Calendário das Próximas Missões de Foguetes Brasileiros Além Mar

http://1.bp.blogspot.com/_x2tsYqz5q3c/SxRucfgRH9I/AAAAAAAABgg/VCovckdOZD8/s320/Foto+2.jpgPor Duda Falcão

A partir de novembro até o mês de fevereiro de 2012 o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) estará dando suporte a cinco operações de lançamento estrangeiras que se utilizarão de foguetes brasileiros. Dessas cinco operações, duas já estão confirmadas, duas estão pré-confirmadas e uma depende ainda de confirmação. Abaixo segue uma descrição dessas operações:

OPERAÇÃO TEXUS 48 (Confirmada)

Data de Lançamento: Janela aberta a partir de 04/11

Local: Centro Espacial de Esrange (Suécia)

Foguete: VSB-30

OBS: A “Operação Texus 48” faz parte do Programa Europeu de Microgravidade (PEM) e tem como objetivo carregar experimentos para serem testados em ambiente de microgravidade. Este lançamento será o décimo segundo desse bem sucedido foguete brasileiro, sendo o nono vôo realizado na Europa. (Veja a descrição e vídeo do lançamento da “Operação Texus 49”, ocorrida em 29/03/2011).

OPERAÇÃO MASER 12 (Confirmada)

Data de Lançamento: Janela aberta a partir de 26/11

Local: Centro Espacial de Esrange (Suécia)

Foguete: VSB-30

OBS: A “Operação Maser 12” faz parte do Programa de Microgravidade coordenado pelo Swedish Space Corporation (SSC) e tem como objetivo carregar experimentos suecos e de outros países para serem testados em ambiente de microgravidade. Este lançamento será o décimo terceiro desse foguete brasileiro, sendo o décimo vôo realizado na Europa.

OPERAÇÃO HIFIRE 5 (A ser confirmada)

Data de Lançamento: Novembro

Local: Centro de Lançamento de Woomera (sul da Austrália)

Foguete: VS-30/Orion

OBS: A Operação HIFIRE 5” faz parte de um programa chamado “Hypersonic International Flight Research Experimentation (HIFiRE)”, coordenado pelo Defence Science and Technology Organisation (DSTO) da Austrália e pelo US Air Force Research Laboratory (AFRL) dos EUA, e tem como objetivo investigar a ciência fundamental da tecnologia hipersônica e o seu potencial para geração de novos sistemas aeronáuticos. Vale lembrar que desde que esse foguete (composto pelo motor brasileiro S-30 em seu primeiro estágio, e pelo motor americano Improved Orion em seu segundo estágio) foi lançado em parceria com o DLR (Centro Aeroespacial Alemão) pela primeira vez do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em 21/08/2000 (“Operação Baronesa”), já foram lançados cinco foguetes deste tipo, sendo dois no Brasil e três na Europa. Vale lembrar também que esse foguete foi utilizado no Programa Shefex (“Operação Shefex I”), no Programa HotPay (“Operação HotPay 2”) e no Programa ICI (“Operação ICI-2”), todos europeus. Em minha modesta opinião o sucesso desse vôo é extremamente importante para o IAE e para as indústrias brasileiras envolvidas com a confecção desse motor S-30, já que poderá abrir uma nova janela de oportunidades comerciais para o mesmo, tanto na Austrália como nos EUA. Entretanto, mesmo sendo uma negociação via DLR, em nossa opinião deveria haver negociadores do governo oferecendo esse motor e outros foguetes brasileiros mundo afora, mas infelizmente falta visão a essa gente, e pior, vontade política de apoiar esse setor importantíssimo para o desenvolvimento de nossa indústria aeroespacial e conseqüentemente de nossa sociedade.

OPERAÇÃO ICI-3 (Pré-confirmada)

Data de Lançamento: Dezembro

Local: Sítio de Lançamento de Svalbard (Andoya Rocket Range – Noruega)

Foguete: VS-30/Orion

OBS: A “Operação ICI-3” faz parte de um programa de estudos trilateral da ionosfera coordenado pela Universidade de Oslo (UiO) da Noruega, pelo Instituto de Ciência Espacial e Astronáutica da Agência Espacial Japonesa (ISAS/JAXA) e pelo Laboratório de Física dos Plasmas (LPP) da França. Vale lembrar que se o cronograma for seguido, este deverá ser o sétimo lançamento desse foguete, sendo o quinto a ser lançado fora do Brasil.

