As razões da guerra

Gabriel Bonis

Os conflitos internos perduram há décadas na Somália, tendo derrubado inclusive o último governo oficial do país em 1991. A derrocada do então presidente Siad Barre, aliado da União Soviética e propagador de uma política autoritária com perseguições e tortura a opositores, deu-se pela ação de clãs rivais.

No entanto, os mesmos foram responsáveis pelo atual estado de anarquia vivido pelo país africano. A discordância sobre o substituto de Barre provocou uma batalha pelo poder entre os grupos, ameaçada apenas pela recente ascensão de grupos islamitas, como o Al-Shabab, lidado a al-Qaeda.

Nas duas últimas décadas ocorreram 14 conferências para tentar estabelecer um novo poder central, capaz de selar a paz entre as milícias armadas. Contudo, o insucesso desperta a atenção, pois, além de razões políticas, não há aspectos claros para manter os conflitos.

Afinal, como é comum na África, o país não possui fartas riquezas naturais a fomentar a discórdia, a exemplo do que ocorre no Sudão. Há, porém, reservas de minério de ferro, estanho, gipsita (gesso natural), bauxita, urânio, cobre e sal inexploradas, além de uma vaga suspeita da existência de reservas de petróleo e gás.

Uma eventual rivalidade étnica também não poderia ser atribuída aos conflitos, pois 85% dos habitantes da Somália são somalis, divididos entre clãs que brigam pelo poder.

Pobreza

Criada em 1960, a partir da fusão de um protetorado britânico e de uma colônia abdicada pela Itália, a Somália é um dos países mais pobres do mundo. Devido à falta de dados confiáveis, sequer figura no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.

Segundo a organização, a expectativa de vida no país em 2010 era de 50,4 anos, menor que no Níger, 167º colocado no ranking que reúne 169 nações.

O país de 637,6 mil quilômetros quadrados, o equivalente ao tamanho dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro juntos, possui 9,9 milhões de habitantes vivendo com um PIB per capita de 600 dólares (1.068 reais), ou 1,6 dólar por dia (cerca de 2,8 reais). No Brasil, esse valor chega a 10 mil dólares por ano (17,8 mil reais).

Sem constar no quadro de integrantes da Organização Mundial do Comércio, a Somália produziu 5,09 bilhões de dólares (cerca de 9 bilhões de reais) em riquezas em 2010, basicamente com as indústrias de telecomunicação, têxtil e de pesca, segundo estimativas da CIA, agência de inteligência norte-americana. Esse valor, no entanto, é inferior a 10% do PIB gerado apenas pela cidade de São Paulo em 2008: 102,4 bilhões de dólares (cerca de 182,2 bilhões de reais).

A baixa produtividade da economia somali está também ligada ao alto percentual da população na faixa etária entre 0 a 14 anos (44,9%), a mais vulnerável e que não gera riqueza. A mortalidade infantil é uma das mais altas do mundo: 109,6 a cada mil nascimentos, contra 2,8 da Suécia.

Mergulhado na pobreza e enfrentando a pior seca dos últimos 60 anos, a Somália assiste ainda ao crescimento das milícias islâmicas, que desde 2006 tomaram o Sul do país, região que conta com 99,9% de muçulmanos.

Na terça-feira 4,  o Al-Shabab realizou um atentado na capital Mogadíscio, deixando ao menos 100 mortos e centenas de feridos. O ataque seria uma retaliação pela sua expulsão da cidade em agosto por forças do governo de transição e das tropas de paz da União Africana, no país para estabilizar a nação e estabelecer um governo democrático permanente em agosto de 2012.

Enquanto isso, a ONU alerta para as consequências da crise de fome que atinge mais de 4 milhões de pessoas e pode matar outras 750 mil nos próximos meses.

Além da falta de recursos para solucionar a crise de fome no Chife da África – composto ainda por Etiópia, Djibouti, Quênia e Uganda -, estimados em 2,5 bilhões de dólares, dos quais faltam 671 milhões, a ajuda humanitária não consegue chegar a todas as regiões do país por causa dos bloqueios e ataques de milícias islâmicas.

A seca também provocou o aumento de 260% nos preços de cereais em relação a 2010 e impulsionou uma migração em massa para Mogadíscio, que chegou a receber mais de 400 mil pessoas em busca de alimentos em agosto.

Os países vizinhos também recebem um elevado fluxo de refugiados somalis fugindo da fome e dos conflitos internos. Segundo o ACNUR, Alto Comissário da ONU para refugiados, há cerca de 850 mil somalis sob os cuidados da organização, além de 1,5 milhão de deslocados internos.

Piratas

Em meio aos problemas sociais e políticos, a Somália também virou alvo da atenção internacional nos últimos anos pela atuação violenta de piratas. O país está em uma das mais importantes rotas navegação do mundo e responde por 30% dos ataques deste tipo.

Com o sequestro de diversos navios comerciais e até de um petroleiro saudita, as Marinhas de vários países deslocaram forças para a região e a Organização do Tratado de Atlântico Norte (OTAN) também passou a realizar operações de controle para evitar novos ataques.

Segundo o diário americano The New York Times, os lucros da pirataria somali em 2008 chegaram a 50 milhões de dólares. Os piratas possuem equipamentos avançados para suas operações, como lança granadas, fusis AK 47, GPS e telefones por satélite. Os pedidos de resgate geralmente ficam entre 1 a 2 milhões de dólares.

Fonte: Carta Capital

18 Comentários

  1. Isso levará décadas e muito sangue pra normalizar e a Somália se tornar uma sociedade funcional.
    O Brasil já deveria estar pensando em enviar uma força tarefa, se esta pensando em entrar no CS.

