Especialistas alertam para ameaças potenciais ao Brasil

Os debatedores que estiveram na CRE não identificaram ameaças imediatas, mas apontaram que uma estratégia de segurança exige o exame dos possíveis atritos

Embora não se identifique nenhuma ameaça concreta de curto prazo à integridade do país, o Brasil precisa levar em conta ameaças potenciais ao traçar a sua estratégia de segurança nacional. A recomendação foi feita por especialistas na área de defesa que participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), dentro do ciclo Rumos da política externa brasileira (2011-2012).
O general Luiz Eduardo Rocha Paiva, da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, defendeu maior integração entre diplomacia e defesa nacional. Ele lamentou que as lideranças militares tenham sido “alijadas do núcleo decisório de Estado” e alertou que “áreas de fricção” internacionais começam a aproximar-se da costa ocidental da África e do Atlântico Sul. É necessária uma estratégia, na sua opinião, para proteger os aquíferos do país, os minerais estratégicos, a biodiversidade, o petróleo e o gás. Para ele, o estado de Roraima já pode ser considerado um alvo de ameaça, assim como a região da foz do Amazonas. Ele lembrou ainda a fronteira do Brasil com a Guiana Francesa e com dois países — Suriname e Guiana — muito ligados a potências europeias que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
— As Guianas são uma cabeça de ponte da Otan. Precisamos encarar os conflitos enquanto eles são ainda apenas possíveis e fazer o possível para que não se tornem prováveis, pois aí já seria tarde demais. Defesa não se improvisa — afirmou Paiva no painel O papel das Forças Armadas, a que compareceram diplomatas de países como Cuba, Venezuela, Irã e Índia.
O poder de influência da Otan também foi ressaltado por João Quartim de Moraes, professor titular da Unicamp. Ele recordou que a organização não foi dissolvida após o fim da Guerra Fria. Ao contrário, ela se fortaleceu e mostrou “maior agressividade do que tinha mostrado até então”. Em vez do período de paz que se esperava no início da década de 90, teve início uma “sequência quase ininterrupta de agressões abertas e descaradas”, como parte de “recolonização planetária” pela Otan.
— É perceptível uma ameaça ao Brasil do bloco da Otan? Não. Mas devemos desencorajar expectativas de alguém que queira apoderar-se daquilo que nós temos e os demais não têm. Ou então renunciamos à política externa independente — disse Quartim.

Fonte: Jornal do Senado Via Resenha CCOMSEX

50 Comentários

  1. manda eles cairem pra dentro que o exercito ira mostrar algumas surpresas que estao quardadas….que e que vai encarar……selvaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!

  2. é aquela velha istoria,ficam enrolando para modernisar as forças armadas,e depois que acontece alguma coisa é tarde,devemos investir pesado nos astros,especialmente nas fronteiras secas,construir bases modernas de lançadores de foguetes e miceis,”bases secretas”isso é segurança nacional.

  3. É perceptível uma ameaça ao Brasil do bloco da Otan? Não. Mas devemos desencorajar expectativas de alguém que queira apoderar-se daquilo que nós temos e os demais não têm. Ou então renunciamos à política externa independente

    Eu digo isto á anos….

  4. Finalmente estão falando disso na política!! Vamos ver e tentar influir nas medidas a serem tomadas com cidadães brasileiros tamben…

  5. O General “esqueceu” de citar os Cabo Horns… vigiado pelas Ilhas Malvinas… onde se encontram os PIRATAS ingleses…

    E ainda pensam que a estrada que liga o BraSil ao Chile (via BOLÍVIA) é só para COMÉRCIO?????? Faz-me RIR. A estrada servirá para a Defesa Sul Americana, o UNASUL é o PRINCIPAL interessado nessa estrada e, as ONGs IANQUES estão na BOLÍVIA impedindo a estrada…

  6. O pensamento militar brasileiro está profundamente errado. A questão principal é capacidade. Quais capacidades o Brasil possuí e quais deve possuir. O militar em questão demonstra a completa falta de pensamento estratégico vigente. Ele deveria estar falando de GPS brasileiro, SAM brasileiros, helicopteros de ataque brasileiros e etc…

  7. .
    .
    —-
    “Para ele, o estado de Roraima já pode ser considerado um alvo de ameaça, assim como a região da foz do Amazonas”
    —-
    .
    Exatamente, os inimigos potenciais do Brasil querem usar os índios e os Quilombolas como desculpa humanitária para nôs dividir, recortar o território brasileiro em pedacinhos dividindo para imperar..e que assim possam fazer tudo o que quiserem nos novos territórios independentes separatistas… pagando um lider ou um clã familiar, ao ainda partidos ou grupos de alinhados submissos com rios de dinheiro, enquanto a maioria passa fome e privações como vemos pelo mundo, e assim não pagar os impostos e taxas que o Brasil ou qualquer país independente impõem soberanamente, economizando no montante… e quem no mundo tem poder, influencia da propaganda em filmes, noticiários, Seriados, jornais, e ainda conta com o apoio interno da 5° coluna consciente ou não, trabalhando para o alinhamento cego e dividindo o povo em categorias ao interno do território brasileiro???
    .
    Respondam claramente e verão a verdade dos fatos… eu vejo os USA/OTAN, pois seriam os únicos a ganhar alguma coisa nisso tudo acontecendo no Brasil, e o nosso país somente perderia… e ainda vemos brasileiros apoiando cegamente e convictos os USA aqui dentro do Brasil, sem ver o risco disso tudo para a nossa soberania!!
    .
    Valeu!!

