FIRJAN e Rafale International unem empresas brasileiras e francesas

Nesta terça-feira, dia 11 de outubro, o Sistema FIRJAN – por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) e do Fórum Empresarial de Defesa e Segurança da Federação – promoveu o Rafale Technology Workshop.

Em parceria com as empresas do consórcio Rafale International (Dassault Aviation, SNECMA – Grupo Safran e Thales), o seminário foi mais uma etapa no aprimoramento da proposta de transferência de tecnologia para fabricação do caça Rafale, que participa do processo de escolha do governo brasileiro para a nova aeronave de combate (programa F-X2).

Work Rafale - mesa

Fotos Antonio Batalha

Cerca de 170 empresários e acadêmicos estiveram presentes e apresentaram perspectivas e possibilidades de parcerias entre empresas e entidades brasileiras e francesas. Com o título de “Rafale Technology Workshop: Oportunidades para o Rio de Janeiro”, o evento foi realizado na sede da FIRJAN e contou com apoio do Sebrae-RJ e do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

Para o diretor do CIN da FIRJAN, Amaury Temporal, foi um momento de estreitar os laços: “A proposta foi apresentar aos nossos visitantes do exterior os membros da base produtiva do Rio de Janeiro, que poderão ser atores nesta oportunidade”. Além de Temporal, Claudio Moreira, membro do Fórum de Defesa e Segurança do Sistema FIRJAN, esteve presente ao seminário.

Após as apresentações das empresas brasileiras e francesas, os empresários fortaleceram o relacionamento e trocaram informações com as 15 empresas francesas parceiras do consórcio.

Foram assinadas oito cartas de intenção que complementam ou ampliam o conjunto de acordos já firmados pelo consórcio, que se somarão às mais de 60 já protocoladas com cerca de 50 entidades e empresas brasileiras. Entre elas a brasileira Avibrás, que assinou um acordo de ampliação de parcerias com a empresa francesa MBDA dentro do programa de fabricação de mísseis para a Marinha do Brasil.

Durante o evento, também foram assinadas acordos de cooperação com instituições de ensino do Rio de Janeiro. A Escola Politécnica da UFRJ firmou parceria com a Snecma, empresa membro do consórcio Rafale, para o desenvolvimento de pesquisas e a implementação de um laboratório na UFRJ direcionado a estudos de ciências espaciais.

Work Rafale - vice-presi da Dassault Jean-Marc MerialdoJean-Marc Merialdo, diretor da Dassault Aviation no Brasil, apresentou os diferenciais do programa Rafale e comentou os planos do consórcio para a indústria brasileira: “Este seminário completa com sucesso a série de eventos planejados para 2011, que reuniram mais de 600 empresários e grandes entidades brasileiras em nome da inovação e da tecnologia de ponta na indústria aeroespacial. O seminário de hoje é mais um passo no processo único de transferência irrestrita de tecnologia proposto pela Rafale International”.

No primeiro semestre de 2011 foram realizados outros três eventos semelhantes, nas cidades de São José dos Campos, Belo Horizonte e São Bernardo do Campo.

Fonte: FIRJAN

13 Comentários

  1. .
    .
    Mais uma pra desmentir a turma da pregação ideológica do GripenNG… as Transferências de Tecnologia do Rafale serão as melhores de todos, e as próprias fabricantes se encontraram aqui com empresários para discutir a coisa, como fazer, quem fica com o que… obviamente que as Joint-Venture nascerão por todos os lados, com parcerias nos capitais das empresas e tudo mais…
    .
    Parece que a proposta do Rafale começa a se fortalecer no ambiente interno, e se brincar com as concorrências e vitorias da aeronave na Índia, Suíça, EAU e Brasil, matarão realmente a pau a concorrência…
    .
    E vem muito mais por ai… aguardem!!
    .

  2. Sem dúvidas q o rafale é a melhor opção, vc falou e disse KLM.P Ontem ,tantp p a FAB como p a n MB.E essa opção se deve a transferência de T&T, senão seriam os Su 35BM dos Rússos.Sds.

  3. o Rafale vai Levar essa… Mas nao so porque e o melhor… A parceria com a Franca tambem conta… E os submarinos ajudaram e muito…. E Com a crise berlusconi devia para de ser besta e fechar a FREEM com o Brasil se nao a italia vai piorar ainda mais

  4. Companheiro eles vão acabar nos dando de graça estes caças. Eu gostaria que fosse desenvolvido um caça nacional mais pelo que vejo vai demorar, eu ficaria com o su35, mais pelo que vejo também não teremos, vou de rafale.