  2. PIRATAS???? Onde???? Na LÍBIA, não é???? Na SOMÁLIA tem PIRATAS, só não são os SOMALIS!!!!!!

    A CARTA CAPITAL está LOUCA!!! Sugiro o vídeo abaixo!!!!

    01/10/2011: Piratas da Somália: veja quem são os verdadeiros piratas

    Piratas da Somália? Como é possível no século 21? Quais os motivos que levaram e permitiram tal prática? Vejam quem são os verdadeiros piratas neste interessante documentário enviado Calucho Carvalho para o email da TV Vermelho. Você também pode colaborar com a nossa programação enviando dicas de vídeos para tvvermelho@vermelho.org.br ou via Twitter da TV Vermelho.

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=165120&id_secao=9

  3. O Brasil e mais outros países, através da ONU, poderiam sair do Haiti, e enviar uma tropa para a Somália, porém para lutar, e não para embromation e enrolation. Tem que fuzilar os maus e apoiar os bons. Simultaneamente, todos os países do mundo criam empresas nesse pobre país.

  4. EIS AS ANOMALIAS DESSA GOVERNÂNCIA INTERNACIONAL!
    .
    .
    Uma imensa pobreza na África e na Ásia e muitos recursos para resolver tais problemas como a fome e a miséria mundial e a ONU totalmente inerte,com uma CS corrupta que esta governância ai controla.
    .
    Está mais do que na hora a sociedade mundial botar essa rapaziada,que trabalha para o mal,para fora do poder global.

  5. Efetivamente, se o Brasil quer ser potência deveria se inserir nesse contexto e mostrar o que tem de diferente a oferecer!Esse povo não precisa mais de guerra, dor ou sofrimento, mas de paz, realização e prosperidade, e o Brasil poderia usar como modelo pra mostrar até agora o que as potências do mundo não fizeram lá, ou seja, introduzir civilidade para que se tornem uma nação!

  6. Acho q todos deveriam assistir ao vídeo do Ronin, bastante esclarecedor.
    Muitos aqui são militares ou ex-militares,devo alertá-los q p melhor proteger nossa nação às vezes devemos pensar como n militares.
    Abraço a todos.

  7. A divisao, e redivisao territorial dos paises africanos faz parte do projeto imperialistas de dominacao da Africa e nao e de hoje. Hoje com o surgimento da China como potencia economica com necessidade de importar recursos agricolas e minerais de Africa a situacao se complica e a intervencao imperialista mais agressiva. Os conflitos em Africa, seja na Somalia, seja no Congo ou em qualquer outro pais do continente sao resultados dessas penetracao imperialista. O projeto afro-nacionalista anticolonial fracassou: fracasso esse que ja era esperado pelo servico secreto britanico, quando na decada de 1950 publicou documentos entao secretos hoje em dominio publico em que dizia que esses afro-nacionalistas seria uma forma de conter a uma possivel penetracao sovietica em Africa. Entao, esses projeto afro nacionalista entava destinado ao fracasso desde o seu comeco. Enquanto o sistema economico mundial for capitalista, que desculpe os sonhadores, mas Africa vivera em miseria e sera sempre a vitima das agressoes imperialista

  8. J.Claro

    Você também deveria se envergonhar por admirar um comentário idiota desses !

    Talvez você seja um adolescente viciado em Play Station e alienado igual ao Dandolo !

    Volta pro colégio rapaz e deixa de ser bobo e maria-vai-com-as-outras !

    A Africa precisa é de suporte técnico do modelo que o ex-Presidente Lula e o Brasil através da EMBRAPA está ajudando àquele continente !

    Eles precisam é de alimentação , emprego , vida digna que idiotas roubaram e ainda tentam destruir suas populações e outros imbecis como esse Dandolo que só conversa merda e os apoiadores como você , apoiam !

    Os Somális , assim como , outros africanos só estão defendendo o direito à vida que lhes-foi roubado !

    Estão com FOME !

    Você e esse verme vulgo Dandolo já sentiram fome ?

  9. Regivaldo está corretíssimo !

    O ex-Presidente Lula e consequentemente o Brasil, através da EMBRAPA , está atuando grandiosamente na África em alguns países .

    Por essas e outras atitudes é que o Brasil está sendo respeitado !

    OBS : A EMBRAPA quase foi destruída pelo demoníaco FHC e a QUADRILHA de CANALHAS que ele e o PIG Partido da Imprensa Golpista (Globo ,a Folha , o Estado de São Paulo , Veja entre outros vassalos corruptos )comandava e que saquearam grande parte da riquezas estratégicas do Brasil e que só pensam em destruir o Brasil e torná-lo como o restante dos países que os EUA e seu bando de ladrões assassinos roubaram e roubam até hoje !

  10. Ademar vila nova, voce andava meio sumido né… ótimas constatações.
    É bom ver que tem alguem que não encara esse desastre humanitário como uma “oportunidade de testar nossas armas…”
    Gente que cresceu jogando playstation no ar condicionado e a base de leite de pêra, costuma achar que as coisas são simples, há os mocinhos e os bandidos, entao elimine os bandidos.
    Axo que a salvação da somália é alguem confirmar as jazidas de petróleo, para só entao as grandes potencias despertarem para esse conflito que vai muito além dos que são noticiados na midia como as revoltas na siria.

  11. Ronin,
    Grande vídeo, mostra um lado do problema, só falta outro mostrando o câncer que foi e é o colonialismo em todos os países afetados por ele.

Comentários não permitidos.