OPERAÇÃO SHEFEX II (Pré-confirmada)

Data de Lançamento: Fevereiro de 2012

Local: Andoya Rocket Range (Andoya – Noruega)

Foguete: VS-40

OBS: A “Operação SHEFEX II” faz parte do programa alemão “SHarp Edge Flight EXperiment (SHEFEX)” que conta com a participação brasileira desde o seu inicio através do fornecimento dos veículos lançadores. Será o terceiro vôo desse versátil foguete que foi desenvolvido pelo IAE para testar tecnologias que seriam empregadas do VLS-1. Até agora o mesmo só foi utilizado em duas oportunidades (“Operação Santa Maria” e “Operação Livramento”) ambas no Brasil e se for bem sucedido nesse vôo, poderá abrir também uma janela de oportunidades para sua comercialização na Europa. Vale lembrar que essa missão alemã levará abordo um experimento brasileiro relacionado com o Programa da SARA Orbital.

Fonte: BrazilianSpace

47 Comentários

  1. Quero saber é quando será lançado mísseis intercontinentais brasileiros ?

    E quando serão lançados mísseis antiaéreos de longo alcance genuinamente brasileiros ?

    e quando serão lançados mísseis terra-terra de longo alcance brasileiros ?

    Essas outras porcarias não me interessa !

  2. Estamos no caminho certo, não estamos indo na velocidade que deveríamos avançar, mas é melhor seguir devagar do que ficar parado!

  3. Ademar do L. L. Vila Nova disse:
    17/10/2011 às 21:28
    Quero saber é quando será lançado mísseis intercontinentais brasileiros ?
    (( NUCA ))

    E quando serão lançados mísseis antiaéreos de longo alcance genuinamente brasileiros ? (( NUCA ))

    e quando serão lançados mísseis terra-terra de longo alcance brasileiros ? (( NUCA ))

    Essas outras porcarias não me interessa !
    (( NEN EU ))

  4. Faço meu os comentários acima, essas são tbm as minhas expectativas qto aos misseis intercontinentais do BRASIL , VLS, satélite geoestacionário e deveriam ser td isso p ontem, a segurança do país agradece.

  5. Até quando estes experimentos? Ademar assino em baixo CADÊ A BOMBA POR……. Aí a gente testa a nossa primeira bomba nuclear verde e amarela em SP pra varrer de vez essa corja de tucanalhas que tem levado o país a esse absurdo de atraso tecnológico e que ela seja lançada do MA os tucanos quiseram vender Alcântara pros americanos então que a destruição deles venham pelo o NE de quem eles tanto tem nojo o mundo dá voltas

  6. Aí sim os paulista vão ter o sonho deles realizados desmenbrados do Brasil que eles tanto enojam e desprezam, Dê de César o que é de César

  7. Assumo minha ignorancia tecnica em projetar foguetes…mas nao podemos lanca-los aqui no Brasil?? Nao entendo porque de mandar de navio para outro continente e la testar os nossos foguetes…enfim.
    .
    .

    .
    (pc provisorio com teclado sem assento)

  8. São Paulo sustenta a vadiagem do nordeste e norte e tem nego que quer destrui-lo, devíamos nos juntarmos com o sul e declararmos independência do resto.

  9. Vadio é vc JACKSON ALMEIDA, respeito é bom e eu gosto, com relação a uma separação, para mim não faria falta nenhuma, o norte, nordeste e centro oeste é onde está a maior parte da riqueza do Brasil. Vcs podem ficar com a poluição e o trânsito caotico . Abcs.

  10. Jakson Almeida, Vai estudar! Deixa de ser ignorante.
    Os EUA pensou diferente e olha onde estão e nós estamos?
    Atitudes como esta que atrasam o país, aumentam o custo-brasil e prejudica a gestão como um todo!

