Para Congresso dos EUA, Brasil tem agenda positiva e Argentina preocupa

http://www.novinite.com/media/images/2009-11/photo_verybig_110353.jpgRichard Lugar

Patrícia Campos Mello

Roberta Jacobson, escolhida para ser a nova secretária-assistente de Estado dos EUA para o Hemisfério Ocidental, foi sabatinada na semana passada no Senado americano. Como parte do processo, senadores americanos enviam uma lista de perguntas para a indicada ao cargo, que é o mais alto posto diplomático dos EUA para a região. As perguntas, mais do que as respostas, sempre muito diplomáticas, são reveladoras. Mostram quais são os principais temas que preocupam os legisladores americanos em relação à América Latina. O senador republicano Richard Lugar, um dos nomes mais respeitados no Congresso quando o assunto é política externa americana, manifestou preocupação em relação à perda de influência dos EUA na região.
E chama a atenção a diferença da pauta de assuntos relacionados ao Brasil e à Argentina.

Para o Brasil, trata-se primordialmente de pauta positiva: oportunidades para empresas americanas na exploração do pré-sal e obras de infraestrutura para a Copa do Mundo e as Olimpíadas; andamento do acordo de eliminação de bitributação, Mercosul.

É claro que há pontos de desacordo. “Nos últimos dois anos Estados Unidos e Brasil discordaram em vários pontos chave, de comércio a cooperação contra o narcotráfico e mudança climática. E parecem estar trabalhando em direções opostas nas políticas para Irã, Honduras e Venezuela. De certa forma, o Brasil parece ter se tornado um polo contrário ao papel dos EUA na América Latina e no mundo, tentando minimizar a influência americana.”

Mas, no geral, a pauta é positiva.

Já em relação à Argentina, o tom das perguntas é essencialmente crítico. O maior tema bilateral é a recusa da Argentina a pagar alguns dos investidores, holdouts, da renegociação da dívida argentina. “As ações da Argentina não apenas prejudicam empresas americanas que investiram no país, mas estabelecem um precedente perigoso que pode ser seguido por outros países”, diz o senador Lugar em uma de suas perguntas. Na última reunião do G20, em Cannes, o presidente Barack Obama teria enfatizado diretamente para a presidente Cristina Kirchner a importância de a Argentina cumprir seus compromissos com credores internacionais. Em sua resposta a Lugar, Roberta afirmou que os EUA vão continuar insistindo com a Argentina.

A Venezuela, como de costume, também é alvo de críticas. “Quão preocupados os americanos deveriam ficar com o fato de a Venezuela estar adquirindo todas as características de um estado dominado pelo narcotráfico?”

A resposta, neste caso, é bem mais direta. “Desde 2005, ano após ano, os Estados Unidos detectaram que a Venezuela não tem cumprido suas obrigações internacionais de combate ao narcotráfico”, escreveu Roberta.
O senador republicano Marco Rubio, da bancada anticastrista, está segurando a confirmação de Roberta no cargo, à espera de mais esclarecimentos sobre questões ligadas a Cuba.

Fonte: Folha

39 Comentários

  1. “a Venezuela estar adquirindo todas as características de um estado dominado pelo narcotráfico?” – Piadistas esses estadunidenses, eu “rio litros” com isso, sério!
    .
    “não tem cumprido suas obrigações internacionais de combate ao narcotráfico” – Talvez a Venezuela e outras nações consigam quando eles pararem de patrocinar o narcotráfico das mais diversas formas e pararem de afundar o nariz no pó!

  2. puts… o congreso americano preocupado com a america do sul, fujam para as colinas kkkkkkkkkkk, vão lamber sabão, os deputados la sõ tão inuteis quanto os daqui !!!

