Assembleia Geral da ONU exige fim de embargo contra Cuba

http://en.mercopress.com/data/cache/noticias/15028/0x0/UN_Cuba.jpg

A Assembleia Geral da ONU exigiu nesta terça-feira pelo vigésimo ano o fim do embargo americano imposto a Cuba há meio século, em uma resolução adotada por uma maioria de 186 países.

A resolução foi adotada por 186 votos a favor, apenas dois contra (Estados Unidos e Israel) e três abstenções.

“O dano econômico direto contra o povo cubano supera os 975 bilhões de dólares”, disse Bruno Rodríguez ao defender a resolução que condena o embargo e exige seu fim diante da Assembleia Geral reunida em Nova York.

Rodríguez lembrou que em 1991 e no ano seguinte foi incluída pela primeira vez a questão de eliminar o bloqueio contra Cuba, em um momento em que os Estados Unidos pretendiam com “cruel oportunismo” apertar o cerco contra a ilha, após a queda do bloco soviético.

“É inacreditável o fato que 20 anos depois esta Assembleia continue considerando este assunto”, completou, reiterando que “os Estados Unidos nunca ocultaram que seu objetivo é derrubar o governo revolucionário” cubano.

Fonte: IstoÉDinheiro

18 Comentários

  1. EUA PERDERAO GUERRA CONTRA o comunismo Cubano bem
    .
    feio sem da um tiro comunismo la na Ilha ta vivo e ja tem sucessor . Os Yankes hoje tao numa posicao.
    .
    bem questionavel

  2. O embargo acontece pelo simples fato que um governo que se denomina comunista é quem rege o país, e por todo esse tempo o mundo apoiou essa insanidade e esse crime contra todos os cubanos, e essa ameaça contra o mundo, o que seria Cuba sem esse embargo? Um poço de corrupção e regalias ao “partidão”? Um país desenvolvido e com grande qualidade de vida sob a batuta comunista? Já teria se convertido ao neoliberalismo? Estaria exercendo o capitalismo de estado? Tudo que se fala de Cuba além de que Fidel estacionou no poder e que sofre embargo, são tramelas invariavelmente guiadas pelo preconceito ou parcialidade.

  3. A posição americana é bem infantil.
    Mais que Cuba, os Estados Unidos ganhariam muito mais, deixariam de ter um problema na porta de casa, seu custo de manutenção do status quo militar na região seria bem menor etc. etc.

  4. E durante a primavera árabe bombardearam a ilha com imagens das manifestações dos egípcios e todo o povo árabe, no intuito de incitar o povo cubano a fazer o mesmo para derrubar Fidel e sua família do poder. Mas, não lograram êxito. Pelo contrário, a cobra mordeu o próprio rabo, e quem vai às ruas são os americanos, para protestar contra o deus do pagãos, o tal mercado.

  5. Tanto o comunismo cubano quanto o capitalismo selvagem dos yankees são dois modelos que carecem de aperfeiçoamentos no cenário atual, não existe mais motivos seguros que sustentem a manutenção tanto de uma como da outra ideologia nas suas formas originais.

    O momento é oportuno para que os estrategistas de ambos os governos e seus especialistas no assunto, repensem as suas decisões e refaçam a fórmula que assegura o equilíbrio ideal entre o capital e o trabalho para o desenvolvimento social sustentável no novo milênio.

  6. Bom, através do Tratado de Paris a Espanha cedeu, Cuba, Porto Rico, Guam e as Filipinas aos Estados Unidos(1898). Mas Cuba já lutava por sua independência(começou em 1868) e recebia apoio americano que tinha interesse nas plantações de açúcar, então em 1902 é proclamada a república em Cuba e os Estados Unidos conseguiram implantar um apêndice à Constituição, a Emenda Platt, pela qual se concedia aos Estados Unidos o direito de intervir nos assuntos internos.
    Até 1959 Cuba se tornaria a ilha dos prazeres, corrupção, drogas, prostituição, cassinos, enfim, em 1956 Fidel começa a luta contra este governo e dai já sabemos o que aconteceu.
    Sobre a Cuba de Fidel, é preciso fazer certas considerações, primeiro ele não teve muita escolha já que o mundo era dividido em 2, ele sofreu dezenas de tentativas de assassinato, com a abertura para turismos após 1991, sofreu com terrorismo, os cubanos em Miami voavam sobre Cuba e atiravam nas pessoas na praia, tentavam espalhar pragas na plantação, até que Fidel mandou derrubar o avião deles.
    Cuba praticamente não tem analfabetos, mortalidade infantil, tem saúde pública universal, Cuba é um dos maiores centro de biotecnologia no mundo, 99% da população é vacinada e em 2006 não teve registro de de difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola, rubéola CRS, tétano neonatal ou febre amarela, 85% da população tem casa própria.
    Particularmente espero que Cuba melhore no que tange a democracia e abandone a ditadura.

