Modernização do TAM (Tanque Argentino Mediano)

A modernização dos 236 carros de combate TAM (Tanque Argentino Mediano) do Exército Argentino, que equipam a I e II Brigadas Blindadas, encontra-se a cargo da empresa israelense Elbit Systems.

A modernização consiste fundamentalmente na substituição do sistema de movimento da torre (o acionamento hidráulico passará a ser elétrico), o que vai melhorar a assinatura IV mas obrigará a execução de diversas perfurações na torre.

TAM VCA 155 – O obuseiro auto-propulsado com uma torreta  italiana Palmaria de 155 mm, representa a mais moderna arma já desenvolvida pela indústria bélica argentina.

Outras melhoras serão a instalação de um sistema digital de gerenciamento do combate (BMS = Battle Management System), que mostrará uma imagem do campo de batalha numa tela colorida. O sistema coletará informações de unidades terrestres ou VANT e imediatamente as distribuirá de forma encriptada a todos os CC na zona de combate.

TAM VCCDT

Será instalada um sistema de visão térmica para o motorista, o chefe do carro e o atirador. Para evitar deformações no tubo do canhão por aquecimento, será adotada uma “manga” térmica.

TAM VCTM

O rádio será substituído por um mais potente, e será instalado um sistema de alerta laser. Uma APU será integrada para fornecer potência auxiliar sem necessidade de ligar o motor do carro, e instalado um sistema automático de combate a incêndios dentro da viatura (anteriormente havia somente no compartimento do motor), e todas as partes vitais do carro serão revisadas.

TAM VCBM

Os trabalhos serão iniciados com os carros do Regimento de Caballería de Tanques 8 (RCT 8) da I Brigada Blindada. Os serviços serão executados nas oficinas da Agrupación de Arsenales 601 (Agr Ars 601), com sede em Boulogne Sur Mer, na província de Buenos Aires. Está previsto que o protótipo esteja pronto para provas em março ou abril de 2012.

O VCLC é outro exemplo da excelente modularidade do projeto do TAM. Este sistema de artilharia baseado em foguetes permite um ganho importante na capacidade de apoio de fogo do exercito argentino.

(Juan Carlos Cicalesi)

Fonte: Segurança & Defesa

24 Comentários

  1. Que coincidência! agora mesmo eu estava ouvindo a marcha “avenida de las camelias” ! Nós podiamos fazer uma parceria para desenvolver um tanque médio com eles. um hermano osório…

  2. caiozin que mne osorio. O osorio e nosso e devia ser modernizado e voltar a produzir… Poderiamos fechar uma parceria, mas nd de osorio no meio nem tecnologias nossas! os argentinos so quem o 0800 que e de graca!

  3. Augusto,sem blindagem, não existe CC. Qualquer míssil com um alto-explosivo de última geração, faz o CC inteiro explodir. Eu criei uma blindagem inédita no mundo, cujo campo magnético de alta-frequência faz unir as moléculas do material. É um jogo de frequências, associada a alta-tensão (plasma). Acredito que eleve em até 5 mil vezes a resistência da chapa. 1cm equivaleria a 5.000cm = 50 metros.

  4. Para destruir esse CC argentino, bastaria um alto-explosivo detonar no solo, embaixo do carro.Acredito, que faria toda a munição do carro explodir por simpatia.

  5. Deveriamos sim, fazer algo em parceria.

    Aliás, todos os paises da America do sul, pela UNASUL deveriam construir seus próprios meios.

  6. Vejam como estão todos envolvidos em modernizar e equipar suas forças aqui na América do Sul, há notícias diferentes em todos os países.
    Quanto a Argentina além dessa modernização vai entrar no programa Guarani. Muito bom.

  7. E O TAMOYO III ?
    .
    .
    ********
    “(…)O MBT (Medium battle tank) Tamoyo era o verdadeiro blindado de origem nacional para o Exército Brasileiro (ao passo que o Osório era um veículo de exportação).
    .
    Seu projeto foi desenvolvido pela Bernardini S.A. Indústria e Comércio com o apoio do Centro Tecnológico do Exército (CTEx).
    .
    Os estudos começaram em 1979 na mesma época que a empresa desenvolvia o processo de repontencialização dos M-41 do EB.
    .
    O primeiro protótipo ficou pronto em tempo recorde e foi apresentado em 7 de maio de 1984;as melhorias foram acrescentadas e erros corrigidos.
    .
    Assim nasceu os Tamoyo II (que aparece no vídeo acima) e o Tamoyo III.
    .
    Mas o final da história todos conhecem. O EB acabou não adquirindo o veículo e a Bernardini fechou as portas em 2001(…)”

    ********
    .
    http://www.forte.jor.br/2008/09/30/tamoyo-um-sonha-nacional/
    .
    .
    Faço esta pergunta pois os “Hermanos” querem nos vender o TAM deles,o da matéria acima.

  8. Será que o TAM não daria uma base para um MBT modernizado? Um pouco maior, com uma blindagem modular,capaz de resistir a tiros APDS e IEDs. Brasil e Argentina poderiam entrar numa parceria desse tipo.

    Padronizar ambos os Exércitos sem dúvidas daria mais escala para o TAM e o Guarani.