  8. Isso é mito, achar porque é na selva vai ocorrer o mesmo que aconteceu no vietnam; nós não somos vietcongs e nem temos tal espirito de luta, somos ocidentais forjado na sociedade dos valores e conforto que se espera da sociedade de consumo. Se formos ameaçados com o aparato de defesa que temos acontecerá o mesmo que aconteceu nas malvinas; não há espirito nacionalista no conjunto da sociedade brasileira que faça esperar de nós a resistência que houve no vietnam, infelizmente!

  9. Isso serve para muitos Zé Ruelas que aqui veem dar seus pitacos e chamam os militares Brasileiros de puxa-sacos de Yankees embora ainda exista uma diminuta parcela aristocrata na MB e FAB que são pró-OTAN e para muitos o sonho deles seria o Brasil integrar a OTAN ou seja sermos seus serviçais pois beneficios disso não teriamos nenhum.Talvez por suas formaçÕes (FAB pela USAF e MB pela UK)ainda tenham alguns que não romperam o cordão umbilical e não se conscientizaram que não são suditos da Rainha e nem da Estatua da Liberdade mas servidores do Brasil,dos Brasileiros e defensores de nossos interesses,integridade e riquesas.Me absterei de citar setores politicos tambem influenciados pelos lobos.Hoje o EB e a maioria de todos os militares em nossas Forças Armadas tem consciencia de que um perigo imediato a nós é a OTAN,alias não só a nós mas a nossos vizinhos tambem.A muito tempo especialistas da AS ja se conscientizaram de que o alvo deles é o Brasil dada a configuração de bases ativas,inativas e paises favoraveis a serem usados como frentes de invasão contra nós.Estes assuntos não exibem nas midias abertas para o povo.Então defensores de folhinhas verdes,entreguistas,borra-botas,defensores de bandidos,trairas e espiões,quando nosso pais for atacado ou invadido sabemos que não podemos contar com voces e lhes passaremos o rodo para serem servidos como aperitivos para o grande banquete de miolos e visceras de gringos.Lembrem-se de uma coisa na verdade o EXERCITO BRASILEIRO surgiu da vontade do POVO BRASILEIRO tornar-se independente de Portugal então antes de ataca-lo verbalmente por suas neurose,recalques e sindromes esquisofrenicas por traumas de algum homem de farda lhes terem usados como mulheres no passado lhes deflorando lembram-se que hoje voces são uma inexpressiva minoria dentre nosso povo que não compartilha de vossos espasmos e xilikinhos.

  10. vietna é poco pra nois chegado aqui é 20000mil volts vietna é só como exemplo que sim nos podemos tambem ,mas tambem acho que em nossas fileiras vai ter uns pipoca mas para esses é lei desertor fuzilamento e assim caminha a humanidade o brasil pode até ter so faquinha de pao puma mas voce sera obrigado a lutar ou vai fugir se tiver no sanque esse dna de corredor , e outra tem cara que so quer pagar de raio laser arma de desintegraçao abdusao tudo as coisas que so tem em gibi so assim para ele achar que pode isso é imbusti pagaçao de sapo na hora ele gela é esses dois tipos que nao boto fé aquele que so se acha capaz se tiver na crista da onda se nao ele proprio se acha o mais comedia do mundo e o pessimista sai do lado desses caras pois eles so se afunda e querem levar os outros

  11. Em termos de estratégia de combate, o que pode ser facilmente observado é que EUA/OTAN utilizam prioritariamente, sua superioridade aérea nos conflitos em que se engajam.
    .
    Em terra, serviços de inteligencia e forças especiais são cada vez mais importantes em suas estratégias de agressão, não é a toa que o ex-Diretor da CIA, Leon Panetta, foi empossado como Secretário da Defesa do EUA.
    .
    Qualquer forma de defesa efetiva contra as forças da EUA/OTAN, passam pela capacidade de ameaçar, atingir e neutralizar seus meios aéreos, tripulados e não tripulados, (VANTs, UCAVs…).
    .
    Infelizmente, é justamente nestas capacidades, que as F.A do Brasil tem suas maiores deficiências e onde o Brasil precisa concentrar seus maiores esforços…
    .
    Para o exercito: Equipamento anti-aéreo de ultima geração, redares e mísseis portáteis capazes de detectar e atingir VANTs, etc…
    O exercito deve ser capaz de fazer uma “guerra de guerrilha anti-aérea de alta tecnologia”.
    .
    Uma FAB poderosa é fundamental: O F-X2, com apenas 36 caças, não atende em absoluto as reais necessidades da força aérea para exercer a efetivamente a defesa do país…
    .
    A OTAN/EUA possui cerca de 6.500 aviões de combate , somente o EUA possui 7 mil Vants e UCAVs…
    .
    OTAN /EUA possuem cerca de 8 mil helicópteros de combate…
    .
    Será que os 36 caças do F-X2 dão conta?Certamente que não!
    .
    A capacidade de retaliar uma agressão, com um ataque no território do agressor é uma capacidade defensiva/dissuasório que deve ser alcançada e mantida.

