Agência Senado: Marinha precisa de R$ 223 bilhões até 2030, diz almirante

O fortalecimento do poder naval brasileiro, com o objetivo de garantir a soberania nacional sobre riquezas como as reservas de petróleo da plataforma submarina, exigirá investimentos de R$ 223,5 bilhões até 2030. Os números foram apresentados pelo chefe do Estado Maior da Armada, almirante-de-esquadra Luiz Umberto de Mendonça, durante audiência pública promovida nesta segunda-feira (7) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Até o ano de 2030, disse o almirante, será necessária a aquisição de 20 submarinos convencionais e de seis submarinos nucleares, entre outras embarcações, além da constituição de uma segunda esquadra a ser sediada em um estado ainda não definido das regiões Norte e Nordeste. Com o investimento previsto, explicou, será possível desenvolver os mais importantes projetos da Marinha, como o programa nuclear.

– Não é megalomania. A estratégia de dissuasão é prioritária em tempos de paz e a melhor forma de se evitarem conflitos armados. Por isso, precisamos do aporte continuo de recursos financeiros – afirmou Mendonça durante o painel “Pré-Sal: Papel das Forças Armadas na defesa do patrimônio e alocação de recursos para essa finalidade”, parte do terceiro ciclo do conjunto de debates promovido pela comissão a respeito dos “Rumos da Política Externa Brasileira (2011-2012)”.

Na abertura da audiência, que foi presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e contou com a presença de diplomatas de oito países, o professor Simon Rosental, da Escola Superior de Guerra, observou que o mundo só dispõe de reservas conhecidas de petróleo para os próximos 45 anos – e os Estados Unidos para apenas 10 anos. Em sua avaliação, o século 21 marcará o fim do período histórico de queima de petróleo como combustível.

– O Brasil descobriu o pré-sal quando no mundo as reservas declinam. O que devemos fazer? Utilizar as três Forças conjuntamente para garantir poder de dissuasão sobre toda essa área e defender a soberania e a integridade do país. É muito comum ouvirmos que não há necessidade de recursos para as Forças Armadas, pois estamos no Atlântico Sul, o lugar mais tranquilo do planeta. Há certa verdade nisso, mas o erro é o foco. A ameaça vem da linha do Equador para cima – alertou Rosental.

O presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, brigadeiro-do-ar Carlos de Almeida Baptista Junior, afirmou que a região onde se encontram as reservas do pré-sal serão uma “área sensível” do território brasileiro, onde o país precisa estar preparado para garantir “pronta resposta” a qualquer ameaça externa. Ele informou que será montado para a região um moderno sistema de controle de tráfego aéreo e disse que aguarda “com ansiedade” a decisão final do governo a respeito da compra dos novos caças para a Força Aérea Brasileira.

– Todos devemos estar prontos para uma resposta a qualquer ato contra nossos interesses. O pré-sal é e será ponto de cobiça de muitos atores mundiais. Trata-se de uma riqueza que precisa ser defendida, por isso a dissuasão deve ser real e permanente – observou Baptista.

Ao comentar os pronunciamentos dos convidados, Cristovam observou que, se os investimentos necessários à defesa dos recursos do pré-sal forem maiores do que os necessários anteriormente à defesa do país, esses investimentos deveriam ser feitos com recursos provenientes dessas próprias riquezas e “não da nação brasileira como um todo”. Por sua vez, a senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou a necessidade de se manter uma atenção especial à defesa da Amazônia, apesar da ênfase atual à região onde se encontram as jazidas de petróleo.

Marcos Magalhães / Agência Senado

39 Comentários

  1. 20 submarinos convencionais – Bom
    6 submarinos nucleares – no mínimo 12 como já disseram alguns estrategistas
    2 porta aviões – SERIA BOM, e claro, 2 NOVOS…não vale reformar.
    80 aviões caças versão pra porta aviões

    Inúmeras fragatas, destroyeres, etc etc…

    E NÃO adianta nós termos mais submarinos nuclares que qualquer país e o nosso não soltar míssil nuclear…os 6 tomam um pau de qualquer um americano sozinho…

  2. .
    .
    Se divididos nos 20 anos fica entorno de 5 Bi por ano… não é muito considerando o preço e a manutenção das embarcações convencionais e seus sistemas de armas!
    .
    Agora é fazer com o Governo faça isso… eu por exemplo aumentaria isso ai, mas não somente para a Marinha mas pra todas as armas, 2% do PIB FIXO ANUALMENTE, e com limite de gasto com pessoal de uns 40-60% ??? , e pessoal militar proporcional à população em cerca de 0,7-1% da população em linha máxima, fabricas nacionais estatais de armas e ainda outras em Joint-Venture com outros países, e todas as industrias militares estatais sob administração direta do EMCFA e não se fala mais nisso!
    .
    Valeu!!

