Concentração de riqueza ameaça fazer com que democracia nos EUA vire rótulo sem significado

Paul Krugman

A desigualdade econômica está de volta às manchetes, graças em grande parte ao movimento Occupy Wall Street, mas também por causa de uma assistência do Departamento de Orçamento do Congresso. E sabem o que isso significa? Que chegou a hora de desmascarar os grandes ocultadores da verdade!

A desigualdade econômica está de volta às manchetes, graças em grande parte ao movimento Occupy Wall Street, mas também por causa de uma assistência do Departamento de Orçamento do Congresso. E sabem o que isso significa? Que chegou a hora de desmascarar os grandes ocultadores da verdade!

Quem quer que tenha acompanhado essa questão sabe o que eu quero dizer. Toda vez que há uma ameaça de que seja revelado que as disparidades de renda são cada vez maiores, um grupo confiável de defensores da desigualdade procura ocultar os fatos. Institutos de pesquisa apresentam relatórios alegando que a desigualdade não está de fato em alta, ou que essa não é uma questão importante. Especialistas tentam colocar uma fachada mais benigna em frente a esse fenômeno, alegando que não se trata de fato de um conflito entre os ricos e o resto da população, mas sim entre os que têm escolaridade e os ignorantes.

Portanto, é preciso que se saiba que todas essas alegações são basicamente tentativas de ocultar a dura realidade: os norte-americanos vivem em uma sociedade na qual o dinheiro encontra-se cada vez mais concentrado nas mãos de poucas pessoas, e na qual essa concentração de renda e de riqueza ameaça fazer com que a democracia nos Estados Unidos se torne apenas um rótulo sem nenhum significado real.

Manifestantes derrubam uma cerca durante protesto “Ocupe Oakland” no Frank Ogawa Plaza, em Oakland, na Califórnia. Policiais e manifestantes entram em conflito pelo segundo dia consecutivo na cidade dos Estados Unidos

O departamento do orçamento expôs parte dessa realidade terrível em um relatório recente, que documentou um declínio drástico da parcela de renda total que é destinada aos norte-americanos de rendimento baixo e médio. Nós ainda gostamos de achar que somos um país de classe média. Mas, considerando que 80% dos domicílios recebem atualmente menos do que a metade da renda total do país, essa ideia não corresponde à realidade.

Como resposta, os suspeitos atuais apresentaram alguns argumentos familiares: os dados estão incorretos (não estão); os ricos representam um grupo de indivíduos em constante mudança (mentira); e assim por diante. Atualmente o argumento mais popular parece ser, no entanto, a alegação de que nós podemos até não ser uma sociedade de classe média, mas somos ainda uma sociedade de classe média alta, na qual uma ampla classe de trabalhadores de alto nível educacional, que possuem as qualificações para competir no mundo moderno, está se saindo muito bem.

A história é bonita, e bem menos perturbadora do que o quadro de uma nação na qual um grupo muito menor de indivíduos ricos está se tornando cada vez mais dominante. Mas não se trata de uma história verdadeira.

Os trabalhadores com diploma universitário estão, de fato, se saindo melhor do que aqueles que não cursaram o terceiro grau, e a lacuna entre eles está de forma geral aumentando com o passar do tempo. Mas os norte-americanos de alto nível de escolaridade não estão de forma alguma imunes à estagnação de salário e à crescente insegurança econômica. Os ganhos salariais para a maioria dos trabalhadores com diploma universitário têm sido medíocres (e inexistentes desde 2000), e nem mesmo aqueles com qualificação ainda mais alta podem mais esperar conseguir empregos com bons benefícios. E um fato notável é que esses trabalhadores com diploma universitário básico, mas que não têm pós-graduação, contam com menor possibilidade de obter cobertura de seguro saúde vinculada ao emprego do que os trabalhadores em 1979 que tinham apenas o segundo grau.

Sendo assim, quem está embolsando com os grandes lucros? Uma minoria rica muito pequena.

O relatório do departamento do orçamento nos mostra que essencialmente toda a redistribuição de renda de baixo para cima, que teve origem na parcela de 80% da população que tem menos dinheiro, foi destinada ao grupo do 1% de norte-americanos mais ricos. Os seja, os manifestantes que dizem representar os interesses dos 99% acertaram na mosca, e os especialistas que lhes asseguram solenemente que tudo diz respeito de fato ao nível educacional, e não aos lucros de uma pequena elite, estão completamente equivocados.

