Update Rafale: últimas informações

Tradução Plano Brasil: E.M.Pinto

RBE-2 AESA Status
Avaliação de desempenho Aprovado
A2A detecção / Alcance Excedeu as expectativas
A2G  Modo de acompanhamento de terreno Testado
1º Rafale C de produção entregue com AESA 2012
1º Rafale M de produção entregue com AESA 2013
Qualificação Início de 2013
1º esquadrão Francês operacional com o AESA Início em 2014
Meteor Status
Expansão, primeiro envelope de vôo incluindo os ensaios de transporte Início de 2011
1º lote de 200 mísseis Ordenado em 2011
Entrada no serviço operacional 2016
AM-39 Exocet Block 2 MOD II Status
Integração no Rafale Concluída
Avaliação operacional final Início de 2012
Entrada em operação nos Rafale da Marinha Francesa Meados de 2012
Treinamneto de pilotos da Marinha com o míssil Iniciado
Link 16 metas a partir de aeronaves AEW (E-2, ATL-2) Desenvolvido
DDM-NG (New Generation Missile Detector) Status
Aumentar o alcance e campo de visão / diminuir falsos alertas Em testes de vôo
Coleta de dados Concluída no início de 2011
AASM Status
Amplamente utilizado na Líbia pelo francês Rafale da Força Aérea e Marinha 225 unidades disparadas
Taxa de sucesso 100%
Variante GPS / INS / IIR, operacional desde meados de 2011
Qtd requisitada 3400 800 entregues
Faixa de 50 km> para o tipo de 250 kg 57 km demonstrado na Líbia
GPS / INS / Laser versão Qualificação em 2012
Entrada em serviço operacional 2013
Faixa de 15 km com 90 ° de liberação demonstrado contra um alvo 80 km/h precisão de 1 metro
Primeiros testes de queima da variante kg 125 responderam Gama 80 km demonstrado
Em desenvolvimento Versão de 1000 kg
Kit  para versão de ataque antinavio com capacidade de datalink Em desenvolvimento
Rover Status
Sistema Rover no Rafale

Plenamente operacional permite que imagens de radar ou FSO a ser transmitida para o FAC
Campanha da Líbia
  • Todas as missões foram operados sem qualquer SEAD dedicado e graças ao apoio EW Spectra.
  • A Spectra proveu a detecção precisa, localização e ataque das defesas aéreas da Líbia.
  • A Spectra jammer permitiu a destruição cirúrgica  dos sistemas de radar da Líbia.
  • GBU-12 usadas ​​para o acompanhamneto dinâmica.
  • O  AASM foram  usado contra alto de valor bem defendidos, bem como alvos e sistema SAM (SA-3/SA-6).
  • O Pod Damocles foi usado para pontaria laser (GBU-12), a identificação e extração de coordenadas GPS para os alvos  (AASM).
  • Metade das missões Rafale M foram realizadas à noite.
  • O Rafale foi considerado como uma ferramenta-chave para as missões ISTAR (Intelligence, Surveillance, taget aquisition, Reconnaissance)

Fonte: RafaleNews

44 Comentários

  1. maquina maguinifica, herdeiro natural da poderosa linhagem dos mirrages, o soda e o euro e a arrugancia de seu fabricante, se não baixarem o preço e o custo de logistica vão bater prego na areia, infelismente

  2. nao adianta,o rafale e o melhor para o Brasil,pelo menos ate chegar algum presidente com vontade politica e liberar as verbas nescessarias para desenvolvermos o nosso aviao de combate furtivo de quinta geracao com a ajuda da turquia,franca,israel,italia,suecia(essa ja iniciou seu projeto de aviao de combate de quinta geracao).

    creio que um projeto desses deve consumir no minimo 30 bilhoes de dolares ao longo de 15 anos.