  11. Caríssimo Ademar do L. L. Vila Nova,

    Acredito que sòmente quando os vira-latas se constituirem um número muito mais reduzido e as suas organizações significantemente enfraquecidas. Quando tivermos um governo forte e do povo, pelo povo e para o povo brasileiro – isso quer dizer um governo civil, NACIONALISTA, operando num sistema democrático, com instituições políticas sadias, cujo sistema econômico seja capitalista, fortemente dominado por ALGUMAS EMPRESAS ESTRATÉGICAS ESTATAIS, mas predominantemente por empresas nacionais privadas: quando as nossas FFAA forem verdadeiramente NACIONALISTAS, FIÉIS AOS IDEAIS DO POVO BRASILEIRO, COMO UM TODO; E NÃO SÒMENTE A UMA DUZIA DE INESCRUPULOSOS VIRA-LATAS INDUSTRIAIS, BANQUEIROS E IGREJA E SEUS COMPARSAS POLÍTICOS À SERVIÇO DOS IANQUES E SEUS COMPARSAS. LEMBRANDO QUE CAPITALISMO DE CACHORRO BANGUELA NÃO VIRA, NÃO PRESTA, É TOTALMENTE SEM FUTURO E NÀO MANDA MÍSSEIS A LUGAR ALGUM, NEM TAMPOUCO DEFENDE OS INTERESSES CAPITALISTAS E POLÍTICOS EM LUGAR NENHUM DESSE MUNDO !!! O problema do Brasil não é de natureza de poder de fogo dos meios de defesa e sim político, especialmente o posicionamento político dos oficiais generais. Lembrando ainda que NÃO HÁ NECESSIDADE ALGUMA DE GOLPE DE ESTADO, para que as coisas se encaminhe para o rumo certo, basta que a maioria dos Oficiais Generais, entendam que o Brasil não é Honduras ou Paraguai ou tampouco qualquer outro País pobre insignificante e condenado a ser periferia. Ao contrário o Brasil tem tudo e mais do qualquer País para ser uma estrela de primeira grandeza no universo das nacões e para isso há a necessidade de romper com o vira-latismo de 1964 e isso implica em golpe dentro das proprias FFAA, não no sistema político!!! Quando isso acontecer, esses mísseis serão desenvolvidos a toques de caixa e a nação brasileira poderá ficar em paz e seus interesses e patrimônio protegidos, com certeza!!! Fora isso, continuaremos indo a passos de tartaruga e ainda com golpes de estado retrogrados, com a história se repetindo indefinidamente.
    Excelentes suas ponderações, um abraço amigo.

  12. Maichel, não diga isto. Eu sou Gaucho e tenho primos Paulistanos e lindas primas, os paulistas que voce e os restantes dos brasileiros odeiam, são os velhos sovinas que ja estão com o pé na cova(junto com toda a tucanalha), são plastas de m…que roubma o Brasil desde o tempo da colonização. Calma, falta pouco para esta gente sumir do mapa e que o diabo os tenha e não solte, veja que a maioria dos tucanos estão nesta faixa de idade, uns se chamam FHC, outros Serra, Guerra, Alkimin e até Jakson. São pessoas que nunca trabalharam, vivem mamando e agora que a coisa mudou, estão revoltados e querem juntar o sul com o sudeste, veja que idéia de mula. Relaxa, meu amigo Maichel, que logo estes pulhas vão sumir, liberando espaço para gente nova e com novas idéias desenvolvimentista, como o novo Brasil merece.

  13. Graças a deus o povo paulista varreu essa corja e aqui em Sampa estamos indo pra duas décadas de tucanos/democratas e vamos ficar por muito mais tempo.Agora que a inveja de alguns e notória por São Paulo não tem a menor sombra de duvidas.