  12. Porque só ha Russia(Forte militarmente) não tem pretensões de colonia? é esse país e o único que o Brasil menos quer negócios militares?

  13. Parabens 1 maluquinho,vc disse tudo quando disse que os calabares serão os primeiros a tombar,antes mesmo que tenham tempo para fugir para miami,ou nova york.

  14. E o pior é que a nossa presidenta, quer emprestar dinheiro para os europeus, mas não quer comprar equipamento militar nenhum, a broaca tá querendo aparecer dando palpite naquilo que não é da conta dela.

  15. É…falou e disse Francoorp,

    Os responsaveis por isso são aqueles que escancararam as portas do Brasil a estrangeiros e cometeram um genocídio cultural do povo brasileiro. Agora não podem culpar ninguém, exceto a eles mesmos. O Brasil está infestado de vira-latas e/ou quinta colunas como diz você. Sem novidade que os ianques são anti-brasileiros e portanto temos inimigos sim, em 1964 tomaram o Brasil de assalto, e colocaram os milicos brasileiros a serviço deles até hoje!!! Infelizmente meu caro, os maiores inimigos do povo brasileiro está muito bem alojado aqui, nessa sociedade dominada por vira-latas fardados ou não. É por isso que óbviamente a defesa nacional está nesta situação caótica – a vergonhosa e covarde crença de que não temos inimigos ou ameaça. O questionamento do General claramente demonstra isso quando em sua ultima sentença diz: “…Ou então renunciamos à política externa independente — disse Quartim.” É a pura e inquestionável verdade. A maior dificuldade, a meu ver, vai ser recuperar o povo brasileiro, está perdido com o vira-latismo, infelizmente não tem remédio. A menos que as FFAA tomem uma atitude,… mas eles mesmos não são cidadãos normais, estão contentes com o patriotismo falacioso dos avestruzes, conforme os ditames das Escolas das Américas…
    Sds.

  16. O QUE DEVE HAVER UMA UNASUL MAIS FORTE E COESA, a OTAN em uma situação onde há mais unidade de nações com certeza irá pensar duas vezes até por que, a França e a Inglaterra,eles tem aqui no atlântico sul muito interesses a perderem;n caso dos francese a Guiana e dos ingleses as ilhas na região.
    .
    Aqui o buraco é mais embaixo.

  17. “e ainda conta com o apoio interno da 5° coluna consciente ou não, trabalhando para o alinhamento cego e dividindo o povo em categorias…..”?????
    Meu Deus! Os chineses e russos vão nos atacar!!!!!!!!!!!!

  18. PATRIOTAS NÓS NÃO SOMOS POUCOS! ESTAMOS UNIDOS EM DEFESA DA NOSSA PÁTRIA AMADA! NÃO OUSE A INVADIR NOSSO TERRITÓRIO POIS SERÃO VIOLENTAMENTE RECEBIDOS, SOMOS MUITOS PIORES DO QUE OS TALIBÃ. BRASIL POTÊNCIA DA POTÊNCIA.

  19. Infelizmente o General está certo. No curto prazo não se antevê ameaças à Soberania Nacional, mas se projetarmos cenários de excassez no final desse século, interesses não só do Império do Mal e seus asseclas, mas também o Urso Russo e o Dragão Chinês poderão projetar influencia na região. Aliás, já estão.

    Ao Brasil caberia fazer sua lição de casa. Aproveitar a ausência de ameaças imediatas e criar um Complexo Militar Industrial Brasileiro, Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, Multiplicar os ITAs por 100. E aumentar em 1% o orçamento das FAs.

    []’s

  20. Não basta ter um poderoso armamento bélico e um poderoso exercito para nos defender.
    Se Deus estiver em nosso lado nada vai nos acontecer.Um exemplo disso é Israel , mas Israel tem as três coisas.

  21. PELEIA NA SELVA… Aprenda a escrever e depois diga de misseis nao miceis ou diga da Historia como Historia nao como istoria… mas ok. Amigos. Marcelo, precisa-se modernizar o exercito Selva, e bom, mas nao de chumbo, ele derrete com o calor da bomba nuclear… So nao sei se a Otan tem corajem de lanca-la na amazonia…. Mas cfreio que somos bem fortes e podemos aguentar… mais que na Libia…

  22. O VERDADEIRO INIMIGO É INTERNO… vejam… quem decide as compras fajutas das F.A…. quem não investe o suficiente em pesquisa e desenvolvimento… quem não põe para correr estrangeiros, sabotadores e ongs desalinhadas com o interesses nacionais… quem não muda a lesgislação traira e lesa-patria na questão indigena… quem deixa os militares até sem rancho diario… quem criou uma lei para deixar bandidos fora da cadeia e pune os bons cidadãos… quem disvirtua a moral da população com valores degradantes… quem desarmou e ainda tenta desarmar a população ordeira do pais… me respondam estas questões e verão quem são os inimigos verdadeiros da patria… OS ALQUIMISTAS ESTÃO AI, OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO…

  23. Senhores, não temos dinheiro (até temos; mas deixa pra lá..) para bater de frente com a OTAN ou EUA caso queiram nos invadir, ou atacar. Só teríamos alguma chance se investíssemos pesadamente em mísseis como defesa e ataque, além de satélites e radares. Junto com os Nukes é a única estratégia que se provou eficiente. Sendo usada com sucesso pela Russia, Irã e Coreia do Norte… Além do que essa estratégia se mostra mais barata do que investimento pesado em meios convencionais aéreos, marítimos ou terrestres.