Se os manifestantes estiverem cometendo algum erro quanto à estimativa, eles estarão errando por subestimarem o número de pessoas que estão sendo subtraídas no processo de divisão de riquezas. O relatório recente do departamento do orçamento não faz uma análise detalhada do grupo do 1% mais rico, mas um relatório anterior, que só cobre o período até 2005, mostrou que quase dois terços da parcela de riqueza crescente dos 1% mais ricos na verdade foram parar na verdade nos bolsos de 0,1% indivíduos mais ricos desse grupo – o um milésimo de norte-americanos mais ricos, que viram as suas rendas aumentarem em mais de 400% de 1979 a 2005.

E quem faz parte desse grupo de 0,1% mais ricos? Seriam eles heroicos empresários criadores de empregos? Não, em sua maioria eles são executivos de corporações. Pesquisas recentes revelam que cerca de 60% dos 0,1% mais ricos são executivos de companhias não financeiras ou indivíduos que ganham o seu dinheiro com finanças, ou seja, via de regra, o pessoal de Wall Street. Acrescentemos a este grupo os advogados e os integrantes do setor imobiliário e teremos mais de 70% dessa fatia de um milésimo de sortudos.

Mas por que essa concentração crescente de riqueza em tão poucas mãos tem importância? Parte da resposta é que a desigualdade crescente significa que a maioria das famílias não recebe a sua fatia do crescimento econômico. Além disso, assim que um indivíduo percebe o quanto os ricos ficaram mais ricos, o argumento de que impostos e salários mais altos deveriam fazer parte de qualquer acordo de longo prazo referente ao orçamento se torna muito mais convincente.

A resposta mais abrangente, no entanto, é que a concentração intensa de renda é incompatível com uma democracia real. Será que alguém poderia negar com seriedade que o nosso sistema político encontra-se distorcido pela influência do grande capital e que essa distorção está se agravando à medida que a riqueza de uns poucos fica cada vez maior?

Alguns especialistas estão tentando afirmar que as preocupações quanto à desigualdade crescente não passam de bobagem. Mas a verdade é que a própria natureza da nossa sociedade encontra-se ameaçada.

Paul Krugman

Professor de Princeton e colunista do New York Times desde 1999, Krugman venceu o prêmio Nobel de economia em 2008

Tradução: UOL

32 Comentários

  1. O governo que preside os EUA atualmente é outro vendido ao capital de Wall Street… esta fragmentando a sociedade em guetos (parece com alguem que conheço que segue a mesma cartilha)… mas eles tem uma chance… vem ai um “negão” de verdade da direita saudavel que vai colocar as coisas nos eixos… se a população souber escolher… tenho esperanças porque lá, ao contrario daqui, o povão costuma pensar um pouquinho mais na hora de votar… sem falar que lá se usa cedula… aqui uma maquina pouquissimo confiavel (olha que sei do que falo… ja vi casos em que ela “ajudou” candidatos da situação a se consolidar em uma eleição municipal… imagina numa federal…)… boa sorte aos yankes…

  2. É isso aí, vamos exportar e estimular o modelo de desenvolvimento econômico. Ele se caracteriza pela lei natural da sobrevivencia, os mais fortes sobrevivem… e isso meus amigos, culmina na aniquilação de qualquer modelo social….
    O governo deve sim ter mais influencia na movimentação financeira dos especuladores sanguinarios…. Que o brasil aprenda com essas lições…

  3. Estão sentindo na pele o q suas FAs fazem, + um pouco e serão chamados p “defender” o seu país dos bárbaros Persas e outros..se cuida BRASIL. Tudo começa assim , e fica a necessidade de criar uma válvula de escape…a guerra.sds.

  4. O mundo está de cabeça para baixo,gostaria de saber quem está no controle,se é que já não o perdeu.
    É interessante observar que quando há manifestações em casa eles chamam os manifestantes de white trash ,mas quando é nos países Árabes são rebeldes da primavera árabe lutando pela democracia.

