Transformação do Exército

Reunião Extraordinária do Alto Comando do Exército

Brasília – A partir da percepção da necessidade de se transformar o Exército Brasileiro da Era Industrial para a Era do Conhecimento, fez-se mister um planejamento que determinasse um conjunto de ações estratégicas que conduzirão esta Transformação – um Projeto de Força. Coerente com esta premissa, o Projeto estabelecerá as bases para a Transformação do Exército Brasileiro, constituindo-se no seu principal projeto integrador.

Assim, no dia 3 de outubro, na Reunião Extraordinária do Alto Comando do Exército (ACE), realizada no Comando de Operações Terrestres, foi apresentada, pelo Estado-Maior do Exército, a concepção do Exército Brasileiro para 2030.

Projeto de Força do Exército Brasileiro

Fonte Noticiário do Exército

http://www.exercito.gov.br/image/journal/article?img_id=1048763&t=1318271109255

O processo de Transformação do Exército tem sua origem no diagnóstico de que o Exército Brasileiro não dispõe de capacidades compatíveis com a rápida evolução da estatura político estratégica do Brasil, que caminha, rapidamente, para ocupar a condição de potência mundial. Percebeu-se que a modernização da Força Terrestre era incipiente e que a atual conjuntura demandava um processo bem mais amplo de mudança: a Transformação. Trata-se, portanto, de um processo que pretende conduzir o Exército ao patamar de força armada de país desenvolvido e ator mundial, capaz de se fazer presente, com a prontidão necessária, em qualquer ponto da área de interesse estratégico do Brasil.
A partir da percepção da necessidade de se transformar o Exército Brasileiro da Era Industrial para a Era do Conhecimento, fez-se mister um planejamento que determinasse um conjunto de ações estratégicas que conduziram esta Transformação – um Projeto de Força (PROFORÇA). Coerente com esta premissa, o PROFORÇA estabelecerá as bases para a Transformação do Exército Brasileiro, constituindo-se no seu principal projeto integrador.

O PROFORÇA apresentará a concepção do Exército Brasileiro para os marcos temporais de 2015, 2022 e 2030, orientando o processo de Transformação.

O ano de 2010 marcou o início da Transformação do Exército. O trabalho está orientado para a elaboração de um diagnóstico e na preparação para a implantação da Transformação. Os 7 vetores de transformação selecionados – Doutrina, Logística, Preparo & Emprego, Educação & Cultura, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Corrente & Estratégica e de Ciência & Tecnologia – orientados pelo PROFORÇA, apresentarão as propostas decorrentes que permitam a experimentação e implantação, a partir de 2012, do Processo de Transformação do Exército Brasileiro.

Saiba mais sobre a Transformação do Exército em:

  • Manual de Transformação – 2ª edição – Clique aqui para baixar os documentos em formato PDF, nas versões português e espanhol.
  • Portaria Nº 075-EME, 10 de junho de 2010, que aprova a Diretriz para Implantação do Processo de Transformação do Exército Brasileiro

Fonte: Resenha CCOMSEX

28 Comentários

  1. O que me chama a atenção no nosso Exercito é a adequação da mentalidade e a versatilidade.O Exercito tem a humildade de reconhecer deficiencias e defasagens e buscar evolução.Essa é a mentalidade de uma essencial força surgida no seio do povo e não formada por necessidade….BRASIL ACIMA DE TUDO.LIBERDADE ( E PARA MIM ATE MESMO DE DEUS POIS SE VIER DESTRUIR-NOS EU O COMBATEREI ).

  2. Espero que na doutrina eles pensem nos seguintes problemas a serem resolvidos.
    -Taticas para enfrentar inimigos com superioridade aérea.
    -Formação de combatentes que possam lutar sem ordem de um orgão central. Se não existe um cabeça ela não pode ser cortada.
    -atuar em condiçoes de transparencia total (no Brasil parece que tudo é grampeado ou existe um informante em quase todos os niveis das força armadas e governo.

  3. Esse corte de verbas e um crime contra a nação…quem faz isso tem de ser processado e perder o cargoe ir p a cadeia…Temos de acabar c o senado, ter só um terço de deputados federais em td os estados e municipios do BRASIL…td vai melhorar após isso. sds.

  4. Como eu disse: ” PRESIDENTE ” e NÃO ” presidentA ” educação em 1 lugar conserta ai deboston na moral se não queima seu filme. isso vale para os que escrevem daquele jeito.

