Esquadra brasileira realiza Operação “Vigiar Atlântico” na área marítima entre o Amapá e o Maranhão

Fragata “Independência”

Entre os dias 1º e 18 de novembro deste ano, a Esquadra brasileira e o Comando do 4º Distrito Naval participarão da Operação “Vigiar Atlântico 2011”, empregando meios navais e aeronavais na área marítima compreendida entre os Estados do Amapá e do Maranhão. A Operação tem o propósito de realizar Patrulha Naval nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, implementar ações de presença nessas áreas marítimas e importantes pontos da “Amazônia Azul” e incrementar o adestramento em ação de Interdição Marítima.

O Grupo-Tarefa 710.2, responsável pela execução da Operação, será composto pela Fragata “Independência” (F-44), subordinada ao Comando da Força de Superfície e sediada na Base Naval do Rio de Janeiro; e pelos Navios-Patrulha “Bocaina” (P-62) e “Guanabara” (P-48), subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e sediados na Base Naval de Val-de-Cães. O Grupo-Tarefa 710.2, que será comandado pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, Comandante da 2a Divisão da Esquadra (ComDiv-2), contará, ainda, com um helicóptero “Super Lynx” (AH-11A), orgânico à Fragata “Independência”.

Durante a patrulha da Fragata “Independência” em períodos pré-alocados, serão realizados, também, exercícios com os navios Fragata “Edinburgh” (D-97) e Navio-Tanque “Wave Ruler” (A-390), pertencentes a Marinha do Reino Unido, em trânsito pela Área de Operação. Os exercícios visam incrementar a interoperabilidade com aquela Marinha.

No período destinado à Operação, a Fragata “Independência” visitará os seguintes portos:

Natal (RN) – 26 a 29 de outubro;
Belém (PA) – 01 a 07 de novembro;
Itaqui (MA) – 18 a 21 de novembro; e
Fortaleza (CE) – 23 a 27 de novembro.

Fonte: Marinha do Brasil

6 Comentários

  1. “KHANN disse: Sei né… pertinho das guianas…” Das GuianaS não, da GUIANA FRANCESA, a outra Guina (Ex-Holandesa) faz parte do UNASUL e, o problema ali é o ORINOCO, a ENTRADA da AMAZÔNIA e a BASE IANQUE em CURACAO.

  2. Deixa tentarem, o Brasil é feito um cão fiel, você pode entrar na minha casa, agora se vai sair vivo depois de roubar a história é outra.

  3. Mt bom, ñ se esqueçam do resto de n mares o marenostrum…isso e falta de supercorvetas ,superfragatas, e supersubs, só 5 p esse mundel de águas…e deboche e mt dirigiveis multitudo pa ajudar na telecomunicações ts mt bem armados.Tem de ser no mínimo uns 17 subs td mt bem armados e p ontem.Cadê os satélites geoestacionários nossos?Sds.

  4. Dandolo disse:
    21/10/2011 às 14:55

    Um (01) canhão só ? Tinha que ter no mínimo 2, e o ideal seriam 4 (um de cada lado). Quem projetou esse navio ?

    desenharão bem Dandolo o problema foi se gastão mais en colocar mais canhões, menos dinheiro os politicos tinha para poder roubar,rsrsrsrsrsrs

Comentários não permitidos.