Paraguai militariza área perto do Brasil

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/04/26/paraguai.jpg

Mil homens foram enviados nos últimos dias a duas províncias, uma delas perto da fronteira, para combater guerrilha
Estado de exceção para combate ao Exército do Povo Paraguaio vigora há 17 dias em Concepción e San Pedro

POR LUIS KAWAGUTI


O governo do Paraguai enviou uma força de mil homens (entre militares e policiais) para combater guerrilheiros do EPP (Exército do Povo Paraguaio) em San Pedro e Concepción -departamentos no norte do país há 17 dias em estado de exceção.

“Ao todo nosso efetivo para operações [de combate] chega a mil homens e estamos providenciando mais. É uma prioridade [para o governo de Fernando Lugo] terminar com esse flagelo”, disse à Folha o ministro do Interior, Carlos Filizzola.
O EPP voltou a mobilizar as autoridades paraguaias no final de setembro, quando seis guerrilheiros explodiram uma delegacia e mataram dois policiais em Concepción, fronteira com o Brasil.

Na mesma região, um suposto atirador de elite do EPP baleou um oficial no último dia 5. Anteontem, dois policiais foram feridos a tiros em um episódio no qual o governo investiga as possibilidades de ataque guerrilheiro ou “fogo amigo” entre tropas.
De acordo com a senadora opositora Ana Mendoza de Acha (Partido Pátria Querida), após os atentados, o clima é de terror na região.

“Segundo autoridades da região, há localidades que se transformaram em povoados fantasmas. Ninguém vai para lá para fazer nenhum tipo de transação comercial.”
Segundo estimativas do governo, o EPP tem hoje menos de 200 integrantes.
O grupo surgiu de um partido que lutava pela reforma agrária e iniciou a luta armada há cerca de dez anos.


DISPUTA POLÍTICA

O estado de exceção, que vigorará por mais 40 dias, foi aprovado pelo Congresso, contra a vontade do governo.
Ele flexibiliza regras para prisões e permite o uso de militares em operações de segurança dentro do país.
Segundo Filizzola, a medida não era necessária, pois a polícia teria condições de combater os guerrilheiros. Ele atribuiu a aprovação a “fatores políticos e eleitoreiros de alguns legisladores”.
A senadora Acha disse que o Congresso agiu porque o presidente Lugo não estaria tomando as medidas necessárias contra o EPP.

Segundo ela, os líderes guerrilheiros eram muito próximos a Lugo, quando ele era bispo em San Pedro. Na época, disse ela, Lugo teria ainda ajudado a organizar invasões de movimentos de reforma agrária.
“Hoje eles [EPP] não têm mais associação com Lugo, mas [permanece] um vínculo forte. Por isso Lugo não quer que caia sobre eles o peso da lei”, disse.

Filizzola negou qualquer ligação de Lugo com o EPP. “Isso é totalmente falso”.

Fonte: Folha de S.Paulo via Resenha

26 Comentários

  1. Desestabilização no coração do continente é tudo o que o Brasil não quer(e alguns querem), o Lugo está com um problema sério e é melhor resolver no começo e com força total.
    Temos que ajudar; por incrível que pareça pode piorar o negócio, e depois dos índios da Bolívia, o efeito dominó é f-da. Ação já.

  2. Falou e disse, KM.
    Antes que se alastre e de quebra ajuda a combater mais profundamente o contrabando de armas e o narco-tráfico.

  3. Tem que ter uma forte ação de inteligência nisto. Acima de tudo. e Imparcial. Deixem-nos agir!… Coisa difícil no Brasil que se encontra como império da tergiversação!

  4. o governo brasileiro deve colocar nossas tropas em massa na fronteira, o paraguay e um barril de polvora e pode lixo narcoguerrilheiro para o lado de ca !!!

  5. A ação do Brasil deve, basicamente,ser de reforçar as nossas fronteiras para que os vagabundos do EPP não venham se refugiar do lado de cá.
    E quebrar o fluxo do contrabando que sustenta a bandidagem dos dois lados da fronteira.
    Abraços

  6. O meu medo, é a esquerda brasileira querer apoiar os guerrilheiros no Paraguai. Já imaginaram ? Para onde está indo o dinheiro da corrupção política brasileira ? Temos que apurar. Acho que os americanos vão ter que ajudar os paraguaios, caso a esquerda populista e corrupta sul americana passe a apoiar os guerrilheiros paraguaios. Isso está me cheirando coisa das FARCs e de esquerditas radicais.

