Fuzileiros Navais do Brasil e dos EUA fazem exercício de treinamento conjunto e estreitam seus laços

Por Claudia Sánchez-Bustamante

Após seis semanas de exercícios conjuntos de treinamento no Rio de Janeiro, Brasil, foi encerrado no final de setembro o primeiro exercício de Treinamento de Intercâmbio Conjunto e Combinado (JCET) entre o 3º Batalhão de Comando de Operações Especiais e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (MARSOC) e a elite do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil.

O Tenente-Coronel Jon Duke, Comandante do 3º Batalhão de Comando de Operações Especiais e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, explicou que a equipe do JCET vem sendo preparada para aumentar seu comprometimento com o Corpo de Fuzileiros Navais brasileiro desde 2010, com o objetivo de aprofundar os laços com as contrapartes do Brasil.

“Devido ao crescente papel do Brasil como potência global e como importante parceiro dos EUA, a equipe do JCET do MARSOC se preparou para este exercício durante 18 meses”, disse o Tenente-Coronel Duke. A iniciativa militar com os Fuzileiros brasileiros concentrou-se no intercâmbio de procedimentos táticos incluindo táticas de ação direta e reconhecimento especial, tais como as habilidades de combate homem a homem.

Por sua vez, o Capitão Fernando José Afonso Ferreira de Sousa, Comandante do Toneleros, o batalhão de operações especiais dos Fuzileiros Navais brasileiros, declarou: “O intercâmbio entre as unidades foi importante para que aprendêssemos com as experiências mútuas”.

Os principais destaques incluíram a visão dos diferentes tipos de terreno onde os Fuzileiros brasileiros treinam e atuam, porque os Fuzileiros Navais dos EUA estavam habituados a operar no Oriente Médio. “Uma lição geral que todos nós aprendemos foi que Fuzileiros são Fuzileiros em qualquer lugar do mundo”, declarou o Tenente-Coronel Duke.

Entre outras coisas, os participantes também treinaram habilidades específicas de tiro, incluindo tiro livre, o que trouxe benefícios para ambas as partes.

“Ficamos muito impressionados com o profissionalismo e a experiência em habilidades de reconhecimento demonstrados pelos Fuzileiros”, disse o Tenente-Coronel Duke ao avaliar com os Fuzileiros Navais norte-americanos o que eles aprenderam com as contrapartes do Brasil. “A cultura brasileira é muito rica, e este foi um aspecto da experiência em geral que nos impressionou muito também”, acrescentou.

Com o trabalho conjunto, no entanto, os EUA também deixaram importantes legados para os brasileiros. A integração da inteligência e das operações em nível de equipe e a integração da inteligência em um nível muito tático foram aspectos importantes do treinamento conjunto que os Fuzileiros Navais norte-americanos mostraram aos parceiros do Brasil.

“A equipe do MARSOC trouxe pessoal, treinamento e capacitações da mais alta qualidade, e desenvolveu uma camaradagem duradoura com os Toneleros”, acrescentou o Capitão Ferreira de Sousa.

Durante as seis semanas de treinamento, os participantes de ambos os países construíram laços sólidos que abrirão o caminho para futuras iniciativas.

Fonte: Diálogo

21 Comentários

  1. O problema, é que tanto os marines, como os nossos fuzileiros navais, trabalham com equipamentos obsoletos. Irão morrer na guerra, que nem frango em matadouro.

  2. capa preta..take it easy..sao apenas treinamento. Se um dia o Brasil chegar a ser a potencia que se sonha,o que faria o pais, daqui a 50 60 anos, se um paraguay da vida pisar no nosso calo…como diz o ditado americano..It comes with the territory.

    dandolo..nem os Marines ou os fuzileiros tem os phasers a raio laser que voce inventou.

  3. o cel reconheceu a cultura brasileira!!!””A cultura brasileira é muito rica, e este foi um aspecto da experiência em geral que nos impressionou muito também””” nao vi nenhum comentario real sobre o desempenho do co brasileiro!
    eles sao muito sagases(sagazes)?!!
    desculpem…mas estou a muitos anos longe de falar portugues!!

  4. Antes de começarem a dar xilikinhus a muito tempo sempre nossos navais treinam com marines americanos assim como a nossa MB treina com a Royal Navy e o que tem isso demais por acaso significa que nossos guerreiros vendem suas almas a eles?Hoje a SWAT anda por policias estaduais ministrando cursos mas quando vem no RJ toma aulas com o BOPE que eles mesmos os SWATs americanos dizem que o BOPE é a referencia mundial.Temos varios comandos navais todos integrados ao NuCOE-Nucleo Comando de Operações Especiais da MB que fica dentro do Btl.Toneleiro.Nossos comandos tambem são muito bons e deixam surpreendidos os extrangeiros.O mundo envia oficiais especialistas a amazonia para fazerem o curso superior de guerra na selva que é a referencia na categoria mundialmente.Devia-se divulgar que desde a formação do GIGS nenhum extrangeiro jamais conseguiu passar pelos 4 estagios do curso superior de guerra na selva.A maioria fica no primeiro extagio e os que avançam caem no segundo estagio.Ainda bem né,pelo menos de excelentes guerreiros bem treinados o Brasil esta muito bem servido.Acho que é por isso que os cabeças de bagre dos politicos acham que não necessitamos nos modernizarmos rsrs

  5. Pessoal ainda com paranóias de invasão… a invasão que pode haver ou a que há é no tipo de chupa cabras na vertente económica e de influencia… já que a militarmente… só no mundo dos vídeos games.
    Sds

  6. Karlus73, já que vc acha que não devemos nos preocupar com situações de defesa internacional, responda: O que vc está fazendo aqui neste site que trata desses assuntos?

    Quanto a grande maioria dos comentaristas que por aqui dão seus pitacos…

    É clara, para nós, a noção de que fazemos parte de um mundo carregado de armas de alcance transcontinental, e de que historicamente é marcado por milhares de guerras nos seus continentes.

    Entretanto, caso o mundo que vc vive seja outro, então continue com essas suas idéias de que o Brasil, um dos principais lideres econômicos do planeta, possa flanar pela história humana de forma incólume.

    Já o artigo…

    O oficial americano antes de vir para o Brasil devia imaginar que aqui era só miséria. Seu choque cultural foi descobrir que abaixo da Linha do Equador existem boas casas, cinemas, restaurantes, carros, lojas, boutiques, hotéis (sem mal cheiro como os de seu país), gente loira, olhos azuis, hospitais, eletricidade, televisão, banho quente, computadores em rede, leitoras de barras, tv a cabo, asfalto, marinas, ternos e gravatas, idioma escrito, sapatos, avenidas, taxi limpíssimos (ao inverso dos sujos de seu país), miseráveis vivendo no meio da classe mádia numa boa, carpete, raças de toda ordem, lazer noturno, tela plana, semáforos etc. Ou seja, coitado, vai ver também imaginava que nossos soldados eram palerminhas.

    E pelo que deu para captar no artigo, os marines apenas estavam com ótimos equipamentos e bem integralizados (justamente o que seus dólares em abundância lhes fornece), quanto a capacidade humana de combate levaram um pau dos brazucas.

  7. Não precisamos desses gringos aqui mexendo com nossa mulatas e tentando nos treinar… sabemos mecher nossos traseiros gordos sozinhos… rsrsrsrsrsr…

  8. O grande problema é q enquanto alguns acham q os EUA vieram aqui ensinar ou aprender p melhor defender seus territórios na verdade eles vêm aprender como combater nossas forças, como foi dito, os US Marines são uma força de invasão e ocupação, trata-se de espionagem isso sim, cabe a nós aproveitar esta oportunidade p fazer a contra espionagem, pois conhecer o inimigo (potencial, é assim q eles tratam o resto do mundo) é fundamental!

  9. ViventtBR
    Com todo o respeito a todos os comentários acima proferidos, inclusive o teu, não muderei quelquer palavra do meu comentário e continuo a ter essa opinião, seja o que se escreva aqui.
    É forçado demais esse sentimento, nao gostar é uma coisa puxar mais do que isso é exagerado.
    Seja qualquer for a opinião dos gringos em relação essas hipotética invasão fica e continuará nos joquinhos de pc ou então a opinião pessoall de cada um, pois se tens a tua também tenho o meu ponto de vista. Muita dessa opinião é por sentimento e nada mais.
    Acho que você não percebeu o que escrevi, eu não disse que o Brasil nao se precisava de preocupar com a sua defesa, longe disse deve-se e tem de ter essa defesa. É claro o que escrevi… Relei-a se assim o intender.
    Sds

  10. Bem, Karlus73,

    Não acho que os, tradicionais, fazedores de guerras materiais, ficarão apenas com uso de estratégias de inteligência para cima de nós, eternamente, caso a porca (economia interna) torça o rabo para o lado deles.

    Pois conforme a contrainteligência (abertura dos olhos de nossa nação) em relação a todas essas vampirizaçôes for ocorrendo, com o consequente estancamento dessa pacifica fonte de recursos, é bem provável que se continuarmos com pífias defesas algo grave com nossa soberania geográfica vai ocorrer.

    Por exemplo, falá-se muito em novas fronteiras agrícolas pelo mundo, porém isso só é factível com muita água. Coisa que nosso país ainda tem.

    Água, e muita, é prioritária para produção suina e bovina, não só para esses animais beberem, mas para toda a higienização da produção também. E a quantidade de dejetos produzidos por essas criações são tremendamente poluidores dos próprios mananciais hídricos da região.

    Em Santa Catarina a produção de milhões e milhões de suinos já é sério problema ecológico. Praticamente já não há nenhum rio limpo nesse estado.

    As exportações crescentes de carnes pelo Brasil são também de nossa água. Os preços de toda essa carne deveriam imbutir o valor de toda água gasta também, só que a ironia do escravo não deixa, pois quem faz os preços, desses artigos primários, é o comprador (piada né?).

    Por que a Russia com vastas extensões territoriais importa carne do Brasil? Porque é necessária muita água também para uma vasta pecuária.

    A maior potência agricola do planeta, por ter muita água, é o Brasil, e o grande predador sabe disso, e caso comecemos a fazer preços mais corretos (exemplo OPEP) acho difícil não sofrermos pressões fisicamente contundentes.

    E além de tudo isso ainda temos recursos minerais importantes a serem explorados… Brasil…não pode ser ingênuo… tem que proteger sua casa.

    Sds!!

  11. ViventtBR, nem mais nem menos… posso dizer que concordo com esse ponto a nível economico e pela escassez de recursos, acredito em pressões económicas num futuro próximo contra ao Brasil para fornecer água ou outro alimento preciosa lá para terra dos gringos, isso como um hipotético exemplo. Mas chegar fazer uma guerra contra ao Brasil, não acredito. As terras de “Vera Cruz” não tem perfil nem está na lista negra dos gringos, nota-se pelos exercícios e pelas trocas comercias, etc etc etc, a diferença e muito bem é na politica externa feita pelos EUA, que é muito má e que mostra muita porcaria, algo que o Brasil tem de continuar a discordar e a criticar.
    Mas se eles defendem os seus produtos o Brasil aí faz a sua “guerra” e também defende o que tem de melhor, simples… olho por olho dente por dente.
    O caso da água… eles teriam que esgotar a água deles, sim porque o território americanos não é deserto e tem muitas áreas com água/gelo e ficar desesperados para comenter tal ato. Mas mesmo assim não esqueça que a água do mar se pode transforma em água potável através da dessalinização… ía o lobo mau tinha que acabar com os oceanos, até lá nesta fase evolutiva já seremos pré-históricos ou o terra já não existe por causa de um grande catástrofe, natureza, militar ou lá que for… se for militar não será o EUA a disparar o primeiro míssil … há loucos que o farão primeiro. Os mesmo que muitos aqui adoram pô-los pódio, nem interessa quem; desde que não goste de gringos.
    Mas como isto demorará muito tempo e como apanágio de muitos a América já não será potencia nessa altura… penso que aqueles que se mostram agora mais amigos poderão ser o problema do Brasil no futuro.
    Não me ache de ter babação pelo gringos, longe disso apenas coloco este ponto e vista.
    Respondi porque noto que você é alguém com muita capacidade e sabe argumentar… não inventa apresenta um ponto de vista e está lá, simples. Era bom que houvesse sempre muitos assim, porque vale a pena comentar.
    Sds

    P.S: Desculpe da pequena novela que criei em volta do tema 😉

  12. Duas coisas me vem a memorias. Na escola primaria gostava da historia da panela de barro e panela de ferro. A de barro pensava em ser amiga da de ferro e acabou em pedacos.E outra e uma questao. Apertar lacos ou apertar algema. Pelo que me consta esse tipo de exercio so serve para os estados unidos tomar conhecimento dos aspectos fortes e fracos da marinha brasileira. Tambem serve para criar grupos que um dia possa ser utilizados contra is interesses do proprio Brasil. Alguem escreveu dia atras de ter medo de fazer acordo com Argentina por causa de uma possivel apunhalada pelas costas. Tenho mais medo de ser apunhalado pelas costas nao por argentinos, mas por brasileiros que se vendem. Quem le ingles sabe que nesse aspecto nossa historia e rica. Materias secretos do governo norte americano que sao de vez quando publicados mostra que estou correto em minhas desconfiancas de tais exercicios. Mesmo materiais recem publicados no site Wikipedia da muito material para a gente ser aprehensivo.

Comentários não permitidos.