Comissão aprovou pedido para que ministro confirme ou não se Exército elaborou normas para espionar cidadãos; informação foi publicada por revista
O Senado estuda pedir informações ao ministro da Defesa, Celso Amorim, sobre a existência do Manual de Campanha — Contra-Inteligência, elaborado pelo Exército, que conteria normas e instruções de espionagem de cidadãos comuns.
A existência do manual foi noticiada pela revista Carta Capital em 19 de outubro, numa reportagem intitulada “Paranoia verde-oliva”.
O requerimento de pedido de informações é do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e foi aprovado na quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O requerimento terá que passar pela Mesa do Senado e, se for aprovado lá, será encaminhado ao Ministério da Defesa.
Aloysio quer que o ministro confirme, ou não, a existência do manual. Em caso de resposta afirmativa, o senador quer que ele diga se pretende manter em vigor as orientações. Por último, Aloysio pede que o ministro informe se a Marinha e a Aeronáutica têm manuais do mesmo gênero.
Segundo a revista, o manual foi produzido em 2009, no governo Lula, com apoio do então ministro da Defesa, Nelson Jobim. O texto foi classificado internamente como “reservado”.
Ainda de acordo com a reportagem, o manual elaborado pelo Exército lista como potenciais inimigos — definidos como “forças/elementos adversos” — praticamente toda a população não fardada do país e os estrangeiros.
Os generais, informa a revista, ainda não se despiram “da prática de espionar a vida do cidadãos comuns”. Haveria citações genéricas a movimentos sociais, ONGs e demais órgãos governamentais, de “cunho ideológico ou não”.
Conforme a reportagem da revista Carta Capital, “trata-se de um conjunto de normas e orientações técnicas que reúne, em um só universo, todas as paranoias de segurança herdadas da Guerra Fria”.
eleito senador por sao paulo gracas a morte de um dos maiores corruptos de nossa historia,o quercia,aloisio nunes,tambem conhecido como “aloisio 300 mil”,nao tem nada melhor pra fazer alem de tentar gastar tempo e dinheiro publico so pra aparecer na midia?
Essas Ongs estrangeiras tem q ser seguidas de perto .
Todo País digno e soberano , tem serviço de espionagem.
No mundo inteiro forças governamentais possuem órgãos de espionagem,não sei porque isso causa tanto espanto a alguns brasileiros!
” Haveria citações genéricas a movimentos sociais, ONGs e demais órgãos governamentais, de “cunho ideológico ou não”.”
Nós vivemos debatendo aqui a ineficiência do governo brasileiro frente a movimentos ”terroristas” travestidos de ONGs e movimentos sociais,muitas vezes estrangeiros, que atuam impunemente no nosso país,usurpando o estado de direito do cidadão!
Conforme a reportagem da revista Carta Capital, “trata-se de um conjunto de normas e orientações técnicas que reúne, em um só universo, todas as paranoias de segurança herdadas da Guerra Fria”.
É claro que o direito de defesa e de ir e vir devem ser garantidos,mas havendo indícios suspeitos o Estado deve agir para garantir a defesa dos cidadãos !
A imprensa brasileira também precisa se reformular e se modernizar,toda vez que falam de regulamentação da imprensa no BRASIL é um verdadeiro pandemônio entre os jornalista,mas o certo é que a comunicação brasileira virou uma coisa patética que serve mais para confundir do que informar!
Não vejo nada demais,pois os exércitos no mundo inteiro,tem seus serviços de inteligência.
Você estava indo bem ministro.
Quer conhecer um homem (?) dê poder a ele.
Chega a ser infantil algumas mentalidades não profissionais de cidadãos que nada tem a ver com segurança e defesa do país ao assumirem pastas de importância estratégica.
“… CUJA HONRA , INTEGRIDADE E INSTITUIÇÕES, DEFENDEREMOS … ”
Pergunta pra eles onde está escrita essa frase, dê 01 segundo para responder , se não conseguir… tá explicado.
O Estado tem q ter meios p/ atingir uma eventual célula terrorista antes que ela possa causar danos.
Quem não tem nada a temer não deve ficar preocupado ou se sentir ameaçado.
Se a Marinha e Aeronáutica não tiverem um manual similar ao do Exército, devem trabalhar para editá-lo o mais rápido possível.
E vão averiguar como? Se há maracutáia de golpe à constituição?.. Pedindo por favor à justiça? ( QUE é COMPRADA?..) Político mata 300 brasileiros ao mesmo tempo quando desvia milhões de bolsas, alimentação, saúde,segurança.. mas oferece milhões em troca.. mais influência de poder.. e ganha toda a mordomia do mundo quando é preso. QUANDO! É preso.. Mesmo assim depois de 1,2 anos sai em liberdade condicional. Vira ‘herói’ Com seus altos investimentos em marketing pessoal. E volta a se candidatar.
Se for para servir à os brasileiros, e não a braços armados de grupos sabotadores do País, que venha o DOI-CODI de volta.
Tem que monitorar mesmo, o brasileiro comum não tá nem aí pra isso, já espiões como willian waack (saiu no wekeleaks)tem muito a temer. Quando é que vamos começar a enquadrar safados como esse na lei de segurança nacional?
