Brasil apoia Uruguai após declaração da França sobre paraísos fiscais

Presidente Brasileira Dilma Rousseff e seu colega Uruguaio, José Mujica

O Brasil expressou seu apoio ao Uruguai diante das declarações da França, que incluiu o país em uma lista de paraísos fiscais, e está disposto a levar essa posição à próxima reunião do G20, informou a chancelaria nesta segunda-feira.

“Está muito claro qual é a posição do Brasil”, do lado do Uruguai, e esta foi transmitida pela presidente Dilma Rousseff a seu colega uruguaio, José Mujica, no sábado no encontro em Salvador (nordeste do Brasil), disse o chanceler Antonio Patriota, em uma breve declaração à imprensa junto ao chanceler uruguaio, Luis Almagro, com o qual se reuniu.

“Dilma Rousseff transmitiu ao presidente Mujica a discordância do Brasil com declarações de certos líderes que podem dar margem à estigmatização indevida de países no tema tributário”, disse Patriota.

Dilma se ofereceu a expressar sua posição na próxima reunião do G20 que reúne as grandes nações industrializadas e emergentes, disse à AFP o porta-voz da chancelaria, Nunes Tovar. “Estamos perfeitamente sintonizados com o Uruguai”, afirmou.

Mujica elogiou no sábado o apoio do Brasil, após se reunir com Dilma.

Dias atrás, no encerramento da cúpula do G20, Sarkozy incluiu o Uruguai entre os países “que continuam sendo paraísos fiscais”, os quais ameaçou de afastar da comunidade internacional.

As declarações de Sarkozy foram duramente criticadas pelo governo uruguaio que chamou seu embaixador no país europeu, Omar Mesa, para consultas.

Fonte: UOL

25 Comentários



  1. se o Uruguai não for um paraíso fiscal mamãe é Megan Fox..rsrs

    so ir no google e ver a lista de escritorios de advocacia instalados no Brasil…que abrem conta bancária.. empresa de fachada …naquele país picareta.

  2. Foi paraiso fiscal dos extravios do governo FHC e com certesa é paraiso fiscal do governo Dilma.É paraiso fiscal de especulçadores Brasileiros,narcotraficantes,agiotas e toda a sorte de imundos.O Brasil ficar tendo certos posicionamentos somente para angariar apoio regional é uma furada.O certo é o certo e o errado é o errado.Mas como todos neste pais tem o rabo preso e as bundas sujas os imundos se harmonizam rsrs rsrs……..Por um outro lado o confronto de interesses,comercial,estrategico e de consolidação de influencia regional nos levam mais cedo ou mais tarde a um posicionamento contrario aos interesses da OTAN e dos EUA regionalmente.Isso é inevitavel e necessario ou alem de quintais passaremos a sermos tambem GARAGENS DELES……..Qual a receita e o PIB Uruguaio hoje?Exportação de carne?rsrs rsrs Industrialização insuficiente e precaria.Transformaram-se em paraiso fiscal e entre-posto de produtos pirateados Chineses.E nós bancaremos isto?Abonaremos para que eles lavem nosso dinheiro imundo e ainda abarrotem nosso comercio com porcarias Ling Lings?

  3. NOS BALNEÁRIOS EUROPEUS,TEM…
    .
    .

    Paraíso fiscal na Europa só o que tem,Inglaterra é um verdadeiro nirvana fiscal,se leva em conta nas ilha de Jersey(UK),sem falar das ilhas caribenhas colônia britânicas ou ex-colônias.
    .
    Sarkozy se quiser um exemplo de paraísos é só atravessar o canal da mancha e pronto-Heheheh….
    .
    Olha que nem toque no nome da Suíça hein….Hahahah….

  4. O Brasil tem que abandonar o mal e migrar para o bem … Não podemos ser a favor de paraísos fiscais, pois é nesses lugares que os políticos corruptos guardam dos seus desvios.

  5. E Lichtenstein? E Luxemburgo? E a Suíça? E Monaco… ih a lista é grande

    Que tal dar uma olhadinha no quintal de casa antes de meter o bedelho onde não é chamado Sarkô?

