F-X2: Amorim diz que compra de caças é fundamental e urgente


A compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) é considerada fundamental e urgente pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, mas ainda não foi discutida “em profundidade” com a presidenta Dilma Rousseff. Amorim, que participa hoje (29) de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, destacou a relevância do assunto devido ao estado dos caças Mirage que país detém e do tempo que as empresas que produzem os aviões levam para entregá-los.

“Até o final de 2013, nenhum dos 12 Mirages que estão em Anápolis estará em condição de atuar plenamente. É algo realmente muito urgente, muito importante. A necessidade de defesa da Amazônia, das fronteiras, impõe que nós tenhamos uma aviação de caças adequada”, afirmou Amorim.

Apesar disso, o ministro disse que falou apenas superficialmente sobre o assunto com a presidenta. Amorim ressaltou ainda que os aviões não serão escolhidos apenas pelo preço, por considerar que “em defesa, o barato sai caro”. A transferência de tecnologia, já colocada como requisito na escolha dos caças, será fator determinante.

“Há atenção prioritária à transferência de tecnologia. Não apenas a promessas de transferências de tecnologia, mas a questões contratuais e à presença de empresas brasileiras no processo de transferência”, explicou o ministro.

Fonte: Agência Brasil

46 Comentários

  1. Para com isso Amorim (que homensinho alarmista hem?), o Brasil não tem inimigos. rsrsrs!!

    Eu quero ver o FXn comemorar as Bodas de Porcelana (em grande estilo, com muita champanhe, rsrsrs!!!).

    Se for para comprar “Mrd” deixa do jeito que está, obsoleto por obsoleto que diferença faz (a não ser desafogar as concessionárias de seus modelos já ultrapassados).

    Ora pois!!

    kkkkkk!!!!

  2. Deve criar também a empresa “BrÈsilePETITGATEAU D’RafaleOIR DenfensÈ” nos mesmos moldes da “UkrainiZilian AlcantaraX Cyclone Space”.
    Quantas garrafas de vinho da borgonha o min. está levando nessa?..
    Novamente não põe nas mãos da força aérea um programa de desenvolvimento próprio. Estão tirando das mãos do brasileiro o poder de ser um povo soberano.
    Trocentos anos de entra governo e sai governo.. recursos excassos.. entraves legislatorios.. corrupção com medinho de levar um sacode à la anos 70.
    Mas não tem o que fazer né, a sociedade está deixando!.. As forças armadas só responderão se a sociedade começar a se rebelar.. igual quando na revolução militar. A sociedade é manipulada pela mídia, que é sionista. Tais empresas estrangeiras de defesa são sionistas. Como não é desta vez os ‘comunas’ anarquistas, aí a mídia fica quietinha né, não mechendo no bolso deles ta ótimo. ¬¬

  3. Se os Mirrages não poderão mais voar em 2013 , o certo era receber os novos caças em 3 lotes de 12 unidades cada !

    Aí mostraria que existe prioridade e compromisso no reaparelhamento e modernização das Forças Armadas .

    Prazo maior que esse é conversa fiada !

  4. É o blá,blá,blá de sempre,já se passou uma década desde que começaram a falar do Programa FX e nada! Não aproveitamos o tempo nem para projetar um protótipo de caça nacional para dar uma resposta a população já que somos a 7ª economia do mundo !
    “”A compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) é considerada fundamental e urgente pelo ministro da Defesa””
    “”Apesar disso, o ministro disse que falou apenas superficialmente sobre o assunto com a presidenta. “”

    AMORIM DIZ QUE A COMPRA É FUNDAMENTAL E URGENTE E CONVERSA ESSE ASSUNTO COM A DILMA APENAS ”SUPERFICIALMENTE”?
    Que falta de sensibilidade, de respeito de visão estratégica, que falta de amor próprio que falta de nacionalismo !

  5. Não diga, ministro? É mesmo? E a gente aqui do PB achavamos que os Mirage ainda tinham uns 50 anos pela frente.
    Ironias à parte, essa admissão do ministro já é um bom alento à minha angústia.