.
.
Não vejo nada de mais, em democracia investigar não quer dizer perseguir, para que a lei persiga serve a prova citada em juízo derivada da investigação… e tem que investigar mesmo as ONG’s, a Mídia vendida à propaganda estrangeira, as 5° Colunas estrangeiras que pregam a divisão interna, e os movimentos sociais que pregam a violência e a desobediência às leis do estado de direito… esse senador ai deve estar preocupado por talvez corra o risco de perder algo ou ser descoberto em algum trambique… uma investigação sobre o seu passado talvez traga algo muito escuro que ele quer evitar, por isso a intenção de castrar as investigações pertinentes!!
.
O mundo inteiro faz isso, mas aqui parece que investigar o civil é considerado crime politico… muito estranho!!
Não vejo nada demais…..uuhauhauhushuhsa.
Só pode ser piada. …ou desinformação. Acredito mais na segunda hipótese.
O texto não fala da ABIN. O texto fala do serviço de inteligencia do exército, coisa absolutamente inconstitucional.
O exército será enquadrado à constituição… querendo ou não.
Muitos comentários concordam com o artigo. só não sabem disso.
O estado tem que ter meios sim. E o “meio” chama-se ABIN. Tudo o que não for ABIN e for de inteligência é inconstitucional.
Pra vc ver como que é Athos… os que se arvoram em defensores das liberdades são os primeiros que abrem mão da mesma em prol de um estado leviatã… vc foi muito feliz em suas colocações… o que passar disso é arbitrariedade… só alguns infelizes não veem que os que apoiam vão se tornar seus algozes…
Não me admira ter partido deste partido que sempre serviu e servirá aos EUA e o tal senador esquece que as Forças Armadas é a instituição de maior confiança entre a população, o EB está cumprindo com o dever Constitucional defender a Nação da agressão estrangeira a FAB e a MB tem que fazer o mesmo principalmente depois do que ocorreu no CLA e os agentes da AIEA quererem fuçar as nossas centrífugas o sub nuclear será um soco no estômago de quem quiser ter a AL e o Atlântico sul de quintal tão querendo derrubar mais um ministro e a Globo que é espiã declarada dos EUA em território nacional
PSDB NUNCA MAIS!
Nada poderá ser registrado quando se envolve espionagem com intenção real, é ocultado mas é assim. Isto qualquer pessoa sabe, que ocultamento é tudo quando alguém não quer que outro saiba sua ação. E mais.. pensam que não existem armas que mechem com a mente? Tem! DNA? Tem!.. Pense nas piores situações afim de controlar um ‘calcanhar de aquiles’ de povos e tirem suas conclusões. Soco contra Soco.. Canhão Contra Canhão.. Imaginem trocentos anos de humanidade e os lados opostos nesta história. Ups.. estou sendo desumano? Tem coisa mais desumana do que crianças africanas morrerem definhando de fome?.. E o lixo que o Brasil joga?.. os EUA joga.. Pera! Temos de trocar o mais desumano pelo o menos desumano, ou não ser desumano?.. Há um agente intrínseco nestes trocentos anos de humanidade a lutar por encucar O MENOS PELO MAIS INVÉS DE NÃO! ISTO É DESUMANO!.. Pois é! Assisto o programa na TV! Realmente agora já sei agora a pena pra quem roubou menos.. pra quem não matou um conhecido… De gotinha a gotinha a “liberdade” vai desenhando seu quadro.
Eu não pratico nenhum delito. Nem contra a sociedade e muito menos contra a Pátria. Assim sendo, não ha porque temer o tempo que for, uma interceptação telefônica e muito menos escolta secreta 24 horas por dia. Então sou amplamente favorável a que as nossas forças policiais e de defesa estejam sim, vigilantes, todos devem ser vigiados. Principalmente esses liberais que só pensam em trair a pátria.
E dizer q ele foi eleito por nós…isso é o q dá o voto obrigatório… pura sacanagem do povão,Sds.
Eles deverima é ter um manual de espionagem no exterior.
Provlamente não tem fonte de informações no exterior, em mesmo nos paise vizinhos.
Exercito deveria se preparar por que o que vem ai não são guerilheiros ou turbas , mas ism execitos profissionasi e com muuutita experiência.
.
.
Não vejo nada de mais em o Exército passar informações que considere relevantes para a ABIN, mas no fim vai tudo para a mesa do Gabinete de Segurança Institucional que está acima da ABIN e é dirigido por um General do Exército, vejo que muita gente não entende do assunto… o Exército tem que continuar investigando dentro de suas competências, o que tiver a mais de suas competências que transfira para as instituições devidas, se tocar um caso de drogas chama a PF, ou PM… basta que não chame a DEA… nada de mais nisso!!
.
Quem não deve não teme investigação do Exército, Marinha ou ABIN!!! Caso contrario gritam à perseguição politica… hehe… ta achando que tem bobo aqui??
Francoorp disse:
01/11/2011 às 23:04
—————
Muito bom, isso mesmo, tá certo.