  3. Desculpa minha sensatez algo incomum nos comentários do pessoal aqui no plano brasil e na MB, mas pra mim está claro que teremos de 6 a 8 submarinos convencionais e no máximo 1 nuclear, NUNCA teremos mais que 1, sempre será dito que é “para criar doutrina” aahahah
    .
    Essa MB só tem condição de adicionar mais 2 ou 3 sub convencional e 1 Nuclear, e estou sendo MUITOOO otimista.
    .
    Gostaria de apostar com o almirante, eu iria ganhar! ahahahahahaha

  4. hoooo, o pessoal la da tlollandia nos acha insensatos, magoou snif snif kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Com todo o respeito ao almirante, é fora da realidade política do País, não da orçamentária. Nenhum deputado ou senador vai defender isso entre os eleitores, principalmente diante do velho discurso da fome e miséria nos grotões, blá-blá…

    No máximo:
    >3 ou 4 subnucs e 10 subs convencionais, o q não dá pra patrulhar nem 30% da Amazônia Azul
    >Um porta-aviões pra ficar na reserva do NAe São Paulo, sendo q compraremos algo da Inglaterra (com a crise européia, é possível venderem algum) e não desenvolveremos nada por aqui
    >Fragatas em doses homeopáticas; acho q é a compra mais urgente (tirando o FX-2) e mais esquecida.

    Politicamente, agimos quando chutam a porta. E compramos o q está mofando na prateleira. Isso é histórico. O governo q mudar esse comportamento será um marco, incensado por 100 anos.

  6. Sua sensatez, pode ser confundida como um pessimismo também Galileu…
    tomara que você esteja equivocado, e que pelo menos a nossa marinha esteja a altura de nosso país… pois o unico risco de sermos invadidos é através do mar. Eu descarto a possibilidade de que um possivel inimigo nos invada por nossas fronteiras terrestres…
    Temos um litoral gigantescoo… dalhe forca aerea, ICBMS e submarinos…. depoooois, mas so depois comecemos a investir em armamentos maritimos de superficie…

  7. A Marinha deveria ser toda de submarinos, pois os navios já estão obsoletos. Navio é apenas para tempo de paz. Quantos submarinos de costa nós precisaríamos ? No mínimo 500. Sugiro os pequenos submarinos utilizados pela Coreia do Norte, em que americanos, japoneses e coreanos do sul não conseguem detectá-los.

  8. Menos combatente.O que se está implementando,é estratégia de dissuasão fazer os caras sentirem que se tentarem as baixas seriam imensas.Concordo com Kaio,e com a senadora Ana Amélia.

  9. Tenho que concordar com o Sr.Galileu,no momento isso é megalomania,não temos uma estrutura pronta para tudo isso,já há notícias que haverá um adiamento na construção do submarinos nuclear,que tem mais de 20 que se está construindo!
    Temos que trabalhar com nossa realidade atual,fazer planos mais realistas e realmente estratégicos,que tragam frutos reais!
    ESSA COISA DE BRASIL POTÊNCIA ESTA SUBINDO A CABEÇA DE MUITA GENTE,VAMOS POR OS PÉS NO CHÃO,NÃO SOMOS POTÊNCIA, VAMOS TER SERIEDADE PARA QUE POSSAMOS SER!

  10. Caro Galileu vc não precisa se desculpar pela sua suposta sentatez,ao meu ver vc não tem essa qualidade e o Almirante tem,20 Subs não é muito para um País com a plataforma continental do brasil,para vc ter uma esquadra descente no Sul,Nordeste em condições de patrulhar essas regiões e o restante do nosso literal esses seriam os números e cabe a Marinha a Patrulha do Pré-Sal,o amigo vai me desculpar mas eu substituiria a sua suposta sentatez por uma visão mediocre,pois em materia de capacidade tecnicica o Almirante lhe dá de 1000 a 0,mas em materia de politicos com essa visão mediocre há muitos e por isso talvez vc tenha chance de ganhar a sua aposta,mas acredito que não,agora seja mais humilde pois é uma grande qualidade para as pessoas que tem qualidad tecnica e impresindível para as que não tem pois a pessoa que não tem e não possui capacidade tecnica corre o risco de cair no ridículo,um aviso seu nick name não transfere a genialidade de Galileu.

