Defesa & Geopolítica

Eurásia ? Governo Russo propõe União Eurasiática de comércio

Posted by

Em artigo publicado nesta terça-feira, 4, no jornal “Izvestia”, o Primeiro-Ministro Vladimir Putin escreve sobre sua ideia de, a partir da União Aduaneira atualmente constituída por Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão, formar uma União Eurasiática, com um grande número de países – os da Comunidade de Estados Independentes e outros. O primeiro-ministro explica que não se trata de uma reconstrução da União Soviética. Segundo ele, “seria ingênuo tentar restaurar ou copiar aquilo que ficou no passado. Mas a intensa integração baseada em novos valores políticos e econômicos é uma necessidade da época em que vivemos”.

“Propomos o modelo de uma potente união supranacional, capaz de se tornar um dos polos do mundo moderno e desempenhar o papel de um elo ativo entre a Europa e a dinâmica região do Pacífico Asiático. Isso significa, entre outras medidas, que sobre a base da União Aduaneira e da Comunidade Econômica da Eurásia é necessário dar mais um passo para uma coordenação econômica e monetária mais profunda, criar uma união econômica mais completa”, explica Putin em seu artigo.

Segundo o premier russo, a união dos recursos minerais, dos capitais e do grande potencial humano tornará a União Eurasiática um dos mais importantes polos industriais e tecnológicos, à altura de países e estruturas regionais como a União Europeia, os Estados Unidos, a China e a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

“A União Eurasiática é um projeto aberto”, escreve Vladimir Putin. “Outros parceiros serão bem-vindos, principalmente dos países da CEI – Comunidade dos Estados Independentes. Por outro lado, não pretendemos apressar nem pressionar ninguém. [A adesão ao projeto] deve ser uma decisão soberana de cada país, fundada em seus interesses nacionais de longo prazo”, afirma o primeiro-ministro russo.

O premier destaca que “alguns vizinhos da Federação da Rússia explicam sua recusa em participar dos projetos de integração no espaço pós-soviético pela contradição dos mesmos com o ‘caminho europeu’. Penso que isso é um pensamento equivocado. Não pretendemos nos cercar de ninguém nem entrar em conflitos. A União Eurasiática será construída sobre os princípios universais de integração, como uma parte da Grande Europa, unida em torno dos valores de liberdade, democracia e economia de mercado”, afirma o chefe de Governo da Rússia.

O primeiro-ministro manifestou ainda a certeza de que a criação da União Eurasiática, uma integração eficiente, é o caminho que permitirá aos seus membros ocupar um lugar de destaque no século 21.

A atual União Aduaneira entrará em pleno funcionamento em 1.º de janeiro de 2012, abolindo barreiras de comércio, capital e trabalho entre os três países. A ideia de Putin virá, talvez, suprir as necessidades de comércio exterior da Rússia, que há 17 anos tenta entrar na Organização Mundial do Comércio.

No fim de setembro, Vladimir Putin teve seu nome lançado pelo Presidente Dmitri Medvedev, na convenção do partido de ambos, o Rússia Unida, para disputar a eleição presidencial de março de 2012.

Fonte: Diário da Rússia

Nota do Editor

“Who rules East Europe commands the Heartland; Who rules the Heartland commands the World Island; Who rules the World Island commands the World.”

Quem governa o coração do mundo comanda o Mundo Ilha. Quem governa o Mundo Ilha controla o mundo”.

Halford Mackinder 1861 – 1947

Peço emprestado esta frase para resumir o que penso,

E.M.Pinto

18 Comments

shared on wplocker.com