  5. roubarao tanto o mundo pra dar boa vida a seu povo….so que agora nao estao conseguindo manter….e o povo americano mau acostumado ja comecou a reclamar…..que ja foi no estados unidos sabem bem do que estou dizendo….aquela maravilha toda nao foi do suor deles ….foi da desgraca de varias nacoes que nao tem o que comer hoje por causa deles

  6. Paul Krugman diz, “esta na hora de desmascarar os ocultadores da verdade”. Diria eu Paul, de te fabula narratur. Como bom Keynesiano vem propagando falsidade que as crises que sao parte da essencia do sistema capitalista, pode ser manipuladas e controladas se os politicos puserem em praticas certos postulados da teoria economica de Keynes. Este foi exposto como charlatao ja em 1971. Tentaram ressucita-lo recentemente, mas em vao. Suas teorias fracassaram redondamente outra vez. Krugman esta bravo com o fato que ha uma concentracao de riqueza nos EUA num setor cada vez menor da populacao. Mas isso, foi o que Marx previu uns 150 anos atraz. Os Keynesianos tentaram provar que Marx estava errados nessas prognoses. E para falar verdade, quando Nixon, disse em 1970/71, ” que somos todos Keynesianos agora” creio que falava para quase todo mundo que entendia um pouco de economia. Gente da burguesias aos estalinistas e mandelistas todos mais oumenos aceitaram teses da teoria de Keynes. Creio que somente economistas como Tom Kemp, Geoff Pilling, Lyn Marcus/La Rouche escreviam desde os meados da decada de 1950 expondo as bases falsas da teoria de Keynes. E verdade que do lado da burguesia, os adeptos da escola austriaca vinha fazendo o mesmo. Mas nao sou burgues e deixo para outros falar dessa escola. Voltando na Krugman, pelo menos num ponto ele esta certo. Quando diz “que a propria natureza da nossa sociedade esta ameacada”. A natureza da nossa sociedade e capitalista. Diria, Falou meu. E isso ai. Infelizmente as massas proletarias e classes medias que se manifestam, curtindo um som e provavelmente fumando um baseado ainda nao se deram conta disso. Mas creio que logo se darao conta desse fato.

  7. O SISTEMA FINANCEIRO AMERICANO LUCRA E COM GUERRA E TERRORISMO PISICOLOGICO, A INDUSTRIA ARMAMENTISTA ABSOLVE GRANDE PARTE DOS TECNICOS E ENGENHEIROS FORMADOS NO PAIS, INDUSTRIA ESSA QUE PATROCINA OS PARTIDOS, A OUTRA PARTE DA POPULAÇÃO ERA ABSOLVIDA PELOS SETORES PRODUTIVOS DE BENS DE CONSUMO, MAAAAS O FATOR CHINA DESESTABILIZOU TUDO ISSO, E O QUE SOBRA SÃO OS ESPECULADORES INUTEIS !!!

  8. E O SITEMA PRECISA DE DESIGUALDADE, POIS TEM QUE TER POBRE PARA MANDAR PARA A GUERRA, POIS AS FORÇAS ARMADAS DELES SÃO FORÇAS MERCENARIAS, MER-CE-NA-RIAS, SEU CONTIGENTE E COOPITADO NOS GUETOS E ESCOLAS PUBLICAS, ENQUANTO ISSO OS MAIS ABONADOS SÃO TREINADOS PARA ESPECULAR, EXPLORAR, E ENGORDAR COMENDO PORCARIAS, LEMBREN-SE DISTO QUANDO OUVIREM ALGUEM AQUI DEFENDER O FIM DO SERVIÇO MILITAR OBRIGATORIO EM NOME DA “DEMOCRACIA” FILHO DE RICO NÃO VAI PARA GUERRA , LUCRA COM ELA, FILHO DE POBRE MUITAS VEZES NÃO TEM ESCOLHA !!

  9. E NÃO ACREDITEM EM ARGUMENTOS DOS CHAMADOS ANTI-AMERICANOS, POIS A QUESTÃO E MAIS COMPLEXA, E TENHAM CERTEZA QUE AOS AUTO INTITULADOS ANTI-AMERICANOS, USAM WINDOLS, JOGAM PLAYSTEITION, ASSISTEM SERIES E FILMES ESTADUNIDENCES, E COMEM BIG MAC, O PROBLEMA DEVE SER ENCARADO SEM PRECONCEITOPS DE ANTI-ISSO OU SINPATIZANTE DAQUILO, POIS MACACO PARA FALAR DOS OUTROS ENROLA O RABO E SENTA EM CIMA, JA VI MUITOS CRITICAREM O IMPERIALISMO YANK, E DEFENDEREM QUE O BRASIL DEVE IVADIR A BOLIVIA, LAMENTAVEL !!!