  7. Segundo o Sr Saci
    ”Cuba praticamente não tem analfabetos, mortalidade infantil, tem saúde pública universal, Cuba é um dos maiores centro de biotecnologia no mundo, 99% da população é vacinada e em 2006 não teve registro de de difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola, rubéola CRS, tétano neonatal ou febre amarela, 85% da população tem casa própria.
    Particularmente espero que Cuba melhore no que tange a democracia e abandone a ditadura”.

    EU ME PERGUNTO SE ISSO É VIVER NA DITADURA,OQUE SERA A DEMOCRACIA?TER TUDO ISSO ASSEGURADO NO PAPEL APENAS,SEM NENHUM EFEITO PRÁTICO?
    QUANTOS BRASILEIROS NÃO ANSEIAM POR UMA DITADURA DESSA,POIS A NOSSA DEMOCRACIA E PARA POUCOS POIS NEGA TUDO AO CIDADÃO COMUM!

  8. “os cubanos em Miami voavam sobre Cuba e atiravam nas pessoas na praia, tentavam espalhar pragas na plantação, até que Fidel mandou derrubar o avião deles” Sério? kkkkKKkkkkk

    Mas, olha lá, Cuba não é uma ditadura e nem é uma democracia do tipo que se vê no Brasil ou nos EUA. Eles tem um sistema politico próprio que inclui eleições para conselhos. O mundo não é simples, não se pode dividir tudo entre ditaduras e democracias.

  9. Os EUA fracassaram em sua missão de derrubar Fidel e seu governo “malvado” e mantém o embargo por pura birra.

    Não podia perder a oportunidade: e os EUA tiveram apenas o apoio dos puxa saco dos sionistas.

  10. O problema de Cuba nunca foi o embargo, que “é para inglês ver”. De que adianta o fim dos embargos para um país comunista, que não tem economia de mercado?
    Não é crível que alguém apóie a mais velha ditadura das américas e uma das mais velhas do mundo. É vergonhoso ver louvarem o regime castrista. São ridículas as loas entoadas ao regime mais opressor e falido das Américas.
    Quem acha que Cuba é um paraíso, “sem analfabetos”, “saúde universal”, “centro” disso e daquilo, e mais aquele monte de asneiras de sempre, largue mão de irracionalidade e se mude para lá para aprender a verdade.
    De que adianta saber ler para somente ler o Granna, o único jornal do país, que traz somente a opinião do governo. Não acredito que alguém ainda ache que aquele documetário do falastrão Moore é verdade. Sinto em informar, mas em Cuba, aquele hospital é para propaganda, destinado a estrangeiros e figurões, não é para o povo. Não tem remédios gratis, são gratis, mas não tem. Tem exames gratis, mas não tem exames. A história dos “centros”, só se for centro de tortura e repressão. Acham que um dos regimes mais fehchados do mundo deixa sair a verdade? Fala sério.
    .
    E por fim, se Cuba é um paraíso então porque as pessos fogem delá e não para lá?
    .
    Acham que é um paraíso, vai morar lá para ver.
    É o fim da picada, um monte de gente que goza do que o capitalismo lhes deu de melhor, jogando pedra nele e louvando o símbolo da podridão.

  11. Douglas B.R, dou-lhe um conselho – esqueça as eleições para os conselhos cubanos.
    *****
    Cuba era o paraíso para os americanos, que lá tudo ditavam.
    Agora, não mais ditam. E acho que é isso que causa tanto ódio aos dirigentes americanos, que até hoje, mesmo com os sinais de Cuba que quer se aproximar – sem dúvida, pois o que tem de cubano com dinheiro em Miami e alhures – não acabam com o embargo, que tanto lhes custa.

    Cuba hoje é uma grande favela, um barrio.
    Podia ser o Caribe particular dos americanos, tal a proximidade.
    Mas não, montam uma tremenda infraestrutura de defesa e controle, ao invés de, como disse a Marta Suplicy, relaxarem e gozarem.
    Uma pena.

Comentários não permitidos.