Quem derrubou Kadafi

http://blogs-images.forbes.com/kenrapoza/files/2011/08/Merkel-Sarkozy.jpg

Por Nivaldo Cordeiro,  economista e mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV –  Empresário Paulistano.

Não é possível ser condescendente com essas ações, pois tornam a diplomacia inútil e a lei do mais forte o fator de decisão entes as nações, como foi a regra na primeira metade do século XX, de triste memória.

Em resposta aos meus vídeos sobre os acontecimentos na Líbia, gravados no calor da hora, recebi várias manifestações de incompreensões do meu ponto de vista, como se a mensagem não estivesse contida no próprio meio em que foi soprada. Dois tipos de pessoas me criticaram. De um lado, os jacobinos de alma, aqueles que estão sempre prontos para a subversão se o governante não passou pelos ritos da democracia de massa, como se só o voto universal legitimasse o exercício do poder. Essa tese é de uma cegueira atroz e não tem respaldo na ciência política séria. Fosse assim a China não seria um Estado legítimo, ditadura comunista de partido único fechada que é, um exemplar acabado do marxismo-leninismo. Não obstante meu nojo pelo comunismo, digo e repito que a China tem um sistema governante legítimo, pois é internamente aceito, assim como externamente. Nenhum governante se mantém contra a vontade de seu povo.

Esses jacobinos tomam aquilo que se consolidou no Ocidente para servir de diktat de comportamento a toda gente. Obviamente que isso é loucura. Nesse grupo encontram-se proeminentes liberais, mas também a esquerda festiva de toda ordem, provando o parentesco próximo dessas duas correntes iluministas.

Outro grupo de pessoas que me criticou foram os que simplesmente abominam o poder autocrático e tem náuseas de sua violência. Tem bons sentimentos, mas carece de acuidade analítica. Bom mocismo não torna ninguém bom analista da política, que precisa ser vista como ela é. Se Kadafi fazia o mal, também fazia o bem e o principal deles foi ter dado à Líbia uma longeva estabilidade, ímpar naquela região. Sob seu governo a Líbia enriqueceu e prosperou e todos os indicadores apontam para o contínuo aumento do bem estar social.

Aproveito a informada coluna de Giles Lapouge, no Estadão (Sarkozy senhor da guerra), na qual descreve com crueza cínica como a França tornou-se autora do golpe que derrubou Kadafi, num gesto imperialista sem paralelo nos tempos atuais. Bom que se diga que com a bênção de Barack Obama, de olho na contenção da expansão chinesa no continente africano. Viu-se aqui como vidas de inocentes foram sacrificadas aos milhares para satisfação da vaidade e da sede de poder de tiranetes supostamente “democráticos”, como esse vil Sarkozy.

Se a moda pega, nem mesmo a América do Sul estará livre de excursões predatórias imperialistas dessa natureza. Não é possível ser condescendente com essas ações, pois tornam a diplomacia inútil e a lei do mais forte o fator de decisão entes as nações, como foi a regra na primeira metade do século XX, de triste memória. Eu sou mais intolerante com atos imperialistas do que com tiranos eventuais, pois estes podem estar contribuindo com seu próprio povo e com a estabilidade política. Ações imperialistas são sempre nefastas e contrárias ao direito natural.

Fonte: MídiaSemMáscara

14 Comentários

  1. Eu também tenho nojo do comunismo para os ricos no qual se transformou o capitalismo financeiro.Nisso combino com o analista,já que cada vez mais o Estado protege as empresas da tributação e joga os impostos nas nossas costas.
    O artigo é muito bom,apesar de vir do site do Olavão com aquelas paranóias anti-esquerda.
    Uma das primeiras medidas desses “rebeldes”,pagos pela OTAN e cheio de membros da Al-Qaeda,foi criar um banco central privado controlado pela família Rothschild.Isso é sintomático,afinal Khadaffi não queria mais aceitar o dólar como moeda de pagamento pelo petróleo da Líbia(assim como o Irã).Ele estava querendo criar uma união de países africanos para negociar as riquezas deles em uma cesta de moedas africanas que incluía o dinar líbio emitido sem a dívida dos bancos privados como o FED faz com os EUA.
    Também outras coisas,como essa aqui:
    http://www.voltairenet.org/El-linchamiento-de-Muammar-Gaddafi

