Visão crítica: Revelada a rede capitalista que domina o mundo

Sugestão Edu Nicácio

Este gráfico mostra as interconexões entre o grupo de 1.318 empresas transnacionais que formam o núcleo da economia mundial. O tamanho de cada ponto representa o tamanho da receita de cada uma.[Imagem: Vitali et al.]

Conforme os protestos contra o capitalismo se espalham pelo mundo, os manifestantes vão ganhando novos argumentos.

Uma análise das relações entre 43.000 empresas transnacionais concluiu que um pequeno número delas – sobretudo bancos – tem um poder desproporcionalmente elevado sobre a economia global.

A conclusão é de três pesquisadores da área de sistemas complexos do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne, na Suíça.

Este é o primeiro estudo que vai além das ideologias e identifica empiricamente essa rede de poder global.

“A realidade é complexa demais, nós temos que ir além dos dogmas, sejam eles das teorias da conspiração ou do livre mercado,” afirmou James Glattfelder, um dos autores do trabalho. “Nossa análise é baseada na realidade.”

Rede de controle econômico mundial

A análise usa a mesma matemática empregada há décadas para criar modelos dos sistemas naturais e para a construção de simuladores dos mais diversos tipos. Agora ela foi usada para estudar dados corporativos disponíveis mundialmente.

O resultado é um mapa que traça a rede de controle entre as grandes empresas transnacionais em nível global.

Estudos anteriores já haviam identificado que algumas poucas empresas controlam grandes porções da economia, mas esses estudos incluíam um número limitado de empresas e não levavam em conta os controles indiretos de propriedade, não podendo, portanto, ser usados para dizer como a rede de controle econômico poderia afetar a economia mundial – tornando-a mais ou menos instável, por exemplo.

O novo estudo pode falar sobre isso com a autoridade de quem analisou uma base de dados com 37 milhões de empresas e investidores.

A análise identificou 43.060 grandes empresas transnacionais e traçou as conexões de controle acionário entre elas, construindo um modelo de poder econômico em escala mundial.

Poder econômico mundial

Refinando ainda mais os dados, o modelo final revelou um núcleo central de 1.318 grandes empresas com laços com duas ou mais outras empresas – na média, cada uma delas tem 20 conexões com outras empresas.

Mais do que isso, embora este núcleo central de poder econômico concentre apenas 20% das receitas globais de venda, as 1.318 empresas em conjunto detêm a maioria das ações das principais empresas do mundo – as chamadas blue chips nos mercados de ações.

Em outras palavras, elas detêm um controle sobre a economia real que atinge 60% de todas as vendas realizadas no mundo todo.

E isso não é tudo.

Super-entidade econômica

Quando os cientistas desfizeram o emaranhado dessa rede de propriedades cruzadas, eles identificaram uma “super-entidade” de 147 empresas intimamente inter-relacionadas que controla 40% da riqueza total daquele primeiro núcleo central de 1.318 empresas.

“Na verdade, menos de 1% das companhias controla 40% da rede inteira,” diz Glattfelder.

E a maioria delas são bancos.

Os pesquisadores afirmam em seu estudo que a concentração de poder em si não é boa e nem ruim, mas essa interconexão pode ser.

Como o mundo viu durante a crise de 2008, essas redes são muito instáveis: basta que um dos nós tenha um problema sério para que o problema se propague automaticamente por toda a rede, levando consigo a economia mundial como um todo.

Eles ponderam, contudo, que essa super-entidade pode não ser o resultado de uma conspiração – 147 empresas seria um número grande demais para sustentar um conluio qualquer.

A questão real, colocam eles, é saber se esse núcleo global de poder econômico pode exercer um poder político centralizado intencionalmente.

Eles suspeitam que as empresas podem até competir entre si no mercado, mas agem em conjunto no interesse comum – e um dos maiores interesses seria resistir a mudanças na própria rede.

