Eurásia ? Governo Russo propõe União Eurasiática de comércio

Em artigo publicado nesta terça-feira, 4, no jornal “Izvestia”, o Primeiro-Ministro Vladimir Putin escreve sobre sua ideia de, a partir da União Aduaneira atualmente constituída por Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão, formar uma União Eurasiática, com um grande número de países – os da Comunidade de Estados Independentes e outros. O primeiro-ministro explica que não se trata de uma reconstrução da União Soviética. Segundo ele, “seria ingênuo tentar restaurar ou copiar aquilo que ficou no passado. Mas a intensa integração baseada em novos valores políticos e econômicos é uma necessidade da época em que vivemos”.

“Propomos o modelo de uma potente união supranacional, capaz de se tornar um dos polos do mundo moderno e desempenhar o papel de um elo ativo entre a Europa e a dinâmica região do Pacífico Asiático. Isso significa, entre outras medidas, que sobre a base da União Aduaneira e da Comunidade Econômica da Eurásia é necessário dar mais um passo para uma coordenação econômica e monetária mais profunda, criar uma união econômica mais completa”, explica Putin em seu artigo.

Segundo o premier russo, a união dos recursos minerais, dos capitais e do grande potencial humano tornará a União Eurasiática um dos mais importantes polos industriais e tecnológicos, à altura de países e estruturas regionais como a União Europeia, os Estados Unidos, a China e a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

“A União Eurasiática é um projeto aberto”, escreve Vladimir Putin. “Outros parceiros serão bem-vindos, principalmente dos países da CEI – Comunidade dos Estados Independentes. Por outro lado, não pretendemos apressar nem pressionar ninguém. [A adesão ao projeto] deve ser uma decisão soberana de cada país, fundada em seus interesses nacionais de longo prazo”, afirma o primeiro-ministro russo.

O premier destaca que “alguns vizinhos da Federação da Rússia explicam sua recusa em participar dos projetos de integração no espaço pós-soviético pela contradição dos mesmos com o ‘caminho europeu’. Penso que isso é um pensamento equivocado. Não pretendemos nos cercar de ninguém nem entrar em conflitos. A União Eurasiática será construída sobre os princípios universais de integração, como uma parte da Grande Europa, unida em torno dos valores de liberdade, democracia e economia de mercado”, afirma o chefe de Governo da Rússia.

O primeiro-ministro manifestou ainda a certeza de que a criação da União Eurasiática, uma integração eficiente, é o caminho que permitirá aos seus membros ocupar um lugar de destaque no século 21.

A atual União Aduaneira entrará em pleno funcionamento em 1.º de janeiro de 2012, abolindo barreiras de comércio, capital e trabalho entre os três países. A ideia de Putin virá, talvez, suprir as necessidades de comércio exterior da Rússia, que há 17 anos tenta entrar na Organização Mundial do Comércio.

No fim de setembro, Vladimir Putin teve seu nome lançado pelo Presidente Dmitri Medvedev, na convenção do partido de ambos, o Rússia Unida, para disputar a eleição presidencial de março de 2012.

Fonte: Diário da Rússia

Nota do Editor

“Who rules East Europe commands the Heartland; Who rules the Heartland commands the World Island; Who rules the World Island commands the World.”

Quem governa o coração do mundo comanda o Mundo Ilha. Quem governa o Mundo Ilha controla o mundo”.

Halford Mackinder 1861 – 1947

Peço emprestado esta frase para resumir o que penso,

E.M.Pinto

18 Comentários

  1. só a russia e a china já sao 90% dessa eurasia se eles consequirem a adesao de outros paises ai vai ser a falencia total dos estados unidos

  2. Um bloco econômico na região faz sentido. Já existem outros blocos e o futuro aponta nessa direção, apesar dos percalços na zona do Euro.

    []’s

  3. O sistema está conspirando. Uma nova ordem mundial .
    O passo final será a reedição não permitida da Torre de Babel, surgirá então um grande e falso profeta governador do mundo, e aí …



  4. “Winter Is Coming” by Game of Thrones…

    com a já inevitável quebra da Grecia…o efeito cascata vai mostrar como a natureza humana é FDP…Fato !

    o mundo esta cada vez mais se fechando em feudos modernos…MercoSul..UE..Etc..etc..

    mundam a roupagem mais a natureza (feudos)…continua a mesma.. controlar o poder e riqueza gerada.

  5. Putin falando como um democrata nato,é as necessidades de ampliação comercial faz mudanças surgirem ao longo do tempo,de tempo em tempo a gente vê isso!

  6. Está aí novamente a tentativa de recriar a defunta União
    Soviética. Embora Putin diga que não é disso que se trata (ele não vai mesmo dizer que é), é mais do que patente essa ambição.

  7. Talvez seja possível; mas ainda acho essa união eurasiana muito distante. Coisa para uns 50 anos no futuro ou mais..

  8. Taí, os Chinese ficariam + felizes q pinto no lixo, e por tabela a India, iriam destruir td as econômias locais…+ pq ñ? Td pode acontecer, o negocio são os itens e clausulas do acordo.sds.

  9. A Rússia está querendo se proteger dos EUA e da Europa Ocidental. Está certa, mas eu acho que não vão conseguir, pois os russos já foram grandes dominadores (imperialistas) do passado. O Brasil precisa prender os seus políticos corruptos e fazer a justiça funcionar. Essa deve ser a nossa prioridade número 1. Temos que selecionar os políticos e juízes a dedo, por sua capacidade moral e intelectual, mas o nosso sistema populista, herdado dos EUA e da França, não permite isso. Pode dar certo para eles, mas não para um país como o nosso, em que a maioria do povo não sabe em quem está votando.Se eu não sei, imagine o povo.

  10. E o ocidente matou e morreu tantos naquela região para nada… Com um acordo comercial dos Russos desbancam todo o ocidente.

  11. Dandolo, se fossemos prender politico ladrão no Brasil, aumentariamos em 150 mil a população carcerária do pais… que vc acha? são 150 mil bocas a menos nas tetas do estado…

  12. Blue Eyes disse:
    05/10/2011 às 03:05

    Blue Eyes e Dandolo, prender nada! Tem é que ter pena de morte e confisco dos bens!!…O cara que quer exercer cargo público(qualquer que seja) e for pego roubando o dinheiro do povo, ou recebendo propina para prejudicar o povo tem que ir para forca! Não gostou e tem desvio de caráter?? Então arruma outro emprego..pq já iria saber o futuro que lhes aguardaria..

  13. A queda da União soviética (USSR) foi um esquema para os não socialistas baixarem as guardas pois pensaram que o socialismos comunista acabou. Assim os USA baixaram a guarda e têm agora um lider (Obama) que é socialista. Agora que os USA já foram conquistados reactiva-se a USSR. O Brasil está tb conquistado (Lula e depois Dilma). Já começaram as imposições socialistas (uniões homosexuais legais, aborto, analfabetismo, quilombos, etc).

    Eu como católico lembro-vos que eramos poucos, mas conseguimos derrotar a multidão de muçulmanos!

Comentários não permitidos.