Exército realiza Exercício de grande porte em Lorena

http://www.belevita.com.br/blindados_arquivos/img_onca2.jpgDo dia 24 de outubro ao dia 3 de novembro, o Exército estará na região de Lorena para o Exercício Agulhas Negras – Operação Quebra-Cangalha II, que envolverá cerca de quatro mil militares de várias unidades do Brasil. Trata-se de um exercício de defesa territorial, onde um País Fictício invadiria o território brasileiro e precisasse ser expulso.

Os militares que participarão do exercício realizarão manobras como travessia de curso d’água, infiltração aeromóvel (envio de tropas para reconhecimento com helicópteros), assalto aeromóvel (ataque de tropas com apoio de helicópteros), suprimento aeromóvel e aeroterrestre, marcha para o combate, ataque a uma posição sumariamente organizada, ataque de pára-quedistas, entre outras.

Estarão presentes na simulação militares da 11ª Brigada de Infantaria Leve, a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), a Brigada de Infantaria Paraquedista, o Comando de Aviação de Exército, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, o 12º Grupo de Artilharia de Campanha, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, a 1ª Companhia de Guerra Eletrônica, a Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear (DQBN), o 6º Grupo Lançador Múltiplo de Foguetes, além de soldados do 2º e 8º Batalhões de Polícia do Exército.

Além de Lorena, o Exercício acontecerá nas cidades Guaratinguetá, Lagoinha, Cachoeira Paulista, Canas e São Luiz do Paraitinga.

Preparação para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

O Exercício Agulhas Negras reunirá tropas que atuarão durante a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 e aproveitarão a oportunidade para treinar. Elas são a Força de Ação Rápida, a DQBN e o Olho de Águia, além do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT).

A Força de Ação Rápida é uma unidade estratégica do Exército Brasileiro, capaz de atuar em qualquer parte do território nacional, de forma rápida e eficiente. Já a DQBN é preparada para combater ataques feitos com armas químicas, biológicas ou nucleares, sendo também capaz de monitorar ameaças e avaliar riscos. O Olho de Águia também estará no Exercício e é composto por um equipamento de monitoramento a grandes altitudes. Por fim, o VANT será empregado novamente, só que desta vez é um novo protótipo, mais operacional, sendo, sendo transportado em mochilas e capaz de ser utilizado em situações adversas.

Fonte: VNEWS

15 Comentários

  1. Eu gostaria de ver esse exercício em Roraima, na Reserva Raposa Serra do Sol,com muita munição real. Os índios, também entrariam no exercício.

  2. Treino e + treinos e na hora vai faltar treinmento. E é sempre bom equipamentos novos p td as n FAs, caças, subs, hellis de atake, etc,etc, etc,o Jaguar está crescendo. Sds.



  3. me ajuda ai ooo ..by Datena..

    antes de invadir qualquer país … os “irmãos (OTAN-EUA) incitam uma “revolução” interna

    no caso…. aqui seria de uma tribo de indios se proclamando nação independente…

    Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas

    defendida e assinada pelo o Sr. Ministro da Defesa Celso Amorim (entreguista FDP) podem muito bem o fazer com respaldo juridico da ONU… e nesse caso … se inverteria… nosso exército que estaria “invadindo um país” e não defendendo nossa soberania…

    “uma mentira cem vezes dita, torna-se verdade”. (Joseph Goebbels)

    é só vender para o mundo que o Brasil esta escravizando, estuprando, mutilando seus indios… para a opinião mundial ficar a favor de uma intervenção humanitária em defesa dos “pobre e indefesos” indíos (que vivem as margens do territorio do Brasil – Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas) .. FATO!!!!

  4. xtreme disse:
    25/10/2011 às 10:44

    Realmente ridiculo um brasileiro assinar uma coisa dessa,todo mundo sabe essas declarações e tratados só servem para uma coisa invadir paises mais fracos.

    Pelo menos os militares ja disseram não entregam de graça,meu medo é esse, do jeito que são esses politicos vão entregar tudo sem reclamar.

  5. realmente, o brasil tem que se preparar, graças a deus, somos um país sem “inimigos” aparentemente, pelo menos nao oficial.. isso ajuda muito no adestramento dos nossos militares..parabéns ao E.B, continue assim..SEEELVA!!

  6. Dandolo disse : “Eu gostaria de ver esse exercício em Roraima, na Reserva Raposa Serra do Sol,com muita munição real. Os índios, também entrariam no exercício.”
    genocídio?

  7. FELIPE! Joga uma bola no meio do exercício que acaba o genocídio!

    Se o GENERAL Luís Alves de Lima e Silva fosse vivo (?)

  8. Não Felipe… O Dandolo está certíssimo, os indios entrariam nesse exercício, do nosso lado.
    Aliás, os pelotões de selva, são compostos em grande parte por índios.

  9. xtreme..nao entendo ate hoje porque esse amorin nao reside em um presidio. Somente por assinar esse documento seria suficiente. A Presidente Dilma deveria explicar a Nacao o que foi assinado no governo passado.

  10. Muitos esquecem que os indigenas são mais brasileiros que nos outros, pois estavam aqui muito antes. São um povo conquistado militarmente e culturalmente, mas podem querem ser independentes de seus conquistadores.

    Nos resta trata-los como iguais, principalmente nas oportunidades para que não sejam nossos inimigos, mas nossos irmãos…

  11. O exercito tem que colocar uma base na toca da Raposa e treinar a indiarada, seria um tiro pela culatra para as ONGS gringas, se tiver alguma por lá, pois a nossa ABIN esta de olho em tudo o que acontece nessa reserva.

  12. Se o GENERAL Luís Alves de Lima e Silva fosse vivo ….
    COM TANTA CORRUPÇÃO E IMORALIDADE HOJE ME DIA,ELE ESTÁ É SE REVIRANDO NO TÚMULO….

Comentários não permitidos.