  7. DANDOLO MEU AMIGO ACREDITO QUE VOCE É UM ARAPONGA AMERICANO POSTANDO AQUI NO SITE, IMAGINE VOCE AMIGO AMERICANOS NA FRONTEIRA ARMADOS CONTRA O MAL ( BRASILEIROS) VOCE NAO ENTENDE NÃO AMIGO, SEU COMENTARIO É PURA LESA PATRIA, PENSE ANTES DE COMENTAR

  8. se o governo não age o congresso age,parabens ao congresso paraguaio da um exemplo ao mundo,e seria muito bom o brasil comprar esta idei,pois no pará,espirito santo maranhão,impera a desordem e a lei esta de mãos amaradas,podemos ajudar o paraguai,mas não podemos esqueser que no brasil a coisa anda feia,temos que rever nossas leis,pois filho não obedece pai,pai não tem mais autoridade sobre filhos só deveres,professores não aguentam mais os alunos,pois crianças de 10 anos estão atirando em professores,de quem é a culpa,das leis mal feitas que só protegem os menores dando-lhes poder e encinando o desmando e a serem bandidos,as leis tiram a autoridade dos pais,dos professores, policiais e os juises e promotores estão tambem de maãos amaradas pois tem que cumprir a lei mal feita,ao istado interferir profundamente na familia com a lei do menor,desmantelou a familia acabou com a familia,não éra assim a 40anos atras pois a autoridade em casa éra a mãe eo pai,e os profesores tinham autoridade,a policia tinha autoridade,os juises e promotores tinham poder e autoridade,por isso esta este desmando e alguem vai faser algo,espero que sim pois em sertos lugares a vida esta um inferno.

  9. Acho que nesse caso os paraguaios Nao necessitam de interferência externa, suas forcas militares e policiais sao suficientes para resolver a questão. O único erro do Paraguai e impor uma data limite para o termino das operações, no caso mais 40 dias. O termino dessas operações deveria ocorrer somente com o desmantelamento do EPP e a captura de seus lideres trazendo novamente paz para a região. Com prazo para terminar provavelmente os integrantes do EPP vão esperar a retirada as forcas do governo para voltar a agir novamente.

  10. Tem-se de agir com força contra esses movimentos armardos sim. Se não querem ser coagidos com violencia então não use de tal.

  11. “Paraguai MILITARIZA área perto do Brasil” é uma manchete um tanto exagerada.
    Mandar mil homens para uma área tão grande (Concepción e San Pedro) não significa muita coisa.
    Vamos aos fatos:
    1) Mil homens é menos do que o contingente de um típico batalhão brasileiro (4 Cias de +/- 300 homens);
    2) San Pedro nem faz fronteira com o Brasil;
    3) Concepción faz sim, ao norte, numa linha de fronteira de aproximadamente 250Km;
    4) Essa linha de fronteira fica entre a 2ª CiaFron em Porto Murtinho e o 10º RCMec em Bela Vista, e é pontilhada por Pelotões Especiais de Fronteira.
    Creio que os guerrilheiros do EPP não são loucos a ponto de cruzar a fronteira para o nosso lado (numa suposta “fuga” do Exército Paraguaio), tendo em vista nossa vigilância na região, e também a memória da famosa “Operação Traira”.
    Já a presença de militares paraguaios relativamente próximos a nossa fronteira é motivo de conforto, não de preocupação (ao menos por enquanto), pois não acredito que o Paraguai tenha intenção de causar qualquer incidente internacional conosco. Podem ser paraguaios, mas não são suicidas.
    Uma possível escalada do conflito, que certamente não ocorrerá em curto prazo, pode sim causar alguma apreensão. Por isso, devo supor que o EB já deve estar tomando medidas para aumentar a vigilância na região.
    Por enquanto, isso é uma gota no oceano. Só o tempo nos dirá para onde a situação vai.

  12. Concordo com o Dandolo,ja deu pra perceber que a esquerda brasileira supera em ganancia a direita ,PC do B e PT sao os verdadeiros lesa patria,vamos lembrar de alguns assaltos realizados por estas quadrilhas:Desvio de dinheiro no min.de transporte,paloffi fica com a sobra de doaçoes para campanha a presidencia,ministerio do turismo e,desvio de grana atraves de ongs petistas vindas do ministerio dos esportes,fora o dinheiro em cuecas e calcinhas,ha! eta raça desgraçada,gostaria de ver muitos destes vermelhos traidores empalados!

