Vídeo: Manto da invisibilidade funciona com efeito miragem

Efeito miragem

Cientistas criaram um manto da invisibilidade que foge completamente ao padrão usado até agora para esconder coisas.

Em vez de usar os já tradicionaismetamateriais, o grupo do professor Ray Baughman, da Universidade do Texas, tirou proveito do conhecido efeito miragem.

O efeito miragem é observado não apenas em desertos, mas também sobre o asfalto em dias muito quentes.

Esse fenômeno óptico ocorre porque o ar próximo ao solo fica mais quente do que o ar logo acima, criando uma interface que faz com que os raios de luz curvem-se.

Assim, em vez de simplesmente atingir o asfalto, os raios de luz viram e levam a imagem do céu até os olhos do observador, criando a ilusão de que o asfalto está molhado.

Tecido de nanotubos de carbono

Os pesquisadores usaram uma espécie de tecido feito com nanotubos de carbono – na verdade trata-se de um aerogel de nanotubos.

Apesar de terem a mesma densidade do ar, os nanotubos são fortes como o aço e excelentes condutores de calor.

Aplicando uma tensão à folha de nanotubos, os cientistas fazem com que ela se aqueça a temperaturas muito altas.

Ao transferir o calor para o ambiente à sua volta, cria-se um gradiente de temperatura muito íngreme no ar ao redor.

Exatamente como na miragem do asfalto, esse gradiente de temperatura faz com que os raios de luz curvem-se para longe do objeto a ser escondido – que fica por detrás da folha de nanotubos – tornando-o invisível.

Invisibilidade controlável

Sendo acionado por eletricidade, o novo manto da invisibilidade tem, além da maior simplicidade, a vantagem de poder ser ligado e desligado ao toque de um interruptor.

Quando a camuflagem é ligada, gera-se a invisibilidade por meio de um efeito conhecido como deflexão fototermal, ou efeito miragem de feixe único.

“Usando essas folhas de nanotubos, a camuflagem pode ser feita ao longo de todo o espectro óptico (visível) e ligada e desligada à vontade, usando aquecimento elétrico ou pulsos de radiação eletromagnética,” diz o Dr. Ali Aliev, responsável pelos experimentos.

Para ele, o experimento mostra a possibilidade de uso das folhas de nanotubos como projetorestermoacústicos e em sonares, com o som sendo produzido pelo aquecimento provocado por uma corrente alternada.

Bibliografia:

Mirage effect from thermally modulated transparent carbon nanotube sheets
Ali E Aliev, Yuri N Gartstein, Ray H Baughman
Nanotechnology
03 October 2011
Vol.: 22 Number 43 435704
DOI: 10.1088/0957-4484/22/43/435704+

Fonte: Inovação Tenológica

11 Comentários

  1. As fábulas do passado ignoto da humanidade está voltando como uma realidade, + um pouco teremos como levitar , teletransportar-nos,e a telepatia audiovisual e mt +…será q td isso já existiu em n cotidiano e estamos reencontrando o caminho de volta desses mecanismos pessoal e talvez até coletivo?!?!

  2. Bem ilustrativo o vídeos mostrando o efeito de invisibilidade…
    ————
    off-tópic
    .
    Encontrei o vídeo abaixo, sobre o “NAe São Paulo operando”, alguém sabe dizer se foi feito depois das reformas , ou antes delas…?
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=IiNnMs-2ZfQ&feature=related
    .
    Este outro vídeo, com um ‘tour virtual’ sobre a Navio Patrulha 500t “MACAE” também é interessante.
    .
    Estavam previstos 27 deles, não sei quantos já foram produzidos…Uma dúvida, se os chilenos fizeram com um barco de 265 toneladas, isto:
    .
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Guardiamarina_Riquelme.JPEG
    .
    Não seria igualmente possível, em caso de necessidade, incrementar o armamento de um navio com 500 T ( quase o dobro das ‘missileras’ chilenas), como os Classe Macaé:
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=wr3HKYrAUzM&NR=1&feature=fvwp

  3. A tecnologia mostrada implica no atraso brasileiro e na situação atual de indefesa nacional. Enquanto tivermos indivíduos que se submetem a comprar tecnologia pronta ficaremos na retaguarda do desenvolvimento.

  4. O QUE TECNOLOGIA NÃO FAZ!
    .
    .
    Em nanotecnologia o Brasil não está a trás como alguns imaginam,há publicações que falam da capacidade brasileira sobre este assunto,até aqui o PB já houve uma menção sobre isso,se não estiver enganado.

    Pode ser que em alguns experimentos(defesa),o brasil está lá atras,más é só uma questão de tempo e vontade política;que é o mais difícil aqui.
    .
    O que mais me intriga é que tal experimento alguns anos atrás,também não era tão divulgado como são hoje;ao contrário,eram guardados e fechado as 7 chaves…isso sim que é excepcional!.
    .
    Como se pode observar,as letras atrás,também desaparecer;tal mimetismo em um ambiente de contrastes de cores(um cenário heterogênico),a sua percepção diminuiria porém ainda dificultaria a sua percepção.
    .
    E o “tapete-voador”,sabiam que até isso também se pode fazer,hipoteticamente é claro.
    .
    .
    estão de parabéns.

  5. nao é bem assim nao tem uma materia aqui no plano brasil falando dos oculos de visao noturna com tecnologia nacional.entao tudo questao de tempo e nescessidade

  6. Miragem é o dindin que ta vindo para as F.A…. qndo chegarem ao ponto, eles vão dar um jeito de jogar para frente… Brasil das arábias… 1001 e uma noites de jogadas do sistema arrecador (propinoduto) planaltino e federalista…

  7. Fantástico, esse manto da invisibilidade facilita sua visualização por óculos NVG e câmeras infravermelhas FLIR.
    RSRSRS..

  8. Outra coisa, além da fácil detecção por infravermelho…
    É que essa suposta invisibilidade, de efeito fototermal, só se dá em determinados ângulos muito pequenos, ou seja, apenas laterais do objeto sofreriam o efeito, o resto continuaria perfeitamente sendo visto.
    Essa tal propaganda grandiloquente “manto da invisibilidade” é pura bobagem.

Comentários não permitidos.