Aloysio quer esclarecimento sobre manual de espionagem

Comissão aprovou pedido para que ministro confirme ou não se Exército elaborou normas para espionar cidadãos; informação foi publicada por revista

O Senado estuda pedir informações ao ministro da Defesa, Celso Amorim, sobre a existência do Manual de Campanha — Contra-Inteligência, elaborado pelo Exército, que conteria normas e instruções de espionagem de cidadãos comuns.

A existência do manual foi noticiada pela revista Carta Capital em 19 de outubro, numa reportagem intitulada “Paranoia verde-oliva”.

O requerimento de pedido de informações é do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e foi aprovado na quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O requerimento terá que passar pela Mesa do Senado e, se for aprovado lá, será encaminhado ao Ministério da Defesa.

Aloysio quer que o ministro confirme, ou não, a existência do manual. Em caso de resposta afirmativa, o senador quer que ele diga se pretende manter em vigor as orientações. Por último, Aloysio pede que o ministro informe se a Marinha e a Aeronáutica têm manuais do mesmo gênero.

Segundo a revista, o manual foi produzido em 2009, no governo Lula, com apoio do então ministro da Defesa, Nelson Jobim. O texto foi classificado internamente como “reservado”.

Ainda de acordo com a reportagem, o manual elaborado pelo Exército lista como potenciais inimigos — definidos como “forças/elementos adversos” — praticamente toda a população não fardada do país e os estrangeiros.

Os generais, informa a revista, ainda não se despiram “da prática de espionar a vida do cidadãos comuns”. Haveria citações genéricas a movimentos sociais, ONGs e demais órgãos governamentais, de “cunho ideológico ou não”.

Conforme a reportagem da revista Carta Capital, “trata-se de um conjunto de normas e orientações técnicas que reúne, em um só universo, todas as paranoias de segurança herdadas da Guerra Fria”.

Fonte: Jornal do Senado

18 Comentários

  1. eleito senador por sao paulo gracas a morte de um dos maiores corruptos de nossa historia,o quercia,aloisio nunes,tambem conhecido como “aloisio 300 mil”,nao tem nada melhor pra fazer alem de tentar gastar tempo e dinheiro publico so pra aparecer na midia?

  2. Essas Ongs estrangeiras tem q ser seguidas de perto .
    Todo País digno e soberano , tem serviço de espionagem.

  3. No mundo inteiro forças governamentais possuem órgãos de espionagem,não sei porque isso causa tanto espanto a alguns brasileiros!
    ” Haveria citações genéricas a movimentos sociais, ONGs e demais órgãos governamentais, de “cunho ideológico ou não”.”
    Nós vivemos debatendo aqui a ineficiência do governo brasileiro frente a movimentos ”terroristas” travestidos de ONGs e movimentos sociais,muitas vezes estrangeiros, que atuam impunemente no nosso país,usurpando o estado de direito do cidadão!
    Conforme a reportagem da revista Carta Capital, “trata-se de um conjunto de normas e orientações técnicas que reúne, em um só universo, todas as paranoias de segurança herdadas da Guerra Fria”.
    É claro que o direito de defesa e de ir e vir devem ser garantidos,mas havendo indícios suspeitos o Estado deve agir para garantir a defesa dos cidadãos !
    A imprensa brasileira também precisa se reformular e se modernizar,toda vez que falam de regulamentação da imprensa no BRASIL é um verdadeiro pandemônio entre os jornalista,mas o certo é que a comunicação brasileira virou uma coisa patética que serve mais para confundir do que informar!

  4. Você estava indo bem ministro.
    Quer conhecer um homem (?) dê poder a ele.
    Chega a ser infantil algumas mentalidades não profissionais de cidadãos que nada tem a ver com segurança e defesa do país ao assumirem pastas de importância estratégica.
    “… CUJA HONRA , INTEGRIDADE E INSTITUIÇÕES, DEFENDEREMOS … ”
    Pergunta pra eles onde está escrita essa frase, dê 01 segundo para responder , se não conseguir… tá explicado.

  5. O Estado tem q ter meios p/ atingir uma eventual célula terrorista antes que ela possa causar danos.
    Quem não tem nada a temer não deve ficar preocupado ou se sentir ameaçado.
    Se a Marinha e Aeronáutica não tiverem um manual similar ao do Exército, devem trabalhar para editá-lo o mais rápido possível.

  6. E vão averiguar como? Se há maracutáia de golpe à constituição?.. Pedindo por favor à justiça? ( QUE é COMPRADA?..) Político mata 300 brasileiros ao mesmo tempo quando desvia milhões de bolsas, alimentação, saúde,segurança.. mas oferece milhões em troca.. mais influência de poder.. e ganha toda a mordomia do mundo quando é preso. QUANDO! É preso.. Mesmo assim depois de 1,2 anos sai em liberdade condicional. Vira ‘herói’ Com seus altos investimentos em marketing pessoal. E volta a se candidatar.
    Se for para servir à os brasileiros, e não a braços armados de grupos sabotadores do País, que venha o DOI-CODI de volta.