  3. pateticos como sempre,os americanos vivem um filme….americano obvio…e nesse filme o mocinho(branco caucasiano que fala ingles) sempre vence,eventualmente o heroi tem a ajuda de algum latino(baixo,fraco,bebado,burro,drogado e covarde,mas “fiel e amigo” do “heroi”)

    e no final do filme,o “heroi” lindo,bombado,pausudo e rico,come a mocinha que vivia na terra dos inimigos(eles tinham nariz grande,eram barbudos e feios e falavam enrolado)…os americanos,MEGALOMANIACOS por natureza,se esquecem que nem sempre a vida real termina como nos filmes do tio sam.

  4. Veja o Brasil é uma economia aberta ao mundo, não queremos nos fechar, pelo contrário, estamos cada vez mais com as portas abertas com países de qualquer ideologia que queira investir e explorar respeitando as leis do mercado e do interesse brasileiro- de recursos naturais a tecnológicos temos acordos com muita gente, graças a Deus.
    Agora, se o problema com a Argentina for somente com relação a desentendimento comercial e econômico, pra mim tudo bem , pode ser perfeitamente resolvida a questão.
    Agora se existe uma ojeriza americana com relação a Argentina por causa dos interesses do Reino Unido pelas Malvinas, Antártida e petróleo no mar,devemos ficar atentos aos fatos.
    Pode ser um grande plano para retomar a influência na América do Sul, DESESTABILIZANDO, ISOLANDO, DIVIDINDO E GOVERNANDO.
    Estávamos esquecidos,agora fomos redescobertos, a América do Sul não está sentindo a crise, porque vivemos nela a décadas por causa exatamente dos interesses europeus e americanos, agora somos maravilhosos(?).
    Nessa história entra FX-2, S.Tucano e etc.
    Muita atenção, a mão que afaga é a mesma que bate.
    Credibilidade e confiança são as palavras chaves, uma vez que o RISCO é inerente a todos.

  5. KM Somos 2

    Capa Preta, caro amigo. Pena que os inuteis de la pensam em sua defesa, coisa que os inuteis daqui estao meio atrasadinhos…

  6. StadeuR, o problema com a Argentina é calote mesmo.
    Depois de ficar mais de uma década com câmbio paritário com o dólar, a Argentina entrou naquela confusão de 5 ou 6 presidentes em 10 dias, meteu uma moratória, desvalorizou sua moeda (oficialmente, pois podre já estava), e ficou anos fora do sistema financeiro internacional.
    E até hoje não pagou tudo.

  7. E digo mais, por que os americanos compraram os A-4K Skyhawk da Nova Zelândia (?), serviriam muito bem no Porta Aviões SPaulo por muitos anos depois de modernizados, até a vinda do FX-2, compraram até os Harriers dos ingleses, também serviriam (sou contra), e com relação ao STucano, fica a pergunta quanta grana (nossa riqueza) a empresa americana CHEVRON jogou fora com o vazamento de petróleo do Pré sal, até agora não vi números, mas com certeza mesmo eles comprando o STucano não pagam o prejuízo ainda que nos dessem para o FX-2 o F-15 juntos.
    ———
    http://cavok.com.br/blog/?p=42185
    ———
    http://cavok.com.br/blog/?p=42051
    ———
    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5478790-EI306,00-RJ+Chevron+nega+usar+metodo+ilegal+para+limpar+vazamento+de+oleo.html
    ———
    E por falar em Porta Aviões São Paulo, dá licença e até a noite, estou indo pra lá visitar o bicho com a família, deve ter uma fila danada, mas vale a pena.
    Abs.

  8. Ao camarada que colocou os EUA como o mocinho branco dos filmes… Esse “racismo aceitável” não convém. Os EUA possuem um presidente negro cercado de judeus. Que tal sermos maduros ao invés de marxistas culturais bitolados e assumirmos os fatos? Os EUA não passam de uma colônia de Israel e é esta entidade transnacional (não dá pra resumir àquela pequena faixa estreita no Oriente Médio) que está buscando o domínio mundial.

    Os tais brancos que aprendemos a vilificar desde cedo nas escolas, devido ao trabalho de doutrinação marxista, estão completamente acuados já há muito tempo. Os extremistas judeus (que se colocam entre os brancos, bem como se retiram se suas fileiras, quando os convêm) é que estão empurrando as políticas genocidas e imperiais do chamado Ocidente. É triste ver como a maioria das pessoas se esforçam para não enxergar algo tão evidente.