  5. Conversa é fácil… eu quero saber é de bilhões e bilhões de reais confirmados para para as FAs.

    Cada vez surgem mais projetos, projetos e mais projetos… mas 2011(mais um ano em nossas vidas) já está no fim e a inheca de Brasília propinoduto continua igual.

    A grande notícia para o Brasil, que verdadeiramente dará poder de dissuasão as nossas FAs e soberania nacional, será a posse de ICBMs (convencionais ou nucleares tanto faz).

    No mais é só conversa para boi dormir.

    Sem ICBMs, em 2030, continuaremos tento FAs de mentirinha.

    Podem enrolar alguns, mas todo mundo não.

    Enquanto as casas dos predadores não poderem serem atingidas, como a nossa pode ser, continuaremos apenas a nos enganar em termos de nossa possível segurança.

  6. Não acredito que o Exército irá evoluir adequadamente em mentalidade. A razão é muito simples: A Força não é dotado de pessoas criativas e intuitivas. A seleção de pessoal não priorizou / prioriza esses aspectos tão importantes para quebrarmos os velhos paradigmas científicos (desaprender, para depois reaprender).

  7. Esse planejamento tem que fazer parte de um ciclo permanente de atualizações da administração do Exército.
    De tempos em tempos, tem-se que fazer novo planejamento estratégico, à luz da evolução das coisas.
    É assim na vida, é assim nas empresas, tem que ser assim nas instituições.
    Capa Preta, o bordão “prá ontem” é do Carlos Argus.
    Tás devendo $ para ele, pelo uso.

  8. fico muito feliz com essa notícia! Espero que realmente saia do papel e do discurso para a realidade. As nossas forças armadas estão muito defasadas em equipamentos, isso tem que mudar rápido!

  9. Parece que o longo prazo é praxe nesse pais no que se refere a Forças Armadas…Tudo é pra 2025 pra 2030…brincadeira.

  10. Vou absorvendo tudo.
    Comendo a miséria que fica no canto.
    O desânimo não é minha virtude.
    Tomo decisão, planejo.
    Cumpro o meu papel.
    Gostaria que alguém compreendesse minha tristeza.
    Eu não estou fazendo merda.
    Estou transformando merda em adubo.
    Eu já tenho um amor.
    Eu já tenho o meu filme.
    E nele sou ator.
    Se é principal ou não, pouco importa.
    Meu amor é incondicional.
    Sou intolerante.
    Você me entende?
    Não, então vai para casa da letra P.
    SDS

  11. Cal
    É mesmo as Fas é péssima em comunicação social por isso é que parece ser tudo as escondidas e o povo não liga para a segurança nacional, o que é um erro que leva a receber nunhuma importancia e verba.
    As Fas tem de saber se comunicar com o povo que ela protege.

  12. O exercito também terá seu centro de pequisas e tecnologia no empreendimento baixo:

    ————————————-
    O Vale do Silício da Unicamp
    ———————————–
    Enviado por luisnassif, qua, 12/10/2011 – 07:00
    .
    Por Diego M
    .
    A Unicamp faz mais de 10 anos que vem investindo em um parque tecnológico quer será lançado ao lado do Campus de Barão Geraldo de Campinas. Todas empresas instaladas no campus vao fazer pesquisa em conjunto com professores e alunos da Unicamp. A primeira empresa a instalar o laboratório será a Cameron. Esse campus tecnológico é parte de um parque tecnológico maior lançado pela Ciatec com 8 milhoes de metros quadrados da prefeitura de Campinas que une o CPqD, Sincontron, o Centro de Pesquisa Von Braun e o Instituto Eldorado.
    .
    E agora se prepara para receber os centros de pesquisa e tecnologico da Natura, Cargil, Santander, Itau-Unibanco, Exército e HP.
    .
    Estima-se que o novo Polo ira gerar mais de 20 mil empregos. Faz tempo que a Unicamp estimula os alunos a lançarem empresas tecnológica com uma incubadora de base tecnologico, uma incubadora de softwares , aulas de empreendedorismo( com participação de alunos formados), cursos de inovação, concurso para novas idéias de transferencia de tecnologia, prêmio para professores inventores de novas tecnologias e um fundo de capital-semente lançado por ex-alunos da Universidade.
    .
    os parques tecnológicos da prefeitura estão praticamente esgotados e agora foi lançado um terceiro parque. Atualmente a Unicamp é a universidade com maior número de patentes registradas no Brasil e já foram criadas mais de 200 empresas a a partir de ex-alunos e muitos deles hoje estão envolvidos em diversos projetos de inovação da Universidade.
    .
    A Unicamp é hoje referência em inovação e é exemplo em parceria com empresas e poder público. Pena que esse exemplo de parceria Universidade-Sociedade só é divulgado na região de Campinas e quase não aparece na mídia da cidade de São Paulo.