  11. A marinha deve dar prioridade para os Subs,visto que estes são as armas mais uteis na proteção do pré-sal,gostaria muito que a MB adquirisse os SU-34, quem se sentiria seguro em um navio sabendo que tem um Su-34 voando sobre a sua cabeça?

    Esses políticos nem parecem brasileiros, o que eles vão roubar se alguma potencia nos invadir? atenção senhores protejam a Ama-de-leite!.

  12. Como falou Barca, não aposte contra o Brasil Galileu, vai perder. Todos sabem, mas vou repetir o informado pelo blog: a Marinha planeja construir 6 subnucleares.
    Enquanto a políticos e corrupção, em todos os países é o mesmo, é preciso aperfeiçoar a ‘democracia’ que é um sistema baseado na corrupção, e no nosso caso devemos esperar o povo ter um pouco de tempo livre e $ para controlar os corruptos.
    Eu nunca votei no Lula, mas devo reconhecer o que o cara fez como gosto que reconheçam o que fizeram todos os governos anteriores, aqueles que só falam das mazelas do país e NUNCA comentam nada de positivo são antibrasileiros.
    Eu sei Galileu, temos muito pra reclamar, pra cobrar pra criticar, mas aquele que ama o Brasil também vê as coisas positivas sem importar governos ou partidos, porque para ele o Brasil está acima de todo.
    .
    Devemos pensar (1)como podemos ajudar o povo brasileiro a levantar a cabeça e ver além do seu diadia, entender que a maneira de resolver os problemas de nutrição casa educação emprego é reclamar não ficar calado, é se preocupar pelas besteiras que fazem aqueles que nós elegemos. (2)como gerar uma nova alternativa viável de participação popular sob um programa nacionalista, que priorize a indústria nacional, que exija parar de exportar soja e ferro, que limite o poder dos banqueiros, que acabe com a escravidão dos juros (180bi/ano) e que quando encomenda material bélico não compre de empresas estrangeiras.

  13. Com esses mediocres governando acho que nunca a marinha terá esse dinheiro pra fazer frente aos seu planos de defesa!

  14. .
    .
    Correção: cerca de 10 Bi por ano e não 5, eu dividi duas vezes… desculpem!
    .
    E Dandolo, a Alemanha na 2° Guerra abandonou a frota de superfície e investiu tudo em submarinos, produziu mais de 1.400 unidades de vários modelos… depois de 43 sua frota de SUBS foi varrida dos mares e em 44 os aliados podiam até mandar navios de desembarque com plena segurança no canal, e aconteceu o Dia “D”!
    .
    Ter uma unica arma no campo de batalha pode ser o bilhete para a derrota total!!
    .
    Valeu!!

  15. Discordo de muitos colegas que criticam as palavras do Almirante. O que ele apresentou foram projeções do que seria necessário para protegermos nosso pais no caso de invasão. Esta certo que pode parecer muita coisa mas Nao sairemos do zero se Nao tivermos um plano. Atraves desses planejamentos que conseguimos alguns passos importantes como o inicio da construção de uma nova base militar, um estaleiro e nossos Scorpene. Alem disso ano após ano a defesa do pais e o fortalecimento de nossa industria bélica tem ganhado mais importância assim como os investimentos e o próprio orçamento do governo destinado as FA tem aumentado. O brasil tem visto sua economia crescer e a tendência e que esse crescimento continue dando ao pais condições de manter suas metas e fazendo com que projetos se tornem realidade.

  16. Temos que ter caças de 5º geração!!! é um daqueles navios Russos feitos só para proteção ante-aérea!! S300/S400.

  17. Acho a meta do almirante sensata e realista,até 2030 já ta de bom tamanho esses números.20 convencionais e mais 6 nucks + uma nova esquadra no norte ou nordeste.
    Discordo do amigo Galileu,acho que a marinha não vai contruir um estaleiro novo e moderno para construir apenas 3 subs,agora concordo que a classe política tem que liberar o $$$$$$$ para que os projetos cumpram suas metas.