  14. Para alguns enfartarem!!!!!!!!!!!
    Uma potência chamada São Paulo
    Falar do Estado de São Paulo é sempre no superlativo. É o Estado com a maior população do Brasil, mais de 40 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios, e a terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul. Abriga o maior parque industrial e a maior produção econômica – mais de 31% do PIB do país
    http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/

  15. E continuem enfartando!!!!!!!!!!!!
    PIB DE SAO PAULO SUPERA 22 ESTADOS DOS USA
    O PIB (Produto Interno Bruto) da capital paulista –US$ 102,4 bilhões– supera a riqueza gerada por 22 Estados norte-americanos, entre eles Hawai, Georgia e New Hampshire, quando analisados individualmente, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).

    Segundo o estudo, se a cidade de São Paulo fosse um país, ele estaria entre as 50 maiores economias do mundo, no 47º. lugar, à frente do Egito (15% maior) e do Kwait (27% maior) e na mesma dimensão da Nova Zelândia e da Hungria. Além disso, a riqueza gerada pela capital paulistana corresponde a quase 85% da economia de Israel.
    http://wwwmarcioporto.wordpress.com/2008/01/11/pib-de-sao-paulo-supera-22-estados-dos-usa/

  16. Jakson Almeida. Só o nióbio. Que não tem! em São Paulo, pelo valor real! E não mascarado do Brasil corrupto, valeria para COMPRAR São Paulo inteira. Então somente esta infinitésima fração das riquezas brasileiras.. sim! no total representa quase nada! =b heheh. Evidencia a total incompetência HISTÓRICA das gestões federais em privilegiar 2, 3 estados invés do TESOURO MUNDIAL que É o BRASIL. ~=/

  17. diarum o que adianta ter recursos minerais e não ter meios de explora-los e industrias pra beneficia-lo,você se torna sô um vendedor de commodities ,veja o oriente médio com seu petróleo.

  18. JACKSON, Cerca de 30% da população Paulista é de nordestino, o PIB de vcs é grande por que vcs vendem seus carros, geladeiras, televisões e outros insumos para os mais de 50 milhões de nordestinos no nordeste e cerca de 10 milhões de nordestinos e decendentes em São Paulo, fora a população do Norte e Centro Oeste, faça a divisão e vcs perdem esse mercado consumidor que é quase metade da população do Brasil, e ainda verão suas industrias migrarem pra cá, pois só assim poderão nos vender. Abcs e pense um pouco.

  19. Exato Jakson Almeida.
    Quem que tem poder de implantar parque industrial?.. Facilitar infra-estrutura em qualquer região nacional?.. O governo federal. Tem oligarcas em muitas regiões de fronteira que querem impedir isto, tem!.. Tem poderes do sudeste que acham que continuando centralizado como se encontra ‘ganharão’ mais? tem!.. Mas cabe a quem? Gerar o todo? Ter visão do todo? Os nossos ministros e nossa presidenta. Senadores.. deputados. A esfera política e social é essencial em qualquer implantação de investimento público. Quase sempre se esbarra neste gargalo!..
    Quero São Paulo ainda mais forte! E nos meus poucos conhecimentos, acredito que possa, ao mesmo tempo os outros estados crescerem na mesma aceleração exponencial.
    O Brasil é privilegiado. Cada estado tem a promessa de ser uma super-potência. Só que esbarra na promessa! As escolhas do país também nos fizeram mais dependentes de interesses estrangeiros. Que minam a eficiência do País.

  20. Sou paulista e acreditem-me, essa casta de brasileiro é pequena embora ruidosa, apoiada pelo PiG em São Paulo. Como cidadão brasileiro, me envergonho dela,…e é totalmente dispensável no Brasil, não precisamos dela aqui e realmente deveriam se mudar para os EUA, não prestam para serem brasileiros. Mas lá tambem detestam vira-latas, traidores de nações. Alí, apesar de todo o dinheiro que possam ter, são cidadãos de quarta classe, logo atrás de negros e indios norte-americanos. São despresíveis seres alienígenas. São Paulo é rico, não por causa dêles, e sim pelos recursos naturais do Estado, primeiramente por trabalhadores honestos oriundos de São Paulo e todas as partes do Brasil e imigrantes.
    Sds aos meus irmãos brasileiros.

