Os primeiros componentes do novo foguetão ligeiro europeu Vega deixaram Itália e estão agora em trânsito até à Guiana Francesa onde serão montados. O primeiro voo de um lançador Vega mantém assim o prazo inicial de janeiro de 2012. Os componentes fabricados em Itália foram os motores Zefiro-9 e Zefiro-23, assim como o quarto andar do Vega e foram embarcados no navio MN Colibri que a Arianespace usa geralmente para este tipo de transportes.
Quando chegarem a Kourou estes componentes, assim como outros construídos na Holanda, França e Suíça serão reunidos com o primeiro andar do foguetão, com o seu motor de propelente sólido P80, também ele originalmente construído em Itália. No total, o Vega terá três andares, todos com sistemas de propulsão sólidos fabricados em Itália. Sobre eles estará o “AVUM” ou “Attitude & Vernier Upper Module” e, sobre este, o contentor da carga útil, a qual neste lançamento de janeiro de 2012 será o satélite LARES e nove micro-satélites CubeSat de várias universidades europeias.
O foguetão Vega foi concebido para cargas de até um único satélite e até seis micro-satélites. A carga útil do Vega oscilará entre os 300 até aos 2500 kg, sendo capaz de colocar numa órbita polar de 700 km de altitude satélites com até 1500 kg.
Vamos ver quantos falharam!