  18. Seria legal mesmo ter uns 80 submarinos para 2 pessoas indetectável, seria de rápida produção, muita tecnologia e com 4 torpedos pequenos dentro dele, potentes e bem atirados, derruba um porta aviões e o “brinquedinho” podia ter uma velocidade incrível.

  19. IHHH…. Ja venho falando parecido com Dandolo faz tempo. O Brasil precisa de criatividade e força (alta tecnologia). Correr atrás de equipamentos estilo elefantões só nos trarão prejuízo. Não é a nossa política manter um arsenal grande. Estamos muitos anos defasados. Vamos fazer um breve inventário. Vamos olhar 10 anos para trás. Quantos navios e submarinos adquirimos? Chegamos a dez? Nunca, então não adianta ficar nas bravatas, pois nunca chegamos a ter uma aquisição por ano. Se em vinte anos querem tudo que falta, a nescessidae é de um por ano para se ter 20 embarcações, sejam Sub ou navio. É como uma pessoa se vestir: quem não compra ao menos uma peça de roupa ao mês em dois anos esta pelado. Brasil emergencialmente tem que investir em míssil (até balistico), força aérea e muita tecnologia e criatividade. Vale até mini subs (VANT’s) aos montes, coloca hibernando no fundo do Atlântico uma tartaruga ou tubarão explosivo, na hora certa tchau…(bumm). Nunca viram o Bem-ti-Vi comendo Abelha? Vamos usar a criatividade, eu que não quero ser bucha de canhão sem propósito, fruto de total falta de planejamento e desqualificação. Vão botar os Senadores e Deputados com Fal para atirar pro céu?

  20. Caros Milton Brás Cabral, Gustavo G e barca, acho que o comentário do Galileu valido e bem sensato, é pode-se dizer que foi pessimista também. Afinal dizer que as metas da marinha não serão cumpridas ou que esses 223 bilhões não serão investidos como “apostar contra o Brasil” no minimo exagero, sem querer ofender nem criticar ninguém. Afinal de contas o Brasil irá crescer e ficar ainda mais rico, investido ou não nas FAs (claro, seremos riscos, mas mal defendidos), basta lembar da suspensão do envio dos royalties para a marinha á alguns anos atras (não me lembro se foi em 2005 ou 2006), da briga entre estado produtores de petróleo com a união para a divisão dos royalties do pré-sal. Sinceramente, eu gostaria muito que as pretensões da marinha se concretizarem, sem bem que gostaria de mais alguns subs nucleares (para mim deferiam ser no minino 15) e uns 3 novos PAs (novos mesmo, e não reformados), mas como os políticos brasileiros estão sempre brigando para ficar com a dinheiro dos brasileiros, não divido que parte do dinheiro que deveria ser da marinha vá para outro destino.

  21. O petróleo é o que tornou a Líbia e o Iraque em ALVOS de operações militares estrangeiras.
    Desde a década de 50 o Irã esteve sob radar americano como aliado e apartir de 1979 sob vigilância cerrada como inimigo. Idem para a Venezuela antes e depois de Chavez.

    A Arábia Saudita é praticamente um protetorado árabe americano.

    PORTANTO se o Brasil desenvolver a exploração de petróleo no seu pré-sal e e assim se tornar um exportador mundial de petróleo (numa época que o produto começará a escassear) ganharemos o tanto o bônus monetário como o ônus político, num nível jamais visto ANTES.

    Para ter idéia vejam a notícia da Reuters, reproduzida pela veja, de uma recente palestra do presidente-executivo da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, num congresso internacional sobre energia em Cingapura.

    Considerando esta NOVA realidade os valores dados pelo Almirante não tem NADA de fantasiosos ou megalomaníacos.

    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/petrobras-planeja-triplicar-exportacoes-de-petroleo

    Ele disse:

    “Estamos prevendo que nos tornaremos um grande exportador líquido até 2020, não só de produtos derivados de petróleo mas de petróleo em si”, afirmou Gabrielli em uma conferência sobre energia em Cingapura.

