WikiLeaks pode fechar por problemas financeiros até o fim do ano

Site de vazamento anuncia suspensão temporária de atividades com objetivo de concentrar-se em arrecadação de recursos.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, disse nesta segunda-feira que problemas financeiros podem levar ao fechamento do notório site de vazamentos até fim deste ano.

“Se o WikiLeaks não encontrar uma forma de remover o bloqueio, simplesmente não seremos capazes de continuar no próximo ano”, disseJulian Assange, referindo-se ao bloqueio de seus recursos por operadoras de cartões de crédito e outras empresas desde o ano passado. “Se não pusermos fim ao bloqueio, simplesmente não poderemos prosseguir.”

As declarações foram feitas por Assange no Reino Unido, onde está está retido à espera da conclusão de um julgamento de extradição para a Suécia sob a acusação de supostos abusos sexuais.

Em um comunicado, o site de vazamentos, que publicou milhares de documentos comprometedores de governos de todo o mundo, anunciou a suspensão temporária da divulgação de segredos e sigilos para concentrar-se na arrecadação de fundos que permitam garantir a futura sobrevivência.

O WikiLeaks destacou que suspende a divulgação de documentos secretos oficiais perante “o bloqueio arbitrário e ilegal” realizado por empresas americanas como Bank of America, Visa, MasterCard, PayPal e Western Union.

O site criado por Assange afirma em um comunicado que se vê forçado a “arrecadar fundos agressivamente para contra-atacar”, após o bloqueio que dificulta o acesso a fontes de financiamento.

As companhias financeiras com base nos EUA cancelaram o envio de fundos ao WikiLeaks depois de o site começar a publicar cerca de 250 mil documentos confidenciais do Departamento de Estado americano.

Fonte:Último Segundo

12 Comentários

  1. Se fosse o Brasil iriam dizer que aqui não há liberdade de imprensa, que o governo é autoritário, que estava em curso um golpe ,etc…. e aí , como ficamos ? Dá-lhe Hugo Chávez, fecha a mídia que te incomoda, aprendeste com os ianques, bom aluno.kkkkkkkkk

  2. JULIAN ASSANGE, e um dos grandes nomes da historia do novo seculo, infelismente o governo do seu pais, a suecia e cachorrinho da cia, as perseguições que este cidadão vem sofrendo por denunciar a verdade da patifaria que e a relação diplomatica entre paises e vergomhosa, “acusado de estuplo por ter feito sexo com duas mulheres maiores de idade plenamente cientes de suas faculdades mentais, sem ter usado camisinha ” tirando o fato de não ter usado camisinha ja virou meu idolo, se isso fosse crime nos EUA,EUROPA, E BRASIL tinha mais gente presa que solta.
    cuidado senho assege, de repente o senhor pode aparecer morto nu suposto suicidio muito suspeito !!!

  3. prova que liberdade de expressão e opinião se encontra na internet, e so saber filtrar bem. pois a grande midia prostituida no brasil e no mundo e hipocrita e vendida, os conteudos publicados no wikileaks eram para ser manchete e não nota de rodapé como fazem, os governos, bancos e instituições financeira bancam a midia tradicional, os bancos brasileiros nos assaltam horrores na cara dura e o jornal nacional, da record, band, veja estadão o que for não falam uma virgula porque ? porque os bancos pagam as cotas de comercial mais caros, todo mundo quer fazer reportagem denunciando cozinha suja do restalrante do seu zé, e devem fazer mesmo ! mas na cozinha do macdonalds ninguem vai ver nada poe que sera ?

  4. O Alexandre disse tudo, segundo muita gente isso aí é coisa de Cuba, URSS, China, Venezuela, Irã e por aí vai indo, quem vem aqui diz que isso é coisa de, como é mesmo? “Vermelhuxo”? Enfim, infelizmente muita gente vem aqui e em outros lugares carregados de ódio, e só assim conseguem falar, está aí mais uma entre a várias e várias provas que essa gente tem uma compreensão muito “odiada” do mundo, o famoso “nós contra eles”, os verdadeiros manipulados.
    .
    O Wikileaks deu uma sumida da mídia a partir do momento que deixou de fazer as coisas como eles queriam, resolveu se libertar até mesmo por pressão dos populares que o seguiam a época, mas é óbvio que a aproximação com a mídia que justamente apoiava os governos foi feita para a divulgação desse trabalho, queriam conseguir aparecer para que as pessoas soubessem quem eram eles, onde estavam, o que faziam, fizeram bem o jogo, a mídia conseguiu tirar alguns milhões dos governos para ficarem calados, e o Wikileaks conseguiu alçar voo, mas o trabalho continua e vem muito mais por aí, o Wikileaks não irá acabar por causa de algo tão bobo!

  5. Agente ou não, o fechamento é muito conveniente… a desculpa de falta de grana é só para não haver perguntas…

  6. uma pergunta, porque o governo norte americano não faz pressão para estas intituições finaceiras parasitas bloquearem tambem as contas dos fraudadores do mercado finaceiro que nos levaram a crise e 2008 ?
    e ja que a cia e tão fodona, porque não desmascara os esquemas de especulação e lavagem de dinheiro para que sejam broqueados tambem ?
    que coisa não ?

  7. Parece que os olhos azuis gostou do WikiLeaks ser fechado, assim ninguém mostra realmente do que os americanos são capazes e fica tudo bem.

Comentários não permitidos.