Defesa & Geopolítica

Irã entrega à Marinha novo míssil de cruzeiro

Posted by

Ministro da Defesa, o general Ahmad Vahidi disse que míssil possui alcance de 200 quilômetros e pode viajar a baixas altitudes.

http://www.militaryparsi.ir/images/stories/Missiles/ghader_missile/ghader-missile.jpgO Irã informou nesta quarta-feira (28) que começou a produção em larga escala de um míssil de cruzeiro, desenvolvido no país, desenhado para atingir alvos navais e capaz de destruir navios de guerra. O ministro da Defesa, o general Ahmad Vahidi, disse que um número não especificado de mísseis, chamados Ghader (Capaz, em farsi), foram entregues aos militares iranianos e à divisão naval da poderosa Guarda Revolucionária, a qual tem como missão proteger as águas territoriais do Irã.


Vahidi disse que o míssil possui um alcance de 200 quilômetros e pode viajar a baixas altitudes. O míssil seria capaz de “afundar navios gigantes”. O comentário parece ter sido feito para sugerir que a nova arma tem capacidade de conter a forte presença naval dos Estados Unidos no Golfo Pérsico.

موشک قادر

O Ocidente está bastante preocupado com a capacidade militar do Irã, especialmente com as implicações do programa nuclear iraniano. Os EUA e alguns dos seus aliados, bem como o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que monitora o uso da energia nuclear, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), temem que o Irã tente produzir uma arma nuclear. O Irã nega as acusações.

O crescente arsenal do Irã inclui mísseis de curto e médio alcance, os quais são capazes de atingir alvos na região como Israel e as bases americanas nos países árabes do Golfo.

ghader-missile

O Irã faz anúncios frequentes sobre avanços na tecnologia militar que domina, mas essas informações não podem ser confirmadas de maneira independente.

Em 1992, o Irã iniciou um projeto para desenvolver armamentos, sob o qual já produz tanques, mísseis, caças de combate, torpedos e até aviões não tripulados. As informações são da Associated Press.

Fonte: GazetaOnline

30 Comments

shared on wplocker.com