    []’s

  9. Por favor, esqueçam o Osório! JA FOI um ótimo projeto mas isso há 30 ANOS ATRAS!! E um projeto ultrapassado, a ENGESA faliu. Teríamos que desembolsar um valor absurdo para tentar retomar seu projeto e moderniza-lo, JA Nao temos nenhuma linha de produção capaz de montar um MBT, ou seja, teríamos que começar do ZERO tudo de novo. Então porque apostar num projeto antigo? Se um dia quisermos ter nosso próprio MBT terá que ser através de parcerias sim, diminuir custos e tempo e torna-lo viável.

  10. $$$ criei o MOVIMENTO DE REATIVAÇÃO DO MBT EE TI O$ÓRIO e, conto com o apoio do$ internauta$ para todo vez que entrarem em uma enquete façam um apelo nacionali$ta bem bra$ileiro a pre$idente dilma para reativar o lendário mbt ee t1 o$ório que derrotou o mbt abhran 1 americano e outro$ tanto$ na Arábia $audita no$ ano$ 80, é uma boa oportunidade de nó$ bra$ileiro$ mo$trar no$$o patrioti$mo, capacidade de criar obra$ de arte ”mbt ee t1 o$ório” e o mai$ importante: realizar o $onho do$ melhore$ engenheiro$ de arma$ bélica$ que o Bra$il já teve que é produzir 100 unidade$ de$te veículo $ó pra começar, é po$$ível, ba$ta nó$ bra$ileiro$ manife$tarem no$$o$ $onho$. meu email para contato é: groomil@hotmail.com. valeu e conto com você$ $$$

  11. Sou contra o Osório,Foi o melhor de sua época porque a ENGESA selecionou “do bom e do melhor” de diferentes empresas de diferentes países,Hoje em dia seria exatamente igual.
    Sou mais o EB firmar uma parceria com a KMW,assim ambos saem ganhando e como o amigo dandolo disse,é muito facil de se destruir um CC atualmente.
    Nosso Pais é pacifico,nosso terreno não contribui para se operar CCs,precisamos mesmo é de meios para “destruir” blindados de futuros agressores.(EX: MSS 1.2 e suas futuras atualizações.)

  12. Da mesma fonte: O Exercito Argentino também está modernizando seus canhões antiaéreos de 20mm Oerlikon GAI B01.
    —————————————–
    18 de setembro de 2011
    Automatização do canhão Oerlikon GAI B01
    ———————————————
    Há vários anos o Ejército Argentino dispõe de 220 canhões antiaéreos de 20mm Oerlikon GAI B01 cedidos sem custo pelo governo suíço (foto: J. C. Cicalesi). Embora com elevada cadência de tiro, as armas são de operação Manuel e a pontaria é ótica.
    A División Sistemas de Control do CETEDEF (Instituto de Investigaciones Científicas y Técnicas para la Defensa) está envolvida na automatização das armas.
    .
    As modificações consistem em introduzir um sistema para o comando remoto da pontaria e do tiro a partir de uma Unidad de Control de Fuego, possibilitando que um alvo seja batido simultaneamente por quatro canhões.
    .
    O programa de modernização está organizado em três etapas: a primeira é a automatização em conteira, já cumprida; a segunda consiste na automatização em elevação e o tiro: a terceira — atualmente em andamento — é a integração à UCF, prevista para conclusão em breve.
    .
    O GAI B01 é projetado para proporcionar defesa antiaérea às unidades do Ejército, para formar a última barreira defensiva em objetivos vitais e para proporcionar fogo de apoio terrestre a tropas amigas. (Juan Carlos Cicalesi)
    ————————————

  13. O Exército Brasileiro não possui quase nada em termos de artilharia anti-aérea e ainda está retirando de serviço 103 Bofors 40mm L/60 (segundo a Wikipédia…).
    .
    Questões: Há planos de substituição destas peças que estão sendo desativadas? Estes Bofors 40mm do EB não são passiveis de um processo de modernização e automatização? Como este que está sendo feito pelo Exército Argentino…

  14. Pessoal, não pensem que a Argentina está parada, como muitos, vez ou outra, aqui dizem.
    Se quizerem, vejam o blog http://desarrolloydefensa.blogspot.com/ e verão o que está sendo feito por eles em matéria de foguetes, mísseis, aviação, navios, submarinos e blindados. Além da infra-estrutura, a qual parece que levam muito mais a sério que nós.
    Saudações.

  15. A Engesa nunca vai retornar como o R22 disse tem que des-
    senbolsar um valor absurdo de dinheiro alias é a empresa MAIS Endividada com o brasil cerca de 1 Bilhao de reais. o jeito é começar do zero.

  16. O Desenho do Tamoio e do Osorio ainda são atuais, existem dois modelos novos sendo estudos na Rússia e nos EUA, MAS NÃO SÃO CC DE PORTE MÉDIO, E COM QUINAS (OS ESPECIALISTAS PERDOEM), portanto sou a favor de uma revitalização no projeto, é mais rápido que sair do sério, o problema maior é que não fabricamos o canhão acima de 105.

  17. $$$ concordo que o de$enho do mbt ee t1 o$ório ainda é atual (ponto para o Bra$i)o governo bra$ileiro anula a dívida da Enge$a e torná+a e$tatal,o mbt ee t1 o$ório reativado têm que $er adaptado para a realidade de hoje com eletrônica, canhão, metralhadora anti+aérea, lançadore$ de granada$, velocidade,vi$ão noturna, tudo ”turbinado”, cabe agora o governo bra$ileiro incluir o mbt ee t1 o$ório na e$tratégia nacional de defe$a (end), creio que o lendário mbt ee t1 o$ório um dia voltará para o$ bra$ileiro$ $$$

Comentários não permitidos.