  3. Otimo para o Brasil, mas como capa preta disse.”vão bater prego na areia” Mas tambem concordo com o heber, ele (rafale) So e bom ate conseguirmos um Presidente que libere as Verbas para nosso caça, E Nao seremos duros. Nenhum caça no Mundo e inteiramente nacional. Com todas as peças do Pais, no caso do Brasil…. Mas…. Devemos ter tudo a nosso dispor

  4. Uma coisa que não foi dita é que a maioria das missões foi para despejar bombas em alvos pouco defendidos. Ou seja, coisa que o AMX, ST, fariam com a mesma eficiência e a custos muitíssimos menores. Traduzindo, o Rafale é bom, mas deve ser usado com parcimônia 🙂

    []’s

  5. O melhor para o Brasil seria o conhecimento e capacidade produtiva para fazermos o NOSSO caça… mas infelizmente somos governados por bossais…

  6. A INDIA ESTA DE PARABENS,pois souberam até agora lidar com sua licitação,que incluiram provas de voou em laboratorio,e sabendo dar aos desclacificados o porque, foram desclacificados e la os militares procuram o melhor querem o melhor dentro de ceu cronocrama,assim foram as palavras do general indiano responsavel pela licitação indiana,gosto muito do rafale,parece um falcão em voou,porem sera dificel o erofither perder pois foi oferecido a india inclusive a participação no programa,e abertura total de codigos fontes,a vantagem do caça europeu esta nas inumeras vendas que ja tem favorecendo o barateamento inclusive de peças.

  7. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    20/11/2011 às 09:42
    O melhor para o Brasil seria o conhecimento e capacidade produtiva para fazermos o NOSSO caça… mas infelizmente somos governados por bossais…
    ==
    ==
    Por falar em sermos governados….Nada mais me espanta neste país….
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/11/19/filho-de-fhc-e-laranja-da-disney-esse-lupi/
    =
    E tem mais, extraído do próprio blog para nos mostrar (tem que se ler nas entre-linhas) que não basta ficar esperando pingar dinheiros do governo federal no cofre:
    http://planobrasil.com/2011/11/20/deu-no-cavok-beechcraft-at-6-excluido-da-competicao-da-usaf/
    ….e investimos mais de 100 milhões dólares nos preparando para cumprir os requisitos específicos da Força Aérea…..
    Isso sim é fazer a sua parte e não ficar reclamando com os cofres cheios.
    Ademais, temos muitas outras empresas menores que investiram tudo o que podiam sem ter nenhuma garantia de sobrevivência. Uma pena que no passado, políticas erradas dificultam até hoje as parcerias com o governo. Quer seja pro problemas políticos, quer seja pelo ranço de termos passado por uma ditadura ainda recente.

  8. rsrs rsrs e ve-los guardadinhos em hangares condicionados e contigenciados por pouco combustivel,peças e serviços carissimos rsrs rsrs e uma vez por ano brilhandinhu sobrevoarem o Alvorada no 7 de setembro rsrs Franceses são tão pedantes que morrerão com seu viãozinhu nas mãos mas não abrem as perninhas pra ninguem sendo assim REVOIR MOSCA VAREJEIRA DE MÉRIGNAC Que venham Gripens NGs,SUs consecionados ou J16s consecionados.

  9. Uma coisa lhes garanto a MB ja deve estar sonhando com o J15 e sua capacidade VTOL que sempre foi o que ela mais sonhou em ter desde quando tiveram preferencia pelos Sea Harrier mas a UK so queria nos vender os modelos antigos e sem repasse de tecnologia.O J15 sendo uma versão Chinesa do Su33 cairia como uma luva para a MB e quem sabe esses entendimentos estejam maduros heim heim heim Quem quer apostar comigo?Quanto a FAB ainda acredito eu SU35BM/S mesmo que consecionado pra não sair tão caro ja que com TT completa os Russos ja afirmaram que vendem bastando pagarmos por ela…ENTÃO PORQUE ADIQUIRIR UMA TECNOLOGIA 4.5 ULTRAPASSADA SE NOS É DISPONIBILIZADO UM VETOR MUITO SUPERIOR AO RAFALE E 4.75 ou 4.5++ se preferem.Não tem logica insistir numa burrice dessa.O SU é muito superior e bem mais em conta que o Rafale e o J15 para a MB sai muito em conta tambem dada a diferença da nossa moeda para a moeda Chinesa.E porque não tambem plataformas de defesa aerea Chinesas?Especula-se que elas abatem um jato a ate 15 mil metros de altura 5 mil metrois a mais que as Americanas e 2 mil metros a mais que as Russas.Da para termos um bom pacote muito mais em conta do que ficarmos alimentando Lobos que não nos repassarão nada e com tecnologias infestadas por Malwares.Para quem desconhece o que são MALWARES são Codigos Fontes mal intencionados acondicionados em Hardwares ou Softwares.