    A petroleira espera aumentar a produção de petróleo para 3,9 milhões de barris por dia até 2015 e 4,9 milhões até 2020, contra os 2,1 milhões de barris produzidos este ano, o que poderia fazer do Brasil um dos três maiores produtores de petróleo do mundo, segundo Gabrielli.

    “A 80 dólares podemos gerar 125 bilhões de dólares em fluxo de caixa líquido depois de pagar dividendos e a 95 dólares podemos gerar 149 bilhões de dólares em fluxo de caixa líquido nos próximos cinco anos”, disse ele.

    Basta um quebra-pau Irã-Israel para Venezuela e Brasil virarem fornecedores cruciais para americanos e europeus.

    Assim qualquer overprice no futuro poderá ser respondido por uma frota da OTAN para preservar o “way of life norte-atlântico” da opressão dos gananciosos exportadores de petróleo latino-americanos….

  22. O almirante pode estar certo nas necessidades da MB, mas se conseguir a metade disso, já deveria estourar rojões.

    []’s

  23. Todo oficial das fa’s deveria prezar pela a boa saúde!.. No caso dos oficiais da marinha a situação é alarmante a cada foto que vejo, quase todos acima do peso tirando claro.. os fuzileiros, sem levar claro em conta a conduta profissional, mas isto também tem de ser relevante também.

  24. batman com todo o respeito, você não sabe o que fala, sobre os subs em minha opinião na hora que a marinha laçar o primeiro e dominar a parada não vai ser dificil fazer o segundo!?
    Alguem acreditava a 10 anos atras que o Brasil seria a 7 economia?
    O que falta no Brasileiro é patriotismo!

  25. Como e de praxe o governo desde ja faz o orcamento nao de $223 bilhoes mas de $400 bilhoes. Em 2 semanas fica contingenciado $300 bi..e nofinal das contas ficamos com sucatas americanas..quanto a MB ela nunca mais ve nem o cheiro da grana.

  26. Tem muita gente aqui que vive na lua, só pode porque com certeza não conhece a realidade de décadas das nossas “forças”.
    .
    Eu sou patriota como vocês, só não acredito em conto de fadas, brasil potência e outros papinhos dos políticos para fazer valer os investimentos em construtoras filiadas e caixa 2, 3…….
    .
    EU sou do país que militares são mal equipados e pouco treinados;
    EU sou do país que militares são liberados meio expediente porque não tem $$$ pra comida, papel higiênico e etc;
    EU sou do país que tem um programa de sub nuclear que se arrasta a décadas e não há previsão de terminar;
    EU sou de um país que tem um NAe para “criar doutrina”;
    EU sou de um país que está na 84º posição no IDH;
    EU sou de um país que tem METADE dos municipios sem saneamento básico;
    EU sou de um país que é auto-suficiente em petróleo, mas tem o combustível mais caro que um país que não tira uma gota de óleo;
    EU sou de um país onde “não se faz militares como antigamente”;
    Eu sou do país dos Ufanistas e falsos moralistas!
    .
    Tá bom né….
    .
    Enfim, querem que eu acredite em conto de fadas?? Na Marinha de guerra?? Num político de culhões?? Rá.

  27. SERA QUE ESTES IDIOTAS VÃO OUVIR O QUE AS NOSSAS FORÇAS ESTÃO ALERTANDO OU VÃO FACILITAR,QUANDO VEJO A IMENSA DEFASAGEM E O RISCO QUE ESTE PAIS CORRE FICO DOIDO,COMO ESTE POVO VOTA MAL,ELEGER GENTE DESCONHECIDA DESPREPARADA.