    Así llega el caso del atentado contra la discoteca La Belle en Berlín (5 de abril de 1986, tres muertos, era en esa entonces la RFA República Federal de Alemania), suceso que fue utilizado como pretexto por la administración Reagan para bombardear su palacio y matar a su hija (14 de abril de 1986, por lo menos 50 muertos). En esa entonces, el fiscal alemán Detlev Mehlis (el mismo fiscal alemán que veinte años más tarde lo vamos a encontrar a cargo de la investigación del asesinato del primer ministro libanés Rafik al-Hariri y la falsificación de esta investigación) se basó en el testimonio de Eter Mushad para acusar a un diplomático libio y su cómplice Mohammed Amair. Sin embargo, la televisión alemana ZDF descubrió más tarde que Mushad Eter era un testigo falso y más bien un verdadero agente de la CIA, mientras que el atacante Mahammed Aamir era un agente del Mossad [1].

    O el caso del atentado de Lockerbie (21 de diciembre de 1988, 270 muertes): los investigadores identificaron al dueño de la maleta que contenía la bomba y el sistema relojero para activar el explosivo gracias al testimonio de un comerciante maltés que había vendido un pantalón, pantalón que fue encontrado en la misma maleta-bomba. La justicia escocesa acusó entonces a dos agentes libios Abdelbasset Ali Mohmed Al Megrahi y Al Amin Khalifa Fhimah y el Consejo de Seguridad de la ONU tomó las sanciones contra Libia.
    En última instancia, para poner fin a las sanciones, Libia accedió extraditar a los dos agentes (el primero fue condenado a cadena perpetua, el segundo fue absuelto) y a pagar $ 2.7 mil millones en compensación, mientras que el acusado prisionero continua proclamando su inocencia hasta hoy día.

    Se Khadaffi fosse julgado,apareceriam documentos que colocariam tudo o que a mídia vendida(ao sistema financeiro) nos diz de pernas para o ar.

  2. as putencias tem um conceito muito particular sobre democracia : “VCS TEM A LIBERDADE DE FAZER EXATAMENTE O QUE MANDAMOS “

  3. interesaante notar que messes antes a frança estava louca para vender rafales para o kadafi, ate modernizou seus mirage F1, a italia, espanha e outros eram loucos pelo petroleo e gáz da libia, o monte de lixo do berlusconi ate andava de braços dados com o gadafi, gadafi que montou uma tenda em pleno central park e jogou xadrez com o bush lixo…… e ainda tem gente que acredita acredita em parceiria com putencia !!

  4. MeoDeos… Mídia Sem Máscara… eca…
    O início do artigo não diz nada, o autor apenas se preocupa em usar os verbetes reacionários de sempre, para se proteger dos
    jacobinos, da esquerda festiva e bla bla blá.
    Correntes iluministas? aff

    Mas depois, aleluia, ele vai ao ponto e reconhece que de fato houve uma ação imperialista(Lenin gostava desse termo), que Kadafi não era de todo ruim e se preocupa até com intervenções na América do Sul.
    Amém.
    O autor enxerga mais que muitos meninos por aqui que se encontram no kindergarten do pensamento reacionário. Tem horas que o bom senso prevalece… sinal que mesmo os paranóicos ditos de ‘direita’ ainda se dividem em aqueles que abrem tudo para os americanos… e aqueles que tem uma ótica nacionalista (que não é megalonanica, ouviram senhores paranóicos?).

    []s

  5. Se algum país se negar a se ajoelhar diante da pirâmide JUROS/DÓLAR/EUA/(N.O.M.); sofrerá sanções e será atacado! salvo se tiver armas nucleares e ICBMs..aí fica somente nas sanções mesmo.rsrs

  6. Verdade nua e crua. Kadafi uniu a Libia como um pais e mesmo sendo um ditador fez com que a Libia fosse um dos paises mais prósperos de toda a África. Com a desculpa de proteger civis e o objetivo de depor Kadafi e apoderar-se de suas riquezas os paises imperialistas Simplesmente destruiram o pais deixando-o as moscas, na iminência de uma guerra civil e uma grave crise humanitária. Só importa agora a divisão dos lucros da exploração do petróleo e reconstrução de parte do pais. O fundo líbio que Kadafi havia criado e do qual se mantinha uma “poupança” de 70 bilhões de dólares então nem se ouve falar mais. Antes do final do conflito já haviam sumido 3 bilhões. A Inglaterra já havia confiscado quase 1,5 bilhão líbio. Creio que agora com Kadafi morto a Europa e EUA consigam sair da crise financeira que os assola. Claro, com essa pequena ajuda da Libia.
    Agora com os imperialistas dominando o pais fica a pergunta:
    Quem ira ajudar os civis líbios agora?

