China pede reunificação com Taiwan

Comemorações deste domingo do centenário da Revolução de 1911

Presidente da China, Hu Jintao

O presidente da China, Hu Jintao, pediu a reunificação pacífica da China com Taiwan durante as comemorações deste domingo por causa do centenário da Revolução de 1911 que acabou com a queda do império manchu, a última dinastia chinesa.

“Deveríamos pôr fim aos antagonismos em ambos os lados do estreito (de Formosa), curar as feridas do passado e trabalhar juntos para conseguir o grande rejuvenescimento da nação chinesa”, disse Hu, em declarações publicadas pela agência estatal de notícias “Xinhua”.

O conceito de “rejuvenescimento da China foi cunhado por Sun Yat-sen e outros pioneiros da Revolução de 1911, e deve ser a aspiração comum de todos os compatriotas em ambos os lados do estreito de Taiwan”, disse Hu.

Taiwan, separada da China em 1949 após os nacionalistas do partido Kuomintang perderem a guerra civil contra os comunistas de Mao Tse-tung, comemora também o aniversário da rebelião de Wuhan, início da República da China, que se estabeleceu em 1º de janeiro de 1912 no país asiático e depois foi transferido para a ilha ao final da guerra.

A Revolução de 1911 teve começo em 10 de outubro, com o levante armado que pôs fim à dinastia Qing (1644-1911) e com ela a dois mil anos de regime imperial, o que culminou com a criação do primeiro governo republicano na Ásia.

Fonte: Folha

30 Comentários

  1. Essa super ditadura chinesa tem cada papo furado!! “Rejuvenescimento”, ou seja, manutenção de altarquia armada, se Taiwan ceder estão ferrados.

  2. Dinastia Manchu?? Durante a tal “dinastia” os chineses foram escravos dos manchurios por 400 anos, ou seja, não se trata de uma dinastia da história deles, mas da história dos manchues em que os Hans foram colonizados pelos manchúrios que são originários da manchúria e são um povo totalmente diferente dele. A história que os chineses modernos reclamam como sendo deles, e que dizem ser de 5000 anos, é uma colcha de retalhos de história de outras diversas etnias que dominaram o região. A grande pergunta que se faz hoje é quem são os chineses? Os Han? os mongois? os manchurios? Para os atuais chineses tudo é deles e para evitar maiores complicações com essa hitória resolveram afirmar que todos os asiáticos são originários deles logo tudo por lá lhes pertence legitimamente … Patético …

  3. Tem hora que vejo pessoas que nada entendem de relações internacionais e história. O pleito Chinês é tão legítimo em relação a Taiwan quanto o pleito do povo Porto Riquenho de sair das barbas dos Yankees como estado associado.
    Os separatista é que foram se alojar em Taiwan, não o contrário. Hong Kong, reunificou, e aí? Nada de mais.
    Os Chinos conseguiram aquilo que as democracias ocidentais não conseguiram. O capitalismno tem demonstrado seus sinais de falência e as teses neoliberais dobre o papel do Estado. Olha o Estado chinês e compare.

  4. A velha tática, dividir para conquistar. Os ocidentais dividiram a China para conquistá-la, porém, não deu muito certo.

  5. Os EUA hoje são um tigre de papel (como diria mao zedong).
    Quando um rei sai outro reina em seu lugar. CURVEM-SE !!!

  6. Pelo menos eles começaram falando em “reunificação”. O duro vai ser quando eles mudarem o discurso para “anexação”.
    Para isto dar certo, devemos ver como está hoje a unificação de Hong Kong ao governo chinês: o que deu certo, o que se perdeu, etc. Unificação de culturas diferentes é sempre muito complicado. Olhemos o exemplo das duas Alemanhas.

  7. Adriano disse:
    09/10/2011 às 15:14

    Essa super ditadura chinesa tem cada papo furado!! “Rejuvenescimento”, ou seja, manutenção de altarquia armada, se Taiwan ceder estão ferrados.

    >>>> Não é uma ditadura é uma dinastia isso que dizer que cada politico que esta sentado representa uma uma parte da China continental não existe uma china existe duaschinas .<<<<>>O poder militar de taiwan não dar nem pra começa na china fora isso não sei se você sabe taiwan baixa a cabeça pra china <<<<<<<

    [A china que existe hoje não é a mesma china dos imperadores mais a china de Mao Tsé-Tung.]

  8. A China quer paz e ai daquele que interferir, pois se a China acordar seus inimigos tremerão, já dizia Napoleão.

  9. Declarações de Índia apoiando Afeganistão, Paquistão encarando EUA, Royal ameaçando Argentina, China travada com Taiwan e japão, EUA e rússia disputando Ártico, Oriente médio daquele jeito, Coréia do Norte louquinha pra plantar cogumelo.
    Sabe? Eu acho que estamos sendo envolvidos em um grande jogo maquiavélico, o objetivo(?) quem sabe uma gigantesca guerra, diminuição da população, implantação por via traumática da nova ordem mundial, refazer o mapa político…
    Quem sabe responda.

  10. O mundo está caminhando para dias catastróficos, mais dia menos dia a China acaba abocanhando Taiwan e eu não creio que os EUA farão muita coisa, lutar no Afeganistão contra rebeldes maltrapilhos e mortos de fome ou lutar contra iraquianos que mal o tinham o que comer é diferente de lutar com um exército de mais de 2milhões de homens e cujo país possui armas nucleares, o Brasil brinca com sua soberania e suas riquezas com um exército de pouco mais de 300.000 homens cujas armas obsoletas muito pouco ajudarão caso nossa soberania seja ameaçada, o grande mal desse país chama-se corrupção e educação precária.