  28. Os Governos desse país já nos fizeram tantas promessas vãs,que fica difícil acreditar em qualquer promessa ou planejamento a curto,médio ou longo prazo nesse país!
    São inúmeras as promessas não cumpridas por nosso governo,seja na saúde,educação, infra-estrutura.
    Veja o caso recente do submarino nuclear,””Desde a década de 1980, quando Aramar foi inaugurado (8 de abril de 1988), a Marinha trabalhou com sucessivas datas para a conclusão do submarino: 1995, 2000, 2005, 2006 e 2007.
    Nos últimos anos, a projeção tinha sido estendida para 2020 e 2021. Em relação ao novo período, são trinta anos de atraso no cronograma do submarino.”
    http://www.defesanet.com.br/prosub/noticia/3359/Marinha-do-Brasil-adia-submarino-nuclear
    Como os senhores podem ver não é nem questão de apostar contra o BRASIL,mas sim se basear no que foi prometido e no que realmente fizeram.
    CREIO QUE TODOS AQUI TORÇAM PARA TUDO DAR CERTO,MAS O GOVERNO PRECISA DAR PROVAS CONCRETAS PARA TODOS NÓS,EU QUERO VER O VLS VOANDO,OS SUBMARINOS NO MAR, O BRASIL COM BOAS ESTRADAS EDUCAÇÃO,SAÚDE,UM POVO COMPATÍVEL COM ESSE PAÍS QUE É UMA DAS MAIORES ECONOMIAS DO MUNDO,MAS OLHO PARA OS LADOS SÓ VEJO VIOLÊNCIA E DESAMPARO DO NOSSO POVO POR PARTE DO GOVERNO!
    O Delfim Neto disse que o bolo precisava crescer para ser dividido,olha que faz bastante tempo que ele disse isso,o bolo cresceu e até hoje só a elite comeu desse bolo!
    Vamos continuar apostando no BRASIL mas é necessário que se faça uma mudança de verdade seja por parte do povo e do governo!

  29. Eu acredito q isso é possivel, bastar pensar:”Estamos nos armando p evitar-mos uma guerra”; e na paz , q se prepara p a Guerra..ainda estamos em paz.Sou a favor de uma lei q destine 3,5% do PIB “só” p a compra de quipamento militares p as n FAs, sendo 1,5% p a n ARMADA = MB. P Ontem.

  30. =00… O Gilberto Rezende-Rio Grande/RS DISSE TUDO!.. Cara..
    “Basta um quebra-pau Irã-Israel para Venezuela e Brasil virarem fornecedores cruciais para americanos e europeus.
    Assim qualquer overprice no futuro poderá ser respondido por uma frota da OTAN para preservar o “way of life norte-atlântico” da opressão dos gananciosos exportadores de petróleo latino-americanos….”

  31. Sinceramente…a marinha merecia no mínimo uns $ 10 bilhões de investimentos anuais, tirando os custos para mantê-la funcional que deveria ser de mais uns $ 5 bilhões anuais.

  32. olha o Brasil ja ta com a frota bem velha e acho que necessitamo de novas fragatas que suporte os seahawk logico 2 ou 3 porta avioes 10 a 30 subs convencionais no minimo 7 subs nucleares com capacidade para lançamento nuclear,porque o nosso patrimonio como a agua e o petroleo que nos temos relativamente muito precisa ser protegido,se liga ae brasil

  33. Muito sensato o Almirante, deu o recado bem dado. A MB é referência em defesa nacional. Ele claramente expôs nossas vulnerabilidades e fez uma projecão para as ameaças no futuro, bem como o que temos que fazer para preservarmos nosso patrimônio. Interessante a colocação da localização da ameaça – hemisfério norte(uma questão de foco), quebrando as pernas daqueles que dizem que não temos inimigos.
    Alguns dizem que essas cifras são impensaveis, e que está totalmente fora da nossa realidade. Será? Quero lembrar que no ritmo atual de crescimento o perfil de nossa economia em 2030 será muito diferente da de hoje, nosso ritmo de crescimento econômico está sendo forte e alto. Vamos terminar este ano já passando à 6a. maior economia do mundo. Em 2020, estaremos produzindo perto de 5 milhões (+- 10 anos) de barris de petróleo por dia, comparando-se com os atuais 2 milhões. Qual seria a produção em 2030,(+ dez anos ), e o perfil das exportações com alto valor agregado? Os 10 bi/ano de hoje, claramente não terão o mesmo pêso financeiro em nossa economia. Portanto, não vejo nenhum absurdo na demanda da MB, totalmente viavel e em conformidade com os desafios do presente, do futuro e as necessidades da Força para o efetivo desempenho de suas funções. Temos de parar de pensar pequeno, já crescemos muito, e ainda vamos crescer muito mais, quem pensa pequeno fica pequeno e se torna incapaz de vislumbrar um futuro!!!
    Sds.

  34. Descobri que um professor meu foi especialista da AIEA e trabalhou no submarino nuclear brasileiro no centro de pesquisa lá da marinha…agora gosto mais dele HUEHAUEHAUE

Comentários não permitidos.