Notícias da EMBRAER: KC 390

Sugestão: Gérsio Mutti

Embraer Defesa e Segurança selecionou a empresa brasileira AEL Sistemas, de Porto Alegre, para fornecer mais três sistemas do jato de transporte militar e de reabastecimento KC-390: de autoproteção (SPS); de contramedidas direcionais infravermelho (DIRCM); e de orientação do piloto (HUD).

A Embraer está desenvolvendo o KC-390 sob contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB), que tem aprovação final sobre a seleção dos sistemas da aeronave considerados de interesse estratégico, como propulsão, aviônica, missão, autoproteção, manuseio e lançamento de cargas, entre outros. Em setembro passado, a Embraer já havia anunciado a seleção da AEL para o fornecimento dos computadores de missão do novo jato. Com início dos ensaios em vôo em 2014, a primeira entrega do KC-390 está prevista para 2016.

“O KC-390 está sendo projetado para operar em todo o mundo, sob diversas condições, com o mesmo desempenho destacado”, disse Eduardo Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente de Operações & COO, Embraer Defesa e Segurança. “A escolha dos principais fornecedores é um processo extremamente relevante para atingirmos nosso compromisso com a Força Aérea Brasileira de fazer do KC-390 uma aeronave do mais elevado padrão tecnológico, sem similares no mercado, e um produto que agregará muito valor para o Brasil.”

Sobre os sistemas selecionados

O SPS garante a capacidade de consciência situacional e sobrevivência em ambientes hostis, permitindo à aeronave detectar e reagir a diversas ameaças. O KC-390 possui requisitos únicos de sobrevivência contra ameaças provenientes do solo, em função das missões de lançamento rasante de carga, assalto aeroterrestre e infiltração e exfiltração aérea.

O DIRCM é o mais moderno sistema em contramedidas para mísseis infravermelhos, sendo a principal e mais eficiente arma contra esta ameaça. A solução oferecida pela AEL utiliza um laser de última geração, baseado em fibra ótica, capaz de gerar um feixe de energia para inibir mísseis infravermelhos quilômetros antes de eles ameaçarem o KC-390. O alto nível de integração do DIRCM com o SPS proporciona uma solução otimizada em termos de desempenho, instalação e peso.

O HUD fornece informações no campo de visão dos pilotos durante todas as fases de vôo. A funcionalidade de decolagem sob baixa visibilidade (LVTO) permitirá ao KC-390 operar seguramente sob condições severas e adversas. Além disso, uma câmera colorida instalada na cabine de pilotagem gravará a visão do piloto sobreposta com as informações geradas pelo HUD, para fins de análise das missões.

Sobre a AEL Sistemas

A AEL SISTEMAS S.A. (sucessora da Aeroeletrônica Ltda) é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre (RS), que desenvolve e produz soluções tecnológicas para as áreas de defesa, espaço, segurança e logística.

Desde os anos 1980, a empresa é fornecedora de aviônicos para as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), entre elas o F-5M, AM-X, Super-Tucano, C-95 Bandeirante, e recentemente forneceu o sistema VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado Hermes 450, também à FAB, e a Estação de Armas para o novo blindado do Exército Brasileiro, o Guarani. Tem ainda como clientes a Embraer, a Helibras, o INPE entre outras.

Conhecimento e confiabilidade produzindo soluções tecnológicas

No setor espacial, a AEL SISTEMAS S.A. participa de diversos programas da indústria fornecendo projetos e equipamentos para satélites. Na área de segurança e automotiva, produz sistemas computadorizados para o gerenciamento de frotas de veículos e soluções customizadas que utilizam a tecnologia de identificação por rádio freqüência (RFID) para aplicação nos segmentos de energia, celulose, sucroalcooleiro e transportes.

Centro de Excelência

Considerada um “centro de excelência” em tecnologia de defesa, desde 2001, a AEL SISTEMAS S.A. é subsidiária da israelense Elbit Systems Ltd, com acesso às diversas tecnologias do grupo, e detém hoje plena capacitação nas áreas de defesa e espacial. A Elbit Systems Ltd é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de tecnologia para defesa e é a maior empresa privada de Israel.

AEL fornecerá quatro sistemas para o jato de transporte militar e de reabastecimento

A Embraer Defesa e Segurança anunciou hoje a seleção da empresa brasileira AEL Sistemas, de Porto Alegre, para fornecer mais três sistemas do jato de transporte militar e de reabastecimento KC-390: de autoproteção (SPS); de contramedidas direcionais infravermelho (DIRCM); e de orientação do piloto (HUD).

A Embraer está desenvolvendo o KC-390 sob contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB), que tem aprovação final sobre a seleção dos sistemas da aeronave considerados de interesse estratégico, como propulsão, aviônica, missão, autoproteção, manuseio e lançamento de cargas, entre outros. Em setembro passado, a Embraer já havia anunciado a seleção da AEL para o fornecimento dos computadores de missão do novo jato. Com início dos ensaios em vôo em 2014, a primeira entrega do KC-390 está prevista para 2016.

“O KC-390 está sendo projetado para operar em todo o mundo, sob diversas condições, com o mesmo desempenho destacado”, disse Eduardo Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente de Operações & COO, Embraer Defesa e Segurança.

“A escolha dos principais fornecedores é um processo extremamente relevante para atingirmos nosso compromisso com a Força Aérea Brasileira de fazer do KC-390 uma aeronave do mais elevado padrão tecnológico, sem similares no mercado, e um produto que agregará muito valor para o Brasil.”

Shlomo Erez, Presidente da AEL, comentou: “Estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos para o fornecimento de nossos sistemas no estado da arte – SPS, DIRCM e HUD – para o KC-390 da Embraer, somando-se ao computador de missão que já havia sido selecionado. Essa escolha comprova a importância da AEL para as mais avançadas indústrias aeronáuticas e temos grande satisfação em compartilhar nosso conhecimento e experiência comprovada com nossos parceiros Embraer e Força Aérea Brasileira.”

Fonte: Embraer

9 Comentários

  1. hehe é a elbit israelense lucrando bastante aqui no brasil, parabens eles merecem , a elbit(ael sistemas) oferece otimas tecnologias na area de defesa.
    “”ajudando a desenvolver o país””.

  2. como brasileiro que sou torso para que seja realmente um susesso este novo projeto brasileiro,pois é mais emprego garantido,renda tecnologia e acima de tudo abrindo as portas da confiança no mercado e produtos de origem brasileira.

  3. Olha… a AEL pode ser da Elbit… mas quem vai trabalhar no projeto são brasileiros…. de um jeito ou de outro o Brasil vai ganhando know How

  4. Tenho orgulho da Elbit, ela esta aqui na minha cidade Porto Alegre, gerando emprego e know How, quem ganha é a sociedade brasileira parabéns.

  5. É isso ai Rafael, falou certo…o importante são os brasileiros absorvendo o know how. Não adianta esbravejarmos toda vez que se anuncia como integrante uma empresa estrangeira.Se , POR ENQUANTO, não há empresas nacionais aptas a fornecer tudo que aeronave requer,paciência.

  6. e olha nelore que os israelenses fariam uma parceria(militar) facil facil com o brasil, porem realmente os arabes nao vao ficar felizes com isso.
    (mas acho que o brasil deve pensar o que é melhor para o nosso país e nao para outro país).
    (seria muito bom para o brasil e tb para israel).

Comentários não permitidos.