  11. “Quando a China despertar, o mundo tremerá”. (Napoleão Bonaparte)

    Napoleão sabia do que estava falando. Tio Sam que se cuide.

  12. Os EUA quebrados? Talvez um pouco mais fracos mas muuuuito longe de quebrar e no dia em que quebrarem levam 2/3 do planeta juntos, a China inclusive, logo essa história de colocar a China como potência alternativa aos EUA é tão utópico e irreal quanto achar que a China é a potência que os seus políticos querem que todos acreditarem. Países ocidentais, principalmente os EUA, exageram na capacidade e importância da China por motivos estratégicos, e os chineses sabem disso, por isso não se atreverão a fazer nada para perturbar os EUA, afinal precisa-se de uma porrada para se derrubar os Yankees mas apenas um assopro para derrubar a China, e não precisa ser militarmente mas pode ser economicamente e principalmente politicamente. A China é um barril de pólvora esperando para explodir enquanto que os EUA só dependem deles para e prejudicarem, e isso só já garante um status de super potência que nenhum país do mundo tem para se comparar a eles … logo a utopia da China como super potência é algo que só se sustenta por que paises do ocidente, principalmente os EUA, permitem.

  13. Taiwan será anexada à China e isso é apenas questão de tempo. A única forma de Taiwan não ser anexada à china, seria uns mísseis com ogivas, apontados pra Pequim, e mesmo assim, não seria de todo, uma garantia segura.

  14. A China tem direito a Taiwan.
    A colocação do Presidente chinês foi bem diplomatica, usando a expressão cunhada por Sun Yat Sen, em 1911.
    Mas, em termos de estratégia geral, será que os americanos aceitam?
    O Mar Amarelo, o Mar da China, vira um lago chinês, com efeitos diretos sobre o Japão, Coréia do Sul (embora tenham fronteiras terrestres, é pelo mar que tem-se a entrada da Armada Americana) e todo o Sudeste Asiático.
    Não podemos nos esquecer que há 80 anos os japoneses lançaram as bases da 2a. guerra mundial, quando invadiram a China – 1931, em busca de matérias primas. Depois, quando invadiram o restante da Ásia – Filipinas, Birmânia, etc. queriam matérias primas que os Estados Unidos estavam bloqueando.
    Hoje, tudo se resolve – quase tudo – em bases comerciais, o Japão compra o que precisa.
    Mas todo o resto da Asia teme a China, há pouco tempo China e Vietnã se estranharam (nos últimos 35 anos já é a segunda vez), China e India são BRICS mas não se “bicam” de há muito.
    E os EUA, podem economicamente estar complicados, mas são disparados a maior potencia economica e militar, e não estão dispostos a permitir o avanço chines no seu Lago Pacífico..
    Mas a pedida do Hu Jintao foi boa.

  15. A China quer Taiwan de volta, com medo que parte da Manchúria, Tibete, Macau peçam também a independência.
    Ou se une ou corre o risco de desintegrar como a Urss.
    E essencial para sobrevivência do PCC a união, mas pergunta se algum taiwanês quer se unir a China…

  16. Nas bases de Hong Kong para a china e Porto Rico pro States como território independente nada contra, só engrandeceria o seu potencial.

  17. Paciência tem limites, e taiwuan está preste e descobrir isso, basta dizerem a palavra mágica:Independência, ninguém vai segurar as forças do Dragão…quem viver verá.

  18. A China não vai usar a força para a reunificação, vai usar o que ela tem de melhor, o desenvolvimento, que já está provocando a cobiça de Taiwuan. O chavão é: Juntas a China será muito mais forte e povo volta a ser unido. Vão primeiro
    influenciar o povo da ilha, depois vão lidar com a mídia e dos planos do USA. Paciência eles tem.
    Sê extremadamente sutil, discreto, até o ponto de não ter forma. Sê completamente misterioso e confidencial, até o ponto de ser silencioso. De esta maneira poderás dirigir o destino de teus adversários.(A Arte da Guerra – Sun Tzu)

  19. Desenvolvimento..alguém já foi a Taiwan???
    Tuto que tem em Taiwan existe na Coreia do Sul ou no Japão em Taiwan não tem pobreza…
    A China ainda tem um looonnngo caminho pela frente, vcs já viram aquelas lindas cidades novinhas deles???
    Vcs viram onde as pessoas moram nas grandes cidades para poder ganhar o pão de cada dia?

    Vejam a realidade dos chineses....a China vai oferecer isto para eles???

    http://www.dailymotion.com/video/xhdf2q_yyyyyyyyyyyyyyy_news

  20. Para quem não entendeu o vídeo pelo menos 20% da população das grandes cidades novinhas da China vivem em abrigos subterrâneos contra bombardeio reformadas e transformadas em apartamentos de 2 metros quadrados, estas pessoas ganharam entre os chineses o apelido de Tribo de Ratos!

    Em quanto o Brasil esta trabalhando para diminuir a diferença social a China esta ampliando a diferença os ratos ganham US$1.50/hora e pagam US$40/mês de aluguel para poder morar nos buracos…
    So falta alguém achar que a solução para as favelas no Brasil é enfiar estas pessoas dentro de um buraco e esquecer que elas existem…porque ninguém vai ver mesmo…

Comentários não permitidos.