  10. Over, eu nem leio o anão… ele é gigante em retorica e mentiras, se é possivel a redundancia… para mim, tanto FHC e lupi são dois safados… um fisiologista mor e o outro rato mesmo… ambos mamam ou mamaram nas tetas da vaca gorda do estado nacional… então, nada mais irrelevante nas parodias do PH… acredita quem quer no relativismo tosco do anão… quer dizer, segundo suas palavras (do PH), existem merdas mais cheirosas que outras?… rsrsrsrsr… faz-me rir… esse anão do R7!!!…

  11. A grande vantagem do Rafale é ser um avião de combate, ou seja, é caça de interceptação, caça naval, é caça bombadeiro e por ai vai. Sendo assim apesar de caro, uma rede deles baratearia os custos de ter tantos aviões diferentes para cada função. Pensem nisso. Só perdi a confiança no Sarkozi.

  12. O Rafale é uma bela máquina de guerra.
    .
    Na Libia um F15E Strike foi abatido, portanto os insurgentes e os militares fiéis a Kadafi estavam muito bem equipados, contando com diversas baterias e mísseis antiaéreos modernos russos…!
    .
    Portanto muito mérito a este grande caça, o melhor da Europa.
    Em breve a India terá um, quanta inveja.

  13. over que raios tem haver o Lupi com o Rafale,aconselho aos que querem fazer propaganda eleitoral irem a um blog sobre esse tema,afinal estamos longe de 2014 i,é sempre a mesma bocalidade,agora essa vai para vc Over vc tb deveria procurar os documentos vazados sobre um candidato a Presidente e uma Petrolifera americana que fez uma cagada impar no RJ,pois segundo alguns talvez esse acidente tenha sido causado por ir além da area permita,acorda cara veja os dois lados.

  14. Good News…!!
    Pode complementar no quadro lá em cima.
    .
    Ano que vem chega o novo motor do Rafale M88-4E conhecido como, TCO PACK de 100 KN.
    .
    Bem melhor que o M88-3 de 90 KN pra exportação, o que dará mais agilidade e velocidade ao caça.
    .
    Se com o M88-2 de 75 KN já era super manobrável e com uma bela relação pesoxpotência de 1.15, ficará muito melhor com o novo M88-4E.
    .
    http://rafalenews.blogspot.com/2011/11/m88-4e-engine-program-on-track.html
    .
    http://www.flightglobal.com/news/articles/snecma-m88-51979/

  15. Olha não estou fazendo a defesa do lupi mas esse lixo dessa revista só pega temas pagos,porque esse lixo não associa esse escandalo aqui :

    As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), a promessa de que a regra seria alterada caso le vencesse.É isso que mostra telegrama diplomático dos EUA, de dezembro de 2009, obtido pelo site WikiLeaks (www.wikileaks.ch).

    Agora me responda Over qual merecia maior destaque,a Disney do Lupi ou esse fato grave,para mim os dois mas esse Lixo de revista só presta para um lado,o lado que se voltar ao poder vai aumentar expoencialmente a sua verba publicitária,essa turma não é de direita ou esquerda são vendilhões,pois se fosse de direita como eram classificados os militares e fizessem algo pelo nosso povo alem de mamarem no estado e serem verdadeiros agentes de governos estrangeiros,eu ficaria contente mas esses caras quando caiu o regime militar viraram defensores da Democrácia,mamaram nas tetas da direita e quando o Lula chegou ao Poder ele redistribuiu a verba publicitária para outros grupos fora os do Pig,esse lixo está quase indo a falencia,o plin plin é outro.

  16. Desculpem o desabafo mas cansa será que essas pessoas não sabem o que é o contraditorio,o que é ouvir o outro lado,parecem verdaDEIROS ZUMBIS,FICO COM ESSE TRECHO DE UMA LETRA DO TITÃS:

    É que a televisão
    Me deixou burra
    Muito burra demais
    E agora eu vivo

    Para quem não conhece a música:

    http://www.youtube.com/watch?v=ZywBCfVylOA
    Dentro dessa jaula
    Junto dos animais…

  17. TEm muita gente que não gosta do Rafale, tudo bem cada um tem sua opinião é claro, mas pra mim é um dos melhores projetos de caça já feito! Eles na FAB já estariam de bom tamanho, sendo bem negociado é claro…

  18. Over me desculpe cara eu estava lendo outro Blog e confundi as coisas é o sono 1000 desculpas amigo,é outro colega de outro blog…desculpe mesmo amigo.