    [ não me refiro a China e Rússia como ameaça, pois não tem histórico de invasão na América, África e Oceania. Seus problemas e guerras sempre foram regionais e longe daqui..]

  24. ” É perceptível uma ameaça ao Brasil do bloco da Otan? não.”
    ————–
    Sim. A Otan já está presente na América do Sul e tomou as Malvinas.
    O reino Unido atacou, os EUA forneceu imagens de satélite e a França inutilizou os Exocets fornecendo os códigos.
    No Brasil as Ongs já cairam pra dentro, está tudo mapeado a espera do momento oportuno.
    Isso não é PERCEPTÍVEL? Então não sei o que é.

  25. Ronim e 1Malukinho, falra e disseram é isso mesmo e desse jeito. Daí eu dizer: Que se acabe com o senado, q se corte pela metad os deputados federais, estuaduais e municipais..e p ontem, esses caras estão fazendo um desserviços a segurança do país , logo do povo BRASILeiro ; iriamos melhorar em mt se isso acontecesse. sds.

  26. O QUE MATARIA PRIMEIRO OS COVARDES, O COMBATE OU O MEDO DE COMBATER?
    Graças a Deus que o cenário ainda é meramente hipotético, mas confesso que não devemos descartar o suicídio como opção de alguns traíras. Teríamos que incinerar algumas pilhas de covardes.

    Pessoal a força do nosso povo está justamente na superação das adversidades, alguém já ouviu esta expressão? – “No bom, todo mundo é bom. Eu quero ver o cara ser bom quando tudo está ruim”. É bom não esquecer que já estivemos bem piores e não faz tanto tempo assim. O que o general fez foi descrever um possível cenário futuro para o qual algumas providências já vem sendo tomadas. Não devemos permitir que o ceticismo e o medo infundado, provocado por comentários de falsos brasileiros entreguistas enfraqueçam a nossa resistência e a nossa capacidade de combater seja lá quem for o adversário.

    A História do glorioso povo brasileiro jamais se pautou na covardia e no cagaço. Lembremo-nos de um importante verso descrito na canção do glorioso Exército do Brasil: “A PAZ QUEREMOS COM FERVOR, A GUERRA SÓ NOS CAUSA DOR, PORÉM SE A PÁTRIA AMADA FOR UM DIA ULTRAJADA LUTAREMOS SEM TEMOR”.

    Companheiros o verdadeiro brasileiro é um guerreiro em potencial, ele já nasce lutando, segue lutando pela vida, pela família, por emprego e morre lutando por dignidade. E quando morre, ainda acha um tempinho para lutar contra o diabo no inferno. Portanto, que fique bem claro, aqui nunca teve e nunca terá moleza para nenhum invasor. O brasileiro é, por natureza um verdadeiro guerreiro sobrevivente.

  27. Blue Eyes esta certo o maior inimigo do Brasil e do povo brasileiro são nossos governantes e políticos que a decadas não investem em nossas Forças Armada como deveriam, criam reservas indigenas fazendo fronteira com países vizinhos. Se depender deles o Brasil perderá sua soberania e parte de seu territorio. Desde FHC, Lula e Dilma. Só querem uma cadeira na ONU para poderem afagar seus enormes egos, e viverem em paíse de primeiro mundo, onde não verão a miseria do povo brasileiro

  28. NobruRJ,

    Parabéns pelo comentário, foi direto no que realmente resolve – poder dissuasório dos sistemas de mísseis. Todavia, o poder dissuasório dos sistemas de mísseis não se realizam devido às ações internas do inimigo que já se alojou em todos os pontos estratégicos de nossa sociedade que há muito está dominada e agoniza nas mãos desses covardes e insanos vira-latas. A propósito, já viu o comercial da KIA, onde ela dá as boas vindas a ela mesma no Brasil com a palavra “welcome Kia”, a sofrida Língua Portuguesa agoniza. Não aguento mais ouvir o barulho do lixo da música ianque em todas as lojas dos centros de compras e na cidade em geral. É por isso que não temos nada para defender a nação, ela simplesmente já foi entregue ao inimigo há muito, já adora seus algozes e não dá a mínima para a defesa do País. Tudo isso graças aos traidores da naçao civis e fardados. O Brasil encontra hoje sérios problemas para se firmar como uma potência em todos os sentidos, graças a esses imbecis!!!!