As 50 primeiras das 147 empresas transnacionais super conectadas

  1. Barclays plc
  2. Capital Group Companies Inc
  3. FMR Corporation
  4. AXA
  5. State Street Corporation
  6. JP Morgan Chase & Co
  7. Legal & General Group plc
  8. Vanguard Group Inc
  9. UBS AG
  10. Merrill Lynch & Co Inc
  11. Wellington Management Co LLP
  12. Deutsche Bank AG
  13. Franklin Resources Inc
  14. Credit Suisse Group
  15. Walton Enterprises LLC
  16. Bank of New York Mellon Corp
  17. Natixis
  18. Goldman Sachs Group Inc
  19. T Rowe Price Group Inc
  20. Legg Mason Inc
  21. Morgan Stanley
  22. Mitsubishi UFJ Financial Group Inc
  23. Northern Trust Corporation
  24. Société Générale
  25. Bank of America Corporation
  26. Lloyds TSB Group plc
  27. Invesco plc
  28. Allianz SE 29. TIAA
  29. Old Mutual Public Limited Company
  30. Aviva plc
  31. Schroders plc
  32. Dodge & Cox
  33. Lehman Brothers Holdings Inc*
  34. Sun Life Financial Inc
  35. Standard Life plc
  36. CNCE
  37. Nomura Holdings Inc
  38. The Depository Trust Company
  39. Massachusetts Mutual Life Insurance
  40. ING Groep NV
  41. Brandes Investment Partners LP
  42. Unicredito Italiano SPA
  43. Deposit Insurance Corporation of Japan
  44. Vereniging Aegon
  45. BNP Paribas
  46. Affiliated Managers Group Inc
  47. Resona Holdings Inc
  48. Capital Group International Inc
  49. China Petrochemical Group Company

Fonte: Inovação Tecnológica

26 Comentários

  1. Estes estudos aparecerão cada vez mais. Só que com intenções camufladas. Culparão o mercado, e não os grupos que controlam o mesmo. Vai ser motivo para culpar a democracia, das mazelas da sociedade, e vestirem uma fantasia de “Nova Ordem Mundial”. Mantendo até mais controle do que antes.

  2. Discriminação não, falta de capacidade dos grupos brasileiros.
    Só agora nesta década é que vimos a fusão de grandes conglomerados e grupos nacionais na compra do Burger king Budweiser entre outros. Os bancos nacionais ainda não tem expressão global a ponto de se colocar no hall destas grandes corporações.
    Mas acho que a perguntar principal a ser feita é, oq ue eles farão quando lá estiverem???
    Sds
    E.M.Pinto

  3. quantas destas empresas tem seu capital baseado na produção mesmo ?
    e quantas são baseadas na especulação, na jogatina que infelismente virou o capitalismo ?, pois a alternativa o comunismo e muito pior !
    acho que vai chegar a hora de rompermos com tudo que esta ai, e seguir um projeto novo de sociedade , não baseado em utopias baratas de esquerda e direita, mas em capacitação das pessoas e na meritocracia !!!

  4. O Lehman Brothers não tinha quebrado???

    Os grandes vilões da lista: Goldman Sachs, JP Morgan e o Credit Suisse 🙂
    []’s

  5. Yekaterinburg ( Russia)
    .

    Nessa fria cidade russa em 2009 foi decretado o fim do Dólar como moeda de reserva pelos países BRICS !! Os EUA já estava atolados até o pescoço na crise do subprime…Essa reunião decidiu o golpe fatal que acabou com o Império Estadunidense. O resto..temos visto e acompanhado aos poucos; a agonia desesperada da maior superpotência econômica/militar mundial se “debatendo” e “agonizando” uma queda mais do que clara. E nitidamente inevitável…Até porque as pessoas não tem essa percepção tão clara. Elas ainda estão perdidas na transição; na incerteza de trocar o status quo por algo ainda indefinido. Os seres humanos e sociedades precisam de segurança econômica/mental/militar e por isso vão mudando lentamente e ainda não sabem para que lado seguir…só sentem que os EUA não é mais o caminho. A mídia esconde( a incerteza e o caos não interessa a ninguém..) pois a nossa media é praticamente uma repetidora da estadunidense. E eles também estão em pânico.
    =

    Tudo o que estamos presenciando ao vivo é absolutamente normal… Impérios nascem, crescem e morrem. Os últimos que tivemos foram os Britânicos que a Alemanha Nacional Socialista destruiu na segunda guerra. E o Soviético CCCP (ou URSS em português). Destruído pelos EUA não por guerras; mas por esgotamento econômico . O Império Estadunidense também esta chegando no fim, pois não há impérios(exércitos) sem recursos financeiros que os paguem…Soldados e armas não são; e nunca foram de graça!
    =

    Algo novo irá surgir, e parece já ter brotado com o começo da união dos BRICS e a simultânea falência da Europa no arrasto dos EUA. Não vejo o capitalismo agonizando, o que acontece no momento é que o seu maior expoente está em queda livre. Mas o sistema econômico capitalista está saudável na maior parte do mundo. Para mim, sistemas econômicos são tecnologias sociais. E são usados até que surja algo melhor que o supere… Escravagismo colonialista Romano, Feudalismo, Mercantilismo, Capitalismo, Socialismo, Nacional Socialismo, Sharia(Lei islâmica), etc.. São apenas tecnologias sociais, elas vem e vão. Ficando os povos e as nações que os usaram…O Capitalismo ainda não morreu. E vai continuar por enquanto a ser usado pelos BRICS durante esse século. Salvo haja uma Terceira Guerra Mundial; aí o que sobrar disso depois, vai usar ou algum desses sistemas ou outro novo..e assim sucessivamente continuará.