  19. É né comprar muitos Rafales seriam em conta os preços não é mesmo e pronto esta resolvido a questão não é e quem banca a carissima logistica dos mesmos e os carissimos serviços.Voces todos viajam na maionese em seus sonhos de meros aficcionados nenhum de voces ate agora ainda não entendeu que o Brasil não quer comprar caças e sim a tecnologia para faza-los pois essa é a enfase do Fx CAPACITAÇÃO INDUSTRIAL MILITAR.Voltem a perderem tempo discutindo suas preferencias por motores e radares rsrs rsrs e não se esqueçam dos arrebites rsrs rsrs So da Rafale se sair em conta e como nunca saira em conta jamais o teremos rsrs rsrs E que a França fique sozinha com eles e em breve compraram vetores extrangeiros ao invez de Rafales rsrs rsrs Ou abrem para uma sociedade solida ou o projeto vai para a gaveta ELES AINDA NOS DARÃO ESTE CAÇA DE GRAÇA rsrs rsrs

  20. INTELIGENTES DE PLANTÃO E ENTUSIASTAS DE OCASIÃO.Se nós o Brasil podemos ter tecnologia mais avançada e recebermos as mesma porque comprariamos tecnologia 4.5 de Lobos que não repassam nada se a nossa meta é a transferencia de tecnologia para obtenção de autosuficiencia tecno-industrial.So um tolo compra vetores de Lobos.

  21. Caro Ferreira Junior,

    Algumas conclusões sobre as operações na Libia fazem pensar… Será que fazer um único avião de combate, para TUDO é o melhor caminho? O que poderia ser feito por aviões de ataque especializados e mais baratos de operar, foram feitos por caças que custam muito mais caro a hora-voo. É para se pensar.

    []’s

  22. barca disse:
    20/11/2011 às 20:43
    Over me desculpe cara eu estava lendo outro Blog e confundi as coisas é o sono 1000 desculpas amigo,é outro colega de outro blog…desculpe mesmo amigo.
    ==
    ==
    Caraca….tomei um esporro e não estava mais entendendo nada. kkkkkkk
    Valeu velho.
    Cara, nossas ambições estão sendo dia-a-dia destruídas por um estigma que foi criado no passado. É como uma doença que passou mas deixou suas cicatrizes/consequências.
    No passado perdemos nossa indústria bélica, naval, e até aeroespacial (porque não?).
    Aos poucos estamos conseguindo nos colocar novamente nestes cenários. Mas quanto tempo ainda vamos precisar? Toda hora vejo coisas em meio a política que me faz cada vez mais consciente de que podemos perder o pouco que já conquistamos.
    ==
    ==

    Blue Eyes, Na Resistência disse:
    20/11/2011 às 17:27
    Over, eu nem leio o anão… ele é gigante em retorica e mentiras, se é possivel a redundancia… para mim, tanto FHC e lupi são dois safados… um fisiologista mor e o outro rato mesmo… ambos mamam ou mamaram nas tetas da vaca gorda do estado nacional… então, nada mais irrelevante nas parodias do PH… acredita quem quer no relativismo tosco do anão… quer dizer, segundo suas palavras (do PH), existem merdas mais cheirosas que outras?… rsrsrsrsr… faz-me rir… esse anão do R7!!!…
    Pode xingar à vontade. Mas, o cara é um jornalista e tudo o que escreve pode ser contestado, inclusive judicialmente. Ou seja, se ele mentiu ou mente, azar o dele. Eu não precisou que ele seja isento, pois não leio somente ele. Logo, leio todos os meios de informação para formar a minha opinião.
    Tem essa da Disney. Tem uma pessoa importante que é sócia no Mercado Livre também, tem essa de um candidato a presidente e empresas petrolíferas e por aí vai. Se é verdade não sei.
    Quer criticar a todos, ótimo, mas se tivermos o menos pior já penso que estamos no lucro.