  21. Gozado: eu vivo aqui em São Paulo e vejo que em Brasília o que mais tem é sangue-sugas nordestinos e do norte em geral… a bancada paulista mal aparece nas estatísticas de corrupção do governo federal. O Estado de São Paulo construiu este país (primeiro com os Bandeirantes, depois com os Barões do Café que industrializaram este país). Por anos a fio o Nordeste consumiu toneladas de dinheiro e nunca conseguiu sair da miséria… o sul, sei lá o que produz, erva-mate? O caro colega, aí acima, desceu a lenha nos paulistas mas, o que eu vejo são os políticos do nordeste sugando o país…

  22. julioCedro. “O Norte”, “O Nordeste” Heueheh, para começo de argumento, pesquise sobre as riquezas naturais. E o quanto que a região beneficia os outros estados.
    Este joguete de estados contra estados só enfraquece o Brasil.
    É por isto que NA REUNIÃO do grupo WORLD TRADE CENTER recentemente em São Paulo quase todos os investimentos discutidos tiveram como objetivo o eixo sudeste. =/
    Uma perguntinha básica que incute em toda a industria nacional na hora da contabilidade mas que o país faz questão de esconder. Seria mais em conta para todas as industrias nacionais uma infra-estrutura de importação “No Norte” como chamam ou onde é?..

  23. O mais impotante e que com este tipo de tecnologia o governo mas alem ira uzar misseis e fuguetes para fogos de artificio na virada do ano la no rio de janeiro enquanto agente planta bananas vende comodites toma cerveja e samba ja que e isso que a midia e o governo querem do brasil.
    Quero um sistema de misseis de longo alcance ou entao aquele tipo dos chineses pra afunda porta aviões ai sim…

  24. Jakson Almeida disse:
    18/10/2011 às 15:04

    Cara, abaixa um pouco a bola ai…Pq aqui no Rio estamos cagando e andando para SP!..Temos petroleo suficiente para sermos membros da OPEP, temos os dois melhores colegios do pais Sao Bento e PedroII. Temos o IME e a maior universidade do pais UFRJ com mais de 40mil alunos..temos a Coppe da Petrobras q esta na vanguarda mundial de exploracao em aguas profundas.E a maior refinaria do pais REDUC. Temos o maiores esteliros do pais e os unicos capazes de produzir grandes navios/plataformas e navios de guerra do pais. A Fiocruz q produz praticamente todas as vacinas do pais, As antenas e a estrutura da EMBRATEL(sem isso vc tava falando por sinal de fumaca..), alem de um enorme e divesificado parque industrial. Alem dos estaleiros da Marinha q estao produzindo os nossos subs,temos fabrica da Peugeot/Citroen. E de caminhes da VW, alem das unicas usinas atomicas do pais ficarem aqui, temos o segunda maior renda per capta do Brasil(atras de Brasilia)…alem disso ainda temos o maior e mais estruturado setor de turismo do pais…etc, etc ,etc.
    —-
    Temos tanto dinheiro..q se saissemos da federacao seriamos igual o Kwait, Qatar, etc..Se SP sumir, nos importariamos as quinquilharias q vcs produzem do exterior e ainda com mais qualidade e mais baratas do q dai; com frete de rodovia…
    .
    .

    Portando cara, para com essas bobeiras..pois SP so e rico assim pq por mais de 35 anos o governo federal so investe ai…Esquecendo o resto do pais. O NE e pobre e cheio de problemas , mas sao nossos irmaos!! E nao vamos nos separar!!
    .


    (pc com teclado sem acento)

  25. A bancada paulista quase não aparece nas denuncias de corrupção em Brasília? É isso? Se esqueceu de que o PIG sempre da um jeito de esconder o que essa cambada de traídores da nação apronta? Realmente, essa eh de doer! Por acaso alguém ainda se lembra do embrólio chamado Paulo Preto? E a caixa preta do Metro? Isso só pra citar alguns casos que parece ter caído no esquecimento. Ou será o tal olhar seletivo, digo, hipócrita?

