Protótipo de Humvee economiza 70 por cento de combustível

http://farm7.static.flickr.com/6140/5932998395_3309922778.jpgPor Gary Sheftick, Assessoria de Imprensa do Exército

O Exército dos EUA está fazendo a demonstração do protótipo de um veículo tático econômico único para as altas autoridades em Washington, D.C.

O modelo de veículo terrestre econômico (Fuel Efficient Ground Vehicle Demonstrator), denominado “FED Alpha”, tem um painel solar na porta traseira capaz de recarregar o sistema elétrico. Ele tem também motor, transmissão e diversas outras características feitas sob medida que aumentam enormemente sua relação quilômetro/litro em comparação aos demais Humvees (jipes blindados).

O veículo tem todo o potencial de um Humvee blindado, mas gasta cerca de 70 por cento menos combustível, disse Steve Kramer, engenheiro do Comando de Pesquisas de Tanques, Automotivas e de Engenharia do Exército dos EUA, conhecido como TARDEC, com sede em Warren, Michigan.

Kramer vem se dedicando ao projeto do FED Alpha há três anos. O TARDEC está trabalhando com uma companhia britânica na fase de testes do veículo no Campo de Provas de Aberdeen, em Maryland, desde o mês de julho.

Pode ser que o FED Alpha nunca chegue a ser fabricado em série conforme o modelo atual, disse Kramer, acrescentando que espera que muitas das características para economia de combustível possam ter preços tão baixos que venham a ser aproveitadas na próxima geração de veículos táticos.

“Esperamos que a tecnologia atual possa se reverter para a força”, disse ele.

O FED Alpha tem um motor a diesel Cummins turbinado com 200 cavalos/força e 4 cilindros, transmissão com seis velocidades e pneus de atrito reduzido.

Os pneus de atrito reduzido, por si, já economizam 7 por cento de combustível. Ainda que as autoridades não considerem esse percentual muito significativo, ele representaria, caso fosse aplicado a toda a frota de veículos táticos do Exército americano, uma economia anual de até US$ 45 milhões em combustível, aproximadamente.

O veículo conta também com um pedal a gás que dá ao motorista um feedback quando o mesmo exceder a velocidade de economia de combustível. O pedal vibra e causa uma resistência contra o pé do motorista, mas caso seja essencial para a missão, Kramer disse que ele pode aumentar a velocidade e prosseguir.

O FED Alpha também possui:

• Um gerador de partida de 28 volts altamente eficiente, que permite a utilização de acessórios elétricos, e 20 kw de força interna para equipamentos

• Uma estrutura de alumínio muito leve, exceto na cabine blindada e na proteção em forma de V da zona vulnerável contra explosões.

• Um sistema de transmissão aperfeiçoado que utiliza um único suporte e montagem do diferencial, incluindo cubos sem engrenagem e engrenages com superacabamento isotrópico para reduzir o atrito.

O Simulador de Estrada do Centro de Testes de Aberdeen (ATC) aprovou a economia de combustível do veículo.

O ATC é o maior simulador automotivo do mundo, e foi projetado para testar a dinâmica do veículo, o desempenho de seus componentes, o choque e a vibração em um ambiente de laboratório. Ele permite que o FED Alpha seja testado em um ambiente controlado, para que as pequenas oscilações na economia de combustível possam ser verificadas.

O ATC testará o FED Alpha em operações de escolta, assalto urbano, em cross-country e situações ociosas prolongadas.

Fonte: Diálogo

8 Comentários

  1. coisa feia danada, o gladiador da imbrafiltro da de dez a zero nisso ai.
    por falar em gladiador, quando as forças vão avalia-lo ? ou sera que vai ser mais um que não passara de prototipo ? como o ogun, sucuri, charrua, os VLBTs da avibras entre outros.
    o problema e que a industria nacional não molha os bolsos dos politicos da comisão de defesa e os alta patentes das forças como as estrangeiras fasem, lamentevel !!

  2. EIS O NOVO CARRO PRESIDENCIAL,O BARACMÓVEL!
    .
    .

    “O Exército dos EUA está fazendo a demonstração do protótipo de um veículo tático econômico único para as altas autoridades em Washington, D.C.”

    .
    .
    É….a vida de presidente americano é dureza….não é fácil_Hahahah….

  3. que maquina os americanos tem tecnologia,e agora que o sinto ta apertando muita coisa ainda vai surgir,pois os americanos estão perdendo a mania de esbanjar,em tudo eles querem ser os primeiros,os maiores comedores de beicon,os mais glutões do mundo,os mais gastadores de combustiveis do mundo,e agora querem ser os mais economicos do mundo,maravilha o mundo só tem a ganhar com esta nova idealização americana,espero que o motor magnetico ganhe asas logo logo pois ai sim sera a energia mais limpa e barata do univeso depois da solar.

  4. Por quê não o painel solar no teto do veículo? E se o veículo se locomover o dia inteiro contra o sol, faz como dai? Nem vou comentar dias nublados porque é óbvio né…

    Outra que no teto ele tem menos chances de ser avariado por disparos.

  5. Calma Pessoal!!!.Apesar de limitado pra fins militares esse veiculo é otimo pra competir no RALLY PARIS-DAKAR,o unico problema é que os americanos vão ter que reduzir o preço,pra que ele se torne acessivel para os amantes de Rally.!!!

  6. O veículo mais feio em terra-ar-mar que já soube dos americanos fazerem. Putz.. Tem como melhorar o design não?.. Parece um cofrezinho no meio de duas rodas gigantes e atrás de um motorzão.
    Será que possui o mesmo material de blindagem do Abrams na célula principal?=0
    Adorei os engates para ser transportado por helicoptero em caso de o imobilizarem após um ataque.

Comentários não permitidos.