Problemas no reino

Barack Obama e o Rei saudita Abdullah bin Abdul-Aziz Al Saud

Alexander Cockburn – Counterpunch

Ameace a estabilidade da Arábia Saudita, como estão fazendo agora os levantes xiitas em Qatif e em al-Awamiyah, na província oriental do país rica em petróleo, e estará brandindo uma adaga que aponta para o coração da política que os Estados Unidos aplicam no Oriente Médio há meio século.

Em 1945, o chefe da Divisão de Assuntos do Oriente Médio do Departamento de Estado, escreveu em um memorando que as fontes de petróleo da Arábia Saudita são “uma estupenda fonte de poder estratégico e um dos maiores prêmios materiais da história do mundo”. O homem que orientou os xeiques sauditas a se aproximar dos EUA e a se afastar da Grã Bretanha foi St, John Philby, pai de Kim, e com esse grande golpe Philby pai causou uma devastação muito maior no Império britânico do que seu filho. A queda do aliado dos EUA na região, o Xá do Irã, em 1979, só aumentou a importância estratégica da Arábia Saudita.

Os Estados Unidos consomem atualmente cerca de 19 milhões de barris de petróleo por dia, quase a metade importados. Com 25%, o Canadá é seu principal provedor. Em segundo lugar, está a Arábia Saudita, com 12%. Mas o fornecimento de petróleo cru para os EUA é só a metade da história. A Arábia Saudita controla o preço do petróleo da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e o ajusta cuidadosamente às prioridades dos EUA.

O tráfego não ocorre em apenas uma direção. Desde 1945, os Estados unidos venderam aos sauditas mais de 100 bilhões de dólares em bens e serviços militares. Há um ano, o governo de Obama anunciou o maior negócio de armas da história dos EUA, um programa de 60 bilhões de dólares com a Arábia Saudita para vender equipamento militar a esse país nos próximos 20, 30 anos. Os EUA treinam e abastecem a todas as forças de segurança da Arábia Saudita. As corporações estadunidenses têm imensos investimentos no Reino.

Ao dizer as palavras “Arábia Saudita” ao presidente Obama ou à secretária de Estado Hillary Clinton, cessa abruptamente toda a conversa fiada altruísta sobre a “Primavera Árabe”. Quando os sauditas se apressaram a enviar tropas para o Bahrein, que reprimiu com dureza os manifestantes xiitas no país que serve de base para a Quinta Frota dos EUA, as expressões públicas de reprovação de Washington foram quase imperceptíveis por sua reticência e modéstia.

Os levantes poderiam sair do controle na Arábia Saudita? Falamos de dois desafios diferentes. O primeiro é dos xiitas, oprimidos há bastante tempo, que compõem cerca de 10% da população. O segundo vem da nova geração, dos jovens com menos de 30 anos que representam dois terços da população saudita, na maioria sunitas, que vivem em uma das tiranias mais completas do mundo.

Em fevereiro deste ano, perturbado pela tendência dos acontecimentos no Egito e em outros países, o rei Abdullah, de 87 anos, anunciou um plano de gastar cerca de 36 bilhões de dólares em bolsas de assistência pública, cerca de 2 mil dólares para cada saudita. Identificou corretamente um dos grandes problemas do Reino: quase a metade das pessoas entre 18 e 40 anos está sem trabalho.

Há poucos dias, Abdullah ofereceu às mulheres sauditas um “privilégio”, o direito de participar de eleições municipais totalmente sem importância (caso seus esposos aprovem). O que eleições municipais podem significar em meio à constante repressão de uma monarquia absolutista?

Como assinalou o advogado especializado em Direito Internacional, Paul Wolf, em PressTV: “Na Arábia Saudita, os telefones celulares com câmeras fotográficas são ilegais. Todas as conversações telefônicas são vigiadas. O governo controla a televisão e os meios impressos. Em 2009, as eleições foram canceladas. Portanto, quero dizer que é excelente se tomam uma medida para incluir as mulheres no processo político, mas, na verdade, ninguém está incluído no processo político”.

