Imbel desenvolve Projeto de Barracas Modulares de Campanha

Sistema de Abrigos Temporários (SATi)

A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), empresa vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Exército Brasileiro, está desenvolvendo um Sistema de Abrigos Temporários (SATi) no Núcleo da IMBEL Gerencial, localizado em Piquete, interior do Estado de São Paulo. Para o sistema foram desenvolvidos protótipos de barracas modulares de campanha nos modelos leve, padrão e extra. O primeiro possui 20m² e os outros dois, 30m² cada um.

Os produtos do Sistema são tropicalizados, atendendo aos requisitos de confiabilidade, conforto, rusticidade, rapidez e flexibilidade de montagem e desmontagem. Outros requisitos básicos apresentados por essas barracas são conforto térmico; resistência a ventos fortes; estrutura tubular em alumínio, tornando o material a ser transportado mais leve; conexões rígidas com engates rápidos e sistemas de trancamento; tecidos técnicos com tratamento antimofo, antibactéria, que fornecem permeabilidade seletiva e proteção contra raios UV; e piso em PVC de fácil higienização. Além disso, por serem modulares, podem ser facilmente conectados em até quatro opções, oferecendo, assim, diversos ambientes diferenciados que atendam à demanda exigida de cada operação ou exercício militar.

A barraca de campanha modular extra acomoda bem até 14 militares em sacos de dormir e 10 em camas de campanha. Acondicionada em um jogo de bolsas, a barraca leva cerca de 8 minutos para ser montada e possui divisórias internas, kit elétrico e forração térmica completa. Ela está em fase final de aprovação, passando por testes de resistência à chuva, à temperatura e à umidade, e ao embarque e desembarque em viaturas e helicópteros militares.

Durante um dos testes dos protótipos, o Núcleo Gerencial da IMBEL recebeu a visita de uma comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), chefiado pelo General-de-Exército Sinclair James Mayer. Ele pôde conhecer de perto os novos modelos desenvolvidos e avaliar o sistema de montagem.

Fonte: Noticiário do Exército – Exército Brasileiro

17 Comentários

  1. Eu acho que essas barracas e tb os uniformes das FAs deveriam ser feitos com um tecido que não deixasse passar o calor, só assim se tornariam invisíveis à noite aos óculos e lentes de visão noturna, do contrário são alvos fáceis para uma simples VANT. Vamos chamar o DANDOLO para resolver isso.

  2. O material é anti-incêndio ?
    As barracas resistem a ventos de 120 km/h ?
    Possuem estrados de 15 cm de altura, em caso de enchente ?
    Está previsto para-raios ?

  3. ESperemos que depois desse esforço e com a ajuda da MP 544 de 29/09/2011 não se REPITA o que aconteceu com as fardas, em que passaram a ser importadas da China.
    Rezemos:
    SENHOR LIVRA-ME.
    Senhor transforme toda situação irreversível.
    Livra-me das incertezas.
    Livra-me das decepções.
    Livra-me das frustrações.
    Senhor converta toda condição irrealizável.
    Livra-me das amarguras.
    Livra-me das mágoas.
    SENHOR TRANSFORMA.
    sds

  4. Panzertruppe, acredito que forração térmica completa se refira a capacidade de absorver o calor externo propiciando um bom e arejado ambiente interno, não acredito em camuflagem para lentes de visão noturna que se baseiam no calor emanado pelo corpo ou qualquer outra fonte.

  5. E´ incrivel as FA desse pais só se dedicam a futilidades……enquanto outros paises desenvolvem misseis, satelites, bombas nucleares, aqui é só paçoca de amendoim, pao de queijo mineiro, aguardente artesanal……..é vergonhoso.

  6. .
    .
    Eu gostei, meio simples demais, mas gostei sim… Pra soldados dormirem e ficarem protegidos dos elementos está bom demais!!
    .
    Certo que faltam ainda todos os sistemas acessórios de acampamentos militares, e todos modulares, como eletricidade, água potável, banheiros e tudo mais… hoje em dia a empresa principal nisso tudo é a Karcher alemã, basta abrir alguns de seus PDF’s no sitio MILITAR da empresa para ver que o nível de sistemas para acampamentos militares deles é superior ao nosso…DEVEMOS COMPRAR E COPIAR TUDO, E DEPOIS A IMBEL DEVE FAZER MELHOR..
    .
    http://www.karcher-futuretech.com/futuretech-es/Products.htm
    .
    Tudo em conteiners rebocáveis, e barracas praticamente automatizadas com ar condicionado, sistemas eletricos, banheiros com duchas e lavanderias de uniformes automáticos, etc… da uma olhada pra ver que temos muito o que melhorar ainda… copiar e criar ainda…
    .
    Valeu!!

  7. Realmente, o material tem que resistir aos ventos e também os suportes tem que se manter fixados no chão caso ocorram ventos fortes, e um pára-raio portátil pra encaixar e aterrar ali na hora não seria nada mal.



  8. legal quanto maior a “oca” mais gente morre junto…

    prefiro ficar longe de “ocas-mãe”…rsrsrsrs

    durmo no mato (cercado de mina anti-pessoal..rsrs) … boi de piranha nas tendas..rsrsrs

Comentários não permitidos.