    =

    O Mundo sem a liderança dos EUA continuará sendo o mesmo, as pessoas vão acordar; comer; trabalhar; se divertir; dormir; etc…Nada irá acabar em chamas com vejo alguns aqui do blog insinuar…não acreditem nesses profetas do apocalipse pois para eles o único mundo que existe é a pirâmide : EUA / Dólar / Juros / Inglês.
    .
    A Nova Ordem Mundial (Novus Ordo Seclorum) ou N.O.M. tomou um duríssimo golpe em Yekaterinburg quando os EUA não foram convidados a participar! E mesmo querendo mandar observadores; a presença desses foi negada…

  6. Capa preta, Kaddafi morreu porque insistia na desacreditada politica nem capitalismo nem comunismo. Essa crise economica que de acordo com presidente do Banco Central da Gran Bretanha, e a maior de todos os tempos, vai ser tao prolongada quanto a crise que se iniciou em 1907 e so terminou depois de 1945, causando neste periodo 2 guerras mundiais, 100.000.000 de mortos, revolucao socialista na Russia, Hungria, facismo na Italia, Portugal, Espanha e Alemanha, Guerra civil na Espanha, 500.000 mortos, guerras civil na Asia. etc. Durante todo o periodo desde 1945 tem surgidos ideias de uma terceira via de sociedade. Infelizmente, so ha dois caminhos. Saida capitalista, como a que mencionei acima ou saida comunista. De qualquer forma sera um periodo de violencias, guerras, massacres, destruicao de gente e infraestrutura de paises. Ha excesso de capital ficticio que nao encontra possibilidade de ser envestido com lucro. Esse capital, base dos derivativos, devem ser destruidos. O capital sendo formado por trabalho vivo, isto e trabalho do trabalhador, e capital constante, maquinarias, predios, terrenos, requer uma eliminacao desse excesso de capital. Isso inclui nao so destruicao fisica de predios, maquinarias, mas eliminacao do excesso do que se constitui trabalho vivo., isto e trabalhador, normalmente gente desempregada, sem capacidade para consumir, isto e um peso a sociedade capitalista. Devem ser eliminados. Dai as guerras, dai as bombas de neutro – bomba capitalista por excelencia, que mata gente mais preserva propriedade. Nao vai ser possivel sentar-se num muro querer contar o numero de balas que cada lado esta atirando.

  7. “Eles ponderam, contudo, que essa super-entidade pode não ser o resultado de uma conspiração – 147 empresas seria um número grande demais para sustentar um conluio qualquer.” – Na minha opinião eles erraram nesta parte do artigo!

  8. Mais,” Capa”, na meritocracia dos previlegiados ou da extensível a todos?NobruRJ E + OU MENOS POR AÊH…+ será bem próximo. Espero q o BRASIL tbm cresça, sem deixar de “olhar” o ser humano, o outro..sds.

  9. Esse raio-x vai nos ajudar a termos uma macro-visão do cosmo financeiro mundial… interessante… informação, como sempre, é tudo… na geopolitica é fundamental… a pergunta que faltou é: até que ponto os elementos que compõem essa lista tem poder de influenciar governos mundo afora… agem em “revoada”, seguem criterios geometricos na movimentação pelo “globo financeiro”, atem-se a algum “lider”?… varias são as questões… mas é um começo… logo logo surgirão novos estudos que jogaram luz sobre esse tema interessantissimo…

  10. Como eu sempre digo, dinheiro da forma como vem sendo usado é uma ilusão. As guerras não são por dinheiro mas sim por poder. Eu não conheço mas sei que existem umas 10.000 pessoas que mandam no mundo usando uma ilusão e um bando de escravos automáticos que escravizam uns aos outro por uns trocados do banco imobiliário! Enquanto isso os donos do jogo cobram pelo uso do tabuleiro.
    “Jenial”!

  11. O que tem nesse clubinho neoliberal: bancos, investidores, financiadores, companhias de seguros, fundos de pensão.
    Destaque do grupo = China Petrochemical Group Company: o maior refinador de petróleo e maior grupo petroquímico da Ásia. Empresa estatal.