  6. 1-o barato sai caro”
    .GRIPEN

    2-Há atenção prioritária à transferência de tecnologia. Não apenas a promessas de transferências de tecnologia,
    .dino f 18

    3-transferência de tecnologia, já colocada como requisito na escolha dos caças, será fator determinante.
    . Rafale
    .

    4- Dassault Rafale Melhor Escolha
    .
    .

    Depois de perde toda semana e EXPLICANDO pra um serto cidadao O pq o SU -35 e superio a toda familia do Dino F 15 (enclusive o silent) num outro blog .to di volta

  7. NÃO ME DIGA, CARO LARANJA… só o sr. e a srª. não conseguem ver o obvio… MAS OS INTERESSES POLITICOS NÃO DEIXAM… pais de entreguistas… é sempres assim… primeiro o meu interesse, depois o da nação… a independencia tecnologica evitaria exatamente essa situação pela qual estamos passando… por não termos como desenvolver turbinas, por exemplo, para o KC, ficamos a merce dos EUA que pressionam para que não compremos tecnologia, seja francesa ou russa e fiquemos eternamente dependentes deles… isso que dá não estudar… BRASIL, UM PAIS DE TOLOS…

  8. Não consigo acreditar que esse assunto não foi discutido exaustivamente com a presidente Dilma. Ela assumiu quando? 1º de Janeiro? Já estamos em Outubro, praticamente. 2012 é logo ali. 2013 então.

    Em 2013 os M-2000 serão desativados. Com isso sobra para os F-5 EM que terão de voar mais, o que gerará ainda mais desgaste das celulas. O que deve antecipar o prazo previsto dos mesmos para desativamento.

    FX-2: 2012 é anunciado, e 2013 é assinado. Mais 3 anos para iniciar a fabricação dos caças, 2016. Primeiros 6 caças disponíveis para a FAB: 2018 e olhe lá.

    Vai ter apagão de caças se não fizerem uma outra compra emergencial. E por outro lado essa compra emergencial pode adiar ainda mais o FX-2. Tá sodas 🙁

    []’s

  9. Aleluia, o ministro descobriu o óbvio, se ele acessasse o plano Brasil saberia desde o primeiro dia que o FX 2 era urgente.
    Só gostaria de saber como ele e a Dilma discutirão o assunto em profundidade se eles sabem menos do que qualquer um á respeito do assunto.Se for esperar eles lerem os relatórios de RFI, RFP, BAFO e tudo mais, vai levar mais uma década
    Aliás, estou apostando que teremos uma solução nova solução provisória, que se tornara definitiva por mais 10 anos..
    Abraços.

  10. Eu ainda acho que para cobrir o buraco negro dos Mirrages de Anápolis, aquels F-5 Suiços vão acabar mostrando seus “bicos” por aqui.

    E se a questão for preço, digo, tanto alto (proibitivo), quanto baixo (barato sai caro), então é óbvio que o que sobra é o meio termo.

    E meio termo é F-18.

  11. Forças Armadas é coisa muito séria, pois envolve a Segurança Nacional.
    Dilma deveria ter dado prioridade número 1 para a Defesa. Na verdade, os nossos políticos não possuem capacidade intelectual e moral para administrar um país do porte do Brasil. Eles tratam a Segurança Nacional como uma brincadeira. A prioridade hoje é a composição dos soldos dos militares,e não a compra de caças. Tem motorista de táxi no RJ tirando R$ 10.000,00 / mês e eles não pagam IR (sonegam). Se colocarmos na ponta do lápis, estão ganhando mais que um General de Exército. Vamos respeitar o pessoal militar, que é de altíssimo nível intelectual e moral, e arriscam as suas vidas constantemente.

  12. Vê lá se vai haver propinoduto na compra dos caças. A imprensa afirma que Sarkozy e seus aliados estão envolvidos em falcatruas. Eu não confio mais nos políticos brasileiros, e nem o povo brasileiro.

  13. é inevitável a compra de novos caças para tampar o espaço que os mirage 2000 vão deixar, agora é saber qual caça que vai ser escolhido para tampar o buraco, esses dias o Brigadeiro estava na Suécia sei la o que estava fazendo, ou a vinda de outro mirage franceses com modernização.