  9. ..e no final do artigo o imbecil da Flroda Marco Rubio, que conheco bem, coloca em cheque mais uma nomeacao do Obama para a America Latina, porqur na sua desvairada visao, tudo tem a ver com aquela porcaria de Ilha que se chama Cuba.
    Lugar e outro idiota que vive no passado. Para ele se nao votar contra o Embargo Cubano tambem nao serve pra ninguem. Sao tipicos Republicanos retrogados.
    Eu acho a politica do Obama mais agilizada do que pensam estes dois senhores.
    Os EUA continuam errando na politica Latino Americana. Infelizmente. Quando enfiam o nariz que um pais nao serve nao arredam pe. Chegou a vez da Venezuela. Apesar que o Cabeca de Porco Chavez e outro bastardo comunista portanto nao ajuda a combater o preconceito dos Americanos com a America Latina.
    O Brasil quer distincao dos Americanos mas eles so reconhecem a forca militar e a economica como parte de um todo.Somente a economica nao se amedrontam porque o comercio com eles e grande e pode ser maior ainda com o petroleo.
    O Brasil deveria agir independente na politica externa mas quando se abraca a um Ahmadinejad fica dificil. Ou fica no muro quanto a Khadafi ou um Assad. Isso faz o pais ‘bunda mole”

  10. Notem como eles os Americanos sempre mutam segundo suas necessidades.No final da ditadura Vargas ate o primeiro mandato de FHC eles transformaram a Argentina em parceiro estrategico regional.Venderam muito armamento usado a baixo custo a Argentina,nos monitoravam para os Argentinos e fomentavam intrigas.Quando a Argentina deu calote neles e na Europa FHC ao ser cumprimentado por Kirchner ao sair da ONU deu-lhe as costas e o namorico com o Brasil tomou força.Então a Argentina não lhes mais serviam.Esses FDP Americanos fabricam animosidades entre paises,fabricam monstros robotizados para suas causas,depois lhes descartam,lhes jogam a propria sorte,lhes destroem.Otario é todo aquele fora da seleta orbita permanente que lhes servem Canada,UK,Europa Ocidental,Australia,que associar-se a eles,pois sera usado enquanto prestar,deixado a propria sorte quando não tiver mais serventia e destruido se crescer.

  11. O Brasil é o pernilzão suculento e nutritivo e a Argentina no momento uma Garça magrela que so tem penas.Por isso não so os EUA mas como a Europa tambem vivem nos enchendo de elogios para nos iludire.A aproximação de Hugo Chavez com a Russia embassou um enganjamento com a mesma no sentido diplomatico e estrategico profundo.Resta-nos a China e atrairmos a Argentina no mesmo sentido e formarmos umaaliança.Essa é a nossa saida mais logica se entrepondo a Chavez e a Ganancia da Otan.Chavez apenas faz circo pois depende e muito do comercio com os EUA e dele se nutre.A Russia não é mais o inimigo numero um dos EUA e por tambem temer a China pode ate se “APROXIMAR” em termos dos EUA.Não vejo no momento outra potencia que possa realmente nos complementar como a China.Seria mesmo o caminho mais sabio MAS COM ATENÇÃO NAS ENTRELINHAS.Brasil,Paraguai e Argentina tem terras férteis e interessam diretamente a China.A America Latina tem potencial energetico e mineral que tambem interessa a China.A Venezuela tem apenas seu petroleo sujo que eles nem refinam e nem beneficiam pois não disponibilizam de tecnologias para isso e nem tampouco disponibilizarão,no maximo quem sabe refinar no Brasil ou la mas beneficiar nos EUA ou outro lugar qualquer.E não adianta ter muitos armamentos se não se tem logistica,abastecimento e serviços.TA NA M HUGO CHAVEZ.

