FAB incorpora nova aeronave de patrulha marítima

No dia 30 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai incorporar a aeronave de patrulha marítima P-3AM à sua frota.

O P-3 é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II, que ficou conhecido no Brasil como o avião utilizado na ponte aérea Rio de Janeiro/São Paulo, de 1975 até 1991.

A versão militar foi inicialmente concebida para a Marinha dos Estados Unidos, como aeronave especializada em patrulhamento marítimo e guerra antissubmarina.

O P-3AM da FAB foi totalmente modernizado e equipado com modernos sensores eletrônicos e armamentos.

A aeronave irá empregar essa grande capacidade na vigilância e proteção das riquezas do Brasil, como o pré-sal, o mar territorial brasileiro e a zona econômica exclusiva. A cerimônia militar de incorporação da aeronave começa às 10h da manhã de sexta-feira, 30 de setembro, na Base Aérea de Salvador, localizada ao lado do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães.

Fonte: Segurança & Defesa

19 Comentários

  1. Esta é a marinha que voa, mais rápida, mais alcance e letal.
    Falta saber quais armas vai empregar e se trabalha com o SAR.
    Se operar junto com Vants de longo alcance seria melhor ainda.

  2. Quanto todos os P3AM estiverem em ação, teremos ampla visão de toda a Amazonia Azul.
    É grande, muito grande.
    Imaginem os benefícios para a segurança.

  3. E os restantes , quando chegarão ?

    Compram essas sucatas pra receber em 10 entregas ?

    Compraram 8 aeronaves sucateadas e só agora chegou a primeira !

    Não tem o quê comemorar !

    A índia comprou 12 aeronaves P8 Poseidon novinhas !

    O Brasil é a 8ª economia do planeta e está acima da Índia no ranking das maiores economias do planeta !

    A população da Índia é quase 10 vezes maior que a do Brasil !

    A conversa fiada de não ter dinheiro pra equipar as Forças Armadas do Brasil com o que há de melhor no planeta é mentira desse monte de VAGABUNDO que comanda o Brasil !

    Um país que em poucos anos se tornará a 5ª economia do planeta e que tem Forças Armadas mal equipadas e ridículas em relação a países inúmeras vezes menor e sem as riquezas que o Brasil tem é inadmissível !

    Tem alguma coisa muito errada ou , muito secreta escondida que a maioria não sabe !

    Venderam o Brasil e ninguém sabe ?

    Por isso não podemos nos armar ?

    Se é isso , foi o desgraçado do Fernando Henrique Cardoso na época do Consenso de Washington !

  4. se não me engano essa e a terceira entregue não ? mas ta valendo a fab ganha olhos de aguia sobre a amazonia azul, so falta adquirir os harpoons para homologa-los no esquadrão !!!

  5. Uma novela…
    Estes P-3 estão estourando sucessivamente seus prazos de entrega estabelecidos, um atrás do outro…Se fossem encomendas feitas aos franceses, chineses ou russos… Já teria uma certa turma malhando os fabricantes.

  6. Os primeiros P-3 deveriam ter sido entregues a 2 anos atrás.Más antes tarde do que nunca…
    .
    Estes P-3AM são muito necessários,além das funções ASW, ASuW (equipados com mísseis Harpoon) e SAR . Poderão atuar em conjunto como os A-1M, passando dados através de datalink para os AMX modernizados e equipados com o míssil anti-navio MAN-1 e o míssil anti-radiação MAR-1…Uma sistema de defesa naval que o Brasil nunca teve…
    .
    Para completar o conjunto, espero que venham logo as novas fragata e submarinos Scorpene, mais alguns Rafale M para o São Paulo…

  7. Ademar Vila Nova.
    O senhor esta correto em tudo que escreveu. E tem mais Lula não disse que pagou a divida externa do Brasil, cade o dinheiro para a defesa ?. A Presidenta Dilma tem 10 Bilhões de dolares para emprestar a Europa, mas para a defesa não tem. Interessante que 10 Bilhões de dolares é o valor estimado do FX2 para equipar a FA com novos caças . Dilma fez cortes de 50 bilhões de reais em investimentos, que afeteram a defesa. O governo não esta preocupado com a defesa.

  8. Apesar de usados eles foram totalmente modernizados e colocados de volta a ativa com uma boa capacidade de realizar suas designadas tarefas. Nao tínhamos nenhum vetor capaz ate agora, então o motivo e de comemoração. Só acho que mais para a frente tenhamos que aumentar o número de aeronaves e aí sim quem sabe uns novos.

  9. Ademar Vila Nova, se estão vendendo o Brasil, é agora, atéa FIFA entrou na liquidação. Manda mais que a Constituição.

    Só que o dim dim vai todo pro PT.

  10. O FHC foi apenas mais um integrante do clube dos desgraçados que venderam este pais.

    Ele esta sendo vendido desde a época do BRASIL Colonia.

    E o pior é que os últimos dois governos de Lula e atualmente Dilma, fazem uma lavagem mental através de marketing e o povo tão molusco quanto o ex presidente acredita que esta podendo.

    Já já a conta começa a aparecer pra nós, os tongos pagarmos, déficit pelo inchasso do governo e suas contas públicas.

    E isso devido ao desgraçado do Geisel, Juscelino, Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma e dos próximos que virão.

    E nós, BOBOS, apenas damos razão para a continuidade da existência da Corte.

    O Pais das bananas…rsrs..

  11. E OS SENSORES COM PROBLEMAS?
    .
    .

    E sobre os sensores……será que substituíram aqueles “míopes” que foram “gentilmente” vendidos pelos americanos para nós…….os seus amigos?

  12. lucena,
    Você indaga acerca dos “sensores míopes” vendidos pelos yankees.
    No mEu entendimento a FAB quando negociou estes aviões junto aos americanos, escolheu dentre as células estocadas no deserto as que mais interessavam. Como estas seriam retrofitadas por empresa escolhida a posteriori, pouco importava o estado dos sensores embarcados.
    Portanto acredito não ser cabível cobrar dos gringos algo que não contratamos.

  13. Ouvi pessoalmente, de um mecãnico do 1/7. Estas células só têm vida útil, em sua maioria, até 2014, depois terão d ser aposentadas ou passar por grande revisão. S for verdade, mal chgaram e já vão parar, ou voltar p mais manutenção.Grande FITS, mas em cavalos cansados…

Comentários não permitidos.