  14. Leopoldo, acredito nessa hipótese, talvez os mirages dos emirados árabes se não me engano, parece que eles tem uns 60 mirages 2000-9 em estado da arte e querem comprar rafales negociando os mirages.

  15. A situação é gravíssima,porque até 2025 não teremos nem o bisavô F-5EM porque TERÃO que dar baixa por fadiga de material.Já passou da hora de comprar novos caças.
    Ainda boto FÉ no Su-35,todos os dias mentalizo forte e repito o mantra SUUUUUUUUU-35,SUUUUUUUUU-35….
    Só assim pra afastar de vez a possibilidade de algum vassalo de comprar o Vovô F-18 um caça velho,míope,caolho e desdentado.

  16. Sobre FX-2.
    Foi noticiado em todos os meios de comunicação: em janeiro de 2011:
    A presidente Dilma Rousseff não gastará um centavo com a compra dos caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2011. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal Folha de S. Paulo, ainda que o governo anuncie neste ano o modelo escolhido, a compra ficará para 2012.

    A decisão da presidente foi tomada em meio a um processo de definição de pesados cortes no Orçamento de 2011.
    De lá para cá nada mudou a não ser alguns jornais que deram algumass informações contraditórias para vender jornais e interpretação erroneo ao que foi declarado.
    Tudo na verdade permanece como foi dito por Jobim – Dilma – Celso Amorim e Aurélio Garcia que sempre disseram a mesma coisa dita pela presidente em janeiro e quem vem sendo repedito.
    Quanto ao Rafale – Senhores acostumem-se desde já.
    SDS

  17. Já to ficando com nojo de ler ou ouvir falar sobre esse FX que daqui a pouco vai ter que se alistar no exército pois vai completar a maior idade…Brasil país de tolos.

  18. Caro Jabá.
    concordo, o ministro falou o obvio.
    Lembre-se, que o que ele esta dizendo é para uma platéia que não esta nem ai para as Forças Armadas, que tanto faz um mirage 2000 como um F-5.
    Esse pessoal ainda é uma parcela significativa da população brasileira.
    SDS

  19. Eu tou achando que a conversa que o presidente teve com o Sarkozi recentemente, vai autorizar a Dona Laranja comprar os caças!Essa gente é pequena demais, eles estão preocupados mais em destilar poder do que almejar a grandeza da nação, do povo e do país! Pra eles somos acessórios da glória que eles gostam de desfilar nos palácios que frequentam e nós pagamos a conta, nada mais…

  20. Não sei como uma país como o brasil não cuida das suas forças armadas. Temos muitos recurso que tem de ser protegidos e ninguém faz nada… –‘

    Me da nojo esses Politicos corruptos!

  21. Com certeza o escolhido por Dilma será o RAFALE. Caça cujo primeiro voo ocorreu em 1986. E segundo a wikipedia os custos do Rafale : O custo total do programa, a partir de 2008, é de cerca de € 39,6 bilhões de euros, que se traduz em uma unidade de custo do programa de cerca de € 138.5 milhões de euros. O preço unitário flyaway a partir de 2008 é de € 64 milhões de euros para a versão C (Força Aérea), e € 70 milhões de euros para a versão da Marinha. O Rafale foi desenvolvido para ser um sucesso de vendas no mercado internacional, entretanto, ele vem sendo empregado somente França. Neste sentido, seu elevado preço e a concorrência de aviões considerados mais capazes, como o Eurofighter Typhoon, Boeing F/A-18E/F Super Hornet e SAAB Gripen, tem mantido esse avião distante de outras forças aéreas, além da francesa.

  22. Chega dessa parceria caracu com a França. O FX2 deveria ter sido cancelado. O melhor para o Brasil é o SU-35 BM e SU-50 PAK FA.