  12. AMIGUINHOS tenham ciencia de que Hugo Chavez sempre colaborou com as FARCs e quem nutre as FARCs?O Narcotrafico.A Venezuela transformou-se numa ditadura EMBUSTEIRA.A poucos dias uma candidata oposicionistas teve seu discurso atacado a tiros e todos sabem das truculencias de Chavez para calar criticas e oposicionistas e sendo assim que Democracia se tem na Venezuela?De forma mais branda mas no mesmo sentido a Argentina vem tolindo a critica com energia se não se tem direito de expressão e não se tolera criticas NÃO SE TEM DEMOCRACIA.Olhemos as coisas com neutralidade senão sempre teremos raciocineos tendenciosos.Quebra de contratos,de acordos e etc abrem sim precedentes para outros e outras coisas tambem não so regionalmente mas globalmente tambem.Acordos e contratos são para serem honrados ou então não os façam e fiquem isolados.Voce pega emprestado hoje e não paga quem perdera é voce que precisara de novo e não mais tera.Ficara de filme queimado com todo mundo.A Argentina a muito tempo é caloteira mesmo.

  13. OS caras são esperto,até a vitoria do obama foi preparada,prepararam a mente americana e mundial,primeiro veio o filme,24 horas que muito influencia a mente dos eleitores,porem antes teve outros ma este foi para preparar,este cara ainda vai dar o que falar,nada contra negros,só enfatizando que acdredito que este foi vindo de bandeja,para ser presidente.

  14. Demos mole por não nos achegarmos a Russia e Hugo Chavez o fez.Apesar de nosso atual governo dialogar com Chavez não pensem que por ele morremos de amores.Se Chavez nos embassou uma aproximação com a Russia mais ampla que nos aproximemos de uma vez da China antes que a Argentina o faça e assim poderemos dissuadir os Argentinos a formarem mesmo com a gente senão nos restara apenas O IRMÂO CAIM DO NORTE O VELHO CAFETÃO CAFAGESTE A NOS EXPLORAR E NOS CHANTAGEAREM COMO SEMPRE.Não tem para aonde correr SE CORRER O BICHO PEGA SE FICAR O BICHO COME então prefira passar pela Onça Pintada porque ela apenas esta pintada ou pelo Trigre de Bengala porque ele usa bengala.

  15. A velha política americana de dividir para conquistar….
    PROPAGANDA PURA, pra desestabilizar a relação tao benéfica que muitos estados sul americanos vem tendo……
    O quintal dos estados unidos vem se resumindo á america central… américa do sul está começando a andar pelas proprias pernas… não é de se impressionar que virão mais e mais declarações e notícias que põem em cheque a união e cooperação da UNASUL

  16. Os americanos em nenhum momento, citaram a monstruosa corrupção e impunidade dos políticos brasileiros. Estou desapontado com os EUA. Prefiro a moralidade dos chineses e iranianos, que fuzilam ou enforcam os seus corruptos e assassinos.

  17. concordocom o malukinho em seus coments ate agora neste post….so lembrando de uma info ha mais….O Obama e seus mais chegados GOP estao com uma politica neste final de mandato ha se concentrarem mais no “pacifico asiatico” e coments deles e que esta decada os USA estarao “focados la”, na minha umilde opiniao o Brasil deveria botar pra quebrar por aki e acabar de vez por se lancar ao mundo e morder o maximo que puder….pois a china vai ser o foco central dos USA nestes proximos dez anos!!!
    sds.
    mcv.

  18. Acho que eles falavam de si mesmos, olha até para soltar bomba os EUA antes da uma cheirada na cocaina para se sentirem mais valentes.