  5. Pra mim só existem dois caças que são compatíveis com o Brasil, o F15 e o SU-35, que País vende sua soberania por um punhado de euros? Como diz o General Heleno: A história mostra que não existe transferência de tecnologia, pelo menos não de tecnologias sensíveis.

    Mas eles tem se esforçado,se alguém merece ganhar esse FX são os Franceses.

  6. Manoel disse:12/10/2011 às 22:24: “Companheiro eles vão acabar nos dando de graça estes caças.”… certamente caro Manoel… porque será?… algo me diz que os caças são somente uma desculpa para algo maior… ouvi dizer que pagaremos 30 ou 40 bi por um pacote mais completo de tecnologia… e não é de caças que estou falando… algo mais “explosivo”, se é que me entende… dai a preferencia pelo Rafale e a ANTAgonica frase do grande timoneiro 9 dedos que receberiamos os caças de graça… quais serão as reais intenções do grande leviatã vermelho?… investiguemos para descobrir… saudações

  7. Nunca foi nem será meu preferido,contudo ja que o SU-35 não vem que venha logo esse, pois é o unico que tem condições de lançamento de artefatos nucleares, embora não tendo que sabe um dia as escondidas faremos algumas orgivas e as colocamos no le jaquê frances.melhor vestido de xita do que com a bun… de for.

  8. “Parece que a proposta do Rafale começa a se fortalecer no ambiente interno, e se brincar com as concorrências e vitorias da aeronave na Índia, Suíça, EAU e Brasil, matarão realmente a pau a concorrência…”
    .
    Qual o seu próximo passo meu caro? sustentar que o Rafale teria “humilhado”o F-22 em combates simulados nos EAU? menos, por favor…

  9. A verdade é que o Rafale, a despeito de ser um excelente produto(provou isso na Líbia), teve suas chances irremediavelmente prejudicadas pela desastrada declaração de nosso ex-líder, guia dos povos e sol da humanidade no fatídico 07/09/2009. Entretanto, e como “nunca antes na história desse país” a culpa não é do nosso sagrado e todo poderoso ex-presidente. Trata de um complô entre oficiais reacionários da FAB, o PIG mal, feio e bobo que atenta contra o governo democrático e das massas oprimidas, e a Eliane Catanhêde….E aí lá vem forista pregando o fechamento de jornais que compactuam com o governo.
    .
    O próximo passo? talvez a criação de milícias populares que se encarregariam elas mesmas de empastelar jornais e espancar opositores em praça pública….

  10. rsrs o que o Rafale provou na Libia?Que é possivel bombardear e atirar misseis em um pais com defesa aerea pre-historica e insuficiente né.Ate nossos Tucanos fariam a festa la.Para os Rafallistas de plantão e para tambem os entusiastas de ocasião mais um baldinho de agua fria em vossas esperanças : Laurent Collet Billon declarou na comissão de defesa daAssembléia Nacional da França,que a França vem mantendo negociações com India e possibilidades na Suiça,mas quanto ao Brasil e Emirados Arabes as conversações estão paradas.Ou seja A MOSCA VAREJEIRA DE MARIGNAC continua sua saga sem fim de encontrar uma laranja podre na beira da estrada para pousar e por suas ovás rsrs NEM NA INDIA NEM AQUI NINGUEM QUEE ESTE PEPINO CADENTE A PESO DE OURO COM SERVIÇOS,MANUTENÇÃO E REPOSIÇÕES CARISSIMOS.rsrs O MANGUACEIRO tinha razão “ELES AINDA NOS DRÃO ESTE CAÇA DE GRAÇA rsrs E alem de cmprarmos esta Jaca a peso de ouro os mentirosos Franceses não repassarão sensiveis porque não lhes pertencem rsrs e os trouxas que vivem enaltecendo o EC-725 saibam que eles prometeram ao assinarem o contrato repassarem tudo e quando indagados por nossos militares disseram que sensiveis não lhes pertencem e sim a seus parceiros e que deveriamos resolvermos com eles.O EC-725 apenas agrada a QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS que nada entende de tecnologia militar e a Petrobras e empresas OFF-SHORE.Perguntem no pé do ouvido a nossos especialistas militares se eles estão 100% satisfeitos com o EC-725 que muitos de voces defendem…BRASIL O ETERNO OTARIO QUE CONDENA A SI PROPRIO VOLUNTARIAMENTE A SER ETERNO MEDIEVAL EXTRATOR DEPENDENTE DE SERVIÇOS E ENTREGUE A GANANCIA DE LOBOS……CAMPANHA 2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM SU35BM/S PARA A FAB E SU#$ PARA A MB…MORIM TÉRNIM DE TERGAL VAZA E VAI VISITAR SEU MIGUINHU JOBIM.

Comentários não permitidos.