  29. Acabei de ver no noticiario, Dilma declarando que o Brasil esta pronto para ajudar a Europa em sua crise financeira !
    O PB deu a noticia no blog que Dilma quer emprestar 10 bilhões de dolares para ajudar a Europa na crise !
    10 Bilhões é o valor estimado do FX2 para a compra de 36 caças com TOT, para equipar a FA com caças não tem dinheiro, mas para dar para a Europa em crise tem grana !, e Dilma fez cortes de 50 bilhões de reais no orçamento. A India quer comprar 126 caças Typhoon com TOT por 10 bilhões de dolares. Tem muita maracutaia e roubo nessa compra superfaturada de 36 caças Rafale pelo governo brasileiro.

  30. A Coréia do Sul quer comprar 60 caças de QUINTA GERAÇÃO com TOT por 7,8 Bilhões de Dolares.
    FX3 da Coréia do SUL, tendo como participantes aceitos: o F-35 Lightning II, PAK -Fa T-50 Russo, F15 Silent Eagle e Typhoon. O Rafale não foiu colocado no FX3 da Coréia do Sul por ser deficiente em potência do motor, radar, sistema elétrico fraco e suite de guerra eletrônica deficiente.

  31. capa preta disse: 04/10/2011 às 22:20 em http://planobrasil.com/2011/10/04/harvard-o-brasil-como-potencia-emergente/
    *********************************************************
    o prefeito de uma cidade do interior abriu licitação para construção de uma ponte, tres empreiteiras se candidataram, uma japonesa, uma inglesa e uma brasileira, e o prefeito foi ouvir a proposta de cada um dos engenheiros :
    primeiro o japones:
    prefeito: quanto vc me faz o orçamento japones?
    japones: 3 milão ne, 1 pala compra material,1 pala toca a obra e 1 pala japones ne hihihi!!!
    e o prefeito foi falar com o ingles: fica quanto o orçamento o gringo?
    e o ingles: 6 milhões, 2 milhão pra tocar a obra, 2 para o material e 2 milhões de lucro para mim pleece !!!
    ai o prefeito foi ouvir a proposta do engenheiro brazuca , o companheiro quanto ce me faz o orçamento ?
    e o brasileiro: 9 milhões
    e o prefeito 9 milhões ??? e o orçamento mais caro, porque ?
    e o brasileiro explica: 3 pra mim, 3 pra voce e 3 pro japones tocar a obra !!!
    *****************************************************
    Antonio, não vejo explicação melhor para os descalabros que ocorrem neste pais… até papel higienico eles superfaturam… temos que instituir uma nova ordem… licitação já para 1000 forcas novinhas e nova lei do colarinho branco… roubou ou desviou acima de R$ 50,00 (uma onça) prisão perpetua… acima de R$ 100,00, forca… ta bom assim Dandolo?

  32. Blue Eyes leia o motivo pelo qual não sou a favor da compra do Rafale para nossa FA :
    Negociação com o Emirados Arabes Unidos (EAU) para a venda do Rafale :
    O radar RBE2 AESA do Rafale não tem detecção e rastreamento de alvos móveis em terra nem integração entre modos ar/ar e ar/terra, bem como tem 10% menos de alcance que o radar do F-16 Block 60 (AN/APG80 de 2003), o que estaria entravando as negociações com os Emirados Árabes, sendo o radar AESA do Rafale inferior ao do F-16 e F18. O Rafale tem tecnológia americana no seu novo radar AESA, sistema de mira, HMD e software de integração de sistemas, sendo necessaria autorização americana, a DASSAULT NÃO PODE TRANSFERIR 100% DA TECNOLÓGIA DO RAFALE SEM AUTORIZAÇÃO AMERICANA, seu motor tem tecnológia da Rolls-Royce.
    O radar, ainda em desenvolvimento, apresenta limitações em relação aos radares já operacionais em outras aeronaves. Superar essas limitações exigirá muito mais tempo e investimento.
    O Rafale tem problemas de projeto SERÍSSIMOS, a ponto de, por exemplo, a parte elétrica inviabilizar o aumento de seu radar e a utlizaçao de um motor mais potente.
    O aumento de potência exigido pelos EAU para o RBE2 demandará uma total revisão da parte elétrica do Rafale, por absoluta falta de potência, além de interferir com a suíte SPECTRA, gerando interferências eletro-magnéticas que afetam seus sensores.
    A SPECTRA aparentemente não impressionou os peritos dos EAU, que exigem melhorias
    A França teria que fazer a reengenharia de TODA A PARTE ELÉTRICA DO VETOR, A UM CUSTO DE 2,90 BILHÕES de Euros. Bem como das tomadas de ar do motor, e nariz do avião, para acomodar um radar AESA mais potente do que aquele que será instalado no avião.
    Em mais de 10 anos O RAFALE PERDEU TODAS AS CONCORRÊNCIAS DAS QUAIS PARTICIPOU. UM AVIÃO QUE NINGUEM QUER COMPRAR, COM TECNOLOGIA INFERIOR, CUSTOS DE AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO CARISSIMOS.
    Fica muito clara que a proposta de construção do Rafale no Brasil é somente conversa de vendedor. A França está lutando para conseguir exportar o aparelho para manter a linha de produção aberta para a fabricação de 11 unidades por ano. Não faz sentido pensar em montar uma linha no Brasil para 36 unidades. A menos que sejam modelos CKD, para serem “aparafusados” no Brasil. Aí não tem transferência de tecnologia nenhuma.
    A legendária fama dos fornecedores franceses de tecnologia militar de prometerem muito na hora de assinar os contratos, mas executando depois a política de empurrar com a barriga a prometida transferência. São ruins também na consumação das contrapartidas comerciais (off-set). Basta analisarmos a prometida transferência tecnológica da França para a Helibras, até hoje ate mesmo os parafusos são importados, a manutenção dos motores é feita na França, os helicopteros são montados em CKD.