  23. Celso Amorim esta certo de dizer isso os Mirage-2000 não vão dura muito nem os F-5 bom o Lula Já ta levando um Puxão de Orelha Sarkozi por q a Dilma Ainda não comprou os Caças dona Dilma os Caças são Para Ontem e è para já pois a coisa esta ficando Feia afinal Quanto Custa um F-18 ou o Rafale ou Gripen ? bom eles dizem q vão compra em 2012 vai q dizem q o mundo acabe em 2012 Dilma os caças tem q vir agora já

  24. compra d pratileira, ou tampax-3, para sair com fx-3, quem sabe um 5g para 2025. esses sao os prognosticos.
    acho q o tampax-3 é oq vai acontecer.
    provavelmente um gripen a/b, ou mirage-2000-5,
    ou quem sabe um f-16 c/d.
    é esperar pra v agora.

  25. quais os curriculos de vcs para criticarem algo? pos graduados? mestres? doutorados? classe media? alta? comerciantes? hehehhe

  26. Compra tudo em Tucano de uma vez então…..e deixa p/ desenvolver um FX-BRAZUCA…..já que não querem mandar dinheiro p/ fora do Brasil……faz acordo com a Rússia e bola p/ frente…..

  27. Com as sabias palavras pré-determinadas pelo Ventriloco Morim Térnim de Tergal encheu linguiça mas deixou transparecer a morte subita da Boeing,o bonitinho mais ordinario da Saab e de quebra um puxãozinho de orelha na na Dessault que promete cumprir mas não pode cumprir na integra pois enfrentaria retaliação Americana e como são capachos dos EUA não repassarão sensiveis.Então restou quem?Heim?Rsrs e voces não sabem?Restou aqueles que são os unicos que se quiserem podem repassar e se for dada prioridade a eles eles repassaraõ porque tudo o que mais querem é estreitar aliança estrategica com o Brasil.Cobrada ja faz dois anos que eu falo para voces prepararem as pistolas de tinta para pintar cocares principalmente o lendario Senta Puá no vetor que voces queriam desde o começo o SU mas não sera mais o que voces tinham escolhido o 30 e sim o 35BM/S rsrs Mais uma vez muito obrigado FHC por ser covarde e cão amestrado Yankee rsrs agora teremos o melhor predador dos céus bem mais moderno e bem mais mortifero.Yrina minha Cossacazinha voce estava certa desde o começo rsrs Vamos fazer Caipirinha com Vodka rsrs Quero ver a cara de broa do Sarkozy traira rser de cabelo arrepiado o Sarkozyzinho vai nascer de cabelo arrepiado e a linda Carla ainda vai te dar um bico na bunda Mon Cherry rsrs Mosca Varejeira de Marignac a saga interminavel rsrs

  28. Fiquem tranquilos quanto a propinodutos que eles sabem que estão todos sendo observados e a rapaziada ta louquinha pra pegar algum indicio e arregassar eles todos de uma vez espondo-os a opinião publica.Lhes garanto que ate conversarem ao pé do ouvido se peidam todinhos.

  29. AMORIM DIZ QUE A “COMPRA” É FUNDAMENTAL E URGENTE…

    Eu li “COMPRA”???? Se for “compra” é PRATELEIRA… Muito melhor que FABRICAR aqui que só BENEFICIA os SIONISTA e os ENTREGUISTAS de São Bernado do Campo e os CANALHAS da FIESP…

    Su-35BM com T-50 pela frente??????? Huuuuuuuuuuum isso sim é SOBERANIA!!!!

    Podia vir uns Su-30 e uns Yak-130 pra começar…

  30. Que tal SU35BM/S de prateleira e de lambuja conseção de montagem no Brasil enquanto acertamos com os Indianos compra casada dum pacotão DU KCT ou o mesmo que na India a fabricação de um 5.0 nacional com assessoria Russa esta seria a melhor de todas opções e MORIM TÉRNIM DE TERGAL não se esqueça da MB e pega uns SU34 nas mesmas condições sob conseção montados no Brasil e ZÉ FINI rsrs Eu avisei voces não acreditavam preparem-se para chorarem no velorio do FX2 e nem quero saber a hora e o local do enterro mas avisem-me onde esta a Viuva para eu consola-la rsrs

  31. 1maluquinho´
    Eu torço pra que va nesse sentido esse nagócio.
    Mesmo que eu infelizmente acho bem difícil.
    Acho que leva nessa o Rafale.