    Na verdade, o povo paulista, são um povo bacana. O que azeda o leite são essas viúvas de Demotucanos, que ficam por ae se achando os ultimos biscoitos do pacote.É isso.

  26. Jakson Almeida vc já ouviu falar nos EUA o que eram no passado e o que está sendo hoje a potência mundial e militar está decaindo, vc fala que SP tem o PIB de 22 estados estadunidenses OK, e que diferença faz os EUA tem só Deus sabe até quando o dólar como moeda universal e os outros países o tem como reserva e o que levam elas a serem credores dos EUA, é o que levou os EUA a serem o que são hoje, tem Hollywood pra exportar a sua cultura mundialmente e quando as outras nações trocarem o Dólar com já se cogita por outra moeda o que será dos EUA?,os EUA tem a sua cidade alfa Nova Iorque e nem por isso os Nova Iorquinos ficam jogando na cara dos outros estados como vcs paulistas ficam aqui no Brasil ao invés disso eles contribuem para o desenvolvimento do país deles o que vcs paulistas deviam fazer ao invés de quererem se desmembrar e ainda se orgulham do esforço alheio os nordestinos levantaram essa cidade vcs só tem a agredecê-los e não crucificá-los, NÃO FAÇA AOS OUTROS O QUE NÃO QUER QUE FAÇAM COM VOCÊ, Bem que eu gostaria que SP se desmembrasse do pais pra ver como vcs iriam sair sozinhos vcs iriam que criar sua próprias FAS e tudo o que é orgão e instituição da República Federativa do Brasil como INPE,USEXA,ITA,IEAV,DCTA e etc vcs iam perder TUDO iam que começar tudo do zero adeus 14x sub nuclear VLS e por aí vai Tenha os EUA como exemplo o antes e o agora e o amanhã desse país como exemplo então antes de falar bobagens procure se informar e pensar antes de dar sua opinião

  27. Tá virando palhaçada! Isto. Querem discutir, discutem com os corruptos militares, corruptos politicos, corruptos empresários, corruptos ex-pobres, corruptos gringos, corruptos nordestinos, corruptos paulistas, corruptos do RS. Pombas!… Não estão a perceber que estas intrigas favorecem as forças que pretendem desestabilizar a américana latina.. a américa do sul e o brasil??…

  28. SP é maior cidade da América latina a terceira ou quarta do mundo e cabe de sobra no meu AMAZONAS o maior do país e maior do que o segundo maior estado estadunidense o Texas no AM cabe a região NE toda e o Brasil inteiro dividindo os estados quer mais?

  29. NobruRJ o Rio é tudo isso!Tem certeza?
    Então vamos ver:
    Guerra urbana.
    Estado governado por traficantes.
    Policia incapaz.
    Etc,etc,etc…

  30. Jakson Almeida disse:
    18/10/2011 às 19:52

    – Policia incapaz?? Bom, se fosse ai a Rota iria ter q enfrentar os vagabundos de Blazer(GM) e armada com 38, com o Datena gritando na Tv…ne?
    —-
    corrigindo:

    Melhor batalhao tatico de guerra urbana do mundo : BOPE

    Tu acha q aqui meia duzia de cadeiro bota a gente de joelho q nem SP?? Aqui PCC nao se cria, a gente mata enforcado com as proprias tripas na cadeia mesmo…aqui Governador cagao nao vai em presidio negociar com vagabundo enquanto a cidade ta pegando fogo igual ai em SP!!!..Ve se eles se atrevem a fazer bagunca aqui?? Quem botou os covardes do CV pra correr foi o BOPE, os blindados e os fuzileiros so forneceram o transporte(O BOPE so nao matou todos pq a imprensa tava filmando e atrapalhou!!)…Aquilo acontece no alto de favelas afastadas das ruas…nao e igual o PCC q explode a cidade de SP a hora que quiser..

  31. Os estdo brasileiros sozinhos seriam pises totalmente dependentes e a merce dos paise vizinhos.
    O Argentina qeria invadir o RS perto do final da Guerras dos farrapos.
    Essa fraquesa individual dos estados que fez com que todas s colonis portuguesa na america dos sul virassem um pais unico, e não fossem engolido pelos pasise vizinho de lingua espanhola.

