Exército dos EUA compra pequenas aeronaves kamikazes não tripuladas

http://www.unmanned.co.uk/wp-content/uploads/2011/08/Switchblade-UAV.jpghttp://media.defenseindustrydaily.com/images/AIR_UAV_Switchblade_Launch_AV_lg.jpgO Exército dos Estados Unidos assinou um contrato para a compra de pequenas aeronaves portáteis não tripuladas, capazes de destruir um alvo com sucesso, lançando-se contra ele e ativando cargas explosivas que levam acopladas, informou a empresa construtora do equipamento.

No final de junho, o Exército dos EUA fechou um acordo de US$ 4,9 milhões com a companhia AeroVironment para adquirir, o mais rápido possível, essas aeronaves batizadas como “Switchblade”, disse o fabricante.

O equipamento aéreo pesa menos de dois quilos e pode ser transportado na mochila dos combatentes. No momento do lançamento, é expulso por um tubo e abre então as asas.

A aeronave não tripulada mantém-se no ar com a ajuda de um pequeno motor elétrico que transmite imagens de vídeo captadas por uma pequena câmera a ela incorporada, o que lhe permite uma visão precisa do alvo, explicou a empresa em um comunicado.

Ao obter imagens do alvo graças às transmissões diretas da aeronave, o operador pode confirmar se este é o alvo desejado, evitando assim que haja vítimas colaterais, afirmaram a empresa fabricante e o Exército dos EUA.

Assim sendo, o aparato aponta para o alvo e se lança sobre ele, detonando então sua carga explosiva.

Uma vez lançados, os mísseis das aeronaves Predator ou Reaper não podem ser desviados do alvo, e tampouco a explosão pode ser anulada. O Switchblade pode ser utilizado como uma arma controlada à distância, mas também como dispositivo de reconhecimento.

Fonte: Diálogo

25 Comentários

  1. bem interessante este tipo de armamento, concerteza vao querer dar “vida” propria para este sistema de vant, assim como aquela outra materia que falava de dar total autonomia a um UAV(vant) de neutralizar determinado alvo por conta propria.

  2. Tai uma ideia interessante e não devem ser caros estes vants kamikazes! Bem que poderíamos desenvolver algo semelhante aqui no Brasil! Devem ser excelentes armas antitanques!

  3. Não é possível, esses caras estão lendo os blogs militares do Brasil, copiando a idéia da rapaziada.
    Plano Brasil já pode cobrar os direitos e ganhar um dinheiro. rsrsrs.

  4. se tiver investimento adequado, MECTRO, AVIBRAS, ORBSAT e outras, equipariam nossas forças com algo identico e nacional, o probrema e que o que vem de fora paga o loby e a propinas nas comições inuteis do congreso, que entendem tanto de defea quanto eu entendo de plantação de inhame, nada !!!

  5. E se depois de lançado, quando estiver sobre o alvo descobrir que houve um erro? o que fazer com a carga explosiva, que na melhor das hipóteses será uma mina terrestre.



  6. os japoneses só esqueceram de automatizar o invento..rsrsrs

    piada infame a parte… em breve terroristas irão usar R/C-GPSado… a vida dos seguranças ficara dificil…

  7. Os IANQUES são ESPECIALISTAS em COVARDIA e ASSASSINATOS de INOCENTES. Qualquer HORA o vento sopra lá, soprará em New York e Washington

  8. Uma solução brasileira semelhante e em maior escala pode burlar as limitações de 300 km do MRTC. Um vant do tipo Predator pode causar um bom estrago em porta-aviões, pode ficar dias pairando sobre o alvo e ainda ser mais evasivo à contra-ataques do mísseis comuns.

  9. São pequenas bombas voadoras, só que com sistema de guiagem por vídeo (Rádio Frequência). Se o inimigo tiver um aparelho eletrônico que emita ondas de ruido, esse aparelho não irá funcionar. Caso o inimigo seja tecnologicamente muito atrasado, essa arma simples e barata será bastante efetiva.

  10. Ronin, o homem coragem… vai lá, o papudo… pega um AK47 e manda ver contra os yankes la no afeganistão… sentar a bunda na frente do computer e boquejar é facil… acorda, oh bundão…

  11. Os palestinos de Gaza já usaram um equipamento como esse em uma embarcação militar israelense, e com sucesso, pois se eu não me engano houveram mortos e feridos.
    Se alguém conhece o vídeo, por favor poste-o, abraços.

  12. OH NOVIDADE!
    .
    .
    .

    ARMY imitando os japas e os talibãs,aliás Bin Ladem alem de utilizar Kamikaze aéreo fez o estilo naval contra um contra torpedeiro americano….já a NAVY irá plagiá-lo.
    .
    seria interessante a marinha investir massivamente em VANT’s neste estilo com uma autonomia acima de 1000km,sem fala de submarinos “VANT’s” em estado hibernal estrategicamente espalhado no atlântico sul só esperando a sua presa.
    .
    .
    OBS:
    .
    alguém chame a zoonose….!

  13. Para o tipo de guerra que os EUA estão enfrentando no Afeganistão ou para conflitos assimétricos,será uma ótima arma,mas para guerra convencional , o soldado terá pouco tempo e muitos alvos simultâneos para usar esse equipamento um pouco complexo.Cada conflito sempre tem uma arma que se destaca das demais,essa com certeza será uma delas.É a arma certa no momento certo.

  14. Sou formato em publicidade.
    Quando uma empresa está falindo, o seu último suspiro é trazer ao público tudo o que eles tem de melhor. Todos esses projetos americanos que temos visto ultimamente(uma verdadeira enxurrada de notícias), são todos aqueles que estavam empoeirados la no fndo da gaveta e que agora vem a tona pra manter o status quo de inigualável força militar

  15. poxa não tem uma vez que eu entre aqui pra ler o post,que vá ler um comentário que não tenha um que diga assim “bem que nós podiamos desenvolver isso no brasil” ou “só … deviamos adquirir 200”,nós não conseguimos fazer nem um submarino vamos connseguir fazer um equipamento desse,aliás um vant desse deve demorar bastante pra se arranjar tecnologia aqui no brasil principalmente,fora que não faria sentido por causa da floresta amazônica a mata é muito fechada usar tecnologia pra missão noturna ia ser um fracasso e de dia seria um investimento idiota vendo que não temos nada de risco é só mandar um avião e explodir,são situações diferentes que vivem brasil e EUA,é como comprar um tu-160 é um ótimo bomabrdeiro?,é,mas qual seria a função dele no brasil?nada!vejam as necessidades do país primeiro pra sair comentando.

  16. Aqui ma ideia melhor…

    Criar vants para trasportar detonadores nucleares.
    Eles sairiam de um submarino , voariam abaixo ate o centro de uma cidade e….Kabum.
    Sistema antimisseis não seriam tão uteis.
    Espero que tenha americanos,chineses e russos lendo.

    Enquanto o soldado esta utilizando aquele visor estaria indefeso sem uma escolta.

  17. Cal,
    Eu lamento mas já usaram sua ideia na forma de mísseis de cruzeiro.
    O Tomahawk não deixa de ser um VANT suicida e já foi usado como transportador de ogivas nucleares. Deixou de ser por força de tratado de limitação de armas com os russos.
    Os russos também já usam esses “VANTs” a bastante tempo.
    Esse pequeno VANT americano é pra ser usado preferencialmente contra snipers e morteiros, que são comuns em guerras assimétricas.

  18. Mas um tomahawk é um missil. Ele naõ poderia, por exemplo, pousar em um lugar e iniciar uma contagem antes da da detonação.

Comentários não permitidos.