  33. CAPACIDADE BÉLICA NUCLEAR DE DISSUASÃO DEVE SER PRIORIDADE NACIONAL
    O Brasil precisa exercer sua soberania e mostrar que possui uma independencia de fato. Porque renunciarmos a um armamento capaz de dissuadir qualquer tentativa de invasão em solo brasileiro?
    Precisamos sim ter equipamentos bélicos nacionais e, temos conhecimento e capacidade técnica para fabricação, assim como ter armas nucleares, não para utiliza-las como ataque, mas para dissuadir qualquer tentativa/pensamento de ataque a nossa soberania.
    Se os defensores do desarmamento nuclear (AIEA e algumas ONG´s e paises detentores de armamento nuclear)realmente tivessem real interesse, já teriam exigido/realizado, sua completa eradicação, mas sabemos que não é isto que desejam.
    Também estou muito desapontado com a atitude de nossa presidente, quanto a nova postergação do FX-2.
    Mas algo me deixa mais animado, pois sabemos de nossa competencia e capacidade, pois, em um possível cenario de guerra (invasão), temos industrias de alta capacitação tecnologica, capazes de fabricar VANTS, Misseis e todo e qualquer armamento necessário para nos defendermos e contra-atacar em solo inimigo se necessário, pois estes paises que vemos dominando/atacando outros infringem elevadas perdas aos inimigos atacandoós em seu próprio solo, portanto, temos de ter capacidade bélica dissuasória necessária para empreender ações contra o solo de qualquer possível inimigo que nos ataque, se assim for necessário (VLS, já). Será que nossa 5º coluna continuara jogando contra o Brasil, ou desta vez teremos nosso VLS?
    O que precisamos é não nos esquecermos nas proximas eleições e realmente elegermos “brasileiros de fato” para nosso congresso, isto é, brasileiros que tenham sentimento de amor e patrotismo a nossa nação.
    Apenas para elucidar que estamos sendo objeto de ataques, temos que nossa Amazonia, vem sendo objeto de um ataque de bandeira branca, altamente camuflado sob defesa de direitos indigenas, meio ambiente e outras invenções de ONG´s e demais organismos contrarios a nossa unidade, de forma a dividir para nos enfraquecer, mas, não podemos e não devemos deixar isto acontecer e, o meio mais claro para evitarmos isto é realmente delegando poderes a defesnsores de nossa soberania, isto é, a congressistas interessados em nossa causa.
    Acorda Brasil.

  34. Minha opinião é que Dilma deveria cancelar o FX2, mesmo com os prejuizos diplomáticos e de imagem do Brasil. E abrir o FX3 com os seguintes participantes: o F-35 Lightning II, PAK -FA T-50 Russo, F15 Silent Eagle e Typhoon. O rafale nem deve paricipar do FX3, bem como os demais participantes do FX2. Se vamos utilizar um caça por 30 anos deve ser no minimo de quinta geração. Além do que o preço do Rafale é uma mentira, seu preço é equivalente ao Typhoon, F-15 Silent Eagle, igual ou superior ao F35 Lightning e superior ao PAK SU-50.

  35. Para manter os lobos afastados de nossa casa, só se tivermos condições de atacar também a deles.

    Quanto ao lobo alfa ele tem verdadeiro pavor de um dia poder ser atingido.

    Antes de qualquer outra coisa (mesmo centenas de custosos aviões de caça – coisa essa que é puro sonho) precisamos de ICBMs, mesmo de explosivo convencional, pois basta atingir algumas de suas usinas atômicas para o estrago já estar feito.

    O dia que tivermos capacidade de atacá-los em seu território então sim poderemos ir dormir seguros.

    Mas acredito que algo de bom aconteceu… não são mais só os considerados paranóicos a falarem da atual escancarada insegurança internacional do Brasil.

  36. Quem tem ambição na Amazônia Brasileira ? Todos os países do mundo. Só podemos defendê-la efetivamente, fabricando armas nucleares. Umas 1000 ogivas de 1 MT. Em se tratando de Amazônia, não temos amigos e nem alianças. Nós é que vamos ter que fazer a nossa defesa, mais ninguém.
    Porque Collor e Sarney atrapalharam os militares de construir e testar armas nucleares ? Isso não poderia ter acontecido, pois não vivemos em um mundo pacifista.

