Hillary diz que este será o ‘século da América no Pacífico’

Secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton

Secretária de Estado disse que problemas na região necessitarão da liderança dos EUA.

Diante do desafio crescente e multifacetado apresentado pela China, a secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, declarou que o século 21 será o “século da América no Pacífico” e afirmou que os problemas da região necessitarão da liderança dos EUA.

Em discurso realizado antes de uma cúpula dos países da Ásia-Pacífico, Hillary destacou que o governo do presidente Barack Obama buscaria melhorar suas relações com a China, mas procurou dissuadir o país e outros da região de pensar que os EUA estariam cedendo seu papel tradicional no âmbito do Pacífico.

“Há desafios sendo enfrentados pela Ásia-Pacífico neste momento que pedem a liderança dos Estados Unidos, desde garantir a liberdade de navegação no Mar do Sul da China até contrapor as provocações e as atividades de proliferação da Coreia do Norte para promover o crescimento econômico equilibrado e inclusivo”, afirmou.

Os comentários de Hillary, em discurso no Centro Oriente-Ocidente, foram parte de uma campanha do presidente Obama de direcionar a política externa norte-americana para focar mais intensamente na Ásia, depois de uma década de guerras no Iraque e no Afeganistão.

“Está se tornando cada vez mais claro que, no século 21, o centro gravitacional estratégico e econômico será na Ásia-Pacífico, do subcontinente indiano à costa oeste das Américas”, afirmou.

“Uma das tarefas mais importantes da política americana na próxima década será garantir um investimento substancialmente maior — diplomático, econômico, estratégico, e outros — nessa região, disse Hillary a estudantes e acadêmicos no Centro Oriente-Ocidente, um instituto de pesquisa de Honolulu, capital do Estado norte-americano do Havaí.

Apesar de dizer que a China e os EUA precisavam cooperar para estimular o crescimento econômico, Hillary criticou as políticas de direitos humanos de Pequim, o que certamente irritou os líderes chineses.

Hillary disse que seu país tinha como objetivo criar na região da Ásia-Pacífico neste século uma rede semelhante à rede transatlântica com instituições e relacionamentos que os Estados Unidos e seus aliados na Europa construíram no século 20.

Fonte: Estadão

13 Comentários

  1. Secretária de Estado disse que problemas na região necessitarão da liderança dos EUA.
    .
    SO NO SEU VER MESMO,
    .
    Nao Acredito que os Chinas Concordao com a sua INLUSAO.
    .

  2. Os EUA vão dar foco no Pacífico? Sim, vão encarar de frente a China.
    E, mais uma vez, a América Latrina não vai ter a atenção que precisa e merece.

  3. Os EUA vai fazer muita pressão tamben no Chile e os outros latinos banhados pelo Pacifico tamben e que tem comércio com os chineses. Talvez seja uma das causas do Brasil fazer várias estradas para ligar-se ao Chile eo Pacifico.

  4. INGANA QUE EU GOSTO,SE ATÉ MESMO A PODEROSA UNIÃO SOVIÉTICA CAIO,A PODEROSA CHINA CONTINUARA PODEROSA EM QUANTO FOR DO INTERESE AMERICANO,POIS A MAIORIA DE SUAS EMPRESAS ESTÃO LA APROVEITANDO A MÃO DE OBRA BARATA,MAS A HORA QUE OS AMERICANOS QUISEREM A CHINA CAI,É SÓ ELES MEXEREM OS PAUZINHOS E BOOM.

  5. A MADAME SATÃ, Hillary Clinton, é arrogante demais, não sabe o que diz e, RELINCHA. Hillary esquece que seu AMADO país IMUNDO está falido e, não vai demorar a perder o crédito na praça e perder parceiros… Quem vai fazer parceria comercial com um FALIDO sem CRÉDITO??? Ora, se não temo grana não tem crédito e, não vai andar. Essa New War SECESSÃO dos IANQUES GENOCIDAS MALDITOS vai ser divertida… a “Primavera” IANQUE vai ter Intervenção na OTAN com sua ajudinha humanitária??? Quá quá quá quá quá que Washington vire uma imensa fogueira de fumo e fogo, que os ianques malditos queimem Nus Fogus Dus Infernus!!!

  6. Não estou preocupado com americanos e muito menos com chinas… o que me preocupa são as FALACIAS internas… o pro-sub ta a passo de tracaja… o FX2 foi para as cucuias… não temos defesa aerea… não temos programas de interiorização da população para a amazonia… fronteiras abertas… politica de segurança é para comunista ver… saude na UTI… e ainda vou me preocupar com embates sino-americanos e ouvir os claustrofobicos vomitarem fora yankes… é pra chorar… de raiva… só para completar… os chinas não dão nem para o café… só perda de latim discutir essas mentiras… talvez em uma guerra convencional em seu territorio… no oceano… rsrsrsrsrsrs…

  7. Seculo XXI? Pensava que os gringos considerava o Pacifico um lago seu particular desde o fim do seculo XIX quando derrotou Espanha e tomou suas possessoes naquela area como as Filipinas por exemplo Os EUA provocaram o Japao a tal ponto que este caiu na armadilha e o atacou, abrindo caminho para os EUA completarem sua dominacao naquele oceano. Hoje China ocupa o lugar antes ocupado pelo Japao. Os Estados Unidos tem necessidade de destruir a ameaca chinesa por guerra se necessario. A diferenca e que quando os EUA entrou em guerra com o Japao, Os EUA era a primeira potencia economica do mundo, e hoje eles estao perdendo essa posicao para a China. De acordo com documentos publicados pelo Fundo Monetario Internacional em Abril/Maio deste ano, China vai ser a primeira potencia economica mundial a partir de 2015. E interessante acompanhar esse desenvolvimento!

