Força Aérea do Chile adquire sistema de mísseis superfície-ar NASAMS

NASAMS-II

Durante a visita do ministro da Defesa do Chile, Andrés Allamand, à Noruega no final de setembro, a imprensa norueguesa confirmou que o Chile adquiriu sistemas de defesa antiaérea NASAMS.

Desde 2002, os militares chilenos estavam buscando um sistema desse tipo, sendo que em 2003, a então ministra da Defesa do Chile, Michelle Bachelet, reafirmava o interesse sobre o NASAMS durante sua visita àquele país europeu.

Fontes classificadas dão conta que o contrato já foi firmado e que o NASAMS será usado pela Força Aérea do Chile (FACh) para proteger suas bases aéreas.

O Norwegian Advanced Surface to Air Missile System (NASAMS) foi desenvolvido pela Kongsberg Defence Systems com base no míssil ar-ar estadunidense AMRAAM. Esse sistema possui capacidade de agir contra alvos múltiplos simultaneamente. Seu alcance útil é da ordem de 30 quilômetros e podem alcançar aeronaves voando a 21 mil metros de altitude.

O NASAMS, sistema que já encontra-se em serviço regular nas Forças Armadas da Noruega, Espanha, Holanda e Estados Unidos, deverá ocupar uma lacuna existente no sistema de defesa aérea da FACh. Os Grupos de Artilharia de Defesa Aérea da chilenos empregam atualmente sistemas de mísseis superfície-ar de origem francesa MBDA Samantha/Mistral/Mygale montados sobre viaturas de fabricação brasileira Mercedes Benz MB 1418 LAK, francesas ACMAT VLRA e alemãs Unimog 1300 L, bem como unidades de fogo ASPIC montadas sobre veículos 4×4 Peugeot P4 e radares TRS2620 Gerfaut. Adicionalmente, emprega-se amplamente a versão Man-Portable Air-Defense Systems (MANPADS) do Mistral.

Os sistemas de mísseis citados anteriormente são complementados por canhões de 35 mm Oërlikon GDF-007 carregados com munições AHEAD assistidos por gerenciadores de tiro Rheinmetall Air Defence AG  Skyguard, além de sistemas rebocados estadunidenses M-167 de 20 mm e autopropulsados M-163A1 apoiados por radares israelenses ELTA EL/M-2106 montados sobre veículos M-113.

Fonte: Tecnlogia & Defesa

39 Comentários

  1. .
    .
    POW mas o Chile não para mesmo hein… são navios, SAM, Blindados…
    .
    Meus parabéns aos chilenos que tem um governo que se preocupa com defesa nacional diferente daqui!!
    .
    Valeu!!

  2. .
    .
    Nesse video abaixo diz que o Chile queria comprar em 2011 uma navio de desembarque estratégico, e relatou ainda as propostas, entre as quais o Froude era uma delas… e vimos que acabaram comprando ele… tem mais uma proposta para esse ano ou ano que vem, de comprar 12 unidades do F-15 para fazer parceria HI-Lo com os F-16… vendo as coisas como são no Chile seria possível…
    :
    http://youtu.be/EBZEzerzJvY
    .
    Valeu!!

  3. É ótimo a compra desses modernos armamentos pelo Chile…

    Pois assim fica mais ridícula e patética a nossa própria
    situação bélica, com nossas FAs de mentirinha.

    Por favor Chile se arme mais e mais. E se possível com 50 submarinos e 400 caças todos de avançada tecnologia.

    Os verdadeiros brasileiros agradecem.

  4. enquanto isso no brasil os governadores e seuss partidos inuteis brigam paraa ver quem vai papar os royalties do presal

  5. Acredito que o ASTROS 2020 equipado com mísseis superfície-ar , poderiam fazer o mesmo serviço , ou , melhor !

    Basta empenho do governo !

    É uma pena que o Brasil esteja vendido e com as calças arriadas e apesar do tamanho do nosso país e das nossas riquezas e potenciais , ainda estejamos usando baterias de artilharia anti-aérea que não usam mísseis e sim , projéteis !

    É ridículo ver aqueles soldados parecendo o John Wayne sentados num banquinho atirando contra caças de última geração !

    Dá uma olhada nisso :

    http://www.cmne.eb.mil.br/noticiascmne/2007_tiro_14biaaa.html

  6. Esse video do Francoorp abriu meus olhos,sabia que o chile estava bem em matéria de defesa mais não imaginava o quanto.

    Gosto do F-15,é uma verdadeira ave de rapina,se o chile comprar,na minha opnião ganha a superioridade aérea na AS, mesmo com os Su-30 e eventual FX.

    Parabens ao Chile, e, que vergonha Brasil.