  19. Ausente, meus cabrones amigos, mas não extinto!!!
    #
    Eu quero mais é que os USA f_d_ com o Brasil. F_d_ e bem f_d_d_ para não deixar dúvidas.
    #
    F_d_n_s tanto que até deixe nossa Pátria amada engravidada, barriguda, esperando neném.
    #
    Logo entraremos no Tribunal de Haia, com nossos estatutos da criança e do adolescente mais nosso código civil, com o pedido legal de pensão alimentícia à criança e ajuda de custo para a Pátria amada sacaneada.
    #
    E como essa f_d_ção já vem de tempos atrás, também vamos exigir direitos de união estável, com a devida porcentagem dos bens do titio Sam, esse comedor fdp, para nós.
    #
    ……….Vem titio Sam cafetão, gostoso, tesudo, f_d_ com minha Pátria toda verdinha e amarelinha, f_d_! Deixa ela toda lambuzada e besuntada com jorros do teu amor sacana… meu amorzinho do norte!
    #
    Que meu advogado vai te esfolar direitinho depois!!!!
    #
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    #
    Pois minha Pátria é uma gatinha, gata, gatona, poposuda e gostosona… nada a ver com aquela magrela trambiqueira da Argentina… e aquela maloqueira de más companhias da Venezuela… ou aquela vizinha de porta inconviniente e mocréia do México. Assim, depois de tudo resolvido na justiça, com nosso divórcio formalizado, você pode continuar me f_d_nd_, mas só escondidinho, sem ninguém saber, ok? titio cafetão Sam!!!
    #
    PS: Ai amorzinho! Quando é que você vai me levar para dar uma volta no teu S.Hornet? KKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. ViventtBR disse:
    20/11/2011 às 19:56
    que lixo,eu sempre respeitei o comentario e a opinião de todos, tenham que ideologias tiverem, criticas devem sempre ser construtivas, e mesmo quando não o são percebe-se que são indignadas e dolorosas para quem as faz, mas o VIRA-LATISMO DESTE CIDADÃO E ALGO ABOMINAVEL, deve almadiçoar todos os dias o fato de ter nacido onde naceu, se o brasil esta como esta, e por que talves não estejamos nos esforçando o suficiente para faze-lo mehor,so consigo sentir pena de elementos assim, muito triste uma passoa que ridiculariza aquilo que ela e, BOA SORTE SENHOR, TOMARA QUE ENCONTRE O SEU LIDO CAFETÃO AMERICANO !!

  21. MCV é uma idiotia ficar medindo forças,demonstrando presença e hegemonia.Essa doutrina hoje é ultrapassada e surte efeito apenas a covardes.Enquanto eles ficam no Pacifico se exibindo para os Chineses se esqueçam do trivial que é garantirem abastecimento.A logistica do abastecimento pode garantir a vitoria enquanto a superioridade belica nem sempre é a certesa da mesma.Primeiro é essencial garantir sobrevida para depois pensar-se em taticas de contenção e de ataque.A doutrina Ocidental que se fez padrão no mundo hoje é questionavel.Tecnologia e gigantismo não garantem nada e sim se tem muito mais vulneralidades e gerenciar.O que é mais facil interferir ou neutralizar,o moderno acessivelpor pericia ou o rustico inacessivel?

  22. Ja era de espera esses tipos de comentarios, o Brasil não é mais um país fundo de quintal para o ocidente e sim um ator principal para o mundo, e isso não terá mas volta.

  23. Idiota esses americanos acham que são lideres do mundo!O Brasil deve avançar mais sua influencia na america do sul e na africa e fechar o cerco a esses americanos, temos que a partir de uma politica de aliança geoestratégica estabelecer vínculos de dependencia reciproca e de versação dos recursos naturais aos nossos interesses,(qdo falo nossos: refiro a america do sul e africa), negando acesso fácil a china, europa e eua; aí meus amigos o bicho vai pegar, teremos que ter força bélica pra assegura o monitoramento desses interesses!É de se perguntar até qdo vamos fornecer ferro e importar aço, muitos outros minerios e importar produto acabado?Tá na hora de estabelecer relação de troca justa, se compra minério deve ter a obrigação também de comprar aço que fabricamos, a título de exemplo!