  23. Muito bom o caça Rafale,

    Seria mais facil o Brasil fazer uma parceria com a China para comprar 450 Caças J-10 e produzir aqui no Brasil.
    J-10 é uma boa alternativa, devido ao seu menor preço e desempenho equivalente, e com tempo nacionalizar e produizr mais caça J-10

  24. Amigos,

    Fora do assunto, mas interessante:

    http://livefist.blogspot.com/2011/11/missile-deal-this-week-mirage-upgrade.html

    Missile Deal This Week, Mirage Upgrade Starts Next Month

    As revealed by the IAF chief last week, two Indian Air Force Mirage 2000s will leave for France next month to begin the long-delayed Mirage upgrade programme that India signed with Dassault, Thales and HAL in July this year. The Indian upgrade team has been in France for a while now training and absorbing the upgrade routine. A deal for MICA air-to-air missile, which remained unsigned when the Mirage upgrade deal was concluded, is also expected to be cleared this week.”

    Abraços e boa semana,

    Justin

  25. A tomada final de decisão se baseará no objetivo primário, ou seja, aprendermos a fazer o nosso. Sendo assim duvido muito que o Rafale ganhe, pois além de termos ‘tt’ acredito que o custo X benefício também será levado em conta já que, dentro das ‘n’ variáveis, nossa excelentíssima tem postergado o projeto em função de economia e investimentos mais ‘urgentes’.

    [ ]s à todos.

  26. Porque J10 se podemos ter J15 VTOL para a MB e J16 para a Fab ou SU34 para a MB e SU35BM/S para sa FAB a questão é quem de forma mais efetiva repassara a tecnologia dos mesmos nos termos que nós buscamos e nesse caso vejo apenas uma solida probabilidade A CHINA.A China pratica e praticou tecnologia reversa e encima disso desenvolve e aperfeiçoa.Tem interesses imensos em extreitar uma aproximação no Brasil que lhe é vital em abastecimento logistico.A nossa chance de termos autosuficiencia tecno-industrial militar em vetores aeronauticos de caça é esta como tambem na area aeroespacial e no complemento da area atomica.Gostaria de ver tambem no Brasil e as possibilidades são boas do blindado mais mortifero e moderno do mundo que é fabricado pela KMW e uma sua parceira.Multiplicidade de escolha temos muitas e o mercado nos favorece no sentido da necessidade de contratos e serviços,usar isto e impor o que se quer porque não suplicamos mais como antes e atravez de linhas de creditos e emprestimos AGORA PAGAMOS.

  27. Marcos Gomide
    Com certeza vai dar inveja da India se esta adquirir o Rafale. Aqui é só por questão de mau gestão de governos que entram e saem, digo de qualquer partido, e não tem planos consistentes.
    Rafale com esta tecnologia embarcada será o ideal como plataforma dos misseis anti-radiação, os misseis exocet que a França passou a tecnologia para produzir, as bombas guiadas e toda os lotes de armas e munições que estao sendo produzidos aqui no Brasil.
    Tudo tendo uso na FAB e embarcados, um conjunto mortal contra qualquer inimigo.

  28. 1maluquinho,
    O Brasil NUNCA ira operar o J-15 já que ele e uma copia ILEGAL do SU-33 russo. Adquirir essas aeronaves criaria transtornos diplomaticos entre as 2 nações e com o fortalecimento das relações com a Russia inclusive militar Nao seria nada interessante para nos criar esse tipo de atrito. Deixe esse tipo de coisa para os argentinos. Alem disso a capacidade VTOL do J-15 e apenas uma especulação. Acredito que ainda Nao tenham nenhum protótipo do J-15 nessa configuração. Qto aos sistemas antiaéreos Também Nao sei de onde tirou essas informações. Só para uma comparação, o famoso sistema Patriot usado pelos EUA e aliados tem capacidade de abater um alvo a 24 km de altura enquanto que o S-300 russo tem alcance de ate 27 km. Os 10 km de altura que vc mencionou para os sistemas americanos e o alcance aproximado de mísseis de curto a médio alcance como o Aster 15 Europeu.
    Qto a TT Nao vejo também porque a desconfiança de fornecedores ocidentais já que aparentemente estamos tendo uma boa experiência com os franceses no caso dos Scorpene e do EC-725.
    Se realmente tivesse chance de “sabotagem” na TT como nos códigos fonte que vc mencionou, isso tiraria totalmente a credibilidade dos fornecedores Nao só ao Brasil mas a qualquer pais que tenha intenções de adquirir seus produtos, o que Nao seria interessante ao fabricante. No caso dos códigos fonte ainda pode-se dizer que, com o conhecimento desses, nossos engenheiros e técnicos estariam aptos a reescreve-los ou modifica-los conforme a conveniência de nossas FA, assim como pretendem os turcos no caso de seus F-16.
    No mais o Rafale realmente e uma ótima aeronave, ainda mais agora com a incorporação do radar AESA. Só falta agora os franceses cederem no preço.