O Império estadunidense perdeu o Irã e o Traque. E a Arábia Saudita? Suponhamos que sigam abrindo-se fissuras no próprio Reino. Duvido que, diante de tal conjuntura, ouçamos muitos discursos em Washington sobre “democracia” ou transações ordenadas. Além de qualquer outra coisa, a queda do regime saudita teria terríveis consequências para Washington, já que centenas de manda-chuvas estão na folha de pagamento saudita, começando por, virtualmente, todos os ex-embaixadores, com a exceção de James Akins, que disse uma vez a um amigo meu que era o único que não estava. Washington não permitirá de modo algum que o fluxo de dinheiro de Riad para a “Rua K” corra perigo. Envie a 101ª Divisão Aerotransportada!

Uma regra muito apreciada pelo Império britânico, que foi legada ao Império que o substituiu, é: “em caso de dúvida, divida”. Recentemente, alguns ocidentais defenderam a divisão da Arábia Saudita. Dois conhecidos neoconservadores, Richard Perle e David Frum escreveram em seu livro de 2005, “An End to Evil: How to Win the War on terror” (Um fim para o mal: Como vencer a guerra contra o terror”), que os EUA deveriam mobilizar os xiitas que vivem na Arábia Saudita oriental, onde se encontra a maior parte do petróleo saudita: “A independência da Província Oriental seria obviamente um resultado catastrófico para o Estado saudita. Mas seria um excelente resultados para os EUA. Certamente é um resultado que deve ser considerado. É mais seguro inclusive que os sauditas saibam que estamos considerando a hipótese”.

Perle já foi chefe do Conselho de Política da Defesa, que assessorava o Departamento de Defesa. Como informa Robert Dreyfus em Devil’s Game, uma informação do Conselho de Política da Defesa argumentou em 2002 que os EUA deveriam trabalhar para dividir a Arábia Saudita com o objetivo de controlar efetivamente seu petróleo. Outros neoconservadores como Michael Ledeen expressaram pontos e vista semelhantes. No início de 2003, Akins, ex-embaixador na Arábia Saudita, mencionou a possibilidade que Osama Bin Laden poderia se apoderar da Arábia Saudita caso os EUA invadissem o Iraque. “Agora estou convencido de que é exatamente o que (os neoconservadores) querem que ocorra. Aí então nós tomaremos conta da situação”.

Suponho que o modelo atual é o setor curdo do Iraque.

Tradução: Katarina Peixoto

Fonte: Counter Punch, via Carta Maior

25 Comentários

  1. Não podemos ter mais reis e regimes teocratas no mundo.O BRICS deve se unir, e exigir a democratização do OM. Os americanos são hipócritas, pois só pensam nos seus interesses financeiros, por isso perderam totalmente a credibilidade mundial.

  2. Os EUA são o pais mais nojento do mundo…. eles tem a cara de pau de falar do Irã e apóiam a ditadura da Arabia Saudita…. ow pais seboso….. mas graças a Deus o fim da hegemonia deles esta bem proximo

  3. foi noticiado hoje, uma historia muito estranha de atentado contra um dipromata saudita em nova york,segundo relataram agentes “supostamente irannianos” teriam contratado um mercenario mexicano, ???? para assassinar o consul saudita, mãããããs, o tal mercenario mexicano era agente da: tã tã tã tã, CIA, haaaa ta, justamente num momento em q a arabia saudita estava se estranhado com o governo dos eua, muito conveniente não ?

  4. .
    .
    ———
    “como estão fazendo agora os levantes xiitas em Qatif e em al-Awamiyah, na província oriental do país rica em petróleo,”
    ———
    .
    Olha ai, revoltas em duas cidades da Arabia Saudita, sera que o rei terá clemencia ou fará como o Ditador da Síria e reprimirá com a força os revoltosos??? obvio que usará a força, se brincar será ainda mais violento que o Siriano ou o Kadhafi, deixando praticamente ninguém vivo entre os que ousam se revoltar contra a autoridade do Rei absolutista… com a diferença que pouca coisa ou nada será mostrado nas TV e Jornais livres e independentes do ocidente, Brasil incluso, eu ainda não esses movimentos ai sendo mostrados na TV por aqui… dois pesos duas medidas para a liberdade e a democracia!!