  12. Já que estamos revelando vamos revelar quem criou o estado de Israel, é claro que foi a Inglaterra em 1920, maaas, quem foi que financiou a ocupação entre 1920 e 1948?
    .
    Os Rothschild. Pois é, foram eles que financiaram a guerrilha de Ben-Gurion, Shamir, Begin, e Rabin.
    .
    Enquanto à pesquisa, muito boa, uma pena não chegou até os nomes né? mas é claro isso é info `classified`.
    .
    Nobruj, desque comecei aqui,sempre defendi os Brics, mas devo confesar que cada vez gosto menos da China, seria ideal que aparecesse uma terceira opção além de EUA e China, talvez uma união RU-BR-IN.

    Eu postei aqui um vídeo terrível o outro dia sobre o cuidado das crianças na China, é muito preocupante, como também a obsessão de chineses e coreanos em monopolizar todo o que seja indústria.
    Que parcerias pode fazer o Brasil com caras cuja obsessão é desindustrializar os demais países?

    Acho nossa relação com os chinas não deve passar dos Brics, ou seja duma união para não depender do dólar e nos afastar dos Bilderberg.
    ————————-
    Seguindo com a matéria, quem são os donos dessas empresas?
    Obviamente velhos conhecidos tipo Rockefeller e Rothschild (ou com seus verdadeiros sobrenomes Rockefelder -o cara era alemão- e Bauer).
    Para fechar, uma pérola do pensamento Rothschildiano:
    “When the streets of Paris are running with blood, I buy.”
    ————
    ————
    Jojo não vou te pedir pra abandonar o marxismo rsrs, mas acho tens que ir além.
    A elite mundial nem precisa matar humanos, melhor se existem desempregados, não são carga, são uma ferramenta da elite.
    .
    Enquanto a destruição, é muito mas fácil entender que eles gostariam de levar os restantes países a idade da pedra, simples.
    .
    Lembra que se fosse a destruição em geral, eles destruiriam o próprio USA, coisa que não fazem, eles destroem os restantes países, no futuro será nossa vez, tentarão destruir os países da nossa região.
    .
    É simples, destruição de prováveis concorrentes (CN RU BR) [começando pelos seus clientes, Iraque por exemplo era cliente nosso] e uso/gasto de armamento para poder fabricar novo. Quero dizer, não é preciso ‘teoria marxista’ para entender o que está acontecendo.
    .
    Com a destruição dos países, mediante guerra ou guerra civil, eles conseguem o mais importante, fomentar a corrupção (para poder roubar os recursos naturais) e banir o acesso da China a esses recursos.

  13. O grafico e dados da materia demonstram uma rede predominantemente de interesses privados
    .
    Faltou uma “Brasil S.A.” risos
    .
    Em minha opiniao, a Rede e controlada por interesses humanos sejam eles mais difusos (publico/social) ou concentrados (privado – lucro) em relacoes de dependencia, se desequilibrado, ou interdependencia, se equilibrado
    .
    Rede financeira sob predominio de interesses privados
    Mais eficiente
    Maior lucro economico (objetivo primario)
    Menor lucro difuso (publico/social)
    Menor seguranca (acontecimentos recentes indicam isso em um nivel amplo de forma bem clara)
    .
    Rede financeira sob predominio de interesses publicos
    Menor eficiencia
    Menor lucro economico
    Maior lucro difuso (objetivo primario)
    Maior seguranca (em estados com instituicoes solidas)
    .
    Rede financeira sob predominio de interesses hibrida
    Eficaz
    Lucros medianos
    Maior seguranca, pois necessita ser mais transparente (ha dois atores distintos para cobrar – possibilidades de erros e fraudes sao menores devido a um maior controle sobre tal sistema – quanto maior e mais complexo o sistema, maior a necessidade de confiabilidade na sua fiscalizacao)
    Maior socializacao dos lucros e nao apenas dos prejuizos
    Ha uniao de interesses – preservacao da propria rede com o maximo de beneficios possiveis (lucro economico + lucro difuso)
    Maior LEGITIMIDADE (ou em linguagem politica, mais democratica e pluralista), pois agrega interesses de todos, sejam eles publicos ou privados
    .
    O Estado Brasileiro, deveriam apreender com a China e comecar a adquirir participacoes em empresas que existam interesse publico relevante de forma mais agressiva, ao inves de apenas titulos publicos problematicos
    .
    Participacoes em empresas pelo estado e uma garantia a mais de sua saude financeira, que tambem, esta intimamente ligado a saude das redes sociais sob sua tutela (interesses mais difusos)
    .
    Ex. de interesses publicos claros e relevantes para o ente estado, em participacoes em sociedades de exploracao economica:
    .
    fornecimento e distribuicao de energia
    saneamento basico
    producao e distribuicao de alimentos
    transportes
    comunicacoes e processamento de dados
    tecnologias educacionais
    tecnologias medicas e farmaceuticas
    seguranca e defesa imateriais (seguranca das informacoes) e materiais (armas e sistemas de vigilancia)
    tecnologias de administracao, gerenciamento e logistica, etc…
    .
    Outro ex.:
    .
    nao se compra tecnologias complexas a baixo preco, mas e possivel adquirir participacoes indiretas nelas, atraves das empresas que as detem – e mais barato e efetivo)
    .
    A sociedade brasileira tambem, deveria apreender com alguns paises desenvolvidos (cada vez mais raros), a poupar, para investir em capitais produtivos que a beneficiem enquanto sociedade e nao apenas individuo…
    .