  10. Acordaram, foi tudo um sonho, pena que foram roubados enquanto dormiam, iludidos com oratórias de um advogado
    mentiroso, encontram-se no momento diante da temível doença dos paises pobres, “desigualdade social”, a concentração intensa de renda é incompatível com uma democracia real, virou rótulo sem significado, um sistema politico realmente distorcido. Os falcões foram convocados a encontrar uma saída rápida da crise, a de sempre, vamos a guerra!

  11. São as mentiras que a direita espalha no dia a dia, “a econômica capitalista é a única coisa boa que temos”, para eles Rambo também é um exemplo a ser seguido. A ideia é a mesma da idade média, os muitos lavradores, ferreiros, escravizados e outros construiam toda a riqueza da nação (reino) e os poucos senhores ficam com ela, é o que ocorre hoje, os bilhões de trabalhadores produzem a riquezas e alguns milhares ficam com ela, é, tem quem gosta de ser escravo e tem quem é escravizado, o primeiro vive e apoia as “maravilhas da democracia capitalista”, o “american way of life”, o segundo é quem vê que poder escolher marcas em prateleiras e falar de sexo na televisão não são exemplos de democracia e liberdade.

  12. Um casal ocidental tem em média 1.8 filhos. Um casal árabe tem em média 8 filhos. em 40 anos o mundo será muçulmano.

    se o mundo inteiro virar mulcumano eu to ferrado ,pois eu sou cristao.
    e os mulcumanos abrem mesquista em paris,sao paulo,londres e outros mas se alguém abrir uma igreja no orinte medio eles queimam e ate matam os cristaos.
    sujo geral

  13. AS 4 ESTAÇÕES PARA OS AMERICANO
    .
    .
    povo unido jamais será vencido,com frases assim,muito conhecida por nós brasileiro em inglês,assim esta o oprimido povo americano nas ruas do tio Sam.
    .
    E com uma campanha presidencial em vista,tais manifestações de cidadãos ,oprimido por um sistema caduco;que pipoca nos EUA, não é do interesse da hipócrita mídia americana,as conservadoras;mostrar para o mundo que lá não é diferente dos demais países e o quão pobre se tornara o povo americano.
    .
    Os sem-noção como sempre,por ignorância ou por pobreza de espirito;irá mostra um mundo pitado com tintas de tonalidade azul_Rsrsrs….
    .
    Quem não se lembra das eleições do Bush W. Jr. que o diga_Hehehe….
    .
    E quanto aos políticos conservadores bem, eles também tem uma visão bisonha de tudo o que estão se passando por lá,vejam só-Hahaha……
    .
    .
    ***********
    .

    CONSERVADORES CRIAM O LADO BOM DA POBREZA
    Um pobre nos EUA não pode ser comparado a um miserável na Somália, mas não se pode ignorar a piora das condições de vida de um milhão de americanos
    .
    17 de setembro de 2011 | 0h 00
    .
    .

    THE WASHINGTON POST
    .
    “(….)Enquanto a situação dos americanos de classe média continua declinando, seria o caso de se parar para pensar como é ser pobre.
    .
    Um estudo divulgado este ano pela Heritage Foundation afirma que viver na pobreza não é tão ruim como a maioria imagina. Na realidade, pela maneira como o grupo conservador descreve a pobreza, poderíamos pensar que a pessoa pobre média está vivendo na fartura.(…)”

    ***********
    .

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,conservadores-criam-o-lado-bom-da-pobreza,773676,0.htm

  14. FALANDO EM POLÍTICA AMERICANA
    .
    Eis o nível politizado americano.
    .
    .
    *******

    Religião atrapalha candidatura de Romney
    .
    Favorito para vencer as primárias do Partido Republicano e concorrer contra Obama em 2012, ele sofre rejeição nas urnas por ser mórmon
    .
    .
    “(…)Pesquisa encomendada pela NBC/Wall Street Journal e divulgada na semana passada apontou a resistência de 21% dos eleitores em votar em Romney por causa de sua religião.
    .
    O quadro parece estável em relação a consultas anteriores.
    .
    Conforme pesquisa do instituto Gallup de junho, 22% de eleitores não dariam seu voto a um mórmon.
    .
    O instituto Pew Research, em julho, havia registrado essa rejeição em 25% dos consultados.(…)”

    *******
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,religiao-atrapalha–candidatura-de-romney-,795091,0.htm
    .
    .
    .
    E ainda criticam do xiitismo iraniano-Hahaha…..