  8. Concordo com genêro, número e grau com o que o Dhou e o Blue Eyes disseram, essas falácias de comunistas já estão enchando o saco. Só sabem distribuem seus pensamentos raivosos na internet contra os EUA e Europa totalmente baseados na desinformação, lamentável.
    Enquanto aos que criticam a Hillary Clinton, ela está fazendo o trabalho dela, servindo e defendendo os interesses de seu país, quem dera se tivessemos políticos patriotas, sem as malditas ideologias e de pulso firme que nem ela para defender verdadeiramente os interesses de nosso país.

  9. Porque os americanos devem tomar cuidado com os chinas:
    *******************************************************
    “Professor J. H. Turnbull foi o chefe do Departamento de Química Aplicada no Colégio Militar-Real de Ciência em Shrivenham na Inglaterra e especialista em tráfico de narcóticos e suas implicações estratégicas. Em 1972, seguindo a publicidade focada no maciço uso de narcóticos contra os soldados Americanos no Sudeste da Ásia (ver Capítulo 16), Turnbull preparou um sucinto relatório da estratégia do tráfico de narcótico Chinês. O Tráfico Chinês, ele escreveu, era “direcionado aos grandes setores industriais do Mundo Livre. Em termos comerciais isto oferece alvos óbvios, já que eles proveem tanto grandes e fluentes mercados”. Estes setores industriais eram particularmente vulneráveis por causa da natureza aberta de suas sociedades.

    A produção e distribuição de drogas, Turnbull enfatizou, foram “uma valiosa fonte de renda nacional e uma poderosa arma de subversão”. Ele identificou três grandes objetivos básicos das atividades subversivas da China no emprego das drogas: financiar as atividades subversivas pelo mundo; corromper e enfraquecer as pessoas do Mundo Livre; e destruir a moral dos combatentes Americanos no sudeste asiático.

    A conclusão do Turnbull foi praticamente igual àquela chegada vinte anos antes pelo Comissário de Narcóticos dos Estados Unidos, Harry Anslinger – sendo bastante revelador hoje. A disseminação secreta de narcóticos do ópio, em particular a viciante droga heroína, para objetivos tantos comerciais como para subversivos, representa uma das maiores ameaças para os serviços armados e para as sociedades do Mundo Livre. A operação subversiva precisa ser reconhecida como uma forma peculiar de guerra química, naquela a qual a vítima voluntariamente se expõe ao ataque.”
    *******************************************************
    RED COCAINE – O USO DAS DROGAS COMO INSTRUMENTO DE CONQUISTA E GUERRA QUIMICA PELOS COMUNISTAS.
    *******************************************************

  10. Blue eyes deve ter ouvido falar da guerra do opio, quando o Imperio Britanico forcou China abrir o mercado chines para o Ocidente. A introducao do opio naquele pais foi parte dessa atividade imperialista britanica. Recomendo a leitura do livro Dope Incorporated publicado pelo Executive Intelligence Review, pdf Dope Inc; Alfred W. Mccoy, The Politics of Heroine in Southeaster Asia; Peter Dale Scott, America War Machine: Deep Po;litics, The Cia Global Drug Connection. e o livro Cocaine Politics, Drugs, Armies and the Cia in Central America; Gary Webb, The Dark Alliance; Michael Rupert, Crossing the Rubicon, Rupert um ex policial norte americano especialista em narcoticos. Todos esses livros podem ser baixado em PDF ou faz parte do Googgle Library. RED/WHITE/BLUE HEROINE,COCAINE, O USO DAS DROGAS COMO INSTRUMENTO DE CONQUISTA E GUERRA E PARA ENTORPECER A MENTE DOS JOVENS, PRINCIPALMEWNTE OS THE ORIGEM AFRICANAS E LATINOS A FIM COMO MEIO DE CONTER A POLITIZACAO RADICAL DESSA CAMADA SOCIAL DENTRO DE SEUS PROPRIOS PAISES PELOS ESTADOS UNIDOS E PELO IMPERIO BRITANICO. Acrescento o livro THE BRITISH STATE DRUGS ATTACK AGAINST AFRIKAN PEOPLE, publicado online no http://www.pascf.org.uk. Porque o Brasil deve tomar cuidado com os Estados Unidos hoje e um dia no futuro quem sabe, tomar cuidado com China e India.

Comentários não permitidos.