  7. Realmente muito bom para o Chile, apesar de 30 Km ser um alcançe pequeno e que qualquer caça bem armado pode facilmente destruir antes de ser engajado, uma lição para o Brasil. Só discordo da afirmação que o Chile usa seus royaltes para tecnologia militar, na realidade é tudo compra de prateleira , se o Brasil pegasse o dinheiro da compra dos Scorpenes com TT daria para comprar tudo o que o Chile comprou nos últimos anos e ainda sobraria algum dindim.Abcs.

  8. Bosco! Homem do tecnicismo! Ímpar nas exposições! Heheh
    Se puder e/ou souber! Cadê o míssil brasileiro superfície-ar?! Que tanto o Brasil precisa? Não estávamos a projetar um? Por que ficou de ultima hora se é tão importante já que qualquer guerra atual começa pelo ar? =0

  9. Só tem um problema, que saiba, até agora os misseis para os F-16, não foram entregues pelos EUA. Quanto o sistema de defesa anti-aérea é otimo para defesa de curto alcance, mas se o vant ou avião disparar acima dos 30 km, fora do alcance, portanto, já era o sistema de defesa, deveriam ter este e outro para 300 Km, alias, pelo menos eles tem, e nós nada, infelizmente.

  10. Bom missel…. Os americansos tem Bons misseis deviamos ajuda-los da crise comprando varios deles mais barato…. E quando digo varios…. Sao varios…. Gastar 1Bilhao em Misseis…. E poderiam vir alguns intercontinentais carregando ogivas nucleares neh…. caso o Irã tentar algo contra nós… Seria otimo negociar com os Americanos

  11. Diarum,
    Infelizmente não sei de nenhum programa concreto sobre mísseis antiaéreos brasileiros. Só o que todo mundo sabe, que estaríamos desenvolvendo uma versão do Igla e um míssil de médio alcance.
    Ferreira,
    Um país não pode subsistir só com mísseis de grande alcance/altitude.
    Um sistema de míssil não exclui os outros.
    Mesmo o poderoso S-400 não seria nada sem o Buk, o Tunguska, o Pantsir, o Tor, o Igla, etc.
    Cada sistema tem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas, cada um cobrindo o outro de forma integrada.
    No caso, os Chilenos não possuem um míssil de grande altitude, mas usam para dominar essa região do espaço aéreo sua aviação de caça.

  12. Tudo bem, meus parabéns , etc e tal, mas o Chile tá fabricando o que? pesquisando o que?
    Tudo o que eles compram é caro , quebra, tem manutenção e fica depedente dos outros, isso não é bom, graças a Deus o Brasil tem uma visão buscar cumprimento completo do SETE DE SETEMBRO BÉLICO.

  13. Mais uma vez o Chile amplia sua vantagem na América do Sul. Agora o que eles temem tanto, ao Peru ou a Argentina? Precisam tanto para proteger suas minas de cobre e os vinhedos???? Não seria mais importante atender as reinvidicações dos estudantes por melhor ensimo? A se pensar. Acredito que esta é a última onda de compra de porte por parte do Chile. Parabéns de qualquer forma.

  14. É o mestre Bosco. he, he,…..
    Que deu ilumine a Nação Chilena e que contiue a adquirir e modernizar seu material bélico e venha suplantar as Nossas F.A., o mesmo para Venezuela que se arme até os dentes, ai QUEM SABE o governo da Dona Dilma e DO Sr. Diplomata vai deixar de falar que AS AQUISIÇÕES DAS NOSSAS F.A. ESTÃO SUBORDINAS AS OSCILAÇÕES DE NOSSA BALANÇA COMERCIAL E DA ECONOMIA MUNDIAL, JUSTO PARA UMA FORÇA QUE ESTA DEFASADA EM TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS.
    VIVA O CHILE VIVA A VENEZUELA.
    enquando isso vamos vivendo da esperança de que um dia ” tudo vai mudar “.
    Se você pensa que vai
    Fazer de mim
    O que faz com todo mundo
    Que te ama
    Acho bom saber
    Que prá ficar comigo
    Vai ter que mudar…

    Daqui prá frente
    Tudo vai ser diferente
    Você tem que aprender
    A ser gente
    Seu orgulho não vale
    Nada! Nada!…

    SDS

  15. Notaram a diferença de um país Sul Americano sério e outro que vive pensando em futebol??? Só posso dar os parabéns ao Chile!!
    .
    O Brasil continua desarmado sem NENHUMA defesa anti-aérea.
    Sem mais.

  16. Alguém sabe dizer como anda o processo do EB para a compra de sistemas anti-aéreos ?? Li a reportagem que estes seriam adquiridos por causa da copa, mas depois não achei mais nada…
    Quanto a desenvolver, acho que deveríamos desenvolver um sistema de curto alcance baseado no saber 60 e nos piranha, para depois utilizar este conhecimento para algo de maior alcance, talvez utilizando o Astros 2020 como plataforma.