  6. Estou começando a ficar decepcionado com o governo Dilma. Se ela eh a favor do Uruguai, quais são as explicações para isso? Se der uma explicação coerente, vamos ver…
    Outra coisa, apoiar aquele ministro do trabalho envolvido no escândalo do avião. Isso esta me perturbando…

  7. Quem é o membro da OTAN que tem moral o suficiente para colocar o dedo em riste na cara de alguém pra dar lição de moral????????????????????????
    Dá licença Sarkozy , que a próxima cadeira é tua.
    Até parece que o Uruguai representa perigo financeiro ao mundo. Cada uma que se ouve.
    Ninguém fala mal dos EUA que de lavar dinheiro não sabe nada.
    —————
    http://www.youtube.com/watch?v=QfdJH-NEaBs

  8. È paraiso fiscal, mas as nações tem interesses, se é prejudicial ao uruguai essa condenação o Brasil tem que dar apoio aos interesses uruguaio, afinal encontra-se dentro do nosso espaço estratégico de interesse!

  9. AMIGOS vcs tiraram minhas palavras mas faço minhas as voças,E A SUIÇA ,A suiça faz parte da europa,É pais de primeiro mundo,e pais de primeiro mundo ´PODE pais de terçeiro mundo NÃO PODE,alem disso esta roubando fregueses da suiça europa,e fica mais perto para sarcozi pegar um pouco,esta saindo uma historia ai que cadaf o presidente libio morto,que ele tinha muita grana em bancos franceses e estava ameaçando tirar queria sua grana e ai tiraram a vida do cara primeiro.

  10. Symon disse:
    21/11/2011 às 23:38

    É o rafale se afastando cada vez mais do Brasil..
    ———————-
    Sarkozy matando a Dassault a pau.
    Imgine se o Uruguai vai comprar Rafale, mesmo fabricando no Brasil.
    Sarkozy, a guilhotina da vez é pra tu, vai tomar cafezinho com berlusca mais cedo.
    ————-
    http://www.youtube.com/watch?v=lgRcFluShtU

  11. Qual a novidade em alguns comentários nesse artigo? Alguns americanofilíticos ficariam até contra a própria mãe se for pra concordar com o que um europeu ou norte americano disser.

  12. E se for paraiso fiscal?
    O DINHEIRO DO MALUFF AINDA TA LA NAS CAYMAN E NA SUIÇA. E ATE HOJE A DIPLOMACIA NUNCA TRABALHOU PRA RECUPERAR AS DIVISAS DE NOSSOS POLITICOS CORRUPTOS.
    É paraiso fiscal sim europeuzinhos de merda, se vocês os tem porque deveriamos nos importar de ter o nosso também?

  13. Gostei dos comentarios anterior,quem é a França para falar em paraiso fiscais, somente agora!..E a Suiça de que vive. Foi depositos de saques feito por determinados paises, e colecionadores de artes saqueada de paises dominados.Onde estar o maior museu da arte egipcia que pertencia aos faraois? Na Inglaterra!…Esse mundo não tem bobo não!

  14. lucena,Francisco,JClaudio,Marco Aurelio
    Isto dos que leram e comentaram!.. E a Suiça?! heheh… vou na mesma onda!..
    Deixem o Uruguai lá!.. vivem melhor que os brasileiros.. vejam o IDH do Uruguai.

  15. os otam falam do cisco do olho do uruquai mas não veem a trave em seus proprios olhos ou na verdade façam o que falo ou nao o que faço

  16. O Uruguai sempre teve bom conceito nessa seara. Até a década de 60, era conhecido como a Suiça Sul Americana.
    Só que, na mesma lista em que está o Uruguai, também está a França.
    E, aí, Sarkozy?!, qual’é?
    Lamentavelmente, nossa Presidente, querendo agradar o Mujica, depois daquela “não nos escravizem, Brasil”, soltou esse apoio apressado.
    *****
    Gustavo G, essa semana mesmo tivemos notícia da ação do Governo do Estado de São Paulo (Correio Braziliense, se não me engano, http://www.correioweb.com.br), em busca de repatriar US$ 22 mio que estão nas Ilhas Jersey (Grâ Bretanha), numa ação que estão rolando há vários anos.
    Paulo Maluf, o honesto, diz que não são dele, mas seus advogados estão no processo.
    *****
    Nada contra o Uruguai, estado-tampão criado para diminuir os atritos entre Brasil e Argentina. Era nossa província cisplatina.

  17. 1maluquinho
    Pois é uma escolha de venenos, ou agente vira garagem deles ou agente apoia picaretas, mas a europa é um continente de picaretas tamben.

Comentários não permitidos.