  5. MAIS PROBLEMAS PARA O REINO
    .
    .
    *******

    Plano de atentado em Washington esquentará guerra fria entre Irã e Arábia Saudita

    .
    .
    “(….)Existe uma Guerra Fria no Oriente Médio envolvendo o Irã e a Arábia Saudita. Os dois países estão em lados antagônicos na Síria, no Iraque, no Líbano, em Bahrein e na Palestina. Não apenas pelos iranianos serem xiitas e os sauditas sunitas, mas também por terem interesses distintos. Agora, o FBI divulgou um suposto plano de Teerã para matar o embaixador de Riad em Washington, esquentendo o conflito.(….)”
    .
    “(….)Já o Irã, onda as minorias e as mulheres também são reprimidas, apesar de pelo menos poderem trabalhar, andar sem acompanhantes e dirigir carros (e mesmo filmes), é o maior inimigos dos EUA no mundo. Todos os seus aliados são condenados duramente pelos americanos, como acontece com a Síria neste momento.(….)”

    .
    *******
    .
    http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/a-guerra-fria-entre-arabia-saudita-e-ira-vai-esquentar/
    .
    .
    A CHAPA VAI ESQUENTAR NO REINO DOS CALIFAS CANASTRÕES!

  6. CORRUPÇÃO…CORRUPÇÃO….DÁ NOJO!
    .
    .
    E pensar que existe boboca que acredita neles e são capazes de darem até as suas almas e as dos próprios filhos a este império cujo o regime e sistema são maligno….os ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

  7. Isso aí, exterminem os ditadores, os regimes opressores, joguem bombas neles, fomentem os rebeledes, alimentem essa sede por “democracia”.
    Meio hipocrita esse discurso americano né, principalmente diante de fatos que todos conhecem e esses fatos são muito bem detalhados na matéria….
    Parabéns.
    Não vou citar nomes, mas espero ansiosamente a postagem da opinião de alguns camaradas aqui no forum.

  8. Há uma política deliberada por parte dos sionistas de destronarem todos governos anti-Irã nos países que integram o mundo islâmico. Estão maximizando potencial destrutivo de uma guerra entre Ocidente e o Islã.

  9. Pois bem… alguns ardorosos defensores dos talibans e afins acaso nasceram onde?… há, acaso, entre nós algum iraniano, saudita, palestino, iraquiano, chines ou russo que tenham abdicado de sua nacionalidade e tenha vindo contribuir com nossa nação? se o fez, ja não mais pode se colocar ante sua nova patria com resquicios de nacionalismo anteriores… agora, caro brazuca, a partir do momento que se bandeastes para o nosso lado, TU ÉS OCIDENTAL… logo, caro desconhecedor da logica, não podeis ou não devereis mais amar o antigo senhor… não esta escrito que não podereis servir a dois senhores?… ou ha de amar a um e aborrecer o outro… assim sendo, perguntaria aos opositores da AMERICA que fazem aqui se, como OCIDENTAIS se posicionam contra suas proprias casas… melhor seria se mudassem realmente de lado e fossem lutar, com suas vidas, a favor de seu real senhor ORIENTAL… agora, ficar do lado dos “malvados” criticando e nada fazendo para que as “injustiças” não aconteçam, é sinal de COVARDIA… mudem para o oriente medio e peguem em armas para defender seus compatriotas… a não ser que, eu, em um surto psicotico não tenha percebido que o BRASIL se encontra na… ASIA!!!… Ala!!! agora que notei… tenho que me preparar para a hajj a Meca… até mais caros infieis… saudações…

  10. Que privilégio morar no nosso BRASIL.
    Mas a grande maioria das pessoas, que aqui vivem, não têm essa noção.
    Não amam esse país como deveriam amá-lo.
    Haja visto a quantidade de lixo que jogam, com a maior naturalidade, nas ruas. E, não estou falando de bitucas, papéis e chicletes, mas de copos, garrafas, e toda sorte de embalagens. Nossas ruas, se não fossem os varredores das prefeituras, seriam montanhas de lixo semanais. Puxa vida, toda essa gente quer, quando morrer, ir para o céu; será que há lixo atirado pelas ruas do céu??