  29. A principio achava que deveriamos fazer a parceria com a Dassaut, passada essa fase e avaliando as contingencias politicas acho que deviamos procurar outro parceiro fora do eixo da Otan, preferencialmente a Russia que já é possuidora de tecnologia que rivaliza com a Yanke.
    Agir como a China e procurar desenvolver tecnologia propria.

  30. O Rafale vai ganhar na India e Emirados.
    O Brasil deveria anunciar sua compra logo depois destes dois paises.
    Melhor jato de combate do momento.!

  31. R@@ ate entendo tuas especulações mas não ache que o EC725 estamos recebendo transferencia completa com prometeram ao vencerem a licitação porque quando ingados da mesma por nossos militares afirmaram que sensiveis pertencem a parceiros deles e que deveriamos conversar diretamente com eles.Quanto aos Scorpenes o que estão vendendo e prometem repassarem para nós eles o fazem para todos os que se interessam em compra-los.Quanto ao SNBr esse nem precesa citar pois a tecnologia é nossa.A India tambem usou de tecnologia reversa Russa não tanto quanto a China que a fez no caso do J15 pela negativa Russa de vende-los a eles e não vejo problemas entre Russos e Chineses por causa disto.A Russia não é tão protecionista quanto os EUA pois se fosse não teria transformado a China na potencia atomica,aeroespacial e aeronautica fazendo o mesmo com a India que teoricamente rivaliza com a China.Quem conduz o mundo chantageado e monopolizado é os EUA e os paises da OTAN.Voce confia em Franceses,olhe o caso da Argentina com eles na guerra das Malvinas,alem de não serem integros cumpridores do que prometem pois nem tudo o que fazem eles tem a total propriedade intelectual.Não se espante se tivermos j15 na MB ou SU34 que eu acho mais apropriado ao Brasil.Não necessitariamos de NAes para nos defendermos,bastariam esquadrões de SU34 estrategicamente disponibilizados em bases litoraneas e de SU35 no interior do pais.O Rafale é um bom caça mas não o receberemos com sensiveis acessiveis a modificações e tem manutenção,reposição,serviços e hora voo carissimos fora de nossa realidade.

  32. Na verdade Nao acho que os franceses traíram a Argentina. Simplesmente escolheram um lado, afinal, os Ingleses também sao seus aliados. A Argentina sim traiu a Inglaterra pois na época tinham boas relações diplomáticas, inclusive boa parte de sua esquadra era de origem inglesa. Temos que concordar que as Malvinas NUNCA foram argentinas e que a tentativa de fixa-las ao seu território foi uma tentativa desesperada de salvar o decadente regime militar do pais. A história dos códigos do Exocet que fariam com que os mísseis Nao funcionassem que foram entregues a Inglaterra também Nao passa de lenda. Se algum missil falhou foi Tao somente pelo fato de os Argentinos Nao terem experiência e Nao saberem como utilizar com eficácia aquele Novo armamento.
    Concordo com vc que o SU-35 e o melhor vetor para o Brasil mas Nao acho que o SU-34 seja bom. O SU-35 e muito mais capaz, tem alcance maior, tem capacidade para carregar quase o dobro de armamentos (8 ton contra 4,5 do SU-34) e realizaria com eficácia todas as missões tanto de superioridade aerea quanto bombardeio sem termos que ter 2 aeronaves diferentes para isso.
    Falo do Rafale ser um bom caça também apesar de ter mais simpatia pelo SU-35 pois e ele que esta na final do programa FX ( se e que vai sair).
    Na verdade, na atual situação da FAB, qualquer um dos 3 que for escolhido já dará uma capacidade de defesa bem superior a que temos agora.
    Bom, temos pontos de vista diferentes, concordamos em algumas coisas, discordamos em outras, mas e isso que faz do PB interessante. A oportunidade de interagir com outras pessoas e debater um assunto. Assim podemos complementar nossas opiniões e por muitas vezes aprender algo de novo.
    Sds.

Comentários não permitidos.