A missão europeia a Marte “ExoMars” está à beira de ser cancelada

http://sci.esa.int/science-e-media/img/fd/Exomars_comp_410.jpgA missão europeia a Marte “ExoMars” está à beira de ser cancelada. A missão pode ser vitima dos cortes orçamentais de que a NASA está a ser alvo. Em particular, a NASA não parece ser capaz de financiar o foguetão Atlas V que iria lançar a ExoMars.

A ESA tem agora uma de duas opções: ou cancela a missão ou lança-a num foguetão Proton russo. Segundo algumas fontes, é hoje mais provável que a opção dominante seja mesmo o cancelamento…

A missão colocaria no solo marciano um Rover semelhante aos norte-americanos Spirit e Opportunity e um Orbitador, o “ExoMars Trace Gas Orbiter”. O plano era lançar a missão em 2016, mas agora tudo está posto em causa…

O plano inicial era colocar a missão no Espaço em dois lançamentos de foguetões Atlas V, mas agora a agência diz que só pode financiar um… A ESA conseguiu reunir para a missão 850 milhões de euros, mas estes são necessários para o orbitador. De facto, a ExoMars é mais uma das vítimas da crise mundial. A missão já perdeu a “estação marciana fixa” que fazia parte dos planos iniciais, assim como a data de 2011 num foguetão russo Soyuz Fregat. Veremos agora (ainda em antes do fim de novembro) se a totalidade da missão não acaba por ser imolada nesse lúgubre altar da recessão económica global.

Fonte: Quintus

3 Comentários

Comentários não permitidos.