  32. NobruRJ como é que é?Ai a PM boto pra quebrar!!!!Durante o terrorismo dos traficantes a PM (dai)ficou quietinha e so quando a MB e o EB tomaram as favelas é que o governador cagão dai apareceu.O bope so enfrenta pessoas comuns,porque quando aparece os traficantes eles correm pra dentro do seu batalhão e so sai quanto os militares invadem as favelas.

  33. JAKSON, a poluição está afetando sua cabeça cara, venha passar uns dias aqui no Nordeste, nas praias mais lindas do mundo, venha respirar ar puro, se banhar em praias sem cocô, venha conhecer Maceió, Recife, Natal , Salvador e Fortaleza, todos os paulistas que vem nos visitar querem ficar , por que será? Serei seu anfitrião, pode confiar, vc vai mudar de idéia.Abcs.

  34. NobruRJ,
    Realmente você mandou bem de todas as formas, o cara é muito limitado, do tamanho de SP, esses demonstucans não tem capacidade e nem tampouco moral para governar São Paulo. Essas orgs crims não passam de orgs subversivas anti-brasileiras, querem entregar São Paulo e suas riquezas aos ianques e merda ao povo paulista e brasileiro. Aquela da negociação com o PCC então foi demais,…verdade nua e crua…!!!

  35. Nossa, lendo alguns cometarios aqui até parece que tecnologia de foguetes foi desenvolvida durante o governo Lula.
    Calma aí gente, vc podem até militar para o PT, mas defender crendices não! essa tenologia já vem de anos atrás.
    Outra, para os petistas de plantão, saibam vcs que nosso estado é muito bem administado sim senhores.
    Desculpem, mas apontem algum estado que está em melhores condições que SP.

  36. A tecnologia foi sempre desenvolvida pela União, a partir das forças armadas, estas correram atrás de parcerias com empresas privadas. Aos trancos e barrancos.
    Nenhum partido liga pra isto. Querem é voto e dim-dim. São poucos os políticos que se importam.

  37. Gostaria de pedir intervenção dos donos do espaço pelo comentários xenofóbicos de alguns comentaristas que em nada acrescentam a discussão da temática proposta.Onde apesar de cada ser responsável pelas opiniões que emitam, tem se entendimento que os meios que permitam a veiculação de elementos xenófobos e de outras categorias de qualificações discriminantes também são responsáveis pela veiculação dos mesmos. Em um espaço onde a livre propagação de opiniões e ideias é proposto, a responsabilidade pela opiniões emitidas por cada um dos interlocutores também se faz presente, e por mais que alguns se vejam castrados ou até mesmo uma inconstitucionalidade, haja vista, clausula pétrea de embasadora de nosso estado de direito velar pela livre expressão democrática, a mesma clausula não abstêm interlocutores de responsabilidade pelos seus atos e ações contra a dignidade do outro.

    desde já, grato

  38. Alienado Jackson, esse teu pensamento separatista revela a tua ignorância em relacão ao Brasil…

    Decoras-te bem o Pib e as riquesas de São Paulo… Mais não sabes que quem sustentou o crescimento médio do país foram as demais regiões. Pernambuco cresce a mais de 10% ao ano, crescimennto chinês!!!

    Agora não vou entrar nessa tua palhaçada e desmerecer os paulista para enaltecer os nordestinos, mas vou lhe dizer que Trabalhamos mais, principalmente aí.

    Vai ler as [ultimas estatísticas]

    http://m.g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/renda-media-mensal-do-estrangeiro-em-sp-e-superior-r-4-mil-diz-ipea.html

    Agora presta atenção SEU OTÁRIO!!!

    Em quanto o mundo tenta se integrar para poder ter força, você vem com esse papinho de BURGUESINHO SAFADO QUE NUNCA PEGOU NO BATENTE!!!!

    VAGABUNDO É VOCÊ!!!

    E VOU LHE DENUNCIAR POR PRECONCEITO!!!

Comentários não permitidos.