  13. 1maluquinho, se não tiver nada para escrever, não escreve, desafiar Deus não é uma atitude sábia, para de escrever besteira.

  14. concordo com o Carlos Augusto,sou assíduo leitor do PLANO BRASIL e dos comentarios,não opino nos comentários para não opinar besteiras porque vejo que dos que muito opinam,opinam porque dominam o conhecimento e clareza do assunto,mas escrever certas besteiras desafiando o CRIADOR é falta de SABEDORIA.

  15. Dá até dó dos nossos bravos soldados!Mantendo a convicção e certeza quando a paisagem é de pleno deserto!Acho que já falei aqui o que penso sobre os nosso lideres nesse contexto: penso que enqto a geração que se sente vitima dos militares estiverem governando não se terá o aparato de defesa que os nossos soldados merecem e cobiçam! Porque simplesmente eles os governante, (e essa gde Laranja colocada na ante sala do palácio do planalto), não farão nada de grandioso nesse campo para não alimentar cobra que pode mordê-los amanhã, eles temem novo golpe amanhã com as forças armadas forte, porque isso ainda está impregnado em nossa cultura, muito se deve a mentalidae dos militares de se acharem uma sociedade a parte, por isso são tratados como “párias” pelos governantes e todo o alto escalão civil, é simples humilhação consciente!O lula aderiu ao Prosub por causa do pré sal, ele estava encantado!

  16. Infelizmente apesar das intenções dos militares de transformar nossas FA e eleva-las ao um nível superior, essas decisões ainda cabem aos nossos políticos que Nao vêem isso como prioridade. Inclusive temos o próprio povo que acreditando na palavra de nossos governantes deixam a defesa em segundo plano pois sao levados a crer que um investimento maior nas FA poderia por em risco outros projetos sociais. Enfim, tudo gira em torno da manipulação desses políticos sobre o que realmente lhes interessa, e Nao o melhor ao pais.

  17. Concordo com ViventBR,temos que ter ICBMs,porque aí sim,eles saberão que temos condições de atingi-los onde se esconderam e que poderemos em retaliação reduzi-los a pó.Letalidade significa nesse caso respeito por parte dos inimigos.

  18. um Exército moderno praticamente eliminou de seus quadros o alistamento obrigatório ( soldados conscritos.).
    Não há como investir tempo,dinheiro & conhecimento em um soldado que depois de seu tempo de serviço militar , será desligado dos quadros da corporação .
    Só com soldados profissionais , que poderemos ter um Exército moderno e eficiente .
    proponho pra ” ontem ” o fim do serviço militar obrigatório , ( carreira militar , só pra quem deseja ser militar.)

  19. CARLOS AUGUSTO meu caro sabio pra mim na defesa da minha patria é combater a todos que veirem destrui-la e isso inclui ate extra-terrestre ou meu Deus pois para mim o Brasil esta acima de tudo inclusive dele.

  20. pelo ao menos o soldado da foto nao tem em maos um Fal Modelo 73 com 2 metros de comprimento. Parece mais um Imbel, nao sei o modelo.

  21. Vamos ver: Cliquei “Enviar Comentario” e volto daqui a pouco. Vou ao banheiro e depois retorno pra ver se ja postou essa babaquice..rsrsrs.. tem que ser o web site mais demorado

  22. Correm atrás das armas de plástico agora! Cambada >0
    http://pt.wikipedia.org/wiki/LAPA_FA-03
    “Os membros das forças armadas que testaram o FA-03 e outras armas da LAPA nos anos 80 descartaram todas elas com a justificativa de que elas se pareciam com brinquedo (por conta do plástico e o design) e pelo baixo peso (todas as armas da LAPA eram feitas com o sistema de proteção em plástico, que apesar de diminuir o peso da arma, não afetava seu controle em fogo automático).”

Comentários não permitidos.