Exército e Marinha apresentam demandas à indústria da defesa

http://www.estadao.com.br/fotos/estaleiro_itaguai2.jpgPor Pedro Peduzzi

Edição: Rivadavia Severo

O Exército e a Marinha apresentaram a representantes da indústria de defesa o perfil de equipamentos e serviços que pretendem adquirir até meados deste século. Os oficiais das duas Forças Armadas falaram durante a abertura da Conferência Anual de Defesa que começou hoje (17).

A lista inclui mais de 20 submarinos – seis deles, nucleares – navios de diversos tipos e aeronaves. Só de aeronaves de interceptação e ataque serão 48, até 2047. Três tipos de navios patrulha também estão na lista. Ao todo serão 62 compras desse tipo de embarcação até 2030. Há ainda helicópteros, serviços e tecnologias das mais diversas áreas e outros equipamentos.

“Nosso plano é bastante ambicioso. Não se pode almejar a aquisição de tudo, mas priorizaremos o grupo de navios previsto no pacote do Programa de Obtenção de Meios de Superfície [ProSuper]”, disse o coordenador do Programa de Reaparelhamento e diretor geral de Material da Marinha Brasileira, contra-almirate Rodolfo Henrique de Saboia.

O representante da Marinha falou sobre a Estratégia de Defesa Nacional até 2030, que pretende reorganizar as Forças Armadas e a indústria nacional de material de defesa, além de melhor compor o efetivo militar, com profissionais familiarizados a tecnologias de ponta.

“Já temos propostas comerciais da Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, Coreia do Sul e do Reino Unido”, adiantou Saboia. “Claro que todas as compras pretendidas têm como premissa a transferência de tecnologia”, acrescentou. “Só com o programa de submarino temos a expectativa de gerar cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos”.

O oficial citou também alguns objetivos pretendidos pelo Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, destinado a monitorar e controlar o espaço aéreo e marítimo brasileiro. “É uma oportunidade de recuperarmos e incentivarmos o crescimento da base industrial instalada, e de elevar o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação em nosso país, por meio da ampliação do fornecimento às forças Armadas”, concluiu o militar. A exportação desse tipo de material, disse o militar, também poderá ser beneficiada.

O general de brigada Walmir Almada Schneider , da 7ª subchefia do Estado Maior do Exército apontou as aquisições pretendidas pelo Exército. “Temos de estar na fronteira dos conhecimentos relativos a quatro áreas: nanotecnologia, robótica, inteligência artificial e fusão de dados. Essa é uma realidade desafiadora vivida por todos os exércitos do mundo”.

Para Schneider, o aspecto humano é fundamental para o melhor proveito das tecnologias, principalmente do setor cibernético. “Queremos jovens com consciência situacional, capazes de assimilar com maior facilidade as tecnologias, porque a revisão do perfil dos nossos militares é contínua”, disse ao reforçar o peso que a informação terá para o “soldado do futuro” e para as suas condicionantes, em meio a fatores como a possibilidade de guerras cibernéticas. A Conferência Anual de Defesa termina na quarta-feira (19).

Fonte: Agência Brasil

18 Comentários

  1. Subam encima da mesa e gritem, vão à midia e chamem o povo para o lado de vocês!
    O que falta a nossas forças são pessoas capazes e criativas no sentido de cativar a população para a sua causa. O povo consequentemente colocará no poder pessoas mais conscientes dos anseios e necessidades das nossas forças.

  2. Otimo. 6 Submarinos Nucleares…. Muito bom… mas deviamos ter pelo menos 2 ou 3 deles que lancao Ogivas Nucleares e Tambem ter uns Misseis Intercontinentais… Mas tamos indo bem se forem adiquiridos tudo por ali

  3. É sempre bom ver que os militares estão lutando pelas forças armadas e nosso papel fazer o mesmo! tenho muito orgulho de ver que nos estamos evoluindo.

  4. E por sinal, o programa da FAB é pouco ambicioso em termos numéricos, 120 caças pata o imenso território brasileiro é o que planejam…
    .
    Mesmo que não haja dinheiro para mais células, seria bom vermos a FAB dizendo em alto e bom tom: “Precisamos de, no mínimo, 300 caças para cumprir a missão de defender o território brasileiro….”
    .
    Más não…, ficam dizendo que 120 são suficientes, este é o resultado de cabeças que continuam pensando a defesa brasileira em termos de ameaças regionais, vindas dos países vizinhos.
    .
    A Marinha é a mais realista das nossas forças, sua preparação não visa (somente) a defesa de ameaças vindas do continente sul americano.

  5. Ótimo, q comprem de n empresa,q digam as mesma o q querem com dia e hora marcada p a entrega e dentro de especificações e d exegências de n FAs ; e q n empresas façam coligações c as estrangeiras , notadamente as Rússas e Chinesas e p q montem no geral; p agilizar e tornar + rápido o reequipamento de n FAs..p ontem.

  6. Pena que isso tudo ou quase isso tudo apenas em 2047 !!
    Será que muitos de nós estarão vivos para presenciar isso ?
    Será que até 2047 o Brasil vai ter sua soberania e seu território intactos ?
    Quantos submarinos, aviões e demais equipamentos os EUA, a China, a França, a Inglaterra e a Rússia irão adquirir até 2047 ?

  7. Estamos precisando é de escolas e faculdades modernas professores que ensinem bem , alunos que aprendam a língua portuguesa para não haverem casos de assassinato como este :

    Lucas disse:
    17/10/2011 às 23:50

    “Otimo. 6 Submarinos Nucleares…. Muito bom… mas deviamos ter pelo menos 2 ou 3 deles que lancao Ogivas Nucleares e Tambem ter uns Misseis Intercontinentais… Mas tamos indo bem se forem adiquiridos tudo por ali”

    Os caras só sabem jogar PLAYSTATION e quando vão escrever alguma coisa , soltam cada pérola ….

    Igual nas redações do ENEM !

    E já está sendo cobrado dos Engenheiros na hora de contratá-los .
    Se não tiver boa redação , português afiado etc… babau !

  8. Talvez as aeronaves mencionadas de interceptação e ataque sejam de geração5, sendo adquiridas posteriormente ao fx2. Até porque seria difícil desenvolver uma aeronave de combate em tão pouco tempo para atender o fx.

  9. Tou contigo Gustavo G, percebam que é a solução de muitos problemas essas demandas, desemprego e acesso tecnológico que pode agregar valor ao parque industrial civil, ou seja, é investimento e não gasto! O governo tem que criar escolas pra capacitar gente, cidadãos de maneira geral, ou seja, não só jovens mas trabalhadores desocupados ou desempregados, melhor que o bolsa miséria ou seguro desemprego! Tá faltando as Forças cativarem o povo pra fazer pressão no congresso, isso é do absoluto interesse nacional!Viram aquele discurso do chamado ministo da defesa sobre as aquisições dos aviões pra FAB em França? Que lastima! Que nome podemos dar a esse ministro?

  10. Exercito e marinha comprando armas ahsuhaushu para ne não temos dinheiro pra isso so temos pra aumentar o salario dos senadores e deputados.
    Quando que as forças armadas vão acordar e acaba com isso…

  11. Lucas. A parte do armamento é o Brasil que vai fazer. Não duvido que com modificações tupiniquins dará para lançar ogivas nucleares. Pode até mesmo por onde lança os torpedos!

  12. Rapazes depois que fiquei sabendo la do tanque osorio eu sinceramente desanimei de tudo quero so ve a hora que o bixo pega aqui na terra do carnaval o que que vai acontece vão manda blocos de foleões pra cima dos invasores….

Comentários não permitidos.