O Vega está mais próximo

http://www.asi.it/files/images/vega-inclinato-340x238_0.jpgOs primeiros componentes do novo foguetão ligeiro europeu Vega deixaram Itália e estão agora em trânsito até à Guiana Francesa onde serão montados. O primeiro voo de um lançador Vega mantém assim o prazo inicial de janeiro de 2012. Os componentes fabricados em Itália foram os motores Zefiro-9 e Zefiro-23, assim como o quarto andar do Vega e foram embarcados no navio MN Colibri que a Arianespace usa geralmente para este tipo de transportes.

Quando chegarem a Kourou estes componentes, assim como outros construídos na Holanda, França e Suíça serão reunidos com o primeiro andar do foguetão, com o seu motor de propelente sólido P80, também ele originalmente construído em Itália. No total, o Vega terá três andares, todos com sistemas de propulsão sólidos fabricados em Itália. Sobre eles estará o “AVUM” ou “Attitude & Vernier Upper Module” e, sobre este, o contentor da carga útil, a qual neste lançamento de janeiro de 2012 será o satélite LARES e nove micro-satélites CubeSat de várias universidades europeias.

O foguetão Vega foi concebido para cargas de até um único satélite e até seis micro-satélites. A carga útil do Vega oscilará entre os 300 até aos 2500 kg, sendo capaz de colocar numa órbita polar de 700 km de altitude satélites com até 1500 kg.

Fonte: Quintus

1 Comentário

Comentários não permitidos.