  37. É como disse Sun Tzu ” é melhor pensar no mais difícil enquanto ainda esta fácil” mas a nossa classe dominante não pensa em nada, e o povo medíocre pior ainda.
    A janela para resolvermos este assunto é agora.

  38. Porque adiquirirmos tecnologia belica de potenciais ameaças a nossa soberania?Chipados e com codigos malwares quando precisarmos ficaremos não mão,nos trairão.Muita gente confunde licitação com obrigatoriedade de compra na short list.Findar esta licitação e efetuar compra direta tecnica é fazer uso da soberania e ter liberdade.Acontece que ate o momento embora dissimulemos independencia de posicionamentos sempre nos portamos como cãezinhos amestrados do patrão Tio Sam.Nos dizemos amigos dos Indianos e fornecemos misseis e assessoria ao Paquistão.Nos dizemos aliados de nossos vizinhos e nos portamos como policinhas da fronteira Colombiana para agradar Washington.Nos dizemos solidarios aos Haitianos e la estamos apenas cumprindo papel determinado por Washington que la esta de filme queimado.Eramos fornecedores de material belico a Kadhafi por a OTAN era amiguinha de Kadhafi.E agora somos solidarios a crise Europeia com tantos problemas sociais e desigualdades entre nós.Somos o eterno escravo que alforriado não sabe o que fazer com sua liberdade e vaga nas proximidades da Casa Grande com saudades da senzala.Com todos os esforços possiveis e com a dedicação de muitos de nós mesmo que criemos e nos adiantemos jamais seremos uma potencia tecnologica e teremos autosuficiencia industrial-militar porque quando atingirmos algo ja estara a muito obsoleto ou ultrapassado.Faltam Brasileiros ousados que com independencia e coragem decidam realmente avançarmos pelas proprias pernas como fizemos com nosso programa atomico e aeroespacial antes de termos parceirias extrangeiras.Pagarmos serviços e nada a mais alem disso e complementarmos com aquisição de elementos sensiveis adiquiridos da forma como for possivel como sempre fizemos,isso sim nos trara adiantamento e autosuficiencia como sempre nos proporcionou.Precisamos deixarmos de sermos capachos assumidos e sermos realmente autosuficientes e independentes e isso não se atinge com papinhos e promessas de palanqueiros ou de gananciosos comerciantes.Ninguem vai nos atacar com armas atomicas.Querem que cedamos no papo como sempre cedemos ou nos enrolarem em foruns internacionais como sempre nos enrolaram e na terceira hipotese invadirnos porque somos tolos aliciaveis e prostituidos facilmente pela primeira Caravela que aparecer na linha do horizonte…MOSTRA A TUA CARA POVO BRASILEIRO PORQUE O BRASIL SOMOS NÓS OS BRASILEIROS E NÃO HOMENS E MULHERES DE PASSAGENS.

  39. O honoravel Sun Tzu o sabio comedor de arroz amarelinho pregava que a arte da guerra é vencer o inimigo sem lutar.Hoje em nossos dias se voce não for lutar o inimigo invade tua propriedade,usa suas mulheres e suas filhas e depois as assassina,em seguida te tortura ate teu ultimo suspiro.Se for sujeito homem voce cai dentro dele mesmo tendo inferioridade pois a maior gloria de um homem é morrer lutando pela propria liberdade.Se te falta a coragem de lutar pela propria sobrevivencia seja apenas mais um em meio a multidão de frangos que prefere ceder ao cobiçador pedindo a Deus que assim seja poupado.Não é atoa que somos o maior exportador de carne de frango pois aqui não so temos galinaceos mas uma incontavel multidão de frangos humanos ansiosos por comerem milho na mão do dominador.Terão seus tonhos violados e depois serão servidos assados,ensopados,ao molho pardo,a dore,a passarinha…BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE.LARGA O AÇO COBRADA.COMEREMOS A TODOS CRUS.

  40. Tens razão, caro antonio… mas, como disse o barca em outro post ““Não importa se o equipamento é Russo,francês,japonês,americano,desde que transfiram a técnologia e capacitem nossa indústria.””… eis o foco da questão… qnto ao preço, merece uma fiscalização por parte do congresso nacional, não tão confiável… saudações…

  41. .
    .
    Isso ai AL Carvalho, todos os que quiserem alinhamento automático e incondicional do Brasil com qualquer nação estrangeira é 5° coluna mesmo… No fim das contas no jogo internacional são todos contra todos e não o contrario!!
    .
    E mais perolas dos olhos azuis… que gosta do inglês obviamente, e as vezes se supera na politica duvidável e constante de tentar sempre dividir os brasileiros em categorias e ainda chamando outros brasileiros de inimigos…
    .
    Veja como não se sabe o que diz sobre as coisas… quem verifica preço de licitação ou compra do Governo é o TCU… e nunca foram confiáveis as compras do Brasil, principalmente durante a ditadura de direita… o verdadeiro inimigo é interno mesmo, é aquele que quer sempre dividir os brasileiros em Vermelhos e Azuis, Pretos e Brancos com suas palavras de ordem em todas as postagens, como eu disse acima…
    .
    .

