de fogo,esplendor ou qualquer outra coisa e voces dobrarem seus joelhos estarão se subjugando a aquele que podera destrui-los e ao vosso povo e sendo assim se ele tiver essa intenção a gente cai pra cima dele.Se sentar o dedo nele e ele continuar em pé sai correndo rsrs rsrs Não existe melhor exemplo Biblico de fidelidade amor e patriotismo a seu pais e a seu povo do que o de Daniel e ate Paulo cita que devemos respeitar costumes e leis da sociedade a qual vivemos e então se sentem-se na Israel celestial mudem-se para Israel e seja alvo de misseis Palestinos rsrs rsrs Um homem subjugasse a leis de seus pais e é fiel a seu povo.

  30. 1maluquinho, caça só se vende para força aérea; jato comercial se vende para o mundo todo. Não dá para a Embraer encarar sozinha. Veja o exemplo do KC-390. O Governo demandou, e está pagando o desenvolvimento.
    *****
    Mas gostei da sua lembrança do Ozires Silva, ainda no FX-1 – deixar a coisa com a FAB e a Embraer, que contrataria o consórcio executor. Muito bom.
    *****
    Quanto a sua afirmação de que “esse país precisa de machos e não de frangas”, discordo totalmente.
    Estou muito satisfeito que metade sejam machos e metade frangas.
    Abraços.

  31. AJ descubriste a polvora heim caça so se vende a forças aereas,aviões comerciais a empresas aereas,chichetes é que servem para crianças e afultos rsrs rsrs Quanto as frangas estas podendo com essa trovoada toda ou so se ouve o ronco do trovão e o raio minguem ve rsrs….Tecnologia militar é essencial como afirmei e pode significar sobrevida a um povo a uma nação.O otario Brasileiro criou estatais para suprirem as instituições do estado e para gerenciarem nossos recursos e serviços.Hoje vemos uma Petrobras que ainda tem tolo que enche o peito e diz que ela é mantida e nutrida pelo contribuinte Brasileiro rsrs ela é mantida e nutrida pelo dinheiro extrangeiro pois a parte do Brasileiro eles roubam.A Embraer é a mesma coisa,foi criada unicamente para suprir a FAB e em vez de suprir nutriu-se da FAB,criou penas,bateu asas e voou rsrs rsrs e hoje o otario Brasileiro ainda acha assim como a Petrobras que ela é gerida e nutrida pelo contribuinte Brasileiro rsrs 51% das ações dessas duas empresas por lei são nacionais e 49% são aplicações extrangeiras.A Petrobras é mais conhecida como a Putinha que faz trotier na All Streat e a Embraer ja a muito tempo se sente mais Americana do que Brasileira mas por ainda terem cordão umbilical forçado com o Brasil lembram de nós na hora de nós pagarmos suas contas ou assumir-mos suas dividas porque os gringos e essas empresas so querem saberem de lucros.Não faço apologia a ditaduras,sou contra qualquer tipo de imposição a força e privação de expressão.Reconheço que esse pseudo “SOCIALISMO” de que tentam travestirem essa filosofia Comuna Manguaceira e o Bolivarianismo tambem como formas de ditaduras pois basta que critiquem-os que logo radicalizam.Vivemos hoje no Brasil e na America Latina a falencia do Bolivarianismo do Curumim Desbotado e a ascenção do Comunismo New Generetion provetado pelo Guru Manguaceiro o mesmo que por algumas decadas bradava acusações aos quatro cantos e em 9 manos de poder nos trairam,nos enganaram,nos roubaram muito mais que aqueles que a eles antecederam.E agoar Jose e agora Maria para aonde?Se der pra traz voltam os entreguistas reacionarios e escravinhas sadomasoquistas do IRMÃO CAIM DO NORTE se prosseguirmos a consolidação do puteiro generalizado e a coisa é tão profunda e vantajosa que uniram-se por baixo dos panos Manguaceiros,Kits Gays,Maconhas Livres,Verdinhos ZenDolar,Caraveleiros,Iniciativa Privada gananciosa,Igrejas,diferentes tendencias midialiticas e etc e tudo dissimulado no requintado estilo EMBUSTEIRO.E voces acreditam que pensamentos iluminados cheios de espiritualidade conscientização voluntaria e perépépé póróró pão duro resolve?Nosso povo morre nas ruas,estradas,pórtas de hospitais,nas portas e ate dentro das proprias residencias e falta tudo para se fazer o basico que esse povo paga a duras penas com as altas cargas tributarias e seus suores e trabalhos.Mas sobra dinheiro para roubarem,para aliciarem governos latinos correligionarios.Ate para Hugo Chavez comprar armamento Russo e equipar suas forças armads o Brasil emprestou e nossas fronteiras e cidades entregues as traças.Agora vão liberar verba que acabara sendo que em maior parte destinada a pagamento de pessoal e o que sobra para nossos soldados patrulharem e garantirem a nossa soberania?É preciso urgentemente se rever soldos e salarios nas forças pois tem muita verba que ja não era mais para ser destinada a pensões eternas isso acaba com o EB que é o que mais sofre por isso.Assim como nós cobramos de politicos e do serviço publico moralização que os militares tambem deem o exemplo pois todo aquele que responde a justiça militar ou mesmo é indiciado em inquerito deve ser afastado NÃO É MESMO SR.CMD DO EB?E um CMD que deixa a neutralidade de lado e é fotografado com partes licitantes e militares da mesma NÃO É SR.CMD SAITO.Sabem meus amigos O EXEMPLO TEM DE VIR DO ESTADO PARA A SOCIEDADE e não como ocorre vindo da sociedade para o estado.Eu agradeço de coração a todo aquele que todos os dias em todos os tipos de terrenos,adversidades e privações dedica-se a guardar e garantir este pais VOCES SÃO BRASILEIROS COMO NÒS que sofrem os mesmo problemas e dificuldades que sofremos.Obrigado tambem a nossos centros tecnicos,cientistas,engenheiros,tecicos militares,civis,universitarios e a voces tambem Policiais federais,estaduais e bombeiros.Tive esperança quando a associação de delegados da policia federal manisfestou o desejo de ser porta-voz da moralização e expor a sociedade todo esse banditismo mas parou na intenção???Se nós os Brasileiros não podemos contar com voces realmente estamos mesmo perdidos,sem rumo e sem perspectiva que não seja a que todos ja conhecemos a da mentira e da enganação enquanto esse povo escravo padece engordando uma seleta elite mesclada.

Comentários não permitidos.