Nokia usará sistema de navegação russo, o GLONASS!

A Nokia anunciou hoje que usará o sistema de navegação via satélite da Rússia, o GLONASS, nos seus dispositivos e plataformas de software. O GLONASS é uma resposta da Rússia ao Sistema de Posicionamento Global (GPS) dos Estados Unidos, e é projetado para uso militar e civil.

A tecnologia de detecção por satélites GLONASS poderá ser usada como uma alternativa ou como um complemento à rede GPS. Neste caso, os benefícios para o usuário se relacionam com uma melhoria significativa na recepção de sinal, especialmente em ambientes fechados e nos casos em que há obstáculos limitando a abertura para o céu. Assim o usuário terá maior precisão, exatidão e velocidade de posicionamento.

A Apple e a Samsung também têm interesse em dar suporte ao GLONASS.

Informações:
Fonte: GLONASS

12 Comentários

  1. olha a russia se mexendo, e o brasil? vai continuar sendo um fazendão ? vamo por essa mulekada p/ estudar, pois na hora da barganha..ter desenvolvido tecnologia e difente de ter comprado !!

  2. O pior erro que se pode cometer hoje é basear um sistema em GPS. Se um país entrar em guerra com os EUA, ou até mesmo contra um pequeno aliado dele, pode ter o sinal de GPS cortado. Os próprios americanos não cometem essa burrice, isso que eles são donos do sistema. No caso dos mísseis de cruzeiro Tomahawk, eles possuem um banco de dados de mapas com relevos e imagens em um computador interno que processa e compara em tempo real com o terreno em que o míssil está passando para atingir o alvo.

  3. Pior do que cortar o sinal, os americanos programam seus satélites GPS para induzirem taxas de erro pseudo-aleatórias no sinal, quando estes passam nas proximidades de áreas de conflito cujos interesses estadunidenses estejam sendo afetados.
    Fizeram isso nos anos 80, durante a Guerra das Malvinas, e os Argentinos não conseguiam medir direito a latitude/longitude nem a altitude em que estavam. Já os ingleses, de posse do algorítimo de correção, podiam contar com o GPS sem problemas!
    Não que o Glonass seja diferente, pois também prevê essa indução, assim como o Galileo (da EU).
    Creio que utilizar os dois, hibridamente (um corrigindo o outro) ou paralelamente, seja a melhor solução para sistemas de mais alta confiabilidade.
    Quanto aos militares, sistemas inerciais são os mais confiáveis, podendo ainda ser complementados pelos GPS/Glonass/Galileo.

  4. Raul, nem todos os misseis americanos usam GPS pois em algumas situações a guiagem do GPS poderia ser interrompida mediante interferencia eletronica. Isso alias é uma pratica usada ate por ladroes de carga no Brasil, que ao roubar caminhoes acoplam neles um embaralhador eletronico que emite sinais na mesma banda do gps. Na verdade, tanto glonass como GPS devem ser usados apenas para o voo de aproximaçao, após uma certa distancia do alvo (quando tecnicas de embaralhamento poderiam ser usadas) o missil deve se guiar por sistema inercial ou coordenadas 3D salvas em memoria.

  5. NÃO É SÓ A NOKIA ESTA NESTA;HÁ OUTRAS TAMBÉM
    .
    .
    Trechos do texto principal

    ************
    .
    Apple já detecta o sistema Glonass.
    .
    .
    “(…)”O sistema russo de posicionamento por satélite Glonass está conquistando ativamente o mercado mundial. O seu avanço foi bastante inesperado.
    .
    Os especialistas descobriram nas especificações do novo smartphone “iPhone 4S” da companhia Apple a instrução de que o módulo inserido no telefone recebe sinais não somente do navegador americano GPS mas também do navegador russo Glonass.
    .
    Os peritos são de opinião de que isto vai estimular outros produtores a inserir os chips Glonass nos seus dispositivos e a criar novos serviços.
    .
    A Apple começou a instalar nos seus aparelhos os chips destinados a processar os sinais de Glonass. O modelo popular de smartphone “iPhone 4S” foi o primeiro a receber esse módulo.
    .
    Até hoje já foram vendidos mais de 4 milhões desses aparelhos. Graças ao novo chip, que processa os sinais, procedentes dos satélites, os usuários poderão determinar mais exatamente a sua posição.
    .
    O telefone irá receber, ao mesmo tempo, os sinais do sistema americano de posicionamento global GPS e do sistema russo Glonass, o que é especialmente importante nas cidades com maior densidade de edifícios e nas regiões de acesso difícil”, disse Boris Satovski, que integra o Conselho de Diretores da empresa Tecnologias de Navegação Russas.
    “(…)”
    ************

    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2011/11/apple-ja-detecta-o-sistema-glonass.html

  6. em quanto iso la na chacrinha miu pras galinha
    e a unica novidade é a masega que nase da terra
    eee brasil veio.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



  7. no caso do Iphone 4s …ha a possibilidade de usar simultaneamente o sistema russo com o americando aumentando a exatidão da localização..

  8. o Governo Brasileiro e as nossas forças armadas deveriam fazer acordo com a Russia para usar o Glonass simultâneo com o GPS. ( Eu tentaria incluir o Galileu também) .

Comentários não permitidos.