  7. Para manter a boa vida de seus povos,os menbros da OTAN,ferraram com os libios racionais .Em troca de petroleo barato ,condenaram um povo ao retorno as cavernas.Espero que os Persas fiquem mais espertos,sugiro que Almadinejad para de arrotar besteiras e que trabalhe em segredo para a alavancar o Ira a um patamar de desenvolvimento tecnologico e humano invejaveis,o povo persa tem capacidade para isto ,os outros continuarao mil anos atrasados !

  8. eu concordo plenamente que nenhum tirano se mantem no poder sem a vontade do seu povo,o comunismo ja provou que não deu certo para a maioria das nações,governar na libia não é mole pois igual ao iraque são muitas tribos diferentes e agradar a todos não é moleza,e tem que ter um certo toque de mão de ferro,como tinha o infeliz sadan russein,o libio cadafe,a minha opinião é que nenhuma nação estrangeira tem o direito de intervir em assuntos internos de outra,pois cada uma tem seus costumes e valores interpretações,me digam hoje depois de tantos anos de guerra no iraque áh paz no iraque!digo que hoje se pratica muito mais violencia do que na epoca do sadam,e a libia como sera a libia?podem crer muita guerra e conflitos que não ezistia avera hoje na libia um pais que vivia na paz,até contrariar os intereses das nações que se disem ricas nas costas dos paises pobres,até hoje não derubaram o poder da china porque os chineses estão mantendo varias fabricas estrangeiras com mão de obra barata quase que escrava,empresta dinheiro aos ricos como os estados unidos que ja ameaçou não pagar, e ai se mexerem com a china hoje corem o risco de irem a uma grande guerra que há ninguem intereça no momento,mas ja tentaram derubar o poder chines utilizado uns troxas que se deixam usar.

  9. Que nos sirva de lição!O mundo não é pra incautos porque sempre serão vitimas!Então o Brasil que acorde, por suas lideranças e começem a construir um aparato de defesa de respeito, e logo, porque o mundo mudou e o discurso da globalização legitima tudo e qualquer interesse!O Brasil tá vuneravel pelo simples fato de que os americanos nunca reconheceram as nossas 200 milhas nauticas antes do pré-sal; agora com ele jamais vai legitimar a posse da plataforma continental, que estenderia o nosso mar pra 350 milhas; isto significa que o pre-sal já se encontra em aguas internacionais, qdo o petroleo jorrar em maior quantidade e frequência podem esperar a voz dos inimigos, basta que o brasil negue exportação do ouro negro ou alimente a pretensão de só vender derivados!

  10. Caramba!! Ótimo texto!!
    Esses imperialistas ditos acima pensam do seguinte modo: de que as Leis só servem para os outros obedecerem e seguir e os discurssos deles é de sempre destruir o mal, porém os maus sempre ficam, que é o imperialismo disfarçado em si. Eles simplesmente seguem as mesmas linhas da época do séc anteriores, colonialismo… colonialismo… colonialismo… no estilo da Compania das Indias Orientais e outras companias imperialistas.
    Putz!! Já estamos vendo as primeiras repercursões deles aqui através da OEA e os disfarçados farçante direitos humanos com esse problema da represa que os Xingus supostamente não querem.

  11. There are definitely plenty of particulars like that to take into consideration. That may be a great point to convey up. I offer the ideas above as normal inspiration but clearly there are questions just like the one you bring up where an important factor might be working in sincere good faith. I don?t know if finest practices have emerged round issues like that, however I’m sure that your job is clearly identified as a good game. Each boys and girls feel the impact of just a moment’s pleasure, for the remainder of their lives.

Comentários não permitidos.