    Quanto aos USA, só vão sossegar com essa mania de quererem controlar o mundo quando sua fonte de financiamento inesgotável findar (dólar).

    Ou, vários outros países pararem de serem ingênuos e fortalecerem seus meios bélicos. Fazendo assim com que fique inviável um acúmulo de forças dos americanos contra esse grupo de nações.

    Até lá, vamos continuar assistindo os USA (e atual OTAN) brincando (assassinando) com a vida de milhares de pessoas pelo mundo.

    Precisamos urgentemente de equilíbrio de forças, no planeta, para acabar com essa mania de resolução de conflitos, e interesses, por meio de guerras (milhões de inocentes sendo mortos e sofrendo mutilados dores horríveis por semanas, meses, ou mesmo anos – enquanto os mandantes assassinos estão covardemente protegidos em seus escritórios a kms de distância).

  11. PROBLEMAS NO IMPÉRIO
    .
    .

    A OCUPAÇÃO DA AGENDA POLÍTICA
    .
    .
    Em 1932, a taxa de desemprego nos EUA era de quase 25%, um em cada quatro norte-americanos estava desempregado. Havia inquietação nas ruas. Protestos brotavam nas cidades. Marchas arrebanhavam descontentes. Mas um acontecimento mais que qualquer outro marcou a radicalização que definiria a disputa presidencial no ano seguinte e com ela a politização da crise.
    .
    Em Washington, veteranos da primeira guerra, pobres e desempregados, indignados com a recusa do governo em adiantar-lhes o bônus de ex-combatentes, montaram um acampamento nas praças e ruas da avenida principal. A ocupação começou repentinamente. Acabou reunindo milhares. Foi duramente reprimida pelo governo do Presidente Hoover , cujo secretário do Tesouro, Andrew Mellow –a exemplo do extremismo neoliberal dos dias de hoje– opunha-se tenazmente a qualquer intervenção do Estado na economia.
    .
    Mellow acreditava mesmo que a recessão seria benéfica– ‘Ela limpará a podridão do sistema’, dizia. A repressão aos ocupantes de Washington rachou a própria direita. Uma parte apoiaria o democrata Franklin Roosevelt que venceria as eleições no ano seguinte.
    .
    Roosevelt tomou posse em 3 de março de 1933. Seis dias depois, fez o Congresso discutir e aprovar, em um único dia, uma Lei de Emergência Bancária que colocava a banca sob custódia federal. A estatização branca do sistema permitiu-lhe erradicar a especulação e a jogatina subordinando o crédito aos desígnios da produção, do emprego e do consumo. Em 1933 surgiria o termo ‘macroeconomia’, em contraponto à visão pontual e mercadista predominante então, exceto entre os marxistas.
    .
    Em 36, Keynes lançaria seu livro ‘Teoria Geral do Emprego , do Salário e do Lucro’ que sancionaria a intervenção do Estado para estabilizar a curva do investimento e modular as expectativas do capital. A ocupação de Washington não propôs a lei Bancária a Roosevelt, nem pautou a Teoria Geral, de Keynes. Mas ajudou a promover a ocupação política da agenda da crise que mudaria a história dos EUA e a do século XX.