  42. Antonio meu caro concordo na integra com teu raciocineo.Os Franceses alem de serem descumpridores do que prometem ainda seus serviços e manutenção são carissimos.A FAB dara graças a Deus quando tiver um bom vetor para substituir os ja desgastados Mirages 2000.E tem aficcionado modelista que fica defendendo vetores Francieses.O unico na short list que poderiamos ter na integra se realmente tivessem a coragem de enfentarem ações judiciais seria o Gripen NG mas ate a SAAB ja mudou o descurso pois primeiro afirmava que nos venderia o projeto completo de um vetor que so nós teriamos e agora dizem que seremos seus socios e nos darão o mercado sulamericanos e alguns paises Africanos rsrs E tem gente ainda que torce por esse FX2 que ja virou uma vergonha onde qualquer um dos 3 não nos dara o que é prioridade para nós a TRANSFERENCIA IRRESTRITA DE TECNOLOGIA onde estaremos pagando para isso.Que busquemos quem realmente se comprometa a nos repassar tudo.Ja chega a burrada com o EC-725 que os Franceses prometeram nos repassarem totalmente e depois de assinado o contrato vieram com papinho de que sensiveis não lhes pertenceriam e sim a seus parceiros ou seja deveriamos negociar separadamente com eles que tambem nos enrolariam mais um pouquinho e não nos dariam tambem.É uma vergonha entregar a defesa nacional nas mãos de politicos bandidos e de industriais ganaciosos que so visão dinheiro e não estão nem ai para o Brasil.Daqui a pouco aparece um baba ovo da OTAN postando linkzinhu e fazendo esplanação de arrebite cromado.A politica vendilã desse atual governo é abrir sensiveis a iniciativa privada que olho grande e sem especialização abre as pernas para gringos.Falam do FHC que vendeu o Brasil esse PT FDP esta entregando tudo ate nossas industrias e setores sensiveis….DIREITA E ESQUERDA E CLASSE EMPRESARIAL NESTE PAIS SÃO TODOS MERDAS DA MESMA BUNDA.TODOS VENDIDOS E PROSTITUIDOS.

  43. Que saudades, caro apostata da verdade… rsrsrsr… de novo com elogios provincianos…rsrsrsr… ja tava sentindo falta de suas colocações exemplares… exemplo de quem troca e retroca os contextos… mas continue… isso aqui sem alguem para “brincarmos” passa a ser um marasmo… depois de vc só sobrou o KLM, o madruga e o bob… mas não alcançam sua genialidade em ser enganado… saudações… PS: e ai, já lhe pagaram o “michê” mensal do partidão? vale qnto? cinquentão? é o que tão pagando para os falsos bancarios em greve…

  44. Falou, nobre autodidata Francoorp… qndo vir a estudar direito tributario ou direito constitucional aprenderás que “O Tribunal de Contas da União (TCU) é instituição brasileira prevista na Constituição Federal para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e administração indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas. Faz parte do poder legislativo, auxiliando o CONGRESSO NACIONAL no planejamento fiscal e orçamentário anual.(Grifo Nosso)” (fonte Wikipedia)… agora que vc notou que quem cita o superior não precisa citar o subalterno?… isso chama-se hierarquia administrativa… não faleis bobagens sem pesquisar caro Fran… é duro ter que encaminhar essa moçada… tão desvirtuados…

  45. O general esta correto. A intervencao da OTAN nos paises fora de Europe, Libia sendo o ultimo caso, demonstra claramente que uma nova era de imperialismo agressivo esta na ordem do dia. A crise economica pode trazer de volta na Europa e Estados Unidos o “fantasma” do comunismoe tambem do fascismo. Li certa vez nao me recordo onde Cecil de Rhodes declarando a necessidade de Inglaterra adquirir colonias para evitar revolucoes das massas proletarias naquele pais. Nao ha solucao para a crise economica europeia dentro do regime capitalista senao uma forcada massiva de reducao do alto padrao de vida das massas trabalhadoras para torna-los suas mercadorias mais competitivas ou forcar atravez de novas conquistas emperialistas fazer com que os paises da periferia voltem a deixarem eles delapidarem os recursos economicos, minerios, petroleo, produtos agricolas etc como eles faziam no passado. Nao e so Africa que se tornou objeto de cobica dos imperialistas. Tambem America do Sul. E o Brasil com suas recentes descoberta de petroleo nao sera esquecido. Iraque, e Libia mostrou claramente que paises que dependem de tecnologia importada em material belico tem gastos militares que nao servem para nada a nao ser para enriquecer algumas pessoas. Militarmente e inutil. Brasil que se cuide!

  46. Brasil faz parte do eixo de paises que os Estados Unidos ve como um potencialmente paises adversarios. Lembrem uma velha declaracao de Foster Dulles, EUA nao tem amigos tem interesses. Quem diria em 1970 que Yugoslavia se desmembraria. Existe regionalismo no Brasil, Sul contra Norte que se situacao economica se torna critica pode ser dado incentivo financeiro para se tornar mais uma vez uma forca viva. Dividir para reinar e velha tatica imperialista. Pais ricos em petroleo pode ser vitima de intervencoes imperialistas e o Brasil nao esta imune a esse mau.

Comentários não permitidos.