A missão europeia a Marte “ExoMars” está à beira de ser cancelada. A missão pode ser vitima dos cortes orçamentais de que a NASA está a ser alvo. Em particular, a NASA não parece ser capaz de financiar o foguetão Atlas V que iria lançar a ExoMars.
A ESA tem agora uma de duas opções: ou cancela a missão ou lança-a num foguetão Proton russo. Segundo algumas fontes, é hoje mais provável que a opção dominante seja mesmo o cancelamento…
A missão colocaria no solo marciano um Rover semelhante aos norte-americanos Spirit e Opportunity e um Orbitador, o “ExoMars Trace Gas Orbiter”. O plano era lançar a missão em 2016, mas agora tudo está posto em causa…
O plano inicial era colocar a missão no Espaço em dois lançamentos de foguetões Atlas V, mas agora a agência diz que só pode financiar um… A ESA conseguiu reunir para a missão 850 milhões de euros, mas estes são necessários para o orbitador. De facto, a ExoMars é mais uma das vítimas da crise mundial. A missão já perdeu a “estação marciana fixa” que fazia parte dos planos iniciais, assim como a data de 2011 num foguetão russo Soyuz Fregat. Veremos agora (ainda em antes do fim de novembro) se a totalidade da missão não acaba por ser imolada nesse lúgubre altar da recessão económica global.
Fácil a gente se atreve a entrar nessa desde que tenhamos acesso as tecnologias.
A falta de grana e tudo, q nos façam um convite dentro de nossas necessidades em ,possivelmente, entraremos nessa c eles. Sds.
Eles que se lasquem…