  32. Se voces prestarem bem atenção ele diz que nãp adianta dizer ou prometer que vai transferir e não importa o preço so nessas afirmações ja detonou os tres do FX pois o unico que pode transferir tudinho são os EUA.Nem a Suecia e nem a França tem a propriedade intelectual dos sensiveis de seus vetores.O que nós queremos so existe 3 nações que podem cumprir,EUA,Russia e China.Os Americanos não repassam para ninguem,os Chineses são uma incognita a tecnologia deles e sobraram os Russos.Pode ate haver uma estrategia no sentido de persuadir os EUA a repassarem.Não repassam porque são babacas,uma tecnologia ultrapassada para eles embora seja o vetor mais vendido e a espinha dorsal da USNavy.O F22 não é tão novinho e ainda não conseguiu afirmar.O F35 é um consorcio que ainda precisa aperfeiçoamento embora eu acredite que eles trabalhem em segredo tanto com um 5.0 como no projeto de um 6.0.Repassar o F18 na integra não vai lhes ser tão mal,eles precisam muito de nós agora.Do outro lado tem a Russia que so falta pedir pelo amor de Deus para o Brasil ter parceria estrategica com ela,nos oferecem de tudo de tudo mesmo.Eu penso que pela prioridade do momento seria inteligente fecharmos com o SU35BM/S sob conseção construindo-o no Brasil para nós sem direito comercial,isso ja nos garantiram e garantiram tambem que dependendo do teor do entendimento nos repassarão o SU35BM/S completissimo e nós podendo configura-lo a nosso modo ate fora do leque de armas dele.O que realmente precisamos no momento por termos extensa costa e extensa fronteira seca é do SU35 e 34.Nosso NAe ta sempre meia-bomba daqui a nove anos a vida util dele acaba,nossos falcões estão na pindaiba e para protegermos o pré-sal SU34 e Submarinos.Calma galera que vai pintar na boa a não ser que os Americanos nos deem o F18 todinho ao vivo e a cores.Quem quer apostar comigo que da SU35BM/S e F18 se nos derem todinho?Estou falando isso ja vai para 3 aninhos rsrs

  33. Tem que exorcisar um mucado de voces heim e o dia é hoje sexta-feira rsrs passar um Urubu no corpo e soltar na encruzilhada rsrs Quando não fantasiam choramingão rsrs Pra Brasileiro é assim mesmo ou é carnaval ou quarta-feira de cinzas rsrs Voces acham que vão comprarem TAMPÃO pra mais na frente comprarmos outros rsrs Voces ainda não entenderam que queremos pagar para termos o que queremos e não o que nos querem dar dizendo que repassam tudo mas não repassam sensiveis.Sempre alegam alguma coisa mas não precisam alegarem nada pois não lhes pertencem mesmo rsrs Sejam sinceros e integros e digam logo que não podem.Ou os EUA nos dão o F18 todinho ou teremos realmente caças Russos.E tomara que não cedam mesmo pois vai vira cheio de malware mesmo….CODIGOS MALICIOSOS quando voce mais precisar apaga rsrs e so trouxa entra nessa.Jamais confiaremos em tecnologia belica neles,fizeram por merecer e retroceder isso simplesmente é para James Bond MISSÃO IMPOSSIVEL.

