França anuncia negociação final com Emirados para venda do Rafale

A França anunciou nesta segunda-feira que está na etapa de negociação final com os Emirados Árabes Unidos para a venda de aviões de combate Rafale, informou o ministro francês da Defesa, Gérard Longuet, que considerou muito grande a possibilidade de assinatura de um contrato.

“É um negócio considerável para este país. Quando se equipa uma frota aérea é por 40 anos e, portanto, o comprador apresenta certas condições e é normal. Está claro que o industrial defende seus interesses”, declarou Longuet.

França e Emiratos Árabes Unidos negociam desde 2008 a venda de 60 exemplares do caça francês Rafale, principal modelo do construtor aeronáutico Dassault Aviation, que está a serviço das Forças Armadas francesas, mas que nunca foi vendido ao exterior.

As Forças Armadas francesas utilizaram o Rafale nas operações aéreas na Líbia.

O anúncio de Longuet foi feito na véspera de uma reunião em Paris com o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, que no mesmo dia se encontrará com o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, e na quarta-feira com o presidente francês Nicolas Sarkozy.

Em 2009, durante uma visita oficial ao Brasil, Sarkozy anunciou que venderia 36 aviões de combate Rafale ao Brasil. Mas as negociações foram interrompidas ao fim da presidência de Luiz Inácio Lula da Silva e com a chegada ao poder de Dilma Rousseff.

Em julho, o antecessor de Amorim, Nelson Jobim, afirmou na França que uma decisão sobre a eventual compra do Rafale havia sido adiada para o início de 2012.

Na semana passada, a Rafale International anunciou que apresentou uma proposta de associação tecnológica a empresas e universidades do Rio de Janeiro caso o Brasil opte pelo Rafale.

Fonte: AFP

7 Comentários

  1. Q a capacidade técnica do Rafale constatada no MMRCA e na Líbia, junto c/ a força política francesa nos EAU, decretem a primeira venda externa do Rafale…

  2. E, pode sair ate amanha. Mas fiquei indgnado com: “França e Emiratos Árabes Unidos negociam desde 2008 a venda de 60 exemplares do caça francês Rafale” 60 Exemplares, enquanto compramos 36… Ai fica dificil neh! por mim comprariamos 50 Para a FAB… 50 do Rafale/ Su-35 ( com transferencia de tec) Para o EB e 50 Gripen NG para a marinha… Ou Rafales tambem…. Iamos gastar muito?? Sim, mas teriamos a tecnologia de tres cacas, e dos bons… Portanto, o que nos impediria de Comecar as pesquisas do nosso proprio???

  3. KD a finalização na India que deveria ter saido na segunda-feira passada rsrs e agora vem as mil e uma noites rsrs França,Dessault,lobbysta midialiticos e colaboradores RAFALE a Mosca Varejeira de Marignac e sua eterna saga em busca de uma laranja podre para pousar e desovar suas larvas rsrs rsrs DETONEI VOCE JOBIM E DETONAREI TAMBEM VOCES RAFALE E RAFALISTAS rsrs So um otario,um pais otario e um povo otario chama um integrante de “COALIZÃO HUMANITARIA” como parceiro militar estrategico rsrs Esses trairas tem ate envolvimento na sabotagem de Alcantara…ATE A LIBIA JA FOI ANUNCIADA COMO COMPRADORA DO RAFALE rsrs rsrs rsrs rsrs

  4. Somo mt espertos, só isso.(Somo inúteis….)e tinha a té promessa de T&T, agr, sei não.Séra q perdemos o “Bonde ” da x?A EAU está vendendo 0s seus Mirages retrofitados, são uns 80… Veremos.

  5. Os tempos e países são outros… Coréia do Sul, Marrocos e Arábia Saudita são países mais alinhados c/ a política externa americana… No caso da Índia, EAU e Brasil a estória é diferente… Por isso as chances são muito maiores… Mas achei patética a entrevista cedida pelo Min. da Defesa Gerard Longuet em q ele diz q as chances são “muito altas, altas, muito altas”. Mas como a França já tem conhecimento de causa no quesito “Não cante a vitória antes da martelada final”, acho q já pode estar tudo certo entre os EAU e França (Dassault)… Vamos ver…

  6. Umas conta de botequin estao em ordem uma vez que muitos querem o Brasil com pelo ao menos 60 rafales. Aparentemente a palavra contingenciamento nao estao nos vocabularios.

    60 Rafales guardados em garagem, mas de vez em quando e bom tirar pra fora e esticar as pernas dos bichos.
    tem 60 mas vamos supor que durante um mes apenas 40 fazem seus voozinhos e cada piloto consegue 15 horas de voo( e
    um valor baixo)por mes.
    15 X $ 12,000.00 X 40 avioes = $ 7,200.000.00 dolares X 12 meses = $ 86,500.000.00 X 1.76 R= $ 152,000.000.00 de reais

    15 horas mes e pouco.
    $12K por hora pode ser pouco para o Rafale.

    60 unidades nem em sonho.

Comentários não permitidos.