  7. Tem que monitorar mesmo, o brasileiro comum não tá nem aí pra isso, já espiões como willian waack (saiu no wekeleaks)tem muito a temer. Quando é que vamos começar a enquadrar safados como esse na lei de segurança nacional?

  8. .
    .
    Não vejo nada de mais, em democracia investigar não quer dizer perseguir, para que a lei persiga serve a prova citada em juízo derivada da investigação… e tem que investigar mesmo as ONG’s, a Mídia vendida à propaganda estrangeira, as 5° Colunas estrangeiras que pregam a divisão interna, e os movimentos sociais que pregam a violência e a desobediência às leis do estado de direito… esse senador ai deve estar preocupado por talvez corra o risco de perder algo ou ser descoberto em algum trambique… uma investigação sobre o seu passado talvez traga algo muito escuro que ele quer evitar, por isso a intenção de castrar as investigações pertinentes!!
    .
    O mundo inteiro faz isso, mas aqui parece que investigar o civil é considerado crime politico… muito estranho!!

  9. Não vejo nada demais…..uuhauhauhushuhsa.
    Só pode ser piada. …ou desinformação. Acredito mais na segunda hipótese.

    O texto não fala da ABIN. O texto fala do serviço de inteligencia do exército, coisa absolutamente inconstitucional.
    O exército será enquadrado à constituição… querendo ou não.

    Muitos comentários concordam com o artigo. só não sabem disso.
    O estado tem que ter meios sim. E o “meio” chama-se ABIN. Tudo o que não for ABIN e for de inteligência é inconstitucional.

  10. Pra vc ver como que é Athos… os que se arvoram em defensores das liberdades são os primeiros que abrem mão da mesma em prol de um estado leviatã… vc foi muito feliz em suas colocações… o que passar disso é arbitrariedade… só alguns infelizes não veem que os que apoiam vão se tornar seus algozes…

  11. Não me admira ter partido deste partido que sempre serviu e servirá aos EUA e o tal senador esquece que as Forças Armadas é a instituição de maior confiança entre a população, o EB está cumprindo com o dever Constitucional defender a Nação da agressão estrangeira a FAB e a MB tem que fazer o mesmo principalmente depois do que ocorreu no CLA e os agentes da AIEA quererem fuçar as nossas centrífugas o sub nuclear será um soco no estômago de quem quiser ter a AL e o Atlântico sul de quintal tão querendo derrubar mais um ministro e a Globo que é espiã declarada dos EUA em território nacional

    PSDB NUNCA MAIS!

  12. Nada poderá ser registrado quando se envolve espionagem com intenção real, é ocultado mas é assim. Isto qualquer pessoa sabe, que ocultamento é tudo quando alguém não quer que outro saiba sua ação. E mais.. pensam que não existem armas que mechem com a mente? Tem! DNA? Tem!.. Pense nas piores situações afim de controlar um ‘calcanhar de aquiles’ de povos e tirem suas conclusões. Soco contra Soco.. Canhão Contra Canhão.. Imaginem trocentos anos de humanidade e os lados opostos nesta história. Ups.. estou sendo desumano? Tem coisa mais desumana do que crianças africanas morrerem definhando de fome?.. E o lixo que o Brasil joga?.. os EUA joga.. Pera! Temos de trocar o mais desumano pelo o menos desumano, ou não ser desumano?.. Há um agente intrínseco nestes trocentos anos de humanidade a lutar por encucar O MENOS PELO MAIS INVÉS DE NÃO! ISTO É DESUMANO!.. Pois é! Assisto o programa na TV! Realmente agora já sei agora a pena pra quem roubou menos.. pra quem não matou um conhecido… De gotinha a gotinha a “liberdade” vai desenhando seu quadro.

  13. Eu não pratico nenhum delito. Nem contra a sociedade e muito menos contra a Pátria. Assim sendo, não ha porque temer o tempo que for, uma interceptação telefônica e muito menos escolta secreta 24 horas por dia. Então sou amplamente favorável a que as nossas forças policiais e de defesa estejam sim, vigilantes, todos devem ser vigiados. Principalmente esses liberais que só pensam em trair a pátria.

  14. Eles deverima é ter um manual de espionagem no exterior.
    Provlamente não tem fonte de informações no exterior, em mesmo nos paise vizinhos.
    Exercito deveria se preparar por que o que vem ai não são guerilheiros ou turbas , mas ism execitos profissionasi e com muuutita experiência.

  15. .
    .
    Não vejo nada de mais em o Exército passar informações que considere relevantes para a ABIN, mas no fim vai tudo para a mesa do Gabinete de Segurança Institucional que está acima da ABIN e é dirigido por um General do Exército, vejo que muita gente não entende do assunto… o Exército tem que continuar investigando dentro de suas competências, o que tiver a mais de suas competências que transfira para as instituições devidas, se tocar um caso de drogas chama a PF, ou PM… basta que não chame a DEA… nada de mais nisso!!
    .
    Quem não deve não teme investigação do Exército, Marinha ou ABIN!!! Caso contrario gritam à perseguição politica… hehe… ta achando que tem bobo aqui??

Comentários não permitidos.