  15. O que vc propõe felipe augusto?… uma democracia sem escravos como na China?… ou uma distribuição de alimentos e bens de consumo “justa” como em Cuba?… se me provares que os trabalhadores chineses são mais livres e menos explorados que os ocidentais, viro vermelhuxo na mesma hora… afinal, quem quer ser explorado?… “os bilhões de trabalhadores produzem a riquezas e alguns milhares ficam com ela”… não acontece(ia) isso na China, Coreia do Norte, ex_URSSS ou Cuba?… me prove, e lhe dou plena razão…

  16. “(…)uma democracia sem escravos como na China?(…)”
    .
    Blue Eyes, Na Resistência
    .
    .
    CHINA!…..DEMOCRATA!….Hahahaha……realmente o bolha azul superou o insuperável….china democrática…. os vermelhos aiatolás da república Islâmica do Irã ,só se os turbantes e as roupas forem vermelhas;…Hahahah….realmente essa mamífero não se cria…Hahahaha……China democrática….Hahahahahahahahahhahahah……….
    .
    .
    CHAMEM A ENFERMEIRA COM OS REMÉDIO….!

  17. luxcena… não tente ser mais patetico que vc já é… usas da ironia com monopolio?… então jacu, não se faças de besta… para defender suas teses tem modos mais inteligentes que passar por participante do programa do Didi, ou seja, tentar ser engraçado sem ter talento… não use de artificios para qual a natureza não te nomeou… suas graças são para deficientes cerebrais como os que te norteiam por essas paginas… sudações caro deturpado…

  18. Ter dinhero é ter poder real.Se a polulação não tem a parte da riquesas produzidas pelo pais, a população não tem poder real fora de epocas de eleiçao.

    Obama deveria falar com as grandes corporações para trazer as unidade de fabricação devolta para os EUA. Apelamdo para o patriotismo deles.

    Mas tem um problema, quem fazia trabalho de operario eram estrangeiros. A maioria dos Norte americanos trabalham na área de serviços.

    Mas a solução dos Estado Unido e fazer comos os Suiços na Idade Média, onde principal fonte de renda era a venda de serviços de mercenarios e segurança, sendo que eles eram considerados os melhores soldados da epoca. Os EUA deveriam cobrar dos paise que eles tem tratados de defesa. Afinal eles estão pondo os melhores soldados, equipamentos e inteligencia para defender paises que não teriam a minima chance como, Israel, Japao, Alemanha, Inglaterra,polonia, Arabia saudita, Panama,Colombia, Porto Rico, Filipinas, italia, Coreia do Sul, e tantos outros.
    Esses paise deveriam começar a ajudar a pagar as contas ou teriam que se virar enfrentando os Russos, Irã, Norte coreanos, Militantes islamicos, e a China.

  19. Olá meus irmãos.

    Primeiro: Os impérios sempre caem… foi assim antes, sera agora e no futuro.

    Segundo: O socialismo nasce do capitalismo desenfreado (só para esclarecer, não estou falando de ditaduras comunistas ou socialistas seja la o que for, estou falando de distribuição de renda, justa e igualitária).

    Terceiro: Tudo é utópico até que se torne realidade…

    Abrs a todos, bom domingo!