  17. Um exemplo pra UM TAL DE BRASIL!
    Bases aéreas e instalações importantes completamente desprotegidas, que ridiculo!! E temos trecnologia pra produzir, ou então a SAAB que a cada dia pede pra se tornar brasileira, tem um sistema anti-aéreo próprio moderno e novo.

  18. coitado do chile,compra sem tranferencia de tecnologia e tudo prateleira,nao desenvolve industria nacional e fica a merçe da manutençao estrangeira,

  19. Mais um ponto pro Chile, pelo menos eles estão focado em sua defesa territorial e nacional; nós estamos ainda pensando no que vamos fazer e se encontramos dinheiro no orçamento para fazer!Assim não dá!Temos que ter um fundo permanente pra defesa e que seja usado exclusivamente pra esse fim, e que, parte minima dele seja usado com pessoal; só pra equipamentos, tecnologia e cientista de ponta é claro, senão vira cabide de emprego, como sempre no Brasil tudo perde seu rumo!Diante da premente necessidade do Brasil e dos tambores de guerras tocando mundo afora, estamos retardados na consecução de um plano de defesa nacional, voce não pode só pensar setorialmente nesse campo, tem que pensar em todo o contexto, ou seja, na defesa área, terrestre e naval, e também espacial!Apesar da evidente caminhada do mundo pra guerra estamos em compasso de espera, infelizmente!

  20. Bosco. É! Acho que é este aqui! http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/missil_msa1.htm
    E no cronograma da mectron: http://www.aereo.jor.br/2009/09/28/cronograma-dos-projetos-da-mectron/ tem nenhum míssil superficie-ar também. =0
    O Brasil tem capacidade para fazer mísseis sim. Olhem este exocet nacionalizado: http://www.naval.com.br/blog/2011/04/13/na-laad-2011-exocet-nacionalizado/
    tomara que o cronograma da mectron se cumpra.
    Eih! Imaginem quando o Chile comprar o caça Typhoon hein? Acho ele ideal para lá. Aí a força aérea vai ficar perfeita.

  21. Nunca ví tanta dor-de-cotovelo, quanta choradeira.
    Nos últimos anos vem se fazendo muito mais pelas FA
    do que na época da ditadura. Tem que se levar em conta
    que a crise global de 2008 ainda se arrasta, a Europa e os EUA ainda estão mergulhados nela; e ainda assim o prosub está em andamento, o FX-2, que muitos dizem estar enterrado, sairá no ano que vem.
    Compras de plateleira não se compara ao plano que está em andamento para as FA, ainda que devagar.
    Nunca fui presidente do Brasil, mas creio que não há somente a Defesa para se preocupar.
    Um passo de cada vez, como diz o ditado.

  22. E o brasil vai de quê?? ahahaha vamos de uma dúzia de Igla, obs* lá pra 2020 montados no brasil uhull ahahahahahha
    .
    Aliás vamos ser racionais, sério, sistema anti-aéreo pra quê?? não temos nada valioso em nossas bases pra defender….a é temos o GTE viche esqueci do GTE, meu, como a fab pode ser irresponsável ao ponto de de não por defesa AA por GTE ¬¬
    .
    Quem sabe lá pra 2030 sai a versão R-Darter AA ai a gente compra ou fabrica com 30% nacional lol.

  23. Venezuela e Chile são países que demonstram excelência em se tratando de material de defesa para seus respectivos países.

    Eu não fico sossegado enquanto o Brasil não adquirir um sistema anti-aéreo de respeito para proteger pontos sensíveis do nosso país de um eventual ataque aéreo aliado.

  24. Olha… parabens ao Chile pela compra… mas tb as pessoas tem q saber q o Brasil saiu da linha de comprar tudo de prateleira… o foco agora é na industria de defesa….. Oq o Chile fabrica ?????????? Daqui a pouco nós vamos poder fabricar submarinos, misseis etc…. o Chile, com essas compras, só fica mais sujeito às pressões externas

  25. Não sei porque o EB se preocupa tão com defesas antiaéreas, um exército do tamanho do nosso, com tantos blindados e possuindo apenas MANPADS para proteger sua força terrestre.

  26. Sim,compraram de prateleira mas normalmente é assim que se faz, essa história de TT só ilude por essas terras,sou um país emergente não tenho tecnologia, mas como tenho dinheiro vou comprar o que outros demoraram décadas para criar,simples assim.
    Acho que a palavra cooperação tecnológica seria melhor empregada do que “transferência”, ninguém vende tecnologia de ponta principalmente militar,acredito em aprendizado conjunto,ao exemplo do KF-X,se fecharmos, aprenderíamos e também erraríamos com os turcos e coreanos,ou partindo de um fabricante com mais experiencia como a Russia com seu PAK-FA.

    Pesquisa,pesquisa e mais pesquisa.

    Mas,é somente a minha opinião.

  27. Qualquer sistema de defesa area moderno ja estaria bom pra comecar.

    Infelismente nao temos nada.

    Repito: NADA! NADA! NADA!

Comentários não permitidos.