  34. Negociação com o Emirados Arabes Unidos (EAU) para a venda do Rafale :
    O radar RBE2 AESA do Rafale não tem detecção e rastreamento de alvos móveis em terra nem integração entre modos ar/ar e ar/terra, bem como tem 10% menos de alcance que o radar do F-16 Block 60 (AN/APG80 de 2003), o que estaria entravando as negociações com os Emirados Árabes, sendo o radar AESA do Rafale inferior ao do F-16 e F18. O Rafale tem tecnológia americana no seu novo radar AESA, sistema de mira, HMD e software de integração de sistemas, sendo necessaria autorização americana, a DASSAULT NÃO PODE TRANSFERIR 100% DA TECNOLÓGIA DO RAFALE SEM AUTORIZAÇÃO AMERICANA, seu motor tem tecnológia da Rolls-Royce.
    O radar, ainda em desenvolvimento, apresenta limitações em relação aos radares já operacionais em outras aeronaves. Superar essas limitações exigirá muito mais tempo e investimento.
    O Rafale tem problemas de projeto SERÍSSIMOS, a ponto de, por exemplo, a parte elétrica inviabilizar o aumento de seu radar e a utlizaçao de um motor mais potente.
    O aumento de potência exigido pelos EAU para o RBE2 demandará uma total revisão da parte elétrica do Rafale, por absoluta falta de potência, além de interferir com a suíte SPECTRA, gerando interferências eletro-magnéticas que afetam seus sensores.
    A SPECTRA aparentemente não impressionou os peritos dos EAU, que exigem melhorias
    A França teria que fazer a reengenharia de TODA A PARTE ELÉTRICA DO VETOR, A UM CUSTO DE 2,90 BILHÕES de Euros. Bem como das tomadas de ar do motor, e nariz do avião, para acomodar um radar AESA mais potente do que aquele que sera instalado no avião.
    Em mais de 10 anos O RAFALE PERDEU TODAS AS CONCORRÊNCIAS DAS QUAIS PARTICIPOU. UM AVIÃO QUE NINGUEM QUER COMPRAR, COM TECNOLOGIA INFERIOR, CUSTOS DE AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO CARISSIMOS.
    Fica muito clara que a proposta de construção do Rafale no Brasil é somente conversa de vendedor. A França está lutando para conseguir exportar o aparelho para manter a linha de produção aberta para a fabricação de 11 unidades por ano. Não faz sentido pensar em montar uma linha no Brasil para 36 unidades. A menos que sejam modelos CKD, para serem “aparafusados” no Brasil. Aí não tem transferência de tecnologia nenhuma.
    Relato de um almirante frances sobre o Rafale:
    http://www.aereo.jor.br/2010/08/16/entrevista-com-o-almirante-alain-silvy-sobre-o-estado-das-negociacoes-do-rafale-com-o-eau/
    A legendária fama dos fornecedores franceses de tecnologia militar de prometerem muito na hora de assinar os contratos, mas executando depois a política de empurrar com a barriga a prometida transferência. São ruins também na consumação das contrapartidas comerciais (off-set). Basta analisarmos a prometida transferência tecnológica da França para a Helibras, até hoje ate mesmo os parafusos são importados, a manutenção dos motores é feita na França, os helicopteros são montados em CKD.

  35. Assim como não existe mulher meio gravida. Não existe meia independência tecnológica americana. Rafale e Gripen NG possuem tecnológia americana, sujeita a restrições da política americana de influência e dominação.
    Lembrando que a França é aliada estrategica dos EUA (OTAN), bem como na Guerra das Malvinas era aliada estrategica da Inglaterra (OTAN).
    O unico país que pode nos dar independência tecnológica americana é a Russia, o melhor e unico caça verdadeiramente de geração 4.5 ++ é o SU-35 BM. O governo Lula, Dilma nunca tiveram peito para enfrentar a política americana e adquirirem o SU-35 BM e entrarem no projeto SU-50 PAK FA. Ambos só tiveram peito de contrariar a política americana em picuinhas internacionais.

  36. Não se arma bem um país para ir a guerra. Se arma muito bem um país para evitá-la. Um país rico como o Brasil desarmado é um tremendo perigo. Sem essa de não termos inimigos. A coisa não é bem assim. Não vemos ser ingênuos. Se o Iraque estivesse tão bem armado quanto o Irã e a Coreia do Norte, CERTAMENTE não teria sido invadido. Se o Japão tivesse armas nucleares CERTAMENTE não teria levado ume em Hiroschima e outra em Nagazaki.

  37. rsrs Esse papinho de Emirados Arabes e radar e péréré pororó rsrs Ate a Libia diziam que estava comprando rsrs NEM NA INDIA E NEM AQUI rsrs desistam rsrs Se querem trocar raciocineos de conhecimentos de componentes ou de tecnologia o cardapio é vasto mas não esperem a sobremesa porque ela não tem rsrs NEM A PROPRIA FRANÇA DE GRAÇA rsrs rsrs

Comentários não permitidos.