  24. Sem dúvida que há ainda muitos que não conseguem distinguir nada além de um palmo de distância de seus narizes.
    #
    Dessa forma teria que traduzir para eles meu comentário acima, carregado de ironia, tintim por tintim. E até mesmo o post sobre política externa americana alvo do mesmo.
    #
    Entretanto, para os que não pertencem a turma das antas que infestam nossa sociedade, deixo a seguinte sugestão sobre o post acima… Reparem como nosso país não possui secretário assistente de Estado (sabatinado pelo senado) nem para hemisfério sul, norte, ocidental ou oriental!!
    #
    Num computo para uma grande nação, com interesses e necessidades de ação global, o que isso acarreta (ajuda ou prejudica)??
    #
    Nosso Brasil se quiser assumir papel de influência internacional real precisará passar a pensar e agir de forma muito mais generalista e sofisticada. Infelizmente seu atual modelo federal organizacional não está a altura da atuação de uma sexta ou quinta maior economia do mundo.
    #
    Há informações interessantes neste post acima, sobre os USA e Brasil, porém que cada um as perceba.
    #
    Capa Preta vá urgente num serralheiro e incomende um cinto de castidade de aço para te proteger do cafetão Sam. rsrsrs!!

  25. Esse Yankes são uns narcisistas, querem o mundo a sua imagem e semelhança. Querem por que querem mudar culturas, agindo tal e qual a igreja na idade media, como os jesuitas com o indios chamados de seres sem alma.
    Esses caras necessitam é tratar suas psicoses.

  26. ViventtBR disse:
    21/11/2011 às 14:29
    não se preoculpe comigo não cidadão, do seu mal eu não sofro kkk,e vc para mim e problema seu!!
    e quem disse que nossa polica deve ser baseada na politica estadunidense ? devemos e ter indentidade, basseada na patria e na familia !
    secretario assistente de estado ? não obrigado, não precisamos de mais um burrocrata inutil e seu bando de puxa sacos fisiologistas !
    sabatinado pelo senado (argh)? seriam eleitos somente lobystas com o rabo preso, que entendem tanto de defesa quanto o senhor VIVENTT USA entende de vida fora do condominio !!!

  27. Enquanto o Brasil for um país desmoralizado, todos os países irão pisar na nossa cabeça, inclusive o Paraguai, Uruguai e Bolívia. Até hoje, não vi nenhum político ou ministro corruptos, efetivamente na cadeia, e devolver o que roubou ou desviou. É por isso, que os americanos nos humilham, nos tratando como criança pequena ou retardada. Aceitamos passivamente a Reserva Raposa Serra do Sol. A que ponto nós chegamos.
    Se eu fosse a Dilma, dava uma de Venezuela, e chamava os russos e chineses para negociar o nosso rearmamento. Dilma tem a obrigação de colocar todos os políticos corruptos na cadeia, e fazê-los devolver para os cofres públicos o que desviaram. Vamos fechar todas as ONGs brasileiras, que são um antro de desvio do dinheiro público. Quem foi que inventou essa maldição de ONGs no Brasil ?

  28. ViventtBR, eu não consigo enxergar um palmo na minha frente, principalmente se tiver um homem afeminado, se é brincadeira sua, pra mim fica no mesmo, porque homem tem que ser assim do princípio ao fim, “HOMEM”.

  29. É compreensível e aceito o fato de que pessoas sem vida própria ficam a falar da vida dos outros. Haja visto as famosas fofoqueiras e fofoqueiros da vida alheia. Aqui mesmo um espaço de comentários sobre posts geopolíticos disponibilizados isso acontece.
    #
    O que faz com que muitos daqueles que não tem discernimento para extrair e comentar algo do post… em vez de se limitarem a uma simples leitura respeitosa e silenciosa passem a falar dos comentaristas, sem nem sequer os conhecer pessoalmente.
    #
    O indivíduo do comentário: 22/11/2011 às 08:33 é apenas mais um desses.
    #
    PS: leiam meu comentário no espaço “Comunicado aos Leitores” onde deixei meu posicionamento sobre participação neste ótimo site.
    #
    Mesmo assim SDS a todos!

Comentários não permitidos.