  13. Se não os ajudarmos logo logo uma base americana se instala lá… aí meu amigo, esqueça comprar o seu wiski contrabandeado, o seu pc montado com peças contrabandeadas e dos vários souveniers made in china que todos temos em casa..

  14. Os corruptos populistas de esquerda estão desviando dinheiro dos cofres públicos, com que finalidade ?
    Será que é para financiar guerrilheiros no exterior ? Temos que apurar isso a fundo. Quem está custeado os guerrilheiros paraguaios ? Donde vem tais recursos ? Estou achando que é da corrupção dos políticos de esquerda. Nunca vi tanta ladroagem e impunidade na minha vida. Está demais. Deixa que o Lugo resolve essa parada. Não é bom o Brasil se meter. Estão querendo que o Paraguai tenha uma FARC, não tenho dúvidas.

  15. Ademar Vila Nova, sou ufólogo, místico e inventor. Qual é o problema ? Cinco (5) presidentes dos EUA declararam na imprensa,de que os OVNIs existem. Eu sou o Profeta da minha crença (Dinamização). Nem os judeus sabem quem foi Jesus Cristo , e a ciência ainda não conseguiu provar a existência dos espíritos. O pessoal nos fóruns me criticam por causa disso, pois eu assumo a minha crença, e que estudo fatos ufológicos. Se afaste do mal, e migre para o bem. Não sou do lado dos EUA, mas do Brasil. Agora, se o nosso país partir para a guerrilha de esquerda, os americanos serão muito bem vindos por aqui. A virtude está no meio. Nem o capitalismo radical, e nem a esquerda radical. Vamos apurar para onde está indo o dinheiro da corrupção brasileira, que é astronômica.

  16. O nosso STF não puniu nenhum corrupto de esquerda. Quem ? O dinheiro foi devolvido ? Para onde está indo todo esse dinheiro ? Eu quero saber …

  17. a materia é um pouquinho alarmista imagina se quando tem aqueles confrontos de pccc ou comando vermelho no rio ou sao paulo ae vamos chamar a onu e a otan para nos ajudar entao eu acho precipitado falar sobre alguma coisa alem de segurança publica do proprio paraguai.

  18. Paraguaio que se foda .Ele só pensa nele desde a guerra com o Brasil .Nós estamos fechando a fronteira e eles estão preocupados com o contrabando que estão deixando de vender para nós .Este reforço militar é para nós intimidar ,eles sabem que mais sedo ou mais tarde teremos que enviar o exercito para controlar as principais entradas daquele pais para o nosso.

  19. Saci Trique disse:
    27/10/2011 às 13:21

    “Paraguai MILITARIZA área perto do Brasil” é uma manchete um tanto exagerada.
    Mandar mil homens para uma área tão grande (Concepción e San Pedro) não significa muita coisa.
    Vamos aos fatos:etccc……
    Si o Brasil ñ é capaz de controlar as drogas,contrabando que entrão como si nada e que sai carros roubados por bolivia e incluso paraguai,imaginem controlar gente entrando pela fronteiras pelos matos abaixo,se o Brasil tivsse aparatos de vigia como vants,satelits proprios,mais puntos de control por soldados o bem por PF armados dignamente e não ter uma garida como eu vi na red record na frontira com a bolivia com pessimas condições com 4 PF`s para vigiar centos d carros que entrão e saim do pais,si eu fosse presi fecharia a fronteira com a bolivia até que devolvão os nossos carros roubados e levados pra ali,e não facilitar e motivar mais roubos de carros com a sua nova lei sobre documntação de carros ali tem mais carros roubados brasileiros que bolivianos.en paraguai o mesmo e por encima nos chantajea com a central eletrica.

  20. Dandolo, tem como nos comunicarmos com os ETS? será que eles não teriam interesse em abduzir alguns exemplares da pior qualidade humana como por exemplo alguns dos nossos congressistas? Tenho certeza de que até uma inteligencia suprema, que viajou por muitas galáxias e sistemas solares, fique surpresa com a tamanha falta de ética e moral de nossos políticos de brasília e nossos juíses do STF

Comentários não permitidos.