Defesa & Geopolítica

FIRJAN e Rafale International unem empresas brasileiras e francesas

Posted by

Nesta terça-feira, dia 11 de outubro, o Sistema FIRJAN – por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) e do Fórum Empresarial de Defesa e Segurança da Federação – promoveu o Rafale Technology Workshop.

Em parceria com as empresas do consórcio Rafale International (Dassault Aviation, SNECMA – Grupo Safran e Thales), o seminário foi mais uma etapa no aprimoramento da proposta de transferência de tecnologia para fabricação do caça Rafale, que participa do processo de escolha do governo brasileiro para a nova aeronave de combate (programa F-X2).

Work Rafale - mesa

Fotos Antonio Batalha

Cerca de 170 empresários e acadêmicos estiveram presentes e apresentaram perspectivas e possibilidades de parcerias entre empresas e entidades brasileiras e francesas. Com o título de “Rafale Technology Workshop: Oportunidades para o Rio de Janeiro”, o evento foi realizado na sede da FIRJAN e contou com apoio do Sebrae-RJ e do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

Para o diretor do CIN da FIRJAN, Amaury Temporal, foi um momento de estreitar os laços: “A proposta foi apresentar aos nossos visitantes do exterior os membros da base produtiva do Rio de Janeiro, que poderão ser atores nesta oportunidade”. Além de Temporal, Claudio Moreira, membro do Fórum de Defesa e Segurança do Sistema FIRJAN, esteve presente ao seminário.

Após as apresentações das empresas brasileiras e francesas, os empresários fortaleceram o relacionamento e trocaram informações com as 15 empresas francesas parceiras do consórcio.

Foram assinadas oito cartas de intenção que complementam ou ampliam o conjunto de acordos já firmados pelo consórcio, que se somarão às mais de 60 já protocoladas com cerca de 50 entidades e empresas brasileiras. Entre elas a brasileira Avibrás, que assinou um acordo de ampliação de parcerias com a empresa francesa MBDA dentro do programa de fabricação de mísseis para a Marinha do Brasil.

Durante o evento, também foram assinadas acordos de cooperação com instituições de ensino do Rio de Janeiro. A Escola Politécnica da UFRJ firmou parceria com a Snecma, empresa membro do consórcio Rafale, para o desenvolvimento de pesquisas e a implementação de um laboratório na UFRJ direcionado a estudos de ciências espaciais.

Work Rafale - vice-presi da Dassault Jean-Marc MerialdoJean-Marc Merialdo, diretor da Dassault Aviation no Brasil, apresentou os diferenciais do programa Rafale e comentou os planos do consórcio para a indústria brasileira: “Este seminário completa com sucesso a série de eventos planejados para 2011, que reuniram mais de 600 empresários e grandes entidades brasileiras em nome da inovação e da tecnologia de ponta na indústria aeroespacial. O seminário de hoje é mais um passo no processo único de transferência irrestrita de tecnologia proposto pela Rafale International”.

No primeiro semestre de 2011 foram realizados outros três eventos semelhantes, nas cidades de São José dos Campos, Belo Horizonte e São Bernardo do Campo.

Fonte: FIRJAN

13 Comments

shared on wplocker.com