    .
    (Carta Maior; 5ª feira, 13/10/ 2011)
    *********
    http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm

  12. .
    .
    “Servir a dois senhores”…. “Es Ocidental deve servir aos USA”… “Quem é contrario a servir ao USA é um Terrorista”…
    .
    Está ai mais uma prova do que estamos sempre dizendo, a mentalidade servil e entreguista de alguns “brazileiros” com (Z) que somente nasceram aqui, mas que vivem, pensam e falam para servir ao patrão do norte… patrão deles obviamente!
    .
    O Brasileiro real serve ao Brasil e o Brasil não é serviçal de nenhum país ou potencia estrangeira, mesmo sendo um país ocidental!!
    .
    Capachismo, Vira-latismo, Serviçal, entreguista e tudo mais… essa é a praga da mentalidade elitista antiga dos que nunca acreditaram no Brasil como potencia independente, e que ganharam $$$ muito mais sendo servis ao patrão do norte… mas agora… atualmente é hora de ser independente das outras potencias e se tornar uma delas!!
    .
    Peguem suas armas e lutem pela independência do Brasil ao seus patrões da America do Norte… nada de ser serviçal… e não poupar os 5° colunas que vivem por aqui…
    .
    Valeu!!

  13. Rafael
    Os EUA NAO apóiam a ditadura da Arábia Saudita. Eles CONTROLAM a ditadura conforme seus interesses. Caso a AS faca algo que desagrade os americanos eles tem o poder ate de fazer com que a Arábia se divida ficando consigo a parte que lhe interessa como especula o texto. Enfim, e só um jogo de interesses.

  14. A verdade é que os EUA vai empurrar a Arábia Saudita a uma
    guerra contra o Irã e depois de alguns meses vai agir arrastando toda a quadrilha da OTAN para tentar inibir China e Russia.
    Daí me vem na mente aquele texto do Putin falando de armagedon e batalhas de tankes…

  15. Francoorp, seu distorcido… eu achava que vc distorcia os fatos, mas to chegando a conclusão que vc é que é o problema… se sirvo aos EUA como diz, a quem vc serve, seu comunista enrustido… assuma logo seu papel ridiculo de subversionista e escancare logo sua subserviencia ao partidão, senão vão começara a pensar que seu problema é psiquiatrico… tão te pagando mal… o miche que recebes do partidão não ta dando pras contas do mes?… o desespero esta grande… caia na real e leia com mais atenção os coments colocados… ou é má fé mesmo?…

  16. .
    .
    Blu eyes:
    .
    Suas Ofensas pessoais somente demonstram que eu estou certo, que toquei a ferida aberta e descobri a verdade dos fatos sobre a tua forma de pensar, pois acabaram seus argumentos lógicos e partiu somente para a agressão e ofensas pessoais… e pelo que vejo nas suas postagens, o partidão aqui quem serve é você, mesmo que gratuitamente!!
    .
    Primeiro tem que provar que eu seja filiado em algum partido… segundo tem que provar que eu receba grana de algum partido… terceiro se você está sempre falando essas coisas de partido é porque reconhece essa realidade em si mesmo, pois fala-se aos outros aquilo que vivemos, conhecemos e apreciamos. Psicologia básica essa, coisa que todo mundo sabe!!
    .
    Você mesmo disse que “Não se pode Servir a dois senhores”, com suas exatas palavras:“agora, caro brazuca, a partir do momento que se bandeastes para o nosso lado, TU ÉS OCIDENTAL… logo, caro desconhecedor da logica, não podeis ou não devereis mais amar o antigo senhor… não esta escrito que não podereis servir a dois senhores?… ou ha de amar a um e aborrecer o outro…”

    Ou serve-se a um lado ou do outro né… você disse… mas o servir permaneceu como elemento fixo em tuas palavrasestá ai a mentalidade serviçal fixada no subconsciente da pessoa que disse… mais claro que isso eu acho difícil de interpretar no que escreveste antes.
    .
    Eu sirvo somente e sempre ao Brasil, e faço isso totalmente, todos os meus pensamentos e ações são voltados para que o meu país seja forte, livre e sem capachismo… pouco importa quem é contra isso, mas pra mim o Brasil é tudo e não deve servir a ninguém, principalmente a potencia estrangeira, que seja ocidental ou oriental, capitalista ou comunista, nenhum alinhamento automático ou eterno, somente acordos temporários, e se for com os dois lados ao mesmo tempo melhor, ganhamos mais, a coisa fica melhor ainda com três, quatro, cinco!!
    .
    Você disse: “alguns ardorosos defensores dos talibans e afins acaso nasceram onde?”