  20. Estrelas, o socialismo nao nasce necessariamente do capitalismo desenfreado. Se o proletariado permanecer passivo, o capitalismo encontrara meios para superar sua crise do momento. Repito, o capitalismo sempre encontra meios para superar as crises economicas desde que o proletariado esteja preparado pagar o preco. Dado o estagio que o capitalismo se eencontra, as crises sao cada vez mais agudas e o remedio mais drastico. Isto e o significado da frase de Rosa Luxemburgo, Socialismo ou Barbarismo.Cal disse que Negro Obama deveria falar com as corporacoes…apelando para o patriotismo deles. Mas Negro Obama e servente e faz o que lhe mandam, nao esta la para apelar nada mas cumprir as ordens que lhe sao dado. Ordem dada e ordem executada cumpre e nao se discute. Patriotismo, mas desde quando o capital tem patria? E capital no seu processo de constante alto expansao move para as areas que sao mais propicia para essa expansao. Isto e entre outras coisas onde pode explorar mais o proletariado e portanto conseguir uma taxa maior de lucro. Patriotismo e para pobre, rico nao tem patria. Prova, brasileiros ricos comprando casas no Texas, cujo valor estava depreciando e portanto ajudando os Estados Unidos, o pais mais endividado do mundo e em bancarrota e sem condicao de pagar suas dividas, a sair dessa crise. Gregos ricos comprando casas em Mayfair em Londres, retirando dinheiro de um pais pouco individado como a Grecia, divida publica, 166% do PNB e investindo na Inglaterra, pais tao endividado que jamais tera condicao de pagar suas dividas, 400% do seu PNB. Patriotismo e um dos meios pelo qual a burguesia mantem trelado a seus interesses o proletariado. Blue eyes, negao, vem de negro, negro deriva-se de necro, corpse, sujo. Nos Estados Unidos os africanos rejeitam o termo Negro, porcausa dessa associacao.Quando um afrocentrista refere a um de seus “brother” como Negro, por exemplo Negro Obama, ele quer dizer africano que se vendeu para os brancos. Tem o mesmo significado de Uncle Tom. Nao sei qual sua intencao ao taxar “negao” o candidato republicano Herman Cain. Se voce quer dizer que Mr Cain e sujo, corrupto, vendido, voce acertou. O Homem ainda que vai bem nas previas eleitorais pode ate ser forcado retirar sua candidatura por causas de escandalos em que ele esta envolvidos. Voce diz que la nos EUA, o povao tende a pensar um pouquinho antes de votar ao contrario do que faz o nosso eleitorado. What a nonsense blue eyes. Nao ha povo mais brainwashed do que o povo norte americano. A penetracao da midia a servico das grandes corporacoes monopolistas la e quase que total. Eu creio que houve um povo que sabia pensar um pouco antes de votar, o povo da Alemanha, isto durou ate a vinda de Hitler ao poder e sua derrota militar e a consequente americanizacao do pais. O sistema educacional la era diferente. Hoje nao existe povo que sabe pensart mais que o outro, todos sofrem esse processo de lavagem cerebral que o sistema capitalista realiza para poder se manter no poder. Dandolo, concentracao de renda e consequencia da competicao. E competicao e condicao sine qua non do sistema capitalista. Se voce termina com a competicao voce destroi o sistema capitalista.Pode nao ser socialismo mas tao pouco e capitalista.

  21. O problema foi devidamente identificado, sabe-se com certeza onde e quem está levando ampla margem de vantagem com as margens de lucro desproporcionais ou indevidos, sabe-se quantas e quais as corporações que detém a maior margem de capital circulante no planeta , bem como a forma como chegaram a esse repulsante estágio, sabe-se o mal que esse processo de enriquecimento ganancioso e predatório tem causado à humanidade, está tudo mapeado, então o que está faltando para se reverter essa situação?

    Quantas e quais são as linhas de ação apresentadas até o presente momento para se enfrentar essa situação? será preciso uma terceira Guerra Mundial para que se consiga reaver todos os recursos financeiros que estão nas mãos dos grandes magnatas de Corporações golpista e sem nenhum importante compromisso social?

    Hoje não é apenas o povão que se encontra refém em todos os continentes, mas sobretudo os governos. Os governos estão impossibilitados de exercerem o seu papel, se algum dos seguidores deste site leu a obra “Reinventando o Governo” de Ted Gaebler e David Osborne certamente concluirá que ambos estão certíssimos quanto as suas apreciações acerca dos atuais governos, suas omissões, fraquezae e impedimentos para exercerem o poder, mas com certeza também verão que as opções para reverter o quadro estão bem ao nosso alcance.

    Se há concentração de riquezas nas mãos de uma minoria e se essa riqueza é nossa e se nos foi solapada e está sendo empregada para nos escravizar ou destruir temos que pegá-la de volta, não parece justo? É uma questão inegociável de sobrevivência e de desenvolvimento das nossas atuais e futuras gerações. O governo e povo têm que resolver esta questão, que o exemplo dado pela Primavera Árabe nos sirva de escopo bem como para reflexões e atitudes futuras. Nenhuma tirania ou Corporações pode se sobrepor à expressa e legítima vontade de um povo guerreiro.

Comentários não permitidos.