  14. Vai ser muito difícil sobrepujar tamanho controle.
    Estão em todos os lugares que possa imaginar. Incluindo governos.
    Não tem brasileira porque não são fortes como as ‘gringas’. Mas são controladas pelas ‘gringas’.
    No final das contas. Querem sua alma, e a de seus familiares. obs. Sou de igreja nenhuma diga-se de passagem. Mas até muitas igrejas estão metidas nisto.
    No final final das contas mesmo, ao meu ver, querem destruir a humanidade. Começando de dentro para fora. Células a destruir: família, comunidade, país. O ser fica sem base de nada, já enfraquecido mentalmente, culturalmente = ALVO FÁCIL.
    Inventaram agora caixa eletronico por reconhecimento biométrico. Nem daremos o trabalho de gravar uma senha. Engraçado. Por que não possuem o mesmo empenho tecnologico em formas mais interativas mais eficientes de se educar? Só sei que em questão de 1 ano já estaremos com metade! das do Banco do Brasil sendo por reconhecimento biométrico. ISTO QUE É COMPROMISSO = $$$$$$$

  15. Milton Brás Cabral disse:
    24/10/2011 às 20:40


    “Nobruj, desque comecei aqui,sempre defendi os Brics, mas devo confesar que cada vez gosto menos da China, seria ideal que aparecesse uma terceira opção além de EUA e China, talvez uma união RU-BR-IN.”
    .
    Milton,
    Também não confio cegamente e idolatro a China. Acho que eles NÃO SÃO nossa salvação da pátria. Temos que ter o pé no chão. O que vai definir o futuro do Brasil é o nosso próprio esforço…Vejo a China como uma oportunidade, temos que saber usa-lá.

  16. é real poucos dominam muitos,poucos vivem na soberba ezuberancia,e muitos na pobreza,ezuberancia digo compram uma ferrari como se fumasem um cigarro comesem uma balaum chiclete,pobre como os da africa só coro e pele.

  17. Podem demonizar os EUA o quanto quizerem, mas é por causa dela que a prosperidade mundial existe e sem ela a idade média será a única opção. É verdade que os EUA exageraram no direito de exagerar mas ainda está longe o dia em que eles serão suplantados por outros, principalmente a China que depende dos EUA para ser o que atualmente é. Não se enganem, a China só chegou até aqui por que o ocidente permitiu e está cada dia mais perto o dia em que a China cedará ao poder do ocidente para ser apenas mais um quintal do capital do ocidente.
    Grupos dominantes sempre existiram e sempre existirão, e contra isso não adianta lutar … faz parte de nossa natureza humana.

  18. Há um parênteses nisto Excel.
    Dominante, não quer dizer usurpador. Pode um grupo dominante ser dominante pois foi escolhido pela a sociedade democraticamente.
    Ao meu ver a globalização trouxe à vários povos soluções para o desenvolvimento humano. Mas sempre como ‘desculpa’ para manter a sociedade dependente. Pois é sempre atrelado à condições que são ditadas pelos agentes externos. Que acabam por muitas das vezes, desfigurar sociedades. Tornado-as escravas! Tornando-se um desenvolvimento humano às avessas.
    O Homem é mais do que preconizam aqueles que estampam a selvageria e ignorância nas 24 horas da mídia como algo normal do ser-humano.
    Prosperidade de quê e de quem? Para muitos Cuba é próspera, para muitos os EUA é próspero, assim como para muitos a Líbia foi próspera.

  19. Todos os homens nascem livres mas em todo o lugar é posto a ferros. ( Jean-Jacques Rousseau, O Contrato Social). Esses grandes conglomerados servem simplesmente a isto, por-nos a ferros. Por isso eles odeiam democracia, soberania, nacionalismo e indivualismo.

Comentários não permitidos.