    E acho que ja chega de ficar pregando a RETORICA DO ÓDIO em nosso país como estás sempre fazendo, essa coisa ai de que “Criticou os USA é Comunista”, “Criticou a Israel é Anti-Semita”, “Criticou aos militares é revanchista”, “Criticou a guerra no Afeganistão é defensor de Taliban terrorista”… isso ai é pregação de ódio gratuita, Propaganda de Guerra Americana, não guerra nossa,e pode trazer somente crises étnicas, politicas e ideológicas no interno da nossa sociedade, aumentando o conflito social e levando à violência com mortes e complicações para os civis, tem exemplos pra todo lado do que esse tipo de retorica pode fazer… chega disso no Brasil, isso ai tem que ser erradicado da nossa sociedade!!
    .
    Você se repete dizendo: “acaso, entre nós algum iraniano, saudita, palestino, iraquiano, chines ou russo que tenham abdicado de sua nacionalidade e tenha vindo contribuir com nossa nação?”

    Então criticou os USA é sem duvida um cidadão desses países ai né… mais retorica de ódio sendo propagada…
    .
    Quero criticar, pois então que minha critica seja a base para o raciocínio livre e a mudança de rumo verso a coisa justa ou perto disso… então que traga ideias e propostas para serem discutidas, e não essa retorica inútil ai… por isso quem não aceita criticas e faz sempre a censura e a perseguição para “Manter a Ordem” acaba causando danos irreparáveis para si, seus próximos, no mundo e na sociedade como um todo, os exemplos estão por ai em todos os livros de historia, jornais e revistas!E estás contribuindo para isso pregando essa retorica programática de ódio…
    .
    E quanto a ser um “Comuna Enrustido”, mais ódio, so que desta vez é Politico Ideológico, e de direita… Pelo que sei posso ser o que quiser em meu país, até mesmo um Comunista sem que por isso seja “Rotulado” politicamente com o velho clichê da propaganda justificativa da matança ideológica, a velha retorica do ódio, onde os que pensam por si mesmos são Nazi ou Comunas, sendo o Brasil uma república onde todos os direitos políticos são garantidos, e sendo esta a minha pátria, bem que poderia ser um comuna, mas não um nazi, pois esta filosofia é vetada em nossa lei!!
    .
    E não sou nem um nem outro, pouco me importa a política em si, alias sou a favor da pena de morte para políticos comprovadamente corruptos… mesmo que as vezes eu pense que prisão perpetua seja melhor, sendo que os mortos não sofrem, e tenho ainda a minha liberdade de expressão garantida em lei, e esta liberdade vai defendida com a bandeira do meu país sem que seja acusado de DISTORCER AS COISAS por alguém que se acha no direito de julgar o que eu disse como distorcido…
    .
    Você disse essa também: “assim sendo, perguntaria aos opositores da AMERICA que fazem aqui se, como OCIDENTAIS se posicionam contra suas proprias casas… “
    .
    Minha casa não é os USA, mesmo que o Brasil seja um país ocidental… não é por que sou ocidental que devo servir os USA como dizes nesta frase… pois se assim não faço, estarei me posicionando contra minha casa…
    .
    A Bandeira do meu país que está acima de uma bandeira estrangeira, principalmente se é a de um país que apoia ditaduras sanguinárias em todo o mundo como a Arábia Saudita,Yemem e outras que atualmente estão caindo por força popular contra a opressão patrocinada por Washington… hipocrisia é o sinônimo da palavra democracia quando esta é pronunciada pelos filhos desta pátria ai, e dessa bandeira suja de sangue que tanto defende com unha e dentes!!
    .
    Assim sendo, prefiro um brasileiro amante do Brasil do que amante de um povo hipócrita viciado em guerras e destruições, que distorcem a verdade dos fatos com a propaganda pré fabricada da liberdade, justiça e democracia, a realidade dos fatos é outra, fatos são fatos, propaganda é propaganda, não passa de uma mentira!
    .
    Chega, e vejo que o problema aqui é não querer ver a interpretação clara do que se diz… Não distorci nada, somente disse o que suas palavras significavam realmente.

  17. Francoorp disse:
    13/10/2011 às 13:09
    Realmente a visão maniqueísta e porque não dizer entreguista de alguns, é o que vem distorcendo algumas das discussões neste fórum.

  18. Francoorp,
    Não ha aqui “ofensas pessoais”, mas meras constatações… qnto a argumentos lógicos, os mesmos foram assassinados por sua sapiência em nome da sua postura pro – socialismo enrustida maquiavélica distorcedora dos fatos… É mais fácil provar o sexo dos anjos que fazer um comunista colocar a cabeça para fora da toca até o momento em que se sentir seguro… ai sai fazendo barulho, como tivesse realmente participado das mudanças… atitude que prova o grau de coragem desses indivíduos… Não me venha com psicologia de bancas de revista… lhe falta conhecimento na área para adentrar no mérito em questão… “Eu sirvo somente e sempre ao Brasil”… de qual Brasil vc fala… a do Foro de São Paulo, das Farc, do movimento nazista gayzista, da corrupção generalizada feita pela esquerda, das políticas socialistas de manipulação da educação e da mídia nacional?… esse Brasil, certamente não sirvo… “RETORICA DO ÓDIO” isso é instrumento revolucionário nazista, caro desconhecedor da historia… não é de minha natureza aplicar instrumentos dos quais não fui treinado para usar… se vc sabe usá-los, tente contatar o Zé Dirceu… ele foi treinado em Cuba em espionagem e contra-espionagem… vão ter muito o que conversar… “sem que seja acusado de DISTORCER AS COISAS por alguém que se acha no direito de julgar o que eu disse como distorcido…”… Ahh… vc pode julgar os outros, mas a recíproca não pode ser verdadeira… assim fazem os que estão atualmente no poder… eu ainda lembro do discurso da esquerda na oposição… hoje fazem exatamente o contrario do que apregoavam… assim parece suceder contigo, caro blogueiro… fazendo uso de uma figura de linguagem muito usada por seu ídolo Lulinha paz & amor, imaginemos que vc joga em um time X… faria sentido vc torcer para o time Y e vaiar o seu próprio time? ou vc acha que jogamos com Rússia, China, Afeganistão, Irã? parece coisa de louco o seu raciocínio… também, racionalidade não é baliza em discurso esquerdista… ou vc não se acha esquerdista?… se um dia precisar de um interprete para aferir a veracidade de um texto não vou ter como lhe pedir opinião… falta-te o básico… boa vontade em entender… saudações…

  19. .
    .
    Viu… comprovou mais uma vez o que eu disse acima, retorica do ódio e adjetivos de todo tipo… por lei eu posso ser o que quiser no Brasil, até mesmo comunista… mas sou mais verdista(PV), vejo o mundo de forma natural antropológica, sem deuses ou divindades, somente membros de uma espécie que mal saiu da caverna… e falar essas coisas ai como se um brasileiro comunista fosse a pior fecha da sociedade comprova o que eu disse sobre a sua retorica do ódio, um brasileiro pode ser o que quiser, e em democracia eu posso não concordar com ele, mas vou defender sempre o seu direito de dizer o que pensa… mas em alguns lugares por ai perseguem e censuram, e depois ainda dizem que a democracia é “TRI”… E quem é você pra julgar o meu time???? Deus não existe na Terra para colocar julgamentos sobre as formas de pensar dos homens, e nem tu és alguém para faze-lo… mas ja disse o que tinha que dizer acima… e continue servindo os teus senhores estrangeiros, pois um dia eu tenho